Em muitas reportagens de turismo, principalmente em inglês, a Eslovênia é chamada de “País de Contos de Fadas” devido à beleza de seus cenários naturais: rios cor de esmeralda, florestas, lagos de água cristalina, campos e mais campos de um verde quase imaculado. Na primavera, flores por todos os lados e, no inverno, um neve branquinha cobrindo tudo. Tem ainda, claro, o outono, folhas secas que desfilam suas belas cores, do amarelo claro ao vermelho.
Você já está no cenário, não é? Nem precisa mais viajar (risos). Agora, acrescente castelos, mosteiros… Está pronto o filme. E se o seu filme é romântico, se você já achou o príncipe encantado, mesmo que seja anti-princesas, vai achar no mínimo lindo um lugar assim para casar. Não gosta de príncipes? Diga que achou um guerreiro medieval! E seja você uma arqueira celta, tipo a Guinevere, do filme Rei Arthur. Ou quem sabe a Susana Prevenisse, das Crônicas de Nárnia, que, afinal, foi parcialmente filmado no encantado Rio Soča.
Ou, melhor ainda: seja você mesma, que resolveu casar-se em um castelo porque gosta. Fim.
Fim das explicações e começo da história.
É muito importante, principalmente não sendo uma pessoa local, ter todos os documentos preparados. Os Consulados podem ajudar com as dúvidas. E existem sites com informações em inglês. Não adianta ver tudo antes de ter os papéis em dia, todos seguem as regras, pois aqui não há “jeitinho”. Há regras e elas são cumpridas. Um intérprete será necessário também.
Onde casar na Eslovênia
Muitos lugares aqui são destino para quem escolheu fazer deste momento algo bem especial. Há castelos, mosteiros, vilas e outros belos cenários onde é possível realizar uma cerimônia de sonhos.
Belos locais não faltam, o difícil mesmo é escolher. Entre muitos, porém, há um que é o cenário mais procurado por apaixonados de diferentes partes do mundo: Bled.
Bled é um cenário de contos de fada mesmo: um lago com uma pequena ilha no meio e nela uma igrejinha. Cisnes brancos, montanha com um belo castelo lá em cima e a natureza exuberante ao redor. Precisa mais?
A Tati, que mora aqui, casou-se em Bled. Ela e o noivo organizaram tudo. Teve até acordeão acompanhando os noivos no barquinho, que tem nome: pletna. São barquinhos em madeira, tradicionais.
A cerimônia pode ser realizada na Capela Assunção de Maria, na pequena ilha, ou no Castelo. Há pacotes para todos os gostos e bolsos. Você pode escolher, como em qualquer casamento, a música e tudo mais que envolve este momento tão especial. E chega deslizando suavemente nas pletnas sobre as águas encantadas do rio, como fez a Tati e seu noivo, com os cisnes nadando por ali naquele cenário idílico. Seu príncipe guerreiro a carrega por uma escadaria imensa, 99 degraus (tem que ser guerreiro mesmo) e lá em cima você toca o Sino os Desejos, um sino do século 16, que segundo a lenda, realiza seus desejos.
Não acredita? Atenção ao que deseja! Você está no país de conto de fadas.
Há também outros cenários. A Carolina Dolenc, outra brasileira que mora aqui na Eslovênia, quis ter seu dia de princesa e escolheu o Castelo de Liubliana para seu grande dia. O cenário? Um castelo lindo, com uma Capela do século 15, Capela de São Jorge, e lá embaixo Liubliana.
Ela e seu noivo decidiram fazer apenas a cerimônia ali e de lá partiram para uma festança em outro cenário que escolheram. Mas existe a opção ter todos os serviços necessários agendados.
Há uma grande variação de preços para os diversos salões que podem ser utilizados. Os preços variam também de acordo com a capacidade de pessoas que pode receber, variando de 122 a 610 euros.
No Castelo de Liubliana, acontecem casamentos onde ocasionalmente até o prefeito participa da cerimônia! E aqui casam-se príncipes com princesas e princesas com princesas e guerreiras com príncipes. O Castelo é um local certificado como LGBT friendly.
Ame e seja feliz, com quem você decidir.
Então, Bled e o Castelo de Liubliana são os locais mais conhecidos, mas existem muitos outros, como por exemplo o Castelo de Sevnica, terra de Melania, primeira dama dos Estados Unidos. Mona, a cientista que já esteve em outro texto meu, casou-se lá.
Em alguns castelos ainda pode-se casar sem ter que pagar pela cerimônia. Como o Castelo de Sevnica. Ele fica no alto de uma colina de onde pode-se avistar o belo rio Sava. Mona não contratou nenhum serviço, porém o castelo providenciou uma simples e bela decoração. Ela casou-se lá e a recepção foi em outro local.
As possibilidades são muitas, mas já que falamos de arqueiras e guerreiros, falemos de cavalos. Já pensou casar em um haras? Natureza exuberante e belos Lippizzanos, uma raça de cavalos belíssimos, que nascem pretos e vão clareando até ficarem branquinhos. Quer mais? Você chega em uma carruagem.
Ficam as dicas para que o cenário seja perfeito. E como só a natureza é perfeita, aqui é o lugar. Busque antes do príncipe, do guerreiro, do cavaleiro, o ser humano que mora lá dentro. Toque seu coração e sua alma exatamente como são, sem expectativas. O cenário de fora é importante, e algo de belo é sempre uma alegria, mas as grandes histórias de amor são na verdade construídas dentro de cada um de nós.
Enfeite, antes de tudo, sua alma.