BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Natal Pelo Mundo

O que fazer durante o Natal na Alemanha

O que fazer durante o Natal na Alemanha.

Eu não tenho dúvidas: desde que moro na Alemanha, a época de Natal é a minha preferida do ano! De norte a sul, o país se entrega totalmente às festividades. Frio, neve, decorações e muita luz: entre meados de novembro até o fim do ano, respira-se clima natalino por onde quer que se vá. É tanta beleza que nem mesmo o frio abala, apesar de entrarmos no inverno exatamente no mês de dezembro. De fato, acredito que é o país mais maravilhoso pra passar essa época do ano. Essa magia acontece porque os momentos que antecedem o Natal são muito celebrado e repletos de tradições bastante especiais.

Celebrando como os locais

Começando pelo primeiro domingo de dezembro, a época de advento (Adventszeit) consiste nos dias que antecedem a noite de Natal. Uma das principais e mais amadas tradições é, portanto, o calendário de advento (Adventskalender). Esse calendário diferenciado, que vai de 1º até 24 de dezembro, é feito para que um pequeno presente/surpresa seja garantido a cada dia. Normalmente são portinhas que podem ser abertas uma por uma, onde dentro são encontrados chocolates ou doces. Mas também há quem faça guirlanda com meias, ou saquinhos de presente.

Outro acessório interessante na decoração das casas alemãs é a coroa de advento (Adventskranz). Esse ornamento, geralmente feito com ramos de pinho e pequenos pinhões, conta com quatro velas. A cada domingo de advento, uma delas é acesa. Muitas pessoas também aproveitam esses dias para reunir a família mais próxima para o tão tradicional e amado café com bolo (Kaffee und Kuchen). Os famosos bonequinhos e outros artesanatos alemães de madeira também estão por toda parte.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

No dia 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau. Para isso, na noite anterior as crianças colocam seus sapatos ou botas limpinhos perto da porta, esperando uma surpresa que será trazida por ele na manhã seguinte. Os pais normalmente compram chocolates no formato do Nicolau, que seria como se fosse o nosso Papai Noel, e enchem o interior dos sapatos com outros agradinhos. Também na rua e em algumas lojas há pessoas distribuindo doces.

Além disso, as árvores aqui são de verdade – nada de plástico! – e na maioria das vezes são enfeitadas apenas no dia 24 de dezembro mesmo. Algumas famílias também seguem com a tradição de cantar músicas típicas na véspera do Natal (Heiligabend), como por exemplo “Ihr Kinderlein kommet” ou “Stille Nacht, heilige Nacht” (a nossa “Noite feliz”).

Fonte: pixabay

Mercados de Natal

Posso falar sem rodeios: o ponto mais maravilhoso dessa época, na minha opinião, são os mercados de Natal (Weihnachtsmarkten). Responsáveis por alegrar a atmosfera e encher as cidades alemãs de luz, esses eventos proporcionam encantos para todos os nossos sentidos. Para isso, são montadas barraquinhas com comidas, bebidas, brincadeiras, lembrancinhas e tudo mais que se tem direito. Há também mercados temáticos, misturando outros aspectos como a idade média ou um parque de diversões. Mesmo povoados pequenos, os chamados Dorf, não abrem mão de terem seu próprio evento – mesmo que seja realizado por poucos dias. Apesar de terem origem nos países germânicos, a tradição dos mercados de Natal já se espalhou pela Europa e podem ser encontrados em outros países também.

Leia também: Mudança de estação e de humor na Alemanha

Comidas e bebidas típicas

Como já foi falado nesse texto, dezembro não é apenas uma época linda esteticamente, mas também é muito saborosa! Algumas das delícias são as bebidas Glühwein (vinho quente), Eierpunsch(tipo uma gemada)e Feuerzangenbowle (vinho quente flambado).Para crianças e pessoas que não gostam de bebias alcoólicas, uma boa opção é o Kinderpunsch. A parte da comida também não fica pra trás com os tradicionais salsichões (Bratwurst), as amêndoas torradas (gebratene Mandeln), Christstollen(bolo com frutas secas) e os biscoitos de gengibre (Lebkuchen).

Tudo isso pode ser encontrado nos maravilhosos mercados de Natal, mas muitos alemães também aproveitam a época pra fazer em casa. Já para a véspera do dia 25, a ceia clássica contém salada de batatas, salsichas cozidas e assados de carne (as vezes recheados). No entanto, apesar desse cardápio poder mudar um pouco, uma coisa é certa: os biscoitos de Natal (Weihnachtsplätzchen) é algo que não pode faltar!

Conhecer o país

Também não há dúvidas que o período que antecede o Natal é ótimo para viajar e conhecer diferentes partes do país. Mesmo cidades e lugares que já conhecidos podem surpreender com essa atmosfera natalina mágica. Além disso, embora a neve não seja garantida, há alguns locais com maior probabilidade. Portanto, não há época mais perfeita para fazer uma visita e torcer para um tão desejado natal branquinho. Alguns dos lugares mais visitados no período natalino são a cidade de Nürenberg (onde tem o Weihnachtsmarkt mais famoso), Stuttgart, Munique, Düsseldorf, Freiburg, Dresden e Berlim. No entanto, cidades e vilarejos menos frequentados e conhecidos também são uma ótima pedida, principalmente pra quem gosta de um ar mais tradicional e pouco turístico. Lembrando, além disso, que no interior a probabilidade de ver paisagens cheias de neve é maior.

E vocês, o que fazem durante o período de Natal?

Frohe Adventszeit!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Carnaval na Alemanha

Sarah Oliveira

Como são as festas espanholas de fim de ano

Melissa Dobrezanski

Natal na Eslovênia

Marta Berglez

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação