BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Estudando Pelo Mundo

Cursos de Pós Graduação na Espanha

Após abordar vários aspectos da Espanha hoje mostro como fazer os estudos de pós-graduação aqui. Vou dar as linhas gerais porque o processo varia de universidade para universidade e de ano para ano. Assim, o que valia para mim em 2010 pode não ser mais verdade em 2014. Também comentarei sobre as áreas que mais conheço que são as de Humanas (História, no meu caso) e administração/negócios (no caso do meu
marido).

Como contei no meu primeiro texto vim aqui para cursar um mestrado em História na Universidade de Alcalá de Henares. Adorei a experiência de ter vivido em uma cidade universitária, berço de Cervantes; e de ter estudado na segunda instituição universitária criada na Espanha e onde se entrega o maior prêmio de literatura da língua espanhola, o prêmio Cervantes. Na foto abaixo, vemos a sala Paraninfo, local da entrega deste galardão.

Universidades – Podem ser públicas ou privadas. Ao contrário do Brasil, a universidade pública é paga. Claro que é mais barato estudar aí do que em uma particular, mas ainda assim não estranhem encontrar a tal da “matrícula” que você terá que desembolsar. Algumas possuem bolsas para estrangeiros, algo cada vez mais raro por causa da crise, mas não custa dar uma olhada. Igualmente, agências de cooperação, como a Fundação Carolina, concedem ajudas.

Nem todas as universidades espanholas exigem nível de proficiência no idioma. Mas cuidado com o portunhol. As aulas serão neste idioma, as provas e trabalhos idem, sem falar na tese! Portunhol é muito bonitinho quando a gente é turista, mas péssimo na hora de discutir temas acadêmicos com o professor e com os colegas.

Qual curso escolher? A resposta depende da carreira de cada um. Após a graduação o estudante espanhol ou estrangeiro pode optar por distintos cursos como a Formación Contínua ou Permanente, Máster e Doutorado. E, óbvio, o MBA. Normalmente não é preciso nenhuma prova para ingressar nesses cursos, nem no máster ou no doutorado.

 

Formacíon ContínuaCursos de Experto Universitario, Cursos de Formación Continua e Cursos de Extensión Universitaria equivalem à especialização no Brasil. Podem ser presenciais ou on-line, inclusive, divididos entre mais de uma universidade. Também é comum serem oferecidos na modalidade “cursos de verão”.

Máster – Aqui há dois tipos de máster. O Máster Oficial ou Universitário significa que o curso já está testado e aprovado pelo ministério de educação. O outro, Máster Próprio, denota que o máster ainda é recente e está em fase de ajustes por parte da universidade.

 Doutorado – Para entrar no Doutorado basta possuir um título equivalente ao máster no Brasil e seguir as exigências específicas de cada área.

MBA – Quem vai para a área de exatas conta com os MBAs da vida. Em Madri estão algumas das melhores escolas de negócios do mundo e não vai ser difícil encontrar aquele que se ajuste ao seu bolso ou ao seu gosto. Meu marido cursou na EOI e na Universidade Politécnica de Madri. O único problema desses cursos é que eles não começam enquanto não fecham um número X de alunos o que pode comprometer a logística da viagem.

Hospedagem – Neste quesito, a oferta é grande. Desde dividir o apartamento com pessoas de outras nacionalidades até as repúblicas, aqui chamadas de “colegios mayores”. O Brasil, quem diria, possui um perto da Universidade Complutense, a Casa do Brasil. Além de residência estudantil, oferece cursos de português, capoeira, violão e sempre tem algum artista brasileiro se apresentando ou expondo por lá. As grandes universidades como a de Alcalá de Henares, possuem suas próprias residências e os preços são bastante atrativos se comparados a outras modalidades. Além disso, para os alunos e docentes, a Universidade de Alcalá mantém uma lista de pessoas que desejam alugar apartamentos a estudantes. Basta ir à secretaria da universidade, mostrar sua matrícula e te entregam uma lista de imóveis. Foi exatamente o que fizemos e deu certo.

Visto de estudante – Muita calma nessa hora! Há que reunir a carta de aprovação da universidade (carta de aceite), certificado negativo de antecedentes penais (expedido pela Polícia Federal), atestado médico, comprovante de renda (que o consulado jamais vai dizer quanto deve ser), seguro médico obrigatório, entre outras maravilhas do mundo burocrático. Todos eles devidamente carimbados por 312 órgãos distintos do governo e com firma reconhecida. Como vim em 2010 sabia de cor a escalação da seleção espanhola. Vai que o funcionário me perguntava quem fez o gol do título?

DSC06539

É importante lembrar que o visto de estudante te dá permissão para trabalhar vinte horas por semana. Mas esqueça! Com a crise, os típicos trabalhos de estudante são disputados por todos. Claro que a sorte existe, mas não está fácil pra ninguém. Conseguir mudar o visto de estudante para residente também está mais complexo porque a direita está no governo e eles sempre tendem a complicar o processo.

Espero que as informações contidas aqui sirvam para ajudar quem quiser vir estudar na Espanha.

Related posts

Nacionalidade espanhola e os documentos oficiais para morar no país

Marcela Bueno

Universidade de St Andrews na Escócia

Laura Bernardes

As burocracias para prorrogar a estadia na Espanha

Carolina Lauzen

66 comentários

Page not found Maio 20, 2014 at 11:54 am

[…] Espanha – Cursos de Pós Graduação […]

Resposta
Alexandre Gregorio Agosto 7, 2015 at 2:37 pm

Antes de mais nada, muito obrigado por todas informações Juliana. Sou brasileiro e possuo dupla cidadania espanhola, porém, já não tenho mais família na Espanha e gostaria de continuar a minha formação de Engenheiro de Produção na Espanha com um mestrado. Apesar de possuir cidadania, passo pelas mesmas dificuldades de um candidato a imigrante. Não tenho muitas informações sobre o mercado de trabalho, regiões onde viver/trabalhar, etc. Você poderia apresentar alguns link’s onde eu possa ter mais informações sobre a Espanha?

Resposta
Juliana Bezerra Agosto 10, 2015 at 6:04 pm

Oi, Alexandre! Obrigada pela sua visita. Bem, não existe um link e sim, um monte deles. O melhor é você escolher uma região e pesquisar sobre ela. E para ofertas de empregos o site https://www.infojobs.net/ pode ser o começo. Leia também jornais espanhóis como El País e Expansión, por exemplo: http://www.expansion.com/ Volte sempre!

Resposta
geici lira Janeiro 5, 2015 at 3:21 pm

tenho família na Espanha, com casa própria. pretendo fazer minha especialização la. e mais fácil pra mim?

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 6, 2015 at 1:34 pm

Oi, Geici! Tudo bem ? Quem pode responder isso com toda propriedade é o consulado espanhol onde você vai tirar o visto. Mas se você não ficar hospedado na casa dos seus parentes ou se eles não se resposabilizarem por você não faz muita diferença ter família aqui ou não. No mais, uma vez cumprido os (muitos) requisitos para ser aceito na Universidade e obter o visto, poucos tem o direito de vir estudar aqui negado. Boa sorte! Abraço e volte sempre!

Resposta
Juliana Martins Janeiro 18, 2015 at 12:40 pm

Olá Juliana, pretendo tentar conseguir bolsa de doutorado pelo ciências sem fronteiras aí na Espanha. Tem alguns lugares que obrigatoriamente é necessário já ter mestrado e outros não. Você sabe me informar se aí na Espanha eles exigem ter mestrado para poder fazer o doutorado?
Att

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 20, 2015 at 6:49 pm

Olá, Xará! Obrigada pela sua visita. Infelizmente, não posso te responder porque depende da área.Por isso, te aconselho a pesquisar e perguntar diretamente com a Universidade. Boa sorte !!

Resposta
Silvania de Queiróz Fevereiro 14, 2015 at 12:34 pm

Olá Juliana

Tudo bem?
Também sou historiadora, estou fazendo o doutorado e pesquiso sobre historiografia da América Platina, com destaque para a Guerra da Tríplice Aliança. Penso em tentar uma bolsa na Espanha sabes como funciona? Poderia me indicar alguma universidade que pesquise sobre a América Espanhola ou Platina?

Abraço
Silvânia de Queiróz

Resposta
Juliana Bezerra Fevereiro 16, 2015 at 10:32 am

Oi, Colega! Para bolsas, o bom é consultar a Fundação Carolina (http://www.fundacioncarolina.es/). Sobre Universidades que pesquisam o tema há várias. Fiz na Universidade de Alcalá, mas também tem na Universidade de Salamanca, no Centro de Estudios Brasileños. A Universidade Compluetends tb pesquisa América Latina e a de Barcelona também. O arquivo para esta documentação está aqui em Madri. Boa sorte !!

Resposta
Suzane Março 4, 2015 at 2:51 am

Ola Juliana, amando seu blog. Muito bom!!! 🙂

Tenho uma duvida, pode me ajudar?
Estarei indo fazer intercâmbio este mês com duração de 1 ano. Se eu estiver trabalhando lá (20h Semanais) e aí quando chegar perto do meu Visto vencer e a empresa quiser me contratar, eu posso ficar e aí mudo o meu visto para o de trabalho?
É possível?

Muito obrigada.

Abraços 🙂

Resposta
Juliana Bezerra Março 4, 2015 at 8:25 am

Oi, Suzane! Obrigada! Bem, em teoria é perfeitamente possível que isso aconteça. Com a crise, porém, as empresas só estão contratando eternos estagiários. É bem provável que peçam a você para esticar o curso um pouquinho mais para poderem continuar a pagar um salário de estagiário e não de trabalhador.Aí, seu visto continua o de estudante. Mas sempre há exceções e torcerei para que seja o seu caso! Volte sempre e seja bem-vinda!

Resposta
Suzane Março 4, 2015 at 4:13 pm

Ah certo, entendi. Muitíssimo obrigada Juliana. 🙂
Abraço 🙂

Resposta
Átila Março 16, 2015 at 5:15 pm

Olá! Tudo bem?
Por gentileza… O “máster universitario” na Espanha equivale ao mestrado (pós-graduação “stricto sensu”) aqui no Brasil? Ou o “máster” é o nome para a especialização de 360 horas aqui no Brasil?
Grato.

Resposta
Juliana Bezerra Março 19, 2015 at 6:17 pm

Oi, Átila! Obrigada! Não sei se você sabe, mas cada universidade brasileira tem autonomia para dizer o que equivale ou não a um “máster stricto sensu” e acho que também dependeria da área. Na área de História, a tese aqui é bem fraca se comparada ao Brasil.No mais, encontrei esta página que pode ser últil pra você: http://www.upf.edu/postgrau/es/que_son_masters_universitaris.html

Resposta
Ana Alvarenga Março 19, 2015 at 4:51 pm

Boa tarde Juliana!

Primeiramente gostaria de dizer que adorei suas informações nesse post. Estou pensando em fazer um MBA na área de negócios, estava pesquisando e parei aqui..rsr…Se puder me passar umas dicas de onde começar pesquisando, qual seria em média meu gasto mensal e outras coisas para me auxiliar a dar inicio ao processo, estarei grata. Desde já agradeço

Resposta
Juliana Bezerra Março 19, 2015 at 6:09 pm

Olá, Ana!! Bem-vinda e muito obrigada!! Bem, tudo depende de quanto você pode gastar. Na sua área, o melhor é o Instituto Empresa. Quanto a dizer sobre gasto mensal depende se você vai dividir apartamento e cozinhar em casa, por exemplo. Para você ter uma ideia de preços procure no http://www.enalquiler.com/ Em relação a outras capitais europeias, Madri não é cara. No mais, boa sorte e venha me vistar!

Resposta
Thays (@ThaysLMStrange) Abril 14, 2015 at 5:25 am

Olá Juliana, estou adorando tua parte no blog !
Morei em Madrid de 2006 a 2011 e sinto muita falta, tua coluna fez eu matar um pouco a saudade.
Estou cursando Secretário Executivo Trilingue na Universidade Estadual de Maringa no Paraná e pretendo fazer pós na Espanha, algum conselho ou dica? Como estão os preços para estudar ai ?
Obrigado eaproveite bastante o país que é maravilhoso

Resposta
Juliana Bezerra Abril 14, 2015 at 6:27 pm

Oi, Thais! Fico feliz que estes posts te reaproximem de Madri. Bem, com a crise os preços para estudar aumentaram, mas – como sempre – tudo depende do curso. Você já sabe a Universidade? Abs e volte sempre, Juliana.

Resposta
jorge Abril 26, 2015 at 6:09 am

Juliana eu tenho o DELE fica mais fácil para fazer um doutorado ai na Espanha?

Resposta
Juliana Bezerra Abril 27, 2015 at 1:25 pm

Oi, JOrge !! O DELE não é exigido pelas universidades espanholas, mas saiba que para você será muito mais fácil se adaptar e claro, escrever sua bendita tese. Boa sorte e obrigada!

Resposta
Diego Rocha Abril 26, 2015 at 12:39 pm

Olá, Juliana. Parabéns pela postagem esclareceu um pouquinho como é a realidade aí em Madrid.

Tenho interesse em fazer um mestrado na area de direito e não queria fazer em Portugal para ter uma visão um pouco diferente, mas o problema é a língua. Tenho um pouco de domínio no inglês, mas não o suficente para fazer um mestrado. Por isso, acho que o espanhol seria mais simples de apreender. Enfim, eu sei que você deve ter conhecido muitos brasileiros então poderia dar sua opinião. É viável ir sabendo apenas o portunhol e aprender espanhol aí? Ou seria necessário fazer um curso no brasil antes?

Resposta
Juliana Bezerra Abril 27, 2015 at 1:23 pm

Oi, Diego! Venha com todo espanhol que puder. Assim você se concentra só no Direito. Tenho amigos que vieram estudar sem saber o idioma e sofreram muito mais. Por isso, estude antes. Abraço e volte sempre!

Resposta
Virgínia Maio 22, 2015 at 10:17 am

Olá Juliana, como vai?
Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu, sendo brasileira, cursar o doutorado em Madrid sem bolsa do governo (Autônoma de Madrid). Já encontrei a orientadora ideal, no entanto, gostaria de saber um pouco mais sobre as taxas. Vc poderia me informar se é mto caro e se eles liberam visto para estudantes sem bolsa?
Muito obrigada!

Resposta
Juliana Bezerra Maio 22, 2015 at 3:21 pm

Oi, Virginia !! obrigada pela mensagem! Não há nenhum problema quanto ao visto, mas você terá que provar que tem dinheiro o suficiente para se manter aqui. experiência própria, pois vim sem bolsa. Para as taxas é melhor você consultar diretamente o site da Autönoma e verificar o valor. No mais, para saber mais sobre MAdri, continue nos acompanhado e leia o meu blog, o Rumo a Madri. Abraços e boa sorte !

Resposta
Fernanda Ribeiro Junho 9, 2015 at 9:04 pm

Oi, Juliana
Tudo bem?

Estou me preparando para fazer um Master em Madrid e sempre venho consultar seu blog para tirar algumas dúvidas =)
Estou aplicando para 4 ou 5 instituições e elas pedem meu diploma e histórico escolar.
Por onde eu devo começar a legalização? Estou muito perdida! É reconhecendo firma, é no Ministério da Educação, Relações Exteriores, Consulado….nossa!
Será que você pode me dar uma luz? Hehe

Muito obrigada, viu?
Beijão

Resposta
Juliana Bezerra Junho 10, 2015 at 1:11 pm

Oi, Fernanda! Coragem !! Primeiro, você tem que reconhecer as firmas que aparecem nos documentos no cartório, em seguida ir ao Ministério de Relações Exteriores e, finalmente, ao consulado espanhol. Ao ministério da Educação vai depender se a sua universidade pode dar ou não um documentos dizendo que os estudos que vc fez são válidos para entrar em uma pós. Muita, muita, mas MUITA paciência!! Bj e boa sorte!

Resposta
jerri messias ferreira Junho 13, 2015 at 3:49 pm

oi quero fazer minha pos graduaçao na espanha vivi 5 anos em madrid como eu faço

Resposta
Juliana Bezerra Junho 13, 2015 at 5:18 pm

Oi, Jerri! Obrigada pela mensagem! O primeiro passo é escolher o curso e depois se informar e tentar a inscrição. Dá uma olhada nos sites dessas universidades que cito no post. Abraços!

Resposta
jerri messias ferreira Junho 13, 2015 at 6:48 pm

historia e meu curso acho que encontrei uma boa ajudante rsrsrsr pos e eu pensei em fazer em barcelona o santander em cantabria mas a verdade que eu sou apaixonado por madrid j aque vc deve esta experiencia eu queria saber mas um pokinho

Resposta
Tânia Mara Julho 6, 2015 at 2:04 pm

Olá Juliana,terminei o curso de medicina e quero muito homologar meu título na Espanha e cursar um post grado,Master e assim por diante,minha dúvida é: eu já devo sair aqui do Brasil com o visto de estudante para a Espanha ou vou como turista e após homologar o título e me inscrever na universidade solicito o visto de estudante ai mesmo na Espanha?

desde já agradeço;

Resposta
Juliana Bezerra Julho 12, 2015 at 3:05 pm

Olá, Tânia! Obrigada pela mensagem. Para fazer um master não é preciso homologar um título (a não ser que a Universidade espanhola assim o exija). Não é possível solicitar o visto de estudante aqui na Espanha, somente no Brasil. E para mais informações é melhor procurar o consulado espanhol da sua juridição. Abraços e boa sorte!

Resposta
Renata Araujo Julho 15, 2015 at 4:01 pm

Oi, Juliana.

Muito obrigada pelas informações. Queria saber como faço para me comunicar com as universidades para saber as opções de cursos de pós graduação. Gostaria de saber como é o procedimento para escolher o curso, depois se matricular, você saberia dizer mais ou menos esse “caminho das pedras”? 😉

Obrigada

Resposta
Juliana Bezerra Julho 16, 2015 at 10:22 am

Olá, Renata! Obrigada pela mensagem. Basta você entrar nos sites das Universidades e ali você encontrará todos os requisitos e documentos exigidos e uma descrição de cada curso. De todas as maneiras, não é uma época boa, pois o país está de férias. Melhor tentar só no fim de agosto. Um abraço e boa sorte!

Resposta
Deula-Deu Capindji Caimbo Agosto 28, 2015 at 11:26 am

Bom dia, Deula-Deu, Licenciado em Ciências de Saúde, concretamente Laboratório Clinico, na Universidade José Eduardo dos Santos, quiero fazer mestrado em Espanha, neste ramo, preciso saber sobre, os cursos,hospedajem, matricula, propina, visto de estudante ,para concretizar este sonho!

Resposta
Deula-Deu Capindji Caimbo Agosto 29, 2015 at 7:46 am

Deula-Deu Capindji Caimbo, Angolano residente no Moxico, Licenciado em Laboratorio Clinico, pretendo fazer Mestrado na área de Ciências de Saude , na Espanha quiero saber sobre como matricula-me, visto de entrada, propina e alojamento

Resposta
danielle carolina alvarenga Setembro 15, 2015 at 12:46 pm

Olá Juliana! Muito bacana o que faz pelas pessoas!
Gostaria de saber se para fazer pós graduação em Madrid, preciso homologar meu diploma de pedagoga?

Resposta
Juliana Bezerra Setembro 17, 2015 at 1:10 pm

Oi, Danielle! Obrigada pela mensagem e leitura. Sim, é preciso homologar, mas o procedimento é simples: reconhecer firmas do seu diploma, ir ao Ministério de R.Exteriores do Brasil, ir ao Consulado espanhol. Em alguns casos- como foi o meu – é preciso também um carimbo do Ministério da Educação. Antes de mais nada, prepare o bolso e tenha muita paciência! Boa sorte!!

Resposta
Daniela Wenger Outubro 10, 2016 at 5:18 pm

Danielle, tenho interesse em fazer uma pós, também na área da educação. Você conseguiu? Esta estudando em Madrid? Me dá uma luz RsRs
To perdida quanto a curso, burocracias, tudo.
Obrigado!!

Resposta
Edinete Setembro 15, 2015 at 7:34 pm

Oi Juliana antes de mais muito obrigada pelas informações postadas aqui no Blog. Preciso da sua ajuda se estiver ao seu alcance claro. Sou Portuguesa licenciada em Gestão de Recursos Humanos e quero fazer um Mestrado ou Pós-Graduação em Logística. Estive a pesquisar mas achei um pouco confuso, porque eu quero fazer o curso online. A unica escola que até agora consegui manter contacto foi esta, você ja ouviu falar? Sabe se tem boas referências? Eles dizem que têm um acordo com a Universidade José Cela, mas gostava de saber se são um bom Instituto para fazer Pós-Graduação e eu sei que não é a sua área de estudos, mas sera que você podia ajudar-me com as Universidades em Espanha que façam os cursos online em Logistica. http://www.imf-formacion.com

Atenciosamente,

Edinete

Resposta
Juliana Bezerra Setembro 17, 2015 at 1:16 pm

Olá, Edinete! Obrigada pela sua mensagem e leitura. De universidades com ensino on-line a mais badalada é a UNED que foi criada já neste modelo. Aqui está o link: http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,1&_dad=portal&_schema=PORTAL Bem, sobre a Universidade em questão não posso dar minha opinião. Geralmente, nunca se ouva falar das universidades privadas; mas não quero dizer que não sejam boas! Enfim, espero que você encontre o curso adequado. Um abraço e boa sorte!

Resposta
Espanha – Como amenizar a saudade do Brasil Setembro 30, 2015 at 7:46 pm

[…] começar pelo centro cultural oficial. Mantido pelo governo brasileiro e com recursos próprios, a residência estudantil sempre abriga exposições, palestras e shows de artistas brasileiros ou ligados ao Brasil. Esse […]

Resposta
Flavio Outubro 1, 2015 at 10:10 pm

Ola Juliana, parabéns pelo Blog, muito esclarecedor. Sou médico e tenho dupla cidadania espanhola, tenho vontade de fazer pós graduação ai, sabe como devo proceder? Tenho que reconhecer meu diploma?

Resposta
cassya Outubro 5, 2015 at 11:26 pm

Oi Juliana, tudo bem? Gostei muito das tuas dicas! Eu tenho o sonho de estudar em Barcelona…me formei em arquitetura este ano e quero fazer meu mestrado la! Conheci a cidade em 2012, agora estou vendo para ir ano que vem lá estudar. Tenho buscado cursos, mas fico bem confusa em saber o que é mestrado como no Brasil porque eles chamam tudo de master (me pareceu pelo menos). Por exemplo: estou interessada em um master chamado “Master universitário en estúdios avançados en arquitectura”. A duração é de um ano (60 créditos pelo que pesquisei é um ano, certo?). Não achei muito caro, custa uns 4500 euros (pelo que entendi também esse é o valor do curso inteiro)….e o acesso nao me pareceu muito complicado, porém exigem proeficiência no nível b2. Eu estou estudando no Instituto Cervantes que é vinculado ao governo espanhol, ja estou no b2, assim que completar farei o DELE. Bom, queria ver se tu pode me ajudar, se sabe se esse é o mestrado, pois quero validar no Brasil para poder lecionar depois! Tenho mais dúvidas, mas se já puder me ajudar com isso agradeço muito! Desculpa o texto gigante hehe 🙂

Resposta
Rafaela Torres Dezembro 14, 2015 at 5:42 pm

Olá Juliana, tudo bem? Tenho dupla cidadania espanhola, o que muda no meu caso?

Resposta
Vitor Emanuel Dezembro 27, 2015 at 9:00 pm

Ola. No caso de um mba. Preciso validar meu diploma universitario para cursar mba na Espanha?

Resposta
Vitor da Mata Martins Maio 10, 2016 at 5:36 pm

Olá, voce poderia me indicar um tradutor juramentado para que eu possa fazer a traducao de Meu diploma do Brasil?
Grato!

Resposta
Cristiane Leme Maio 16, 2016 at 8:36 pm

Olá. A Juliana parou de colaborar conosco. Sugerimos consultar a página do consulado brasileiro na Espanha para obter a informação desejada.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
EDSON LUIZ MENDES Maio 16, 2016 at 6:50 pm

Boa tarde Juliana,
Minha filha é graduada em psicologia e gostaria de fazer uma pós graduação em Barcelona para área de Neurociência. Gostaria de informações de quais os procedimentos obrigatórias iniciais a fazer? Quais documentações devem ser providenciadas? Ela já possui Passaporte, domina fluentemente a língua Inglesa e tem uma parente próxima que ofereceu abrigo. Sei que tem que ter o visto da Embaixada Espanhola mas, tem outras singularidades que não sabemos os procedimentos

Resposta
Cristiane Leme Maio 16, 2016 at 8:16 pm

Edson, a Juliana parou de colaborar com o BPM. Sugerimos que sua filha entre em contato com a universidade espanhola de sua escolha para se informar adequadamente sobre os procedimentos a serem tomados.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Rose Prado Maio 30, 2016 at 8:04 pm

Olá Juliana gostei muito do seu blog. Faço Doutorado aqui no Brasil pela Uni. federal. Gostaria de saber se vc pode me indicar algumas revistas aí na Espanha nas quais eu possa enviar artigos para publicação. Procur pelo Google mas não encontrei. Sou grata por sua ajuda.

Resposta
Debora Julho 6, 2016 at 1:23 am

Olá!
Estou cursando Direito no Brasil e pretendo fazer uma pós graduação na Espanha.

Para fazer a pós eu preciso da homologaçao do meu diploma? Ou seja, isso pode demorar? Você saberia me dizer como funciona o processo?

Resposta
Leila Lombardi Julho 22, 2016 at 2:29 pm

Bom dia Juliana. Tudo bem?
Tenho interesse em fazer mestrado em educação na espanha. Meu vô era espanhol. Será que fica mais fácil nesse caso?
Se puder responder eu agradeço.
Desde já obrigada

Resposta
josabette gomes Outubro 10, 2016 at 2:53 pm

Mestrado próprio pode ser validado no Brasil?

Resposta
Jonatas Dezembro 11, 2016 at 4:18 pm

Oi boa tarde! Parabens pelo site bem legal!

Final do proximo ano (2017) pretendo fazer uma especialização na area que estou me formando. Estou concluindo minha graduação em Recursos Humanos vc sabe dizer se tem boas opções por ai ou em Barcelona de preferencia para pos graduação ou mestrado na area de RH? Estou pesquuisando Barcelona pois la tenho residencia para ficar. Evitaria alguns custos a mais.

Obrigado :*

Resposta
Samuel Albuquerque Março 31, 2017 at 12:33 am

Olá, Juliana. Obrigado por partilhar sua experiência.
Poderia dar-me maiores informações sobre cursos de pós-doutoramento na Espanha.
Sou professor de uma universidade federal e, como terei de fazer pesquisas na Extremadura, perto de Badajoz, gostaria de aproveitar para fazer um pós-doutorado em História ou área próxima. Que me diz?
Abraços

Resposta
Jéssica Maio 23, 2017 at 2:42 am

Olá Juliana
Pensei em me candidatar para mestrado na Universidad de jaén mas queria auxílio do CNPq, só que para preencher o formulário de solicitação de bolsa no CNPq é necessário um plano de trabalho e um orientador, como faço isso?

Resposta
Alex Dantas Maio 27, 2017 at 1:46 pm

Oi Juliana,

Eu estou querendo fazer um Master profissional na Espanha e tenho uma duvidazinha. Sei que na França, depois que se termina o mestrado e consequentemente o visto de estudante, ainda se tem mais seis meses de prolongamento para procurar trabalho ou algo do gênero. Isso também acontece na Espanha?

Abraços

Resposta
marita Agosto 21, 2017 at 8:22 pm

ola juliana, quero orientacoes sob pos graduacao na espanha , em saude do trabalho ou outros semelhantes, onde pesquiso univarsidades, requisitos e datas , alem de outras informacoes. obrigada

Resposta
Patricia Setembro 24, 2017 at 1:36 pm

Olá
Juliana e no caso para fazer a pós graduação ai na Espanha? Tenho NIE comunitário, estou no Brasil graduando Psicologia e pretendo fazer minha pós na Espanha, a pós graduação e equivalente a qual grau ai?

Resposta
Fátima Sena Novembro 27, 2017 at 5:45 pm

Olá, parabéns pelo site de vocês. Tenho dupla cidadanía (brasileira e canadense), moro e trabalho no Canadá com guia de turismo desde 1998. Tenho 62 anos. Já falo e trabalho usando meu espanhol. Porém gostaria de freqüentar um curso de 1 mês em fevereiro/março para aperfeiçoar minha fluência, pronúncia e gramática. Já fiz a mesma coisa para aprender italiano; morei e estudei por 3 vezes diferentes em Florença e Perúgia.
Estive pensando em ir para Madrid, Salamanca, Valladolid, Segóvia ou Ávila.
Vocês conhecem algum curso bom e com preço razoável? Em relação ao custo de vida por um mês existiria muita diferença entre essas cidades?
Agradeço antecipadamente por qualquer dica que puderem me passar. Abraços,

Fatima Sena

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 28, 2017 at 2:19 pm

Olá Fátima,
A Juliana Bezerra parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Sthefani Follmann Maio 3, 2018 at 8:24 pm

Boa tarde Juliana, obrigada por suas informaçoes foram muito uteis. Eu me formei em Medicina na Bolivia e pretendo ainda esse ano fazer uma pos fora do pais, como domino o espanhol, pensei na Espanha mas esta dificil a busca pela internet alem de pelo fato de ser mulher o medo se torna maior de cair em algum Golpe. voce por acaso conhece alguma instituicao ou agencia que saiba me orientar sobre isso?
Desde ja, agradeço.
Att Sthefani Follmann

Resposta
Gleisson Maio 20, 2018 at 10:19 am

Bom dia, Juliana!
Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa de compartilhar valiosas informações.
Cheguei recente a Madrid com visto de turista. A princípio quero fazer um curso de espanhol para facilitar a minha comunicação. Já tenho graduação em administração de empresas e pós graduação em logística. A minha dúvida é a seguinte; Mesmo sem visto de estudante, posso fazer um MBA aqui, ou só depois de conseguir o visto de residência e trabalho? Inclusive olhei cursos no site do Instituto Politécnico de Madrid.
Agradecido pela sua atenção.
Gleisson

Resposta
Liliane Oliveira Maio 20, 2018 at 2:31 pm

Olá Gleisson,
A Juliana Bezerra parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
sam Outubro 5, 2018 at 5:31 pm

Oii, meu namorado vai fazer intercambio pela universidade e surgiu a possibilidade de eu ir. estamos bem perdidos, pois eu me formo m arquitetura esse ano e poderia fazer algum curso ou especialização e não sei onde procurar.. se tiver alguma dica..

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 6, 2018 at 3:06 pm

Olá Sam,
A Juliana Bezerra parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação