Este mês escrevo sobre alguns motivos para não morar nos EUA baseados em fatos, na minha vivência aqui e algumas observações. No mês seguinte meu texto tratará das razões que nos motivam a morar ou permanecer aqui. Como em qualquer lugar, obviamente, a sociedade americana também enfrenta problemas sociais que vem ocorrendo há anos. Alguns deles tomaram uma dimensão muito maior depois da crise financeira de 2008 que resultou no aumento da pobreza. E tudo isto afeta diretamente o imigrante.
No passado ja ouvimos, por muito tempo a ideia de que os Estados Unidos era o melhor país do mundo para se viver, trabalhar e progredir. Pensava-se que bastava estar aqui para viver o sonho americano, ou seja, ter uma casa grande, um carro novo e ter uma aposentadoria tranquila.
Baseado nos últimos acontecimentos, escrevo 5 razões para não morar aqui ou evitar se não estiver preparado/a.
1. Pobreza
Sim, tem pobreza aqui. De acordo com os dados Census Bureau o índice total de pobreza em 2016 é 12.7% ou 40.6 milhões de pessoas. A pobreza predomina entre negros e latinos, chegando a 24.1% entre negros.
para um imigrante, é muito mais difícil alavancar economicamente hoje, comparando-se ao que era no passado.
Muitos imigrantes levam muito tempo para sair desta condição especialmente se moram em cidades grandes. Não basta trabalhar duro, precisa ter bom histórico de crédito, ter formação acadêmica para conseguir melhores colocações no mercado de trabalho e muita paciência. Isto acarreta problemas de saúde e alimentícios, a população mais carente ironicamente sofre com obesidade, pois a comida é cara e o fast food é mais acessível e pior para sua saúde. Muitos imigrantes aderem a comida rápida por ser a mais barata sem se dar conta dos problemas de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos que podem desenvolver.
2. Sistema de saúde
Os custos do sistema operacional médico aqui é um dos mais caros no mundo. Quem paga por esses custos são os pacientes. Os convênios de saúde podem ser adquiridos através de um empregador e mesmo assim pode sair muito caro. Se não obter um plano de saúde, o indivíduo tem que pagar uma multa no final do ano. Caso tenha que pagar por conta, um convênio médico pode custar o mínimo de $350, ou mais, por pessoa/mês. Mesmo tendo um convênio de saúde ainda pagamos um adicional por consultas e exames. Em geral, os convênios pagam 80% dos custos médicos e dependendo do tratamento isto pode somatizar rapidamente. Sendo muito comum pacientes diagnosticados com câncer ou que tiveram ataque cardíaco, derrame cerebral e que precisam de tratamento de longo prazo declararem falência pessoal por não poderem arcar com os custos. Por exemplo: Marcos quebrou uma perna. Ele tem convênio médico. O custo de uma consulta com especialista, de uma cirurgia, medicamento e fisioterapia pode girar em torno de $20,000 (vinte mil dólares) dos quais o convênio paga somente 80%. Mas, esse assunto não termina ai. Marcos teve que pagar uma franquia de $5,000 antes que o convênio começasse a pagar. Seja como seja, tenha um convênio ou não, você vai pagar caro por sua saúde.
3. Histórico de crédito
O histórico de crédito nada mais é que o histórico de compras e pagamentos e também monitora sua renda e seus padrões de consumo. Este processo de pontuações afeta sua habilidade de comprar casa, carro e obter financiamento educativo e até de alugar um apartamento. Ao contrário de muitos lugares no mundo onde o dinheiro “vivo” fala mais alto, aqui é o seu crédito. Alguém que paga suas contas em dia é mais beneficiado. Explicando de uma maneira simplificada uma pessoa que paga suas contas em dia ganha pontos no Credit Score. Porém, a pontuação sendo baixa causa uma série de limitações na hora de adquirir um bem durável. Uma pessoa que tem crédito com pontuação baixa paga mais juros no cartão de crédito e também paga mais caro para assegurar uma casa ou carro.
Para a maioria dos imigrantes, é um processo frustrante e longo.
4. Empregos e rendas
Ainda existe emprego para quem precise ou queira trabalhar. Porém, ao contrário do que muitos pensam, os melhores empregos exigem especializações.
Nas grandes cidades, a concorrência é grande, o que mantém os salários baixos. Por isso, muitas pessoas têm dois ou três empregos.
Muitos imigrantes que trabalham prestando serviços de limpeza, pintura, carpintaria e outros acabam tendo que arcar com diversas despesas agregadas ao trabalho. Infelizmente tem muitos casos de imigrantes que se acidentam, não podem retornar ao trabalho e, às vezes, passam por muitas provações por ficarem sem renda por tempo indeterminado.
5. Racismo, Politica e Armas
Este tópico merece um texto exclusivo a ser escrito futuramente. Racismo existe aqui e não discrimina somente o muçulmano ou negro, mas estrangeiros de um modo geral e mulheres. Recentemente, estudos mostram que as mulheres ainda recebem menos que homens para fazer o mesmo tipo de trabalho.
Para quem chega hoje, logo pode perceber que os Estados Unidos de hoje mudou bastante.
Quem pretende morar aqui precisa se inteirar muito bem do que ocorre na economia, política e fazer uma avaliação. O sonho americano era a esperança de sair da pobreza rapidamente, mas este sonho está cada vez mais inatingível e especialmente economizar para aposentar-se.
26 Comments
Ótimos textos …tenho sonhos de viver em NY por um tempo… tudo terá de ser muito planejado… valeu!
Que bom que o texto ajudou. Tudo de bom para você.
Ai gata, paraquem quer ser infeliz e solitario e passar frio os EUA eh um prato cheio kkk
Parabéns pelo texto, Alessandra.
Finalmente uma leitura realista sobre os EUA. Fico feliz pela sua inciativa de decidir tocar em assuntos sensíveis e que infelizmente são negligenciados por muitas colunistas aqui na página, que insistem em manter acordado o ‘american Dream’.
Obrigada Carol pelo comentário. Escrevi e re-escrevi este texto vários vezes. Pensei em desistir. Mas, esta é a realidade do “American Dream”.
Um abraço.
Também gostei muito deste texto, justamente por trazer uma visão realista do país e que raramente é abordada nesta pagina e em outros blogs. Sou casada com um americano que decidiu não morar nos Estados Unidos por algumas das razōes retratadas no seu texto. Amo os Estados Unidos e tenho enorme admiração pelo povo americano que construi este belo país. Mas tenho observado, em nossas viagens frequentes ao país e pelo contato com familiares e amigos espalhados por vários estados americanos, que o pais está afastando-se cada vez mais do tal “sonho americano”.
Ótimo texto, e muito informativo- Geralmente essas informações não chegam tao facilmente a outros países. Acho que na parte do preconceito e racismo, cabe mencionar a violência que as minorias sofrem e quao perigosas algumas cidades são para imigrantes! Com certeza há lados bons na vida nos EUA, mas esses pontos ruins são para refletir mesmo.
Beijos!
Obrigada Ana. Eu concordo na questão do racismo contra as minorias. Quero escrever futuramente um texto somente sobre esse assunto. Beijos.
E tás morando aí porque?
Olá Marina! Estou morando aqui pelos cinco motivos que descrevo no meu texto seguinte, https://brasileiraspelomundo.com/motivos-para-morar-nos-estados-unidos-571067678.
Abraço.
Continuam sendo milhões de vezes melhor que a República do bananail, vulgo Brasil.
Olá não entendi,já que aí é tudo tão difícil porque vc ainda mora ai? cinco motivos no seu texto ? Onde? sou Aline ok
Olá Aline, moro aqui pelos motivos que descrevo no meu texto Cinco motivos para morar nos EUA. Vale a pena ler, e sua pergunta será respondida. Este é o link https://brasileiraspelomundo.com/motivos-para-morar-nos-estados-unidos-571067678. Beijos.
Boa noite!!!
Pelos problemas que tenho passado aqui ,EUA seria no mínimo uma esperança de sobrevivência. Não suporto mais minha vida…
Adorei o seu texto Sra. ALESSANDRA, simples, prático e objetivo.
Senti verdade no seu relato.
Estou revendo alguns conceitos em morar fora do Brasil.
Muito obrigado e que você tenha grande sucesso seja onde for e que possa compartilhar conosco suas experiências culturais.
Histórico de crédito só é desvantagem prá quem já pensa em não pagar o que deve. Ou seja, só é desvantagem prá cultura de brasileiro mesmo… sinceramente.
Olá! Entendo seu ponto de vista Carlos. Porém, para ter um histórico de crédito não basta pagar suas contas em dia. A Lorraine Seigheiser escreveu aqui um texto muito bom explicando o que é e como funciona o sistema de crédito.
Vale a pena ler, segue o link https://brasileiraspelomundo.com/eua-sistema-de-credito-americano-e-como-construi-lo-372021779.
Bom dia! Li o seu texto Cinco motivos para morar nos Estados Unidos e li esse… Se for pesar na balança, principalmente pelo sistema de saúde, acho que ainda é melhor ficar por aqui em SP mesmo.
Bom dia Humberto, obrigada pelo comentário. Sim, sem duvida, tudo deve ser ponderado muito bem. Um abraço, Alessandra
se quiser morrer de fome, trabalhar como escravo, morrer de bala perdida sim, ou até esperar um governo estilo europeu ou norte americano chegar no Brasil ai talvez vale a pena.
Onde você mora no Brasil, hein Higor?! Você fala como se isso tudo só tivesse no Brasil. Pura ilusão.
Isso é tudo baboseira, nos estados unido tem saúde publica para pessoas com menos condições sim, é só você se informar melhor, além disso esse é um site de fazer os brasileiros se conformarem com nosso país, e pararem de querer expandir os horizontes. Em uma de suas criticas você diz que la nos EUA os melhores empregos necessitam de mais estudos e especializações nisto você está correta, mas onde no brasil você viu um emprego melhor para quem tem menos estudo e experiencia no ramo do que pra quem tem inúmeras vezas mais conhecimento. Todas essas criticas que você fez podem ser feita para o Brasil muito mais.
Não faça textos maquiando oque você não quer que os outros saibam isso é errado (na minha opinião).
Olá Igor, obrigada pelo comentário. Primeiramente, caso você não tenha lido, logo no começo deste texto eu informo que se trata de uma sequência, este tratou de fatos que pesam no bolso e adaptação de um imigrante. No texto seguinte falo sobre o que motiva as pessoas a morarem aqui. Segue o link https://brasileiraspelomundo.com/motivos-para-morar-nos-estados-unidos-571067678 para você ler.
Os meus pontos são baseados em fatos, afinal depois de 17 anos morando Estados Unidos e tendo trabalhado (legalmente) posso falar sobre isso com propriedade. Portanto, o que relatei são fatos e não opiniões.
Boa leitura.
Alessandra
procure se informar com quem esta mesmo la nos EUA ou quem esta querendo trabalha lá, e não que foi para esperando cair alimento comida e teto para morar do seu só porque os EUA é um país de primeiro mundo.
Morar no exterior é uma experiência única na vida, mas, não é para todos.
Há pessoas que imigram porque se interessam em outras culturas, se preparam, leem sobre o país para onde querem ir. Outras só querem imigrar para ganhar dinheiro, não conhecem e não têm interesse sobre o país, mal ou não falam o idioma local e geralmente passarão a vida no exterior reclamando e sentindo falta do Brasil. Para esta categoria de imigrantes, é necessário um plano, não basta o marido vir trabalhar nos EUA e deixar a esposa sem um trabalho remunerado no Brasil e com filhos. O ideal é o marido e a esposa trabalharem, ambos remunerados, com um plano para atingir objetivos. Muitas pessoas chegam aos EUA sem dinheiro e voltam ao Brasil com pouco, fisicamente esgotado. Ficar ilegalmente no país, nem pense pois não vale a pena e é considerado um crime.
Muito obrigado pela sua matéria Alessandra.
Grata pelo seu comentario. Exatamente isso.