BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Estudando Pelo Mundo

Diferenças entre as escolas espanholas

Todos os pais buscam a melhor escola para mandar seus filhos de acordo com as suas possibilidades financeiras. Para as pessoas que estão chegando à Espanha é importante saber que aqui temos três tipos diferentes de escolas: públicas, concertadas e particulares.

Apesar de terem algo semelhante entre elas, como os horários, as diferenças estão nos custos e como são gerenciadas.

• As escolas públicas. São construídas, administradas e financiadas pelo governo. Tem desde 4 meses de idade (guarderías) até entrar na universidade (primária, secundária e Bachillerato). Algumas também dão cursos de formação (Formación profesional).

Para conseguir uma vaga, os pais têm que solicitar antes através de um formulário. De acordo com a pontuação (se mora perto, se tem irmãos que já estudam na mesma escola, se algum dos pais trabalham na escola, etc.) você pode fazer a matrícula ou eles te encaminham a outra escola.

O horário das creches geralmente são das 9h até às 17h e as escolas são das 9h até às 14h. Muitas oferecem um serviço ampliado de horário. Os pais que necessitam, podem deixar seus filhos antes do horário de aula e/ou depois com almoço, com atividades extra-escolares, serviço pago à parte.

Nas escolas públicas da Espanha os pais pagam o material escolar e, em algumas, é obrigatório o uso de uniforme. Dependendo do Estado, as famílias recebem uma ajuda financeira.

As escolas concertadas. São construídas e administradas particularmente, mas são financiadas uma parte pelo governo e outra pelos pais através das mensalidades.

Este tipo de escola tem uma certa liberdade para administrar, sendo o governo que limita quantos grupos podem formar, quantos alunos por sala podem ter, datas e quem pode se matricular. Utilizam os mesmos critérios para entrar em uma escola pública.

Enquanto nos colégios públicos os alunos têm 5 horas diárias, em uma escola concertada têm 6 horas de atividades (nesta hora eles podem incluir aula de natação, teatro, mais horas de inglês ou outro idioma, etc.). O horário para as crianças de 3 a 11 anos é quase sempre das 9h às 13h15 e das 15h às 16h45. As crianças recebem o almoço na própria escola (pago junto com a mensalidade) ou os pais tem a opção de levar seus filhos para casa e trazê-los depois. Na hora do almoço e depois das 17h, as escolas oferecem atividades esportivas ou culturais. Na escola dos meus filhos existe uma grande variedade de atividades como ballet, judô, voleibol, futebol, piano, pintura, alemão, natação. É uma comodidade e também uma boa opção para os pais que não chegam a tempo para buscar seus filhos. Já o horário para os mais velhos, em algumas escolas, são diferentes: começam às 8h10 e voltam a casa às 14h30.

Em quase todas as escolas concertadas as crianças usam obrigatoriamente o uniforme (“chandal” – agasalho e tênis) como também o uniforme “social”, que é calça, camisa polo, sapato e jersey para os meninos e saia, meia calça, sapatos, camisa polo e jersey para as meninas.

As escolas particulares.  São construídas, administradas e financiadas particularmente. Existem poucas escolas totalmente particulares na Espanha. Estas têm que seguir o mesmo currículo geral que as outras escolas. A diferença é que são elas que decidem quem pode se matricular, quantos grupos podem existir, etc. Já o número de crianças, datas de início e fim do ano letivo são determinados pelo governo. As particulares quase sempre são as que mais dispõem horas de inglês no currículo e a maior parte são escolas americanas/inglesas. A mensalidade é bem mais cara, e muitas não divulgam seus preços até que os pais visitem o colégio.

Nos colégios particulares 99% das crianças usam obrigatoriamente o uniforme, o funcionamento e os horários são bem parecidos com as escolas concertadas.

Já sobre as etapas, são todos iguais. As crianças começam na creche (guarderías), passam o 3.º , 4.º e 5.º anos no ciclo infantil. Com 6 anos entram na escola primária, onde vão permanecer do 1.º até o 6.º ano primário. Com 12 anos começam a secundária, nesta etapa são 4 anos. Por último, dos 16 aos 18 anos, cursam o Bachillerato. Estes dois anos antes da universidade, os jovens já vão se preparando para a área que pretendem estudar. Existem três tipos diferentes de Bachillerato: Arte, Ciência e Tecnologia e Humanas.

Meus filhos, como nasceram na Espanha, não tiveram nenhum problema de adaptação, muito menos com papéis, já que eles têm dupla nacionalidade. Já para os brasileiros que estão chegando é bem importante saber como é todo o processo para convalidar os estudos antes de chegarem aqui.

Mais informação podem acessar os seguintes sites:

Don Quijote

Just Landed

Mecd

Related posts

Natal nos povoados mais bonitos da Espanha

Camile Wyatt

Qualidade de Vida em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

Onde Estudar na Nova Zelândia

Catherine de Souza Nogueira

15 comentários

gabriela scur almudi Maio 3, 2017 at 9:05 pm

Olá Melissa, muito bom seu post. Uma dúvida, se tenho 2 filhos, um de 4 e 6 anos significa que ficariam em escolas diferentes? Como se chama o tipo de escola para 4 e 6 anos, respectivamente. Seria ed. infantil e primária? obrigada!

Resposta
Melissa Maio 15, 2017 at 8:07 pm

Ola, teus filhos podem estudar na mesma escola. Nao importa se é pública, concertada ou particular. O de quatro anos vai estar na etapa infantil e o de seis em primaria. Melissa

Resposta
Tania Manickchand Maio 26, 2017 at 3:52 pm

Oi Melissa. Obgda pelo post. Vc me indica alguma escola Nao tradicional para a secundaria e bachillerato? Minha filha tem 12 anos/acaba 6 ano em 2017 e estudar em escola Waldorf, mas achei apenas 2 e nenhuma oferece secundaria em Valencia.
Talvez alguma boa escola “concerada” possa ser uma opcao. Obgda

Resposta
Melissa Agosto 19, 2017 at 5:30 pm

Ola Tania. Demorei para responder porque estava perguntando a algumas amigas que moram por Valencia. Mas infelizmente não conhecem nenhuma para indicar.

Resposta
Mariana Bouzas Junho 3, 2018 at 3:08 pm

Olá, Melissa! Quanto custa em media a mensalidade de uma escola concertada? Penso em irmos morar na Espanha e estou pesquisando. Grata, Mariana

Resposta
Melissa Dobrezanski Agosto 2, 2018 at 9:03 am

Olá ! Em media uns 250 a 400 euros mensal. Todo depende dos serviços contratados, como comedor e programa extracurriculares oferecidos por cada colégio.

Resposta
Jean Masculino silva Julho 12, 2018 at 2:18 am

Olá Melissa tenho um filho deficiente físico como você vê a adaptação e tratamento para com essas pessoas?

Resposta
Melissa Dobrezanski Julho 13, 2018 at 6:05 pm

Olá Jean, vejo que aqui existe menos discriminação. As pessoas respeitam mais, não importa o tipo de deficiencia. O único problema que vejo que muitos lugares não estão adaptados para certos tipo de deficiencia, principalmente quanto é locomoção.

Resposta
Ana Paula da Costa Ozório Agosto 1, 2018 at 5:11 pm

bela pergunta, essa é minha preocupaçao, estou indo em outubro para Malaga, e essa minha duvida, pq sabrina ta com 7 anos…. e ama estudar

Resposta
Adriana Janeiro 28, 2019 at 12:57 pm

Olá Melissa,
Saberia me informar o valor de escola concertada em Barcelona?
Obrigada!
Adriana

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 28, 2019 at 11:32 pm

Olá Adriana,
A Melissa Dobrezanski parou de colaborar conosco, por isso, sugerimos que você acesse o site https://www.brasileirinhospelomundo.com/ e mande mensagem para colunistas que moram na Espanha para verificar se alguma delas possam te ajudar com a informação que você procura.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
meire Agosto 19, 2019 at 12:14 pm

Bom dia,
O meu filho tem 15 anos e estar terminando o primeiro ano do Ensino Médio e irá morar na Espanha com a familia dos meus amigos.
Em 2020 ele deverá entrar no segundo ano do Ensino Médio, ele fará 16 anos somente em Agosto.
Qual autorização ele deverá ter para poder morar com eles e com quanto tempo de antecedência, precisaremos fazer a inscrição dele na escola pública? Eu posso fazer pela internet?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 23, 2019 at 1:07 pm

Olá Meire,
A Melissa Dobrezanski, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
meire Agosto 19, 2019 at 12:16 pm

Bom dia,
O meu filho tem 15 anos e estar terminando o primeiro ano do Ensino Médio e irá morar na Espanha com a familia dos meus amigos.
Em 2020 ele deverá entrar no segundo ano do Ensino Médio, ele fará 16 anos somente em Agosto.
Qual autorização ele deverá ter para poder morar com eles e com quanto tempo de antecedência, precisaremos fazer a inscrição dele na escola pública? Eu posso fazer pela internet?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 21, 2019 at 3:09 pm

Olá Meire,
A Melissa Dobrezanski, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação