5 lugares favoritos na Cidade do Panamá

0
590
Calzada Amador Fonte: pessoal
Advertisement

Essa lista ainda pode ser modificada, porque faz apenas um ano que convivo com este país, pero, resolvi selecionar locais que eu já fui duas, três, quatro, cinco ou mais vezes, porque eles realmente me encantam. Me encantam mesmo, no bom espanhol! Fiz um recorte de lugares da cidade, portanto, as praias que amam estão de fora, porque precisamos de, no mínimo, duas horas para chegar até elas.  Se você está de passagem pela Cidade do Panamá, não deixe de ir em algum destes lugares.

Calzada Amador
  1. Calzada Amador

Um lugar que eu vou pelo dia ou pela noite. Feliz ou saudosa. Sim, quando estou feliz eu vou para tomar um chimarrão e apreciar as belezas. Quando eu estou com saudades do Brasil também vou, para lembrar que tenho esse lugar bem pertinho de mim.  Parada no Amador eu vejo o mar e, ao fundo, tenho a bela vista da cidade, com seus enormes prédios.

Na Calzada Amador você vai encontrar um ótimo calçadão para caminhar, andar de bicicleta, patins ou pedalar um triciclo, que você pode alugar por um precinho camarada. Por lá você ainda encontra o Biomuseo, vários restaurantes e um Free Shop (apenas para turistas, por isso exigem passaporte). Eu não acho que valha a pena comprar, shoppings e lojas do aeroporto ainda são mais baratos.

Cinta Costera
Fonte: Pixabay
Cinta Costera
  1. Cinta Costera

Assim como em qualquer lugar do Panamá em que você vai para caminhar, faça isso no fim da tarde, quando o sol estiver caindo, para tentar amenizar a sensação diária de 30 a 38°. Adoro passear na Cinta Costera, um calçadão que fica na principal avenida da cidade, a Balboa. Gosto da sensação de liberdade que esse lugar me traz. Já andei nele tarde da noite, madrugada ou de dia. Sem medo.

Na Cinta, você vai encontrar turistas, mas também muitos residentes, que aproveitam todos os espaços para correr, caminhar, fazer esportes, brincar com os filhos, levar os cachorros. Vale a pena a visita! Há muitas barraquinhas com lanches rápidos, incluindo o tradicional raspao, que é gelo raspado com alguma cobertura (leite condensado, groselha…). Aliás, o raspao você encontra por todos os cantos da cidade e os panamenhos amam! Antes de chegar ao casco Antiguo, mais para o final do calçadão, está o Mercado de Mariscos, um simples (simples mesmo) mercado de frutos do mar. Se você quer experimentar um ceviche tradicional ou uma corvina inteira, sem frescuras, é aí que deve ir. Você pode comprar no mercado e levar para os restaurantes que ficam ao lado, que eles preparam na hora.

Casco Antiguo Fonte: Pixabay
  1. Casco Antiguo

Declarado como patrimônio da humanidade pela UNESCO, este lugar reúne a história e a vida boemia da cidade. Eu gosto de caminhar pelas ruelas do Casco, para sentir o movimento, as cores e os aromas. E tem de tudo, para todos os gostos e bolsos. Dos restaurantes mais caros até uma pizza simples, mas gostosa. Aqui fica a Casa Presidencial. Não é aberta para visitas, mas pode ser apreciada por fora, de pertinho. O casco também reúne igrejas e pequenas ruínas, para os viajantes que gostam de apreciar o contexto histórico do local. E é neste local que se concentram os famosos rooptopfs da cidade do Panamá, bares nos terraços. Recomendo chegar no fim da tarde, para ter uma vista linda da cidade.

  1. Fundación Ciudad del Saber

Como eu disse no início deste artigo, estou fazendo uma lista dos lugares que eu mais gosto. Esse local é muito particular, porque é da minha área, educação. Eu levo todas as visitas. Professores: imaginem um lugar com escolas, faculdade, ongs educacionais, casas estudantis. Tudo isso reunido em meio a praças, áreas verdes e mesas cheias de estudantes. Eu adoro. Além do cotidiano diário de estudo e pesquisa, o local oferece uma programação cultural ao ar livre interessante, além de feiras artesanais nos finais de semana. Fica na frente do principal Canal de Panamá, é só dar uma esticadinha até ali. Acesse o site da fundação para maiores informações.

  1. Shoppings

Dá para falar do Panamá sem falar em compras? Si, se puede. Não tinha tocado nesse assunto em nenhum dos textos, mas é o que todo brasileiro quer saber quando eu falo que moro aqui. Agora como residente, a visita aos Shoppings do Panamá é uma experiência cultural, porque os panamenhos amam os Malls (assim que eles chamam). Nos finais de semana, toda a família vai passear. Como eu já estou na rotina da cidade, não consigo mais fazer comparações claras com os preços do Brasil, Porto Alegre especificamente, mas os amigos que vem para cá geralmente saem com uma mala a mais.

Tem um shopping que fica perto do aeroporto, Metromall. Normalmente é para esse que os turistas vão, pela comodidade e horário. Tem várias opções de lojas, mas não é o meu preferido. Se você tem uma conexão mais longa e o objetivo é apenas comprar, eu indicaria o Multiplaza. Reúne lojas de departamento e internacionais e é fácil de se localizar. Talvez a opção mais econômica seria o Albrook Mall, mas você perderia no mínimo um dia para andar nele com calma. É enorme. Por isso, se não tem mais do que dois dias, vá direto ao Multiplaza, porque não faz tanta diferença em relação às grandes marcas. Geralmente as promoções são as mesmas. Fique atento porque os shoppings fecham entre 19 e 20h em dias de semana e alguns às 21h aos sábados.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.