BrasileirasPeloMundo.com
China

China – Ano Novo Chinês… Esse é o que vale por aqui!

Então chegou dezembro, passou Natal, celebramos o Ano Novo e já estamos em 2014, ‘bora’ começar o ano, certo? Para nós ocidentais sim, mas para os chineses, o ano só começa agora, em final de janeiro e às vezes em meados de fevereiro, depende da lua, literalmente.

Este ano, 2014, o ano novo chinês será celebrado em 31 de janeiro. Sim, esse ano, pois a data é móvel e depende da lua. O ano novo começa quando finda o 12° ciclo lunar, mas a cada oito anos são acrescentados 90 dias para não perder a sincronia com o calendário solar. A celebração será para entrada do ano lunar 4712. Haja ano para comemorar!

Além da data, outros fatores diferem, e muito, a entrada do novo ano no ocidente e no oriente. Para começar as festividades duram 15 dias e os rituais são levados muito a sério.  A lista de superstições que envolvem essa celebração é imensa e tenho minhas duvidas se conheço todas, mas mesmo assim, vou passar um pouco das que conheço e já vivenciei por aqui.

Para começar a festa é da família e tem que ser celebrada com todos reunidos, ao menos nos primeiros sete dias. E isso é tão sério que durante o Ano Novo Chinês, todos os anos, acontece o maior ciclo migratório do mundo na China, devido à quantidade de chineses que voltam para sua cidade natal.

Desde final de dezembro as lojas, hotéis, restaurantes, a cidade enfim, começam a decorar seus estabelecimentos para a chegada do novo ano, mais ou menos como fazemos para o Natal. Muito vermelho e dourado em tudo, já que essas são as cores mais ‘auspiciosas’ para a cultura chinesa: são as cores da fortuna e da sorte. As casas também são enfeitadas com essas cores e os demais símbolos que atraem boa sorte. No dia do ano novo usar roupas vermelhas também atrai sorte e prosperidade. Nos supermercados pilhas e mais pilhas de roupas de baixo vermelhas, para garantir muita fortuna! =]

Entre os símbolos mais comuns usados na decoração estão:

– Peixe: pois tem o mesmo som da palavra abundância. Ambas pronunciam ‘yu’ embora os caracteres sejam diferentes.

– Potes de ouro: adivinhem por quê?

– Tangerina: traz boa sorte e prosperidade.

– Fogos de artifício: para fazer muito barulho e espantar o monstro Nián年, uma criatura que saía para devorar seres humanos a cada 12 meses, de acordo com a lenda. Um dia descobriram que o mostro tinha medo de barulho por isso esses são os elementos fundamentais das comemorações chinesas. Então se soltam muitos fogos para espantar a má sorte.

– Hong Bao (紅包): envelope vermelho que são entregues as crianças e aos mais novos (pais para os filhos), com dinheiro, de preferência 888, ou qualquer valor que termine com 8. Terminantemente proibido qualquer valor com 4, que significa azar, má sorte etc. O oposto do significado do numero 8.

– Caracteres Chineses: geralmente escritos em papel vermelho, com letras dourada (ou amarela) ou preta, os caracteres que representam as cinco bênçãos chinesas (fortuna, saúde, amor, longevidade e felicidade) são afixados nas portas e janelas das casas e estabelecimentos comerciais para atrair… Prosperidade, fortuna e boa sorte! Outros caracteres que tragam bons fluidos, também podem ser usados.

– Animal do zodíaco chinês que represente o ano: em 2014 será o ano do cavalo. O horóscopo chinês é formado por 12 animais e cada ano um deles é o que rege. Segundo uma antiga lenda, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente; o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.

No seu ano cada animal é reverenciado e as pessoas nascidas no ano terão as características desses animais (a lógica de características do signo e das previsões é muito semelhante ao horóscopo ocidental).

– Dragão: apesar de fazer parte do horóscopo chinês, independente de ser o ano do dragão ou não, ele é amplamente usado na decoração e nas vestimentas e objetos, pois seu significado é força, poder, capacidade. Ele também é o símbolo do Imperador, tanto que o trono chinês era chamado de ‘trono do dragão’.

Como você pode notar tudo gira em torno da fortuna, prosperidade e boa sorte. E se existe povo supersticioso, esse é o chinês! Porque aqui só relatei os símbolos vinculados ao Ano Novo, mas tem para nascimento, para casamento, para casa nova e assim vai…

Quanto aos 15 dias de celebração, os rituais começam com a ceia na passagem do ano (semelhante ao que fazemos no nosso ano novo) e a cada dia há a sua peculiaridade: o dia de visitar os amigos, o dia dos animais, o dia de não sair de casa, pois é considerado um dia de desavenças, o dia do dinheiro (e nesse a queima de fogos é algo enlouquecedor! Dizem que é para mostrar ao deus do dinheiro onde você está, para que ele possa te mandar boa fortuna! Vai saber…), terminando com o festival das lanternas, no 15° dia, que é uma cerimonia maravilhosa, quase uma procissão com milhares de lanternas acesas. Mais detalhes sobre as celebrações podem conferir no China na Minha Vida.

Aí sim o ano começa! Ainda bem que aqui não tem carnaval! =]

Até o próximo!

 

Related posts

Novas regras para visto de trabalho na China

Christine Marote

Moda – Modismos e tendências curiosas da China

Evelyn Pinheiro

Diferenças culturais na China

Ana Carolina Turci

6 comentários

Carla Janeiro 23, 2014 at 2:38 pm

Oi Christine, que interessante o seu texto! Gostei muito de saber um pouquinho como é a celebração do ano novo por aí. Bacana 🙂

Resposta
Christine Marote Fevereiro 1, 2014 at 8:21 am

É bem legal entender esses hábitos Carla! E aguça sempre a curiosidade, pois a cada ano descubro algo novo, aprendo mais algumas tradições. Beijo e bom ano do cavalo para vc.

Resposta
Reggie Janeiro 24, 2014 at 1:28 pm

Christine…
Adorei…nd tão dificil sem ser os 15 dias cd qual com seu ritual,se trazem prosperidade, dinheiro etc..ñ custa nd pegar uma carona…rsrsrs
Feliz ano do cavalo!
Beijussssss

Resposta
Christine Marote Fevereiro 1, 2014 at 8:23 am

Sim…rs
Colaborar com a boa sorte nunca é demais , não é mesmo?
Beijo e obrigada pela visita… Bom ano do cavalo!

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 27, 2014 at 5:41 pm

Nossa amiga, imagino a confusão com todos os chineses emigrantes voltando a China pro feriado! Deve ser uma loucura! Adoro conhcer estas tradições e estas crenças do povo chinês, voce sabe porque tanta superstição? Adorei o texto amada!!!! Como sempre!!!! Namasté e bjus no coração linda!

Resposta
Christine Marote Fevereiro 1, 2014 at 8:19 am

Oi Ana,
Obrigada, e realmente eles são a superstição em pessoa. Agora esse trajeto de bilhões de pessoas é dentro da China mesmo. A migração chinesa no ano novo chinês é algo de bater recorde dos próprios recordes todos os anos.
Beijo e bom ano do cavalo!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação