O que fazer com as crianças em Praga?
O mês de junho é o mês da criança na República Tcheca, já que o dia delas é comemorado sempre no dia primeiro de junho, diferente do nosso 12 de outubro do Brasil. O dia é sempre festejado com atividades nas escolas, ao ar livre e é comum ver mães e pais com seus filhos com o rosto pintado, segurando bolas, brinquedos e doces em várias partes da cidade.
O tema me fez pensar em programas e passeios culturais que sirvam para famílias que venham conhecer a cidade e que possam incluir as crianças nos roteiros, mesmo que não tenham muitos dias de estadia na capital tcheca; então resolvi listar alguns locais no centro, ou nas proximidades, para que seja possível combinar passeios de adultos e crianças. Vamos a eles?
Labirinto dos Espelhos
Logo abaixo da Torre Petrin no centro de Praga tem o Labirinto dos Espelhos, que do lado de fora parece uma miniatura de castelo e dentro, guarda diversão para adultos e crianças. O labirinto é formado por uma série de espelhos de todos os formatos que provocam muitos risos; a imagem dos visitantes é transformada nas mais diversas formas. Perca-se pelos inúmeros corredores e salas do museu.
Oceanário de Praga
Chamado de Mundo Aquático (Mořský svět), o oceanário de Praga é imperdível. Apesar de não ser muito grande, tem inúmeros aquários com vários animais marítimos e muitas espécies de peixes, além de uma decoração interativa e exibição de filmes e documentários para os visitantes.
Zoológico de Praga
O Zoológico de Praga é considerado o 7º melhor zoológico do mundo. São mais de 600 espécies em um espaço de exposição de 45 hectares, e toda a área do zoo é de 58 hectares. Muito bem dividido com 12 pavilhões, mini florestas, lagos e muitos parques. Uma dica bacana é visitar o zoo indo de barco pelo rio Moldava. Em frente ao zoológico fica o Castelo de Troja, do outro lado da rua; vale também a pena dá uma passada por lá e visitar os jardins nos arredores do castelo.
Museu das lendas e fantasmas de Praga
Praga guarda muitas lendas vindas da Idade Média sobre bruxas, alquimistas e fantasmas, e com esse tema funciona o Museu de Lendas e Fantasmas de Praga. Claro que aqui é um passeio para as crianças mais crescidinhas para evitar choro, já que a função é provocar medo. O prédio é subterrâneo com uma exposição interativa, com música e ruídos. Além da diversão, dá para conhecer algumas lendas que fizeram moradores de Praga se arrepiarem de medo no passado ao andar pela cidade à noite.
Passeios na Bobová Draha
Bobová Draha é um passeio em trenós acoplados em um percurso giratório íngreme, conhecido como bobsled. A Bobová Draha fica no bairro Prosek, um pouco afastado do centro, mas vale a pena porque há um restaurante e bar onde geralmente os pais podem relaxar enquanto a criançada se diverte nos 800 metros de pista.
Parques
Praga tem parques no centro e durante a primavera e verão são locais bem explorados por famílias com crianças para piqueniques, passeios de patins, skate e bicicleta ou apenas para caminhadas. Dois deles que vale conhecer: Riegrovy sady – este fica em Vinohrady; e Praga 2 – é localizado em uma parte alta da cidade e a vista é deslumbrante; além das áreas para caminhadas, passeios e gramados o lugar possui um restaurante ao ar livre.
Stromovka é o maior parque de Praga, com 95 hectares, com lagos e áreas verdes, parques infantis, restaurantes e lanchonetes e fica em Praga 7, ao lado do Vystaviště Holešovice, que é um centro de exposições.
Museu dos Brinquedos
Se você for visitar o famoso Castelo de Praga, aproveite e conheça o Museu dos Brinquedos, que possui a segunda maior exposição de brinquedos do mundo. Através deles o museu conta uma história que percorre os séculos 18, 19 e 20. Desde brinquedos de ferro, madeira e até Barbies estão expostos por lá. O museu fica em uma das ruas dos pátios internos do castelo, na rua Jiřská 4.
Essas são algumas dicas para a criançada se divertir em Praga. Você já visitou algum desses locais ou acrescentaria outros?
*Os links servem para você saber precisamente o endereço de cada lugar e como chegar.