BrasileirasPeloMundo.com

Related posts

Mudança de estação e de humor na Alemanha

Marcela Vieira

Cinco motivos porque eu gosto de morar em Munique

Monique Abbehusen

Alemão Wessi ou Ossi?

Karina Finke

5 comentários

Leila dos Santos Amorim December 12, 2017 at 11:42 am

Ola!

Não entendo pq assim como temos que aceitar a cultura de outros lugares do mundo, as pessoas não podem também aceitar a nossa. Esse não é o primeiro texto ( e provavelmente não será o ultimo) em que é listado uma série de coisas nossas que “espantam” os estrangeiros. Concordo que piadas de mau gosto, machismo, racismo são péssimos , não devem ser aceitos aqui nem em lugar nenhum, absolutamente!
Mas, cara, qual é o problema se cumprimentamos as pessoas com beijo? Se somos calorosos, se somos criativos pra cozinhar , pra vender, pra se virar com qualquer recurso que tenhamos? Pq todos os dias tenho que saber como os estrangeiros se espantam conosco? Será que isso não vem do fato de que os próprios brasileiros vendem negativamente suas imagens, se depreciando com sua auto- estima baixa?
Quando leio os aspectos de outros países, aqui mesmo no blog, escritos por brasileiras, mesmo quando parecem negativos, vem sempre bem desculpado e entendido, mas quando trata-se de falar dos próprios brasileiros, é sempre com tom de crítica e de vergonha. Como se os próprios brasileiros que vivem fora do país estivessem se desculpando pelo jeito de ser dos brasileiros.

Até breve!

Resposta
Nathalia Vitola December 18, 2017 at 9:52 am

Olá Leila! Esses aspectos que citei são coisas que causam curiosidade por serem diferentes na Alemanha, não necessariamente algo ruim. Da mesma forma que muitas coisas em outros países também nos chamam atenção. Em nenhum momento falei que a maneira brasileira de cumprimentar ou a criatividade são coisas negativas 🙂 Obrigada pelo comentário!

Resposta
Claudia Silveira January 6, 2018 at 12:12 am

Acabo de ter uma experiência com um alemão que conheci através de um site de relacionamentos. Ele veio a Porto Alegre, passar 8 dias, já conhecia Minas Gerais, Rio e SP. As primeiras conversas por vídeo no WhatsApp foram incríveis, aproximando-se da vinda ele dizia estar ocupado. Eu procurei entender afinal era Natal, ele chegou dia 26/12 eu o busquei no aeroporto, tomamos café e o levei para sua hospedagem. Eu pensava: este homem conhece o mundo todo para ele ter escolhido passar logo em Porto Alegre ( sem desfazer minha cidade mas não é um lugar para passar o verão e réveillon) ele deve estar muito interessado em mim. Bem, ele queria comer churrasco, caipirinha e dormir. O maior agradecimento que recebi foi um dia que visitamos os estádios locais. Nas conversas fui juntando o quebra cabeças.. a ex mulher havia o deixado por outro e ele não poderia estar com as filhas neste período de festas então ele escolheu o lugar mais distante para passar… E ouvi várias vezes que um amigo havia encontrado uma ” Brazilian woman black very beautiful” enquanto nunca ouvi elogio nenhum. Sem falar nos comentários desfazendo nosso país, aquilo me emputecia, como um gringo vem falar mal de um lugar onde as pessoas estão sendo muito gentis em recebê-lo ? Resultado: depois de duas vezes o alemão desmarcar nossa programação porque não estava bem com saudade das filhas que estavam com a ex, eu disse: Desculpe, já precisei de bengalas para atravessar momentos difíceis da minha vida acho que eu e Porto Alegre foram um equívoco na sua caminhada!! Que venham novos romances menos preconceituosos!!

Resposta
Claudia Silveira January 6, 2018 at 12:37 am

Desculpe nos ter expressado muito bem os preconceitos que percebi, eram visíveis mas não quis me estender no comentário.

Resposta
mirella arruda January 13, 2018 at 10:19 pm

É incrível como todos os estrangeiros que conhecemos percebem que afinal, apesar dos pesares, a gente ama o Brasil hahaha
O da Bandeira pude ver muito isso no Salar de Uyuni na Bolívia, na nossa Bandeira quase não tinha espaço, a gente rabiscou ela toda, cheia de dedicações Brasileiras, enquanto a de muitos outros países, estava limpa ou com poucos escritos. 😉

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação