BrasileirasPeloMundo.com
Grécia Turismo Pelo Mundo

Dicas práticas para a sua primeira viagem à Grécia

Você está planejando viajar para a Grécia pela primeira vez? Já pensa na emoção de navegar pelas ilhas gregas, explorar a emblemática Acrópole de Atenas e conhecer Olímpia: origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade? Imagina que ouvirá muitas pessoas falando grego e sonha com o sabor das receitas e vinhos tradicionais? Idealiza que precisará programar mais retornos de tão especial que é esse destino? Asseguro a você que este é apenas o início do fascínio que esse país nos causa.

Os atrativos são tantos que para aproveitar melhor é preciso identificar o estilo de sua viagem e quanto tempo você terá. Assim, saberá o que priorizar.

O que visitar

Além da milenar, moderna e imprescindível capital Atenas, a outra grande preferência dos turistas é pelas ilhas, que por serem inúmeras, a melhor forma de conhecê-las é separando-as por arquipélagos. Dentre as mais clássicas estão: Santorini e Mykonos, nas Cíclades; Creta e Rhodos, no Dodecaneso; Corfu e Zakynthos, nas Jônicas.

Se a pretensão de suas férias estiver no âmbito cultural, tendo Atenas como base de partida, há uma série de “joias escondidas” na região do Peloponeso: Micenas, Epidavros, Nafplion, Olímpia e Monemvasia.

Em um cruzeiro pelas ilhas do Argosarônico, você visitará: Egina, Poros, Spetses e Hydra.

Querendo complementar sua estada com uma excursão de meio dia, inclua um passeio ao Cabo Sounio e aprecie as ruínas do templo de Poseidon. Visitando a histórica cidade de Marathona, ficará onde gregos venceram os persas na batalha de Marathona 490 a.C. Fidípides correu para Atenas, para falar a vitória e após anunciá-la, caiu morto. Dando origem à corrida de Marathon.

Delphi (Delfos) e Meteora são Patrimônio Mundial da UNESCO. O sítio arqueológico de Delfos é um dos mais famosos da Grécia. E em Meteora, você se surpreenderá com os seis incríveis mosteiros construídos no topo das rochas, que possuem entre 305 e 549 metros de altura.

Quando ir

Com estações do ano bem definidas, os meses mais turísticos da Grécia vão de maio até outubro. O inverno acontece de dezembro a março, período de baixa estação em que algumas ilhas ficam praticamente desertas, retomando o fluxo ao final de março, início da primavera, que vai até junho quando começa a alta estação. O verão é o período mais esperado do ano, com duração até setembro. Agosto é o ápice da alta temporada, com preços altíssimos e super lotação. Já no outono, de setembro a dezembro, há a retomada da baixa estação.

P1030702 - Αντίγραφοa

A multidão de visitantes em Oia, Santorini, durante o verão

P1010899 - Αντίγραφοaa

Praia de Mátala, Creta do Sul

Como chegar

Não existem vôos diretos do Brasil para a Grécia. Haverá conexão em alguma cidade da Europa.

Documentação necessária

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Grécia em viagens de até 90 dias. Porém, a validade do passaporte deve ser superior a 3 meses, conforme o Portal Consular. Mantenha passagens de ida e volta, comprovantes de hospedagem e de renda, além dos seguros solicitados. Por precaução, consulte o consulado para maiores informações e eventuais atualizações.  

Como se deslocar

Em Atenas, utilize o metrô para percorrer longas distâncias, pode ser uma boa alternativa, pois a qualidade do transporte é excelente, além do baixo custo. A cidade também é bem servida de ônibus, bondes e frotas de táxi.

Para transitar entre as ilhas há o Highspeed (embarcações rápidas) e ferry boats (barcas). As mais turísticas possuem aeroporto com vôos diários durante a alta estação.

P1030930 - Αντίγραφοbpm

Moeda

Euro

Idioma

Grego. Devido ao fato de ser um destino bastante turístico, muitas pessoas também falam inglês, principalmente os mais jovens.

Fuso horário

A diferença é de +4 a +6 horas em relação ao horário de Brasília.

Horário comercial

Inicia às 8:30 e vai até às 20h ou 21h. Algumas empresas, no entanto, fecham no intervalo das 14h às 17h. Isso ocorre de segunda à sexta. Sábado das 8:30 às 15h.

Bancos e órgãos públicos funcionam das 9h às 15h, de segunda à sexta, exceto feriados.

Nas ruas centrais da cidade as lojas de artesanatos, itens turísticos, restaurantes e cafeterias abrem de domingo a domingo.

Costumes

Os gregos são prestativos, caso precise de informações, não tenha receio em perguntar. Eles gostam quando os turistas tentam falar algumas palavras em grego, mostrando respeito pela cultura local. Alguns termos básicos:

  • Bom dia: Kaliméra – Boa tarde: Kalispéra – Boa noite: Kalinirta
  • Obrigada: Efharistô  – Por favor: Parakalô
  • Sim: Né – Não: Ohxi
  • Esquerda: Aristerá  – Direita: Deksiá
  • Longe: Makriá – Perto: Kodá
  • Sou brasileira: Ime vraziliana

Cuidado! Quando atravessar as ruas tenha atenção, pois eles dirigem muito rápido.

Culinária

Cada região possui seus pratos típicos. No geral, a gastronomia grega é baseada principalmente em receitas feitas com carne, vegetais, peixes e frutos do mar, regados à muito azeite e temperos com ervas. Há um rico consumo de saladas, queijo, iogurte, frutas e pães. A carne de carneiro é uma das mais apreciadas. Os vinhos locais são de excelente qualidade e os preços variam conforme a marca.

Segurança

A pesar da crise econômica e de algumas manifestações que já ocorreram, a Grécia continua sendo um país seguro. Mas nas grandes cidades, aconselho que evitem andar sozinhos durante a noite por ruas não movimentadas.

Telefones úteis

Desejo que você realize o sonho de visitar a Grécia o quanto antes! Se quiser compartilhar como foi a sua viagem é só postar nos comentários. Será maravilhoso saber da sua experiência aqui!

Related posts

Por que conhecer a Campanha?

Ana Patricia da Silva

Saudades da Grécia

Clarissa Gaiarsa

10 Pontos Turísticos (Imperdíveis) no Mississippi

Mariana Carvalho

34 comentários

Renata Santos Fevereiro 11, 2016 at 2:02 pm

Adorei o texto, Amanda. Ótimas dicas!
Como é a Grécia, de um modo geral, como destino para mulheres que viajam sozinhas? Você recomenda? Alguma outra orientação especial além de não andar sozinha em ruas não movimentadas, como você mencionou no texto?
Tenho muita vontade de conhecer a Grécia em breve.
Abraços.

Resposta
Amanda Fontenele Fevereiro 11, 2016 at 6:28 pm

Olá Renata, obrigada por ter lido o texto e por deixar o seu comentário! Então, a Grécia é um país seguro, dá para viajar sozinha, inclusive conheço pessoas que já fizeram isso, é bem tranquilo. Os gregos são bastante receptivos. Como mencionei, por precaução, é melhor evitar ruas desertas durante a noite e principalmente nas grandes cidades. Outra dúvida doe alguns viajantes e cena que ficou marcada no verão passado, foi sobre as manifestações por conta da situação econômica, mas são protestos que acontecem entre os moradores, não prejudicam aos turistas, porém é melhor manter distância.
Desejo muito que consiga vir. Você gostará tanto que desejará retornar. (risos) No meu blog tem mais dicas e você já pode ir se “familiarizando” com esse país tão lindo! Abraços, Amanda Fontenele

Resposta
Fatima Janeiro 5, 2018 at 5:11 pm

Olá , Amanda ! Adorei suas dicas . Estarei indo para Grécia em junho 2018 com meu marido e gostaria de saber se vc poderia fazer um roteiro para nós . Vc trabalhar como guia local para brasileiros ?
Pretendemos chegar em Atenas por volta do dia 24 de junho e a princípio , gostraiamos de conhecer Atenas, Mikonos e Santorini .agaurdo seu retorno

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 6, 2018 at 7:48 pm

Olá Fátima,
A Amanda Fontenele parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Liliane Fevereiro 11, 2016 at 7:59 pm

Olá Amanda,

Tudo bem?

Também sou colunista do BPM e sempre que posso, leio as publicações das nossas colegas.

Coincidentemente vou para Grécia este ano (já comprei às passagens) e claro, estou super feliz 🙂 Seu texto além de ser muito bom me caiu como uma luva, adorei as dicas!

Obrigada!

Bjs,

Liliane Oliveira

Resposta
Liliane Fevereiro 12, 2016 at 11:21 am

Olá Amanda,
Tudo bem?
Também sou colunista do BPM e sempre que posso, leio aos textos publicados por aqui.
Coincidentemente este ano farei minha primeira viagem para Grécia e seu texto me caiu como uma luva 🙂
Adorei!
Parabéns e muito obrigada pelas dicas.
Bjs,
Liliane Oliveira

Resposta
Amanda Fontenele Fevereiro 13, 2016 at 12:36 pm

Olá Liliane, tudo ótimo e com você?
Obrigadão por ter lido o meu texto e por esse comentário maravilhoso, falando que está vindo para a Grécia. Você amar passar férias aqui!
Moro em Heraklion, Creta, se tiver no seu roteiro, avise e combinamos de nos encontrar.
Beijos, Amanda Fontenele

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 16, 2016 at 10:00 pm

Olá Amanda!

Ainda estou elaborando meu roteiro, mas se der para dar uma passadinha por aí, te mando uma mensagem, tá?

Muito obrigada!

Bjs,

Liliane

Resposta
Amanda Fontenele Fevereiro 18, 2016 at 5:16 pm

Liliane, se precisar de alguma dica…é só falar! beijos, Amanda Fontenele

Resposta
Dicas para a sua primeira viagem à Grécia | A Grécia do seu jeito Fevereiro 13, 2016 at 1:27 pm

[…] Texto original publicado no blog Brasileiras Pelo Mundo […]

Resposta
Gabriela Março 9, 2016 at 2:38 pm

Olá Amanda! Eu estou planejando visitar a Grécia e sei que nós brasileiros podemos ficar até 90 dias sem a necessidade de visto. No entanto, me informaram que existe uma maneira de solicitar a extensão do visto para um prazo adicional de 90 dias (ou seja, autorizam a permanência 180 seguidos ao todo). Eu liguei no consulado e eles confirmaram esta possibilidade mas não deram informações mais precisas sobre a viabilidade deste pedido. Você sabe se este pedido é concecido com frequência sem grandes conflitos? Eles pedem alguma documentação adicional? Muito obrigada!!

Resposta
Amanda Fontenele Março 14, 2016 at 8:27 pm

Olá Gabriela, pode 90 dias, para mais, solicitará quando aqui. Mas é melhor você entrar em contato com o Itamaraty, para ter certeza de como proceder, veja nesse link: (http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10464&Itemid=132&lang=pt-BR). Boa sorte!

Resposta
Regina Rezende Março 14, 2016 at 10:36 pm

Oi Amanda , tudo bem ?
Adorei o seu texto . Muito legal…pena que não li antes de viajar pra Grécia.
Estive em Atenas e na ilha Iós , perto de Santorini.
Gostei muito da alegria e da hospitalidade dos gregos…
Me encontrei com meu professor de grego Dimitris , que mora em Atenas e ele nos deu algumas dicas valiosas , mas ficamos apenas 2 dias em Atenas . Gostaria de ter ficado mais , pra conhecer melhor , e ficamos uma semana em Iós …
Quero voltar pra Grécia , porque ainda tenho muita coisa pra ver.
Muito obrigada por suas dicas . Viajei , lendo seu texto. Um abração
Regina Rezende

Resposta
Amanda Fontenele Março 15, 2016 at 11:35 am

Olá Regina, comigo tudo ótimo, desejo que com você também! Que notícia maravilhosa saber que esteve aqui e que voltou apaixonada por essa Grécia, que realmente nos causa esse encanto e a sensação de que sempre há algo novo e incrível, para se visitar. Ainda não estive em Ios, mas deve ser linda. Em uma semana na ilha, você deve ter aproveitado bastante. Moro em Creta e a ilha é bem diversificada. Que você consiga retornar! Um abração e obrigada por ter lido o meu texto! Amanda Fontenele

Resposta
Cassio Fontenelle Julho 11, 2016 at 1:13 am

Olá Amanda! Parabens pelo blog. Outra coisa: sera que somos parentes? Nasci em Fortaleza e mora em BH, sou Cássio Fontenelle..quem sabe, rs.
Bom, estou pensando em comemorar 15 anos de casado ano que vem (talvez maio?) com uma curta viagem a Grecia com minha esposa.
Estou pensando num roteiro curto, tipo 3 noites em Atenas, 3 em Santorini e 3 em Mikonos. Gostariamos de ficar em bons hoteis (nada de luxo, mas limpos e bem localizados), pois gostamos de ir a restaurantes e barzinhos. Por isto, pensamos em hoteis proximos aos lugares com vida noturna, pois assim podemos circular a pe, sem correr grandes riscos. Por exemplo, nos disseram que Plakas, em Atenas, seria um bom lugar.
O que acha deste primeiro roteiro? Conhece hoteis para indicar com essas caracteristicas?
Obrigado,

Cassio

Resposta
Wemerson Outubro 13, 2016 at 7:15 pm

Olá Amanda,

Li o seu depoimento e as dicas dadas, foi de grande importância, meu nome e Wemerson e vou para a Grécia ano que vem, em lua de mel com a minga atual noiva, já olhamos pacotes de viagens, com guias que levam para alguma das principais atrações turísticas, mais 50% do tempo podemos desfrutar o como acharmos melhor, mas temos um grande medo pois não sabemos falar inglês e muito menos grego, você acha que e possível se virar? Visando que temos a tecnologia para nos ajudar e tudo, ou acha que é um pouco complicado?

Muito obrigado.

E aguardo ansioso por sua opinião.

Resposta
Mailda Fevereiro 8, 2017 at 2:22 am

Olá Amanda…
Tenho a pretensão de conhecer a Grécia este ano..e também quero aproveitar e conhecer outros lugares pela Europa. Li seu texto e gostei muito…suas dicas me entusiasmaram mais ainda…?

Resposta
Isa Fevereiro 9, 2017 at 1:45 pm

Olá! Penso em ir à Grécia com minha família. Você recomendaria levar as crianças? ( 8 anos e 1 ano). Se sim, quais ilhas sugere? Queria muito Mykonos e Santorini.

Resposta
luciana Março 16, 2017 at 11:36 am

Bom Dia,
gostei muito das suas colocações sobre a Grecia.
Estou pensando em ir no mes de julho( sei que nao e o melhor mes devido a alta temporada, mas sao minhas ferias). eu irei com mais 4 pessoas( uma idosa de 70 anos super ativa ).Gostaria de saber se voce conhece alguma empresa ou free brasileiro que faca o tour em Atenas e passeios nas Ilhas( Mikonos e Santorini).
E se e facil ir de Paris para Grecia.
Obrigada.

Resposta
Cleber Barros Abril 14, 2017 at 12:29 pm

Bom dia.
Adorei suas informações, no ano passado fizemos Atenas, Mykonos, Santorini e Milos, agora em Junho vamos conhecer as Jônicas e decidimos ir de carro a partir de Atenas, vamos primeiro para Lefkada e voltamos por Zakynthos, tem alguma coisa legal no caminho, que valha a pena um pit stop, desde já obrigado.

Resposta
cristina leite de camargo Abril 20, 2017 at 6:48 pm

Estou procurando Empresas (sites) que alugam quadriciclo nas cidades de Milos, Santorini, Mykonos, Zakynthos e Cefalônia ( Kefalônia) e está muito difícil. Quero alugar antes de chegar lá…. Alguém tem alguma dica?

Resposta
Maurício Guedes Abril 27, 2017 at 1:12 pm

Olá Amanda!!
Gostei das dicas! Viajarei na próxima semana para 5 dias na Grécia. Pretendo alugar carro…Há alguma dica em especial?

Um abraço
Mauricio Guedes

Resposta
[email protected] Julho 3, 2017 at 1:58 am

Olá Amanda !
Gostei muito das suas dicas acima …. Estou querendo passar o meu aniversário de casamento com a minha esposa em Atenas … Gostaria, se possível, que vc me indicasse um hotel simples não muito badalado … Prefiro algo mais modesto para que possamos usufruir de outros atrativos mais importantes … Estou querendo ir no dia 29 deste mês e voltar dia 2 de agosto…. Outra coisa, vc é guia turística? Se for, Como é o seu trabalho? Valor? Se não for, Existe algum brasileiro que faz esse serviço aí? O meu inglês é muito ruim …. Qual o passeio que vc indica pro casal? Existe algum pacote com alguns passeios? Pode ser comprado pela internet? É mais em conta ou o guia pode dar as dicas e fazer tudo quando chegar aí? Qual a distância do aeroporto para o hotel? Qual o aeroporto?
Obrigado !
Carlos

Resposta
ISABEL C B L BRUNETTI Setembro 3, 2017 at 11:10 pm

Olá Amanda, parabens pelas dicas. Mas minha filha insiste em conhecer Mykonos no inverno. Seria em janeiro de 2018. Será que ela vai gostar? realmente a ilha fica deserta? ou apenas menos movimentada? Precisarei de guia na Grécia, tem alguem para indicar? aguardo sua resposta. Isabel

Resposta
Pamela Setembro 23, 2017 at 1:27 pm

Ola ,
Após ter algumas aulas sobre a Grécia , me apaixonei!
Como não gosto muito de viajar prefiro passeios culturais , passeio como ir para o Estados Unidos não me apetecem . Já para Roma , Grécia ….nossa que vontade!!
Gostei muito das sua dicas . Gostaria de saber se é possível passear sem falar inglês , menos ainda Grego.
Obrigada Amanda!
Att ,
Pamela

Resposta
EMERSON Setembro 26, 2017 at 8:39 pm

OLÁ AMANDA…OTIMAS DICA, MAS AINDA TENHO UMA DÚVIDA…IR DE NAVIO P GRÉCIA TEM AQUELA QUESTÃO DO HORÁRIO DE VOLTAR AO NAVIO À NOITE. MINHA PERGUNTA É O SEGUINTE: A NOITE NA GRÉCIA É LEGAL? MELHOR FICAR NUM HOTEL E CURTIR A NOITE TB? E FAZER AS VISITAS NAS ILHAS DE DIA COM BARCO?

Resposta
Cristiane Novembro 1, 2017 at 5:57 pm

Olá Amanda.☀️?
Adorei suas dicas, estarei indo para Grécia em Setembro, gostaria de uma ajuda.Vc teria algum guia brasileiro para indicar?
Grata.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 2, 2017 at 12:48 pm

Olá Cristiane!
A Amanda Fontenele parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Claudia Rejane do Nascimento Valim Janeiro 24, 2018 at 4:36 pm

Olá Liliane!
Estou procurando guias ou dicas para me ajudar a conhecer Mykonos, SANTORINI, RHODES; ´por causa das travessias das ilhas, que fiquei sabendo que na alta temporada (julho),já são reservadas por grupos. é difícil, fazer isso sozinha, sem a ajuda de um guia?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 24, 2018 at 4:50 pm

Olá Claudia,
A Amanda Fontenele parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país. Porém, sugiro que você entre em contato com outra colunista chamada Clarissa Gaiarsa que morou na Grécia por um tempo e talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Tirza Janeiro 31, 2018 at 1:34 am

Parabéns pelas dicas! Você sabe me dizer se é possível curtir as praias na segunda quinzena de outubro?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 31, 2018 at 1:46 pm

Olá Tirza,
A Amanda Fontenele parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista, chamada Clarissa Gaiarsa que morou na Grécia e talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Eduardo Brandão Agosto 19, 2018 at 9:02 pm

Boa tarde Amanda, tudo bem. Venho parabenizar pelas dicas, realmente são excelentes. Estou planejando um viagem com a Esposa e filho (11 anos). Teria dicas de hospedagens de hoteis, flats……e um roteiro com lugares mais visitados.

Desde já agradeço,
Eduardo Brandão

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 20, 2018 at 1:31 pm

Olá Eduardo,
A Amanda Fontenele parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Grécia chamada Marina Lemgruber que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação