Comida vegetariana em Lima.
Ser uma brasileira vegetariana parece ser algo peculiar. Ser uma brasileira vegetariana viajando pela América do Sul definitivamente tem seus desafios. Mas, em Lima, eu descobri várias opções (até mais do que no Rio) para ser vegetariana e feliz, sem nenhum problema.
Esse é um artigo mais de dicas de onde ir, o que experimentar… E o que não vale tanto a pena. Vale a pena ressaltar que alguns desses lugares valem muito a pena tanto para vegetarianos quanto para não vegetarianos.
Dica: se você é vegetariano/a ou vegan e não conhece Happy Cow, está perdendo um excelente recurso para encontrar restaurantes vegetarianos novos. Uma vez eu descobri um restaurante na rua da minha casa no Rio que eu nunca teria imaginado, simplesmente porque eu achei que era só um templo Hare Krishina.
Opção de prato principal: Versão Veggie do tradicional “Lomo Saltado”
Às vezes eu acho que sou uma vegetariana de mentira, porque eu ADORO essas versões vegetarianas de pratos tradicionais. O “Lomo” saltado tradicional é feito com carne – aqui tofu ou carne de glúten, cebola, pimentões, tomate mais uma porção de batata frita e arroz, nesse caso integral.
Apesar da foto ser do Bircher-Benner, eu achei o Lomo Saltado veggie do “El Paraiso Bio Leben” bem melhor. Fora que a refeição completa entrada (uma salada gigantesca), prato principal (Lomo), bebida (limonada) e sobremesa (arroz com leche) custou 15 soles.
O Arroz chaufa de vegetais é outra opção super tradicional, que pode ser encontrado em qualquer Chifa (restaurante chinês-peruano). Sempre existe a opção de vegetais, então esse não vai ser o problema… O problema é terminar a montanha de arroz que vão colocar na sua frente.
Opção para beliscar: Yucas rellenas con queso
É uma mistura de bolinha de queijo com bolinho de aipim maravilhosa que você encontra em qualquer bar, botequim ou supermercado. Tequeños são como mini-pastéis de queijo… Então, não faz muita diferença a não ser que você esteja com saudade de casa.
Leia também: curiosidades sobre o Peru
Opção alcóolica: Maracuyá Sour
Pisco em si é uma delícia, mas tem algo especial no Maracuyá Sour. A Bomboniere, restaurante que você encontra no Larcomar tem talvez os melhores Maracuyás sours, mas você pode encontrar essa versão deliciosa em praticamente qualquer restaurante. Só cuidado, vegans, o drink leva gema de ovo.
Uma menção honrosa deve ser feita ao restaurante Almazen, que não só tem uma comida vegetariana excepcional, tem provavelmente uma das melhores cozinhas vegetarianas que eu já comi na vida, além do restaurante ser um charme. Só prepare para pagar um pouco.
Assim que, para mim, me adaptar a vida vegetariana em Lima foi bastante fácil. São vários restaurantes ótimos e todos com muitas opções pra mim. Mais ainda, os garçons e garçonetes dos restaurantes estão bem preparados para te ajudar e “adaptar” um prato se necessário. Minha única preocupação é a balança, de resto, eu estou bastante satisfeita.
5 Comments
Pingback: Guia de Sobrevivência Vegetariano em Lima - Governance in practice
Ai, que saudade da comida peruana. O arroz chaufa é exatamente assim: impossível terminar o prato. Parabéns!
Gente, que loucura esse post! Tô com água na boca!
que delícia, vou tentar!
adorei que vc tá aqui com a gente, Natasha! E o trabalho? Tá legal?
Depois desse post de comida tô querendo uma consultoria por aí! hahahha
bjs
A comida peruana em si já é uma delícia!!! Mesmo nao sendo vegetariana fiquei com água na boca!!
Oi Natasha,
deu água na boca lendo seu texto…rs… e essas yucas con queso, parecem uma delícia e deu uma vontade de provar a bebida de maracujá, pois adoro provar comidas e bebidas de outros países.
Não posso deixar de mencionar um detalhe importante , sempre leio o cardápio com cuidado e encho os garçons de perguntas…rs… isso tudo porque odeio alho e aqueles verdinhos na comida… eca! Só que muitas pessoas olham para mim como se eu tivesse pedindo muito. Entendo que não seja muito fácil para um vegetariano, mas tudo é questão de pesquisar e suas dicas são valiosíssimas.
Esperando pelos próximos posts.
Beijos