BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Casamento Pelo Mundo

Casamento na Áustria: tradições e costumes

Casamento na Áustria: tradições e costumes.

Depois de passar pouco mais de um ano planejando e organizando cada detalhe da minha festa de casamento aqui em Viena, decidi juntar algumas informações e experiências bem interessantes e transformá-las num texto para vocês, queridos leitores e leitoras!

Logo após a decisão de fazer a festa de casamento, fiquei um bom tempo pensando se deveria contratar uma assessoria de casamentos ou, como eles dizem aqui na Áustria, uma planejadora de casamentos, para me ajudar durante todo o processo. Bom, assim como algumas outras decisões tomadas na minha vida, optei pela adrenalina diária e escolhi o famoso “com emoção”. Eu incorporei a cultura austríaca do Faça você mesmo e decidi que faríamos tudo sozinhos. Foi difícil e foi cansativo, mas valeu cada minuto!

Leia também: Hábitos adquiridos e perdidos na Áustria

Durante todos esses meses eu pude aprender bastante sobre como as festas de casamento (geralmente) acontecem aqui. Os próximos tópicos explicam as diferenças mais marcantes que notei entre um casamento na Áustria e um casamento no Brasil.

O local da festa

Aqui na Áustria, assim como no Brasil, os casamentos podem acontecer apenas no cartório ou no cartório e em algum outro lugar escolhido pelos noivos. Pode ser uma igreja, um jardim bonito ou… um palácio! Opa, palácio?! Sim, exatamente. Aqui não podemos fazer aquele casório maravilhoso na praia como muitos brasileiros fazem. No entanto, temos uma porção de palácios e castelos! O ar charmoso e imperial da capital austríaca vem destes castelos, palácios, museus e monumentos históricos perfeitamente preservados pelo governo. A quantidade de palácios que temos, não só em Viena, mas em diversas cidades da Áustria, torna-os um local bastante comum para a realização de diferentes eventos, incluindo cerimônias e festas de casamento.

Palácio Hermesvilla, em Viena. Foto: acervo pessoal

O local do meu casamento foi um palácio que também é um museu. Ao lado do salão onde teve a cerimônia, havia, também, o restaurante do museu com duas salas grandes onde realizamos o jantar e depois a festa. O fato de tudo ser concentrado no mesmo local (cerimônia, jantar e festa) foi decisivo para a minha escolha. Eu sempre tinha em mente que os convidados que iriam vir do Brasil poderiam ter dificuldades em se locomover pela cidade, principalmente para os que não falam inglês nem alemão e estavam visitando Viena pela primeira vez. Sair do local da cerimônia para ir para outro local para continuar o evento poderia ser um tanto estressante para muitos convidados. Encontrar um táxi, se comunicar com o taxista, encontrar a estação de ônibus/metrô mais próxima, e qual estação parar? Tudo isso foi evitado.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Áustria

Mesa de bolo e docinhos

Não sei se esta é uma tradição apenas brasileira ou se acontece em outros países, também, mas aqui na Áustria não é comum ter aquela mesa toda decorada em que fica o bolo e os milhares de docinhos. Eu fui em apenas 3 casamentos aqui na Áustria e em nenhum deles encontrei essa mesa, como temos nos casamentos brasileiros.

Algo bastante comum, aqui, são os candy bars: uma mesa apenas com docinhos, sem o bolo de casamento. Geralmente com muffins, marshmallows, balinhas, bombons, pirulitos de coração, e outros doces que trazem aquele ar de infância. Normalmente os convidados colocam os doces dentro de um saquinho de plástico transparente, como se estivessem numa loja de doces, e vão aproveitar a festa. O bolo de casamento pode ser servido logo depois da cerimônia ou depois do almoço/jantar, como parte da sobremesa.

A entrada durante a cerimônia

Na minha opinião, esta é a diferença mais marcante entre um casamento brasileiro e um casamento austríaco. No Brasil, quando a cerimônia começa, geralmente entram os padrinhos com as madrinhas, a mãe do noivo com o noivo, a mãe da noiva com o pai do noivo, a dama de honra e assim por diante. A ordem muda de casamento para casamento e, lógico que também há casais que optam por fazer algo totalmente diferente. Estou descrevendo apenas o que normalmente acontece.

Bom, aqui na Áustria não acontece nada disso. Aqui eles optam pela praticidade e rapidez. A cerimônia começa e há apenas uma entrada importante: a noiva entra com o seu pai. E é isso! Toda a galera importante para os noivos que foi descrita no parágrafo acima já está lá na frente esperando em seus devidos lugares, assim como o noivo também já está lá na frente, aguardando apenas pela noiva.

A dama de honra ou o pajem geralmente entram no meio da cerimônia, depois que tudo já começou. No momento em que é anunciado a troca das alianças, a criança é chamada pelo nome e também tem o seu momento de entrada.

Nosso lindo pajem. Foto: acervo pessoal

 

Quantidade de madrinhas/padrinhos

Nada de ter o altar cheio de gente! Apesar de não haver uma regra exata para a quantidade de madrinhas/padrinhos na Áustria, normalmente há apenas entre 2 e 6 pessoas no total. Ou seja, pode ser uma pessoa para a noiva e uma pessoa para o noivo ou duas pessoas para a noiva e duas pessoas para o noivo, e assim por diante. O número total de madrinhas/padrinhos geralmente não passa de 6. No meu caso, meu marido escolheu dois padrinhos e eu escolhi 3 madrinhas, tivemos um total de 5 pessoas.

Leia também: 10 curiosidades sobre a cultura e os costumes austríacos

Aliança na mão direita ou esquerda?

Diferente do Brasil, aqui na Áustria e também na Alemanha, a aliança de casamento é usada na mão direita. Durante o noivado as mulheres usam a aliança na mão esquerda e quando recebem a aliança de casamento, usam as duas no dedo anelar da mão direita.

Related posts

Como abrir conta bancária e tirar carteira de motorista na Áustria

Ana Dietmüller

Casamento na Holanda

Fernanda Campestrini

O que não se deve fazer na Áustria

Ana Dietmüller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação