BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo República Tcheca

Cinco curiosidades sobre os tchecos

Cinco curiosidades sobre os tchecos.

Tem umas coisinhas que a gente só assimila depois de uns aninhos visitando e morando em um local por um certo tempo. Algumas são de cara perceptíveis; outras, necessitam tempo, conversas, um olhar mais apurado, o convívio diário. No texto de hoje eu enumero 5 costumes dos tchecos que de uma forma ou outra me chamaram a atenção. Qual deles impressiona você ou qual se repete no país onde você mora?

Dentro de casa, sem sapatos

nomonomon
Foto: arquivo pessoal

Ao entrar na casa de um tcheco você deve retirar seu calçado. Se você convive com tchecos vai se acostumar e vai acabar virando uma atitude automática, cruzou a porta de entrada, os sapatos ficam ali mesmo. É uma regra que eu adorei e me adaptei bem. Com isso, a sujeira da rua que fica em seus calçados não é levada obviamente para dentro da casa. Há um significado de respeito com o lar e de limpeza do ambiente.

É comum logo depois da porta de entrada ter uma sapateira, ou mesmo um  amontoado de sapatos. Mesmo se você for para uma festa na casa de seu amigo tcheco usando uma roupinha mais social e combinando com um par de sapatos bem bacana, você vai ter que tirar e ficar de meia, descalço, ou o mais comum, usando uma pantufa sempre disponível nas casas dos tchecos para visitas.

Carícias no bumbum

Se você já visitou o país e não percebeu que os casais demostram afeto alisando a bunda do parceiro, então você não percebeu a atmosfera tcheca. É isso mesmo: sem constrangimento ou vergonha, é comum ver o parceiro alisando a bunda da parceira e vice-versa em público. É um alisado bem demorado, diga-se de passagem. Vejo muito no metrô, supermercado, na rua, nas paradas de ônibus; é super normal e ninguém tá nem aí com essa forma de carinho. Se você é chegado a essas carícias com seu amor, aproveite quando estiver por aqui!

Cerveja e mulher – O que isso tem a ver?

v
Foto: Velkopopovicky (www.kozel.cz)

Muito diferente da ligação de uma boa cerveja com uma mulher “boa”, a cerveja, tão apreciada pelos tchecos e até chamada de pão líquido, não tem essa correlação. Não existe a ligação com a imagem feminina e por isso não há essa tendência nas campanhas de marketing com a figura da mulher, muito menos com loiras. Meu marido diz brincando: “Nunca ninguém teve essa ideia…”. Basta assistir aos comerciais de cerveja nas TVs locais, onde se mostra a fabricação da bebida ou amigos conversando em pubs. Aliás, acho que somente por aqui uma cerveja cujo símbolo é um bode – sim, um bode – faz sucesso.

Não, não somos Leste Europeu

Essa assunto gera polêmica. Mas por experiência pessoal já ouvi muitos tchecos negarem que a República Tcheca é Leste Europeu – isso porque há um certo complexo de inferioridade, pode acreditar, e parte da ideia de que ser leste é ser mais atrasado, é negativo. Já ouvi muito coisas do tipo: “temos que nos defender dessa ideia”, “somos mais parecidos com os alemães”, “somos muito diferentes dos poloneses”. A única explicação aceitável é a localização geográfica do país, na Europa Central, e Praga, como se gosta de dizer por aqui, fica no coração da Europa.

Formalidades

Praticamente todo profissional aqui é chamado de senhor e senhora. Se você estudar tcheco você vai aprender a dizer: “Pane”, para homem, e “Paní”, para mulher, no vocativo. É usado sempre, pra lá e pra cá.

Paní učitelko – Senhora professora

Pane doktore – Senhor médico

Pane řidiči – Senhor motorista

Até quando eu entro em uma loja, com essa minha cara de 18 anos, sou chamada de senhora. Tem uma música do tcheco Jaromír Nohavica, cuja letra é “Pane prezidente”.

Related posts

15 expressões e gírias americanas

Alessandra Ferreira

20 curiosidades sobre a Suécia

Cristiana Judar

Porque os indianos tem tantos empregados?

Bárbara Oliari

2 comentários

Jéssica Martins Novembro 4, 2015 at 10:23 pm

Adorei o texto Roberta!
Aqui em Lyon conheci uma tcheca e ela falava essa historia de Leste Europeu tb… E esse simbolo da cerveja não me é estranho, ela trouxe umas cervejas e acho que tinha uma com esse simbolo se não me falha a memoria, hahaha

grande beijo

Resposta
Roberta Clarissa Leite Novembro 5, 2015 at 1:29 pm

Oi Jéssica, obrigada! É isso mesmo rsrs, deve ter sido essa cerveja, é bem famosa no país 🙂 Beijos!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação