Hoje eu vim compartilhar com vocês a experiência de casar no Canadá. Quando viemos para Toronto, estávamos namorando e decidimos nos casar aqui. Portanto, baseado na minha experiência, fiz um passo-a-passo para ajudar vocês a não passar pelos “perrengues” que eu passei, devido à falta de informação.
Primeiro passo: retirar a licença de casamento. Isso é feito num cartório da cidade. Vocês devem tomar cuidado, pois não é todo cartório que retira a licença e realiza a cerimônia de casamento. Eu tive uma dificuldade, pois fui em dois cartórios e os mesmos só realizavam a cerimônia. O casal vai ao cartório com dois documentos de identificação cada, sendo um com foto. No nosso caso, levamos o passaporte e a certidão de nascimento atualizada e registrada em cartório no Brasil. A atendente vai preencher um formulário e entregar para vocês para confirmar todos os dados. Atenção muito especial com isso para não ter problemas com erros básicos de documentos. A licença custará CA$140,00 (já com imposto).
Segundo passo: com a licença em mãos, vocês irão selecionar o local para a realização da cerimônia. No nosso caso, escolhemos a prefeitura de Toronto (City Hall), logo, com todos os nossos documentos e a licença de casamento, nós fomos ao City Hall para escolher a data. Lá eles passam uma série de informações a respeito da cerimônia, dentre elas o que pode ou não no grande dia: comidas, bebidas e confetes não são permitidos, por exemplo; serviços de fotografia e decoração devem ser previamente definidos; vocês precisarão de duas testemunhas e poderão levar até quinze convidados; também é nesse dia que se decide a respeito da mudança de nome, se assim o casal desejar (no meu caso não houve alteração do nome, então eu pulei essa parte). Com relação ao regime de casamento em vigor, aqui em Toronto é o de comunhão parcial de bens, logo, tudo o que for adquirido a partir da data do casamento é do casal. Se você quiser alterar este regime, também deve ser conversado com a atendente neste dia. Então, você paga uma taxa de CA$265 (com imposto), preenche mais um formulário e marca a data.
Terceiro passo: no dia do casamento os noivos devem chegar com 30 minutos de antecedência, assinar os documentos que comprovam a efetivação do casamento e então um(a) juiz(a) realizará a cerimônia. É interessante lembrar que toda a cerimônia é realizada em inglês, língua oficial do país, porém, eles te dão total liberdade para falar na sua língua de origem e até mesmo levar tradutor, como foi o nosso caso, já que filmamos para os nossos familiares no Brasil. Neste dia, eles te entregam uma certidão de casamento simbólica.
Quarto passo: após a cerimônia, você aguarda de 8 a 12 semanas para preencher um formulário online (Certificado Oficial de Casamento) com todos os dados referentes à cerimônia e também um endereço na cidade, paga mais uma taxinha de CA$15 e aguarda o mesmo chegar no endereço supracitado. No nosso caso, a cerimônia foi realizada em fevereiro e o documento chegou no final de maio, portanto, nada de ansiedade, pois a expedição do documento não é tão rápida assim.
Resumindo: este é o passo-a-passo para realização de casamentos aqui em Toronto, e isto serve tanto para relações homo como hetero afetivas. No caso de viúvos e divorciados, é necessário o documento comprovando este status, e para os divorciados, o mesmo deve ser válido aqui no estado de Ontário.
Uma informação importante é que, segundo o site oficial do Consulado do Brasil em Toronto, a união entre brasileiros celebrada por uma autoridade estrangeira é, sim, válida no Brasil, porém é necessário ser registrado no Consulado Brasileiro e posteriormente transcrito em Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do Município de domicílio no Brasil, ou do Distrito Federal. Ainda, segundo o Consulado, essa transcrição deve ser realizada de preferência na primeira oportunidade em que um dos cônjuges for ao Brasil, ou, ainda, no prazo de 180 dias a contar da data do retorno definitivo ao país.
Os valores aqui citados foram pesquisados em agosto/2017.
É isso, gente! Muitas informações pra vocês e espero ter ajudado. Até a próxima!
Links dos sites oficiais aqui de Toronto, referentes ao assunto:
- Site oficial da Prefeitura de Toronto, com todos os dados sobre casamento
- Site da província de Ontario – Procure por “marriage certificate”
- Acesse também o modelo do formulário oficial a ser preenchido
- Consulado Brasileiro em Toronto – Procure por Certidões -> Certidão de casamento.
8 Comments
Oi Vanessa! Sou colunista também do BPM e aqui em Vancouver minha experiência foi um pouco diferente para casar, o processo e os valores. Vale a pena mencionar no texto que varia em cada província. No meu caso comprei a licença no Statistics Vital (100 dólares), depois contactei um profissional que realiza o casamento (marriage officer). Após o casamento não preenchi nada online, a certidão chegou em 30 dias em casa. Abraços!
Olá! Eu sou brasileira e meu noivo e canadense, pretendemos nos casar em Ontário. Você sabe me informar como eu poderia mudar meu sobrenome (pretendo pegar o dele) depois do casamento já que na certidão de casamento eles colocam o seu nome de solteira?
Oie.. como disse no texto, eu não mudei o nome, Mas no dia que vc vai marcar a data, a atendente pergunta se você quer mudar o nome e o regime de casamento então ela te explicará o passo a passo de cada um.. eles são bem prestativos nesse serviço.
Isso depende da província. Em Ontario eles não te perguntam não, até pq vc só pode mudar o nome depois do casamento ter sido realizado e depois de receber a certidão de casamento (que leva uma eternidade, pelo menos 10 semanas).
Oi Vanessa tudo bem?
Você não mencionou a necessidade dos documentos, como a certidão e nascimento ou divórcio estarem traduzidas, por tradutor juramentado, Não é isso?
Maravilhosa a informação.
Fazem dois dias que procuro informação a respeito de casamentos no Canadá e este Blog foi o único com informações completas e precisas.
Parabéns!
Obrigada pela ajuda, por ajudar o próximo!!!
Ótimas informações! Parabens pelo blog!
Tambem vamos nos casar em Toronto, fizemos a license mas não conseguimos achar esse formulário para alterar o regime de bens. Ninguém soube nos explicar no city hall. Alguma idéia de onde a pessoa conseguiu esse formulário e pagou essa taxa de CAD265?
Muito obrigada, abraço
Olá Joana,
A Vanessa Murcilio, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM