A primavera na Grécia (Anoixi, em grego) é uma das estações mais esperadas. Com ela, novamente o mar fica azul, nas árvores desfolhadas começam a brotar flores, aos poucos os casacos vão sendo substituídos por blusas, as vitrines ficam repletas de estampas, os turistas vão chegando, os cafés retomam o movimento, o barulho das crianças nas praças e o canto dos pássaros vão tonalizando e moldando a autêntica Grécia.
É o período ideal para quem prioriza visitas a lugares históricos, museus, exposições, curte caminhadas e adora conhecer as iguarias regionais. É também economicamente atraente por ser baixa temporada, barateando os custos da viagem e sem o calor intenso do verão.
Beco da cidade antiga do Rethymno
Ela ocorre entre os meses de março e junho, com temperaturas entre 15°C e 25°C, tendência a chuvas rápidas e tempo nublado – principalmente em março -, há chances de um dia amanhecer chuvoso e o próximo ficar ensolarado, com o típico céu azul, extremamente convidativo para atividades ao ar livre e para curtir a diversidade das flores nas estradas, campos, jardins e varandas das casas; cenários super inesquecíveis.
Até o início do mês de junho a água do mar ainda é bem fria, mas mesmo não aproveitando os banhos na praia, a ótima notícia é que as opções de passeios nas cidades e ilhas já estão em pleno funcionamento. Uma boa oportunidade para o visitante se sentir igual a um morador, experimentando da calmaria das pequenas ilhas e dos vilarejos, sem o enorme fluxo de turistas da alta estação.
No dia 25 de março, início da primavera, há duas grandes comemorações: o aniversário da Revolução Grega, celebrado com desfiles tradicionais em todo o país – os maiores acontecem em Atenas e Thessaloniki -, e o feriado da Anunciação do Anjo à Virgem Maria.
Desfile do aniversário da Revolução Grega
A Páscoa ortoxoda normalmente é festejada no mês de abril, com cerca de uma semana de diferença da católica. Esse evento, que é bastante comemorado, inclusive mais do que o Natal, com muita religiosidade e tradicionalismo, é uma experiência única. Ovos pintados de vermelho, velas decoradas, fogos de artifícios e cardápios exclusivos são características desse período. O feriado que inicia na Sexta-Feira Santa perdura até a segunda-feira da outra semana, conhecida como Segunda-Feira de Páscoa. Se você estiver por aqui, fique atento aos horários de funcionamento dos estabelecimentos, sítios arqueológicos e museus.
Nos lugarejos e ilhas as festividades são mais intensas, podendo ter até tiros para o alto. Na ilha de Kerkyra (Corfu), costumam arremessar grandes vasos pela janela, enquanto na ilha de Chios, a queima de fogos de artifício demora vários minutos. O prato mais consumido no Domingo de Páscoa é a carne de cordeiro, não deixe de provar essa especialidade grega!
No primeiro dia de maio, a programação clássica é sair para se reunir com amigos e familiares, além da colheita de flores no campo, para o preparo de pequenas coroas que serão utilizadas na porta da casa.
Na segunda quinzena do mês, as temperaturas ficam mais elevadas e há quem se arrisque aos banhos frios, ou frequente a praia apenas para relaxar. Tendo um pouco de sorte é possível aproveitar os últimos dias de maio e começo de junho, com temperaturas semelhantes aos dias de verão, por preços de primavera.
E por ser uma época de temperaturas amenas, dentre as peças indispensáveis para o vestuário estão: jeans, casaco, jaqueta, sweater, cachecol, meia-calça, sapato, tênis, sapatilhas, rasteirinhas e vestidinhos.
Então, ficou imaginando o quão adorável é percorrer a Grécia em meio aos variados tons e temperaturas amenas da primavera? Abraços e até a próxima!
2 Comments
Que ruazinhas deliciosas, tão tranquilas. As comidas servidas no mediterrâneo são maravilhosas e super saudáveis. Amo países como Grécia, Portugal e Itália.
Olá Amanda,
Irei com minha família no início de maio para Atenas e algumas ilhas. Estou com muita dificuldade em fazer as malas?
Devo levar de roupas de frio à roupas de calor?!?!?!?
Bjus