BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Carnaval Pelo Mundo

O Carnaval na Bélgica

O Carnaval na Bélgica.

Como boa brasileira que sou, mesmo não gostando muito, não podia deixar de falar sobre uma das festas mais importantes (se não A mais importante) do calendário brasileiro, o carnaval!

Aqui na Bélgica também tem carnaval, só que além do nome (que tem a mesma escrita), não é em nada parecido com o carnaval no Brasil.

O Carnaval aqui, como tudo, é carregado de tradições que vão sendo incorporadas conforme mudam os dias e as cidades. Cada região tem sua tradição e seus personagens. Aqui o Carnaval começa normalmente nos dias 26 − 28 de fevereiro e termina um mês depois, os desfiles vão acontecendo nos fins de semana em diferentes cidades, para que todos possam aproveitar pelo menos um dia.

Foto de arquivo pessoal

Aqui como no Brasil, há muitos personagens fundamentais a cerca do carnaval, um deles é o “Gilles”, são eles que abrem as festividades de carnaval, num enorme e conhecido encontro na cidade de Binche. Gente de vários lugares se reúne nesta cidade, para ver homens e crianças vestidos com uma roupa colorida cheia de palha dentro andando e batendo seus tamancos de madeira a desfilar pelas ruas da cidade trocando seus adornos de cabeça, tocando seus instrumentos e jogando doces, ursos de pelúcia ou laranja “sangrenta” para as pessoas. Não se assuste, porque apesar do nome e de uma aparência estranha, ela é só uma laranja pequenina e cheia de manchas vermelhas que parecem sangue, mas é bem doce e gostosa.

As Fanfarras e as “Majorettes” (aquelas meninas que giram seus bastões e fazem acrobacias na frente das fanfarras), também são figuras bem queridas nos desfiles daqui.

Leia também: cidadania belga

Além dos “Gilles”, das fanfarras e das “Majorettes”, os desfiles tem carros alegóricos, jovens fantasiados bebendo e jogando doces para as crianças e grupos se apresentando com coreografias.

Nem de longe o Carnaval aqui na Bélgica se parece com o Carnaval no Brasil, nada de escolas de sambas, carros alegóricos e alegorias que enchem os olhos e nos transportam para um mundo de fantasia e cores, tão pouco multidões dançando e pulando arrastadas pelos trios elétricos. Nada de sambas enredo na TV, mulheres seminuas, homens bancando “o engraçadinho” nos salões e todas aquelas coisas que irritam aqueles que como eu, não veem muita diversão nesse tal carnaval. O carnaval aqui acima de tudo é uma diversão para as crianças, e por consequência, para os pais. Tem musica, dança e muita alegria, contida é claro, bem ao estilo belga!

Mas para ser bem sincera, tirando a estranheza de passar um carnaval de casaco, toca e luvas, debaixo de chuva e de muito frio, eu me diverti bastante no carnaval belga. Peguei laranja, doces, joguei confetes e serpentinas com as crianças e acima de tudo, vivi uma experiência diferente e um ótimo momento em família.
Et fin!

Related posts

Bruxelas e o mundo dos expatriados

Marcela Vitarelli

Carnaval no Panamá

Clarissa Pereira

5 dicas de day-trips partindo de Antuérpia

Bárbara Araújo

1 comentário

Solon Mota e Silva Fevereiro 13, 2018 at 6:31 pm

Fôste morar na terra dos xoxos e que não sabem dançar as músicas de carnaval e levam como se fosse um halloween.Já que na Bélgica tem muitos flamengos de frialdade conhecida e o clima nesta época é muito frio.Felicidades.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação