Cheguei no Canadá, e agora?

0
940
Canada flag
Advertisement

Depois de muito planejamento e muito ‘fazer acontecer’ você finalmente desembarcou com permissão para morar temporariamente ou definitivamente no The True North. Quanta alegria! Talvez você queira tirar alguns dias para bater perna tranquilamente e conhecer melhor seu novo lar – e ahh faça uma gentileza para o seu corpo e mente e não chegue no aeroporto de manhã e tenha aula no final da tarde, como eu fiz – se possível, tenha pelo menos alguns dias para se situar na cidade, acredite em mim, vai valer a pena e poupa um stress desnecessário.

Independente de ter chegado sozinho ou em família, como imigrante ou com visto temporário de estudo/trabalho, você vai ter que organizar sua nova vida. Nesse texto vou abordar alguns tópicos básicos e dar dicas e links para ajudar nas suas primeiras semanas ou quem sabe, se você é uma pessoa bem organizada e está pesquisando tudo com antecendência (o que acho extremamente recomendável), no seu planejamento.

Importantíssimo: TODAS as informações presentes nesse artigo se referencem a província de Ontario e algumas especificamente a cidade de Toronto. No Canadá as províncias tem autonomia e alguns serviços e regras são provinciais e outros federais, caso sejam provinciais procure o equivalente na província que você está indo, por exemplo para a British Columbia cheque o Service BC ao invés do Service Ontario.

Moradia

Antes de qualquer coisa você vai precisar de um teto para passar os próximos meses – ou anos. Em Toronto, caso você não tenha emprego e histórico de crédito ou pague muitos meses adiantado pode ser uma odisséia encontrar um cantinho para chamar de seu. De qualquer forma um bom começo é escolher a região que você quer morar de acordo com o tempo de deslocamento até o emprego/estudo, preferência pessoal e claro preço dos imóveis.

Generalizações que podem ajudar: morar perto da estação de metrô (independente de onde é essa estação) é mais caro que morar mais afastado; morar em Downtown e redondezas é mais caro do que em bairros mais afastados; morar em apartamentos é mais caro que em basements (quartos ou apartamentos que ficam no porão das casas e são muito comuns por aqui). Pense e pese o custo x benefício e, claro, no que é mais importante para você antes de decidir.

Escolhidas as regiões em que você gostaria de morar agora é hora de arregaçar as mangas e começar pesquisar os imóveis. Abaixo listo alguns sites para procurar imóveis para alugar por aqui.

Observação: algumas pessoas contratam um realtor para auxiliar nessa busca, eu não usei e não tenho detalhes sobre como funciona, mas sei que também é uma opção.

Documentos

Photo ID ou carteira de motorista? No Canadá a sua driver license é considerada um documento oficial de identificação e, somente quem não possui uma carteira de motorista válida pode tirar um Photo ID (ou Photo Card). Caso você decida não tirar carteira de motorista agora ou em futuro próximo procure o Service Ontario mais próximo e faça sua Photo ID assim que tiver um endereço fixo. Não é um documento obrigatório, mas é muito fácil e rápido de fazer e simplifica bastante a vida ter um documento de identificação local.

Além disso, quando você precisar apresentar um comprovante de que você é você isso geralmente será feito com dois documentos de identificação oficiais e assim você já possui mais um além do passaporte ou carteirinha de residente permanente). No começo eu também achava estranho ter que apresentar dois documentos, mas depois de um tempo a gente se acostuma. Isso vai acontecer por exemplo quando você for abrir uma conta no banco e em várias outras situações oficiais.

Health insurance. No Canadá o seguro de saúde é provincial e as regras mudam MUITO de província para província. Portanto se quiser saber se você terá cobertura, se essa cobertura tem carência, se você precisará pagar algo para ter acesso, se seus dependentes terão acesso ou qualquer outra dúvida, cheque no site da sua respectiva província. Nessa hora o Google ajuda bastante, digite “health insurance X – substitua o X pelo nome da sua província”, procure a página oficial da província e tenha certeza que você está tendo acesso a uma informação atualizada, completa e verdadeira. Para os que vem para Ontario o seguro saúde chama OHIP e você pode ter acesso a informações completas no site do Service Ontario.

SIN number. O Social Insurance Number é o número que te identifica perante o governo do Canadá e será usado na sua declaração de imposto de renda e para acessar programas e benefícios governamentais. É o CPF canadense e você vai precisar dele para poder trabalhar. Ao contrário dos dois documentos citados acima, o SIN number é fornecido pelo governo federal, portanto para obtê-lo você precisa procurar o Service Canada da sua cidade.

Dica esperta da Nati: Service Canada e Service Ontario não são o mesmo órgão, evite viagens desnecessárias e perda de tempo indo para o lugar errado.

Abrindo conta em banco

Você também vai precisar abrir conta em um banco local e, dependendo do seu visto, você pode conseguir algumas condições bastante vantajosas, como pacotes específicos para estudantes internacionais ou para newcomers e poder pagar nenhuma ou uma tarifa mensal bem baixa e ainda ter acesso a um cartão de crédito. Para isso você vai precisar apresentar dois documentos de identificação pessoal e talvez alguns documentos adicionais como comprovante de estudante ou de residência permanente. É importante checar no site do banco que você decidiu abrir a conta quais são os documentos necessários antes de ir na agência, estes são os cinco maiores:

E por último, mas não menos importante, pesquise muito e se planeje muito também. Tenha plano A, B e C para tudo, assim se algo sair errado você já tem uma outra opção em vista e, caso todas as opções dêem errado, você ficará com a cabeça tranquila que fez tudo o que podia e chegar a conclusão que a gente não tem controle sobre tudo na vida – e que isso pode ser muito bom e trazer surpresas melhores do que tudo que a gente tanto planejou!

Até o mês que vem!

Leia sobre como economizar morando no Canadá!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.