Dicas para um casamento com orçamento curto nos EUA

Casamento dos sonhos!

0
155
Advertisement

Dicas para um casamento com orçamento curto nos EUA.

Sim, é possível fazer um casamento bonito e inesquecível para os noivos e convidados com um orçamento curto. Vou compartilhar aqui algumas dicas baseadas na minha experiência organizando o meu próprio casamento. 

A nossa jornada rumo ao casamento começou com um ano de antecedência. Queríamos uma cerimônia ecumênica íntima, para os familiares e amigos mais próximos, seguida de um jantar. Por isso, escolhemos um destination wedding, que é o casamento que ocorre em uma cidade especial para os noivos. No nosso caso era Riviera Maya, México.

O pacote casamento do resort oferecia um preço super acessível e incluía a decoração, o buquê da noiva, as lapelas, o jantar com bebidas, ou seja, não tínhamos nada com o que nos preocupar. Íamos nos casar em dezembro, ou seja, baixa temporada naquela região. Com a data e o local escolhidos, começamos a mandar pré-convites em forma de cartão postal. Por alguma razão somente alguns convidados receberam alguns dias depois e a maioria um mês depois ou mais tarde. Acho que já era um sinal de mudança de planos.  

Mudança de planos 

Quatro meses depois, somente seis pessoas confirmaram presença. Percebemos que o sonho de se casar à beira mar e celebrar com entes queridos estava naufragando. O que pagaríamos para seis pessoas seria o mesmo que para os 40 convidados. Estávamos um pouco chateados, mas antes que tudo virasse pesadelo cancelamos o destination wedding e começamos a procurar por outro lugar em Austin, Texas e região.   

Leia também: Noivado e casamento: costumes e superstições americanas

Local para cerimônia: Encontramos lugares bonitos para cerimônia e recepção, de casarões antigos a museus e galerias de arte na área central da cidade de Austin. Somente o aluguel de um desses lugares custa em torno de $1.800 ou mais para uso de 4 horas e o preço varia dependendo do dia da semana e da época do ano. Isso não inclui serviço de catering, ou buffet. Meu amigo João falou sobre a Capela Dulcinea. Fui até lá e me apaixonei. Local ideal para casamentos intimistas. A capelinha fica nas colinas, em uma área verde de chácaras e vinícolas e é gratuita. A reserva pode ser feita online e é exigido um depósito de $200. O depósito é devolvido no dia do casamento. Se você doar o seu depósito, será oferecido um tour guiado com vinho a uma torre que é o ponto mais alto da cidade. No primeiro piso tem uma galeria de arte, a maior do mundo com obras sobre Don Quixote de la Mancha.

Acervo pessoal. Vista aérea da capela.

Casar-se debaixo de uma árvore tem sido uma opção popular por aqui. Um amigo meu se casou na igreja, mas não dentro dela, do lado de fora diante de uma árvore enorme. Foi o casamento mais lindo que já assisti. Simples, romântico e cheio de significado.  

Leia também: Vistos para morar nos EUA

Dia x noite: Dezembro é muito frio aqui. Antecipamos o casamento 3 meses!!! Por ser uma opção boa e gratuita, a capela Dulcinea tem o calendário lotado. Opções em setembro e outubro eram escassas. Entre sexta-feira à noite e domingo de manhã escolhemos o domingo. As fotos ficaram super bonitas por causa da luz natural. Não choveu no dia, que sorte. Os convidados também se empolgaram com a paisagem e o dia ensolarado para tirar suas fotos.

Juiz de paz: Procuramos e encontramos a nossa juíza de paz no website The Knot. Custou $150. Ela foi muito atenciosa, tomou notas, conversou bastante, mandou questionários individuais. Escrevemos os nossos votos e depois fizemos alterações. Ela também se mostrou flexível quando pedimos para fazer algumas modificações.

Recepção: Escolhemos um restaurante italiano, que já conhecíamos, próximo da capela. Essa foi a parte mais cara, o almoço custou $2.400 incluindo vinho, cerveja, refrigerante, aperitivos, entradas, prato principal e sobremesa. Os convidados foram servidos.

A decoração personalizada: Como trabalho de casa, o meu horário é flexível. Assisti a muitos vídeos no YouTube e aprendi a fazer os arranjos florais. Mais próximo do dia, minha amiga Suzi e minha mãe me ajudaram com as flores. Comprei presentinhos para as madrinhas e lembrancinhas para convidados online. Usei o tema diversidade porque havia 7 nacionalidades diferentes entre os convidados. Colocamos bandeirinhas em uma área para fotos Polaroid. O convidado pegava sua bandeirinha e depois pregava a foto no quadro. Com essa parte gastei aproximadamente $500 para comprar todos os acessórios para decoração e lembrancinhas. As flores foram caras mas saiu muito mais baratas que comprá-las da floricultura. Usamos lírios, flores campestres e hortênsias azuis e brancas, custou $280, do Costco. Comprei também do Central Market, $65. Comprei também $26 de callas para meu buquê. Fiz o meu, os das três bridesmaid (madrinhas) e a lapela do noivo.

Acervo pessoal. Multicultural.

Cabelo e maquiagem: Em vez de contratar um profissional experiente do mercado aproveitei a oportunidade para ajudar uma amiga que estava começando o seu salão de casa. Ela nunca tinha tinha preparado uma noiva antes. Botei fé e valeu a pena. Ela fez dois ensaios para ver exatamente o que eu queria e cronometrar o tempo. Deu certo. Ela também maquiou e fez o cabelo de minha mãe. Nós duas por $250.

Cerimonialista: Reconheço o papel importante dessas profissionais, mas sou ousada e apostei no meu senso de organização. Chamei três amigos que estavam precisando de um dinheiro extra e formei uma equipe. Uma amiga ficou encarregada de decorar a capela, outra cuidou do restaurante e meu amigo fez a parte logística, distribuindo os itens de decoração. Criei um cronograma para cada um deles e paguei aproximadamente $200 para cada um.

Nem tudo saiu perfeitamente mas vários convidados falam e usam nosso casamento como referência. Obviamente aqueles que querem algo pequeno. Foi uma aventura sem preço. Vale a pena ser criativo e buscar as alternativas na sua região. Se você estiver planejando o seu casamento espero que essas dicas ajudem e que você curta a sua jornada.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.