BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas Espanha

Empresária brasileira em Madri

acervo pessoal

Empresária brasileira em Madri.

Há alguns anos fui convidada para um café da manhã com um grupo de brasileiras. Adorei a ideia de conversar durante algumas horas em português e comer comidinhas do Brasil. Só não imaginava que iria provar a melhor coxinha da minha vida! Nesse dia conheci a Edilene e a Renata. Duas mulheres lutadoras que com muito esforço conseguiram, depois de uns anos, abrir uma empresa que se chama Delicias y Sueños Catering.
Desde esse dia, nunca mais faltou no meu freezer salgadinhos congelados.

Quem vive fora sabe muito bem como é maravilhoso comer nossa comida e não importa quantos anos passem, eu sempre tenho muita vontade!!
Aqui na Espanha já existem lojas especializadas em produtos brasileiros. Em algumas prateleiras de grandes supermercados também tem algumas coisas. Ha também restaurantes e bares que lembram nosso país, mas comida feita com tanta dedicação eu fico com as delas !
Por isso resolvi fazer esta entrevista com a Edilene Andrade que é sócia da cozinheira Renata Andrade. Juntas, elas são empresárias em Madri.

BPM: Como tudo começou?
Edilene: Conheci a Renata no ano de 2007, morava próximo a sua casa e começamos uma grande amizade. Foi quando eu pude ver que ela cozinhava muito bem, não só comida
espanhola como também comida e salgados brasileiros. Então comecei a incentivá-la a cozinhar para os amigos.
Ela até gostou da ideia mas não sabia como começar, então eu fiz uma lista de produtos no meu computador, algo bem simples, tirei algumas cópias e dei a ela para distribuir para seus amigos. E aos poucos foi dando certo e ela não parava de ter encomendas.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

BPM: Quando realmente vocês decidiram que era momento de abrir a empresa?
Edilene: Chegou um momento que ela já não podia fazer os pedidos em sua cozinha, porque a demanda já era muito grande. E durante esse tempo em que ela cozinhava para os amigos, sempre comentávamos que se algum dia ela abrisse uma empresa, seria eu e ela, sempre conversávamos em tom de brincadeira que ela cozinharia e eu venderia os produtos. Foi então que no ano de 2010, começamos a conversar e amadurecer a ideia, só que aconteceu que ela ficou grávida do seu terceiro filho, então decidimos suspender o projeto e esperar. Fui trabalhar em uma empresa e ela foi se dedicar ao filho.
Entendemos que não era o momento de Deus para abrirmos a empresa.

 

Fonte: acervo pessoal

BPM: Mas então vocês nunca desistiram desse sonho?
Edilene: Não, mesmo sabendo que não era o momento, tínhamos algo dentro de nós que nos dizia que nosso momento chegaria. Foi quando em 2016, quando o filho dela já estava maior, decidimos voltar a conversar sobre o assunto e nosso sonho foi se tornando realidade. Em novembro de 2016 inauguramos, em um local chamado Pedrezuela, a 40 quilômetros de Madri.

BPM: Vocês fazem apenas produtos brasileiros?
Edilene: Não, fazemos outros tipos de comida, inclusive espanhola, mas um dos nossos objetivos é levar para os espanhóis um pouco da nossa gastronomia brasileira e pouco a pouco temos conseguido.

BPM: Que tipo de serviço a empresa pode oferecer?
Edilene: Podemos oferecer muitos serviços. Temos um espaço que alugamos para celebrações particulares e de tempos em tempos abrimos para servir comidas típicas do Brasil onde atendemos apenas com reservas. Fazemos todo tipo de celebrações, comunhões, batismos, aniversários, refeições de família, etc. Temos uma parceira muito importante em nossa empresa, que faz a planificação de eventos e decoração. E temos um projeto chamado Bodas de Ensueño que trata da organização de casamentos.
Nossa estrela é um food truck, com o qual levamos nossos produtos nos eventos da
Serra de Madri. E também alugamos para eventos particulares, enfim, temos um leque de
opções que vai aumentado com o passar do tempo e conforme a necessidade.

Leia também: Como abrir um negócio na Bulgária

BPM: Você falou sobre o food truck, como surgiu essa ideia?
Edilene: A Renata sempre quis levar os salgados brasileiros para as festas que acontecem no verão, foi então que meu esposo começou a pesquisar algo que fosse prático para que pudéssemos montar tudo. Surgiu a oportunidade de compra de uma Caravana e aproveitamos, agora cada verão montamos nas festas das cidades da Serra nosso food truck e o alugamos para festas particulares.

BPM: Quem são os principais clientes? Que tipo de comida brasileira eles mais gostam?
Edilene: Hoje podemos dizer que são 20% latinos, 50% espanhóis e 30% brasileiros.
As coxinhas e o pão de queijo são nossos produtos estrela, e todos os clientes que provam adoram.

BPM: Foi e tem sido fácil seguir adiante com uma empresa de produtos brasileiros em outro país?
Edilene: Claro que não, sempre dizemos que se não fosse Deus em nossas vidas, família e amigos já teríamos desistido de tudo.

BPM: Existiu algum evento que vocês fizeram e que foi especial?
Edilene: Para nós, cada evento que somos convidadas a fazer é um privilégio e tem seu encanto, mas houve um evento que foi muito especial para nós. Foi quando fomos convidados para fazer a FITUR – Feira Internacional de Turismo, levando a gastronomia brasileira no Stand do Brasil. Foi o evento com mais dificuldades que tivemos, mas conseguimos atingir nossa meta e surpreender a todos com a qualidade da nossa comida. Foram cinco dias de eventos e centenas de pessoas que passaram e provaram um pouco da nossa gastronomia. Foi um sucesso, graças a Deus.

Related posts

Visto de estudante na Espanha

Juliana Azevedo Gomes

Estilo da casa típica de Barcelona

Lisa Marie Afonso

Entrevista com a designer de joias, Claudia Lobão

Thais Amaral Tellawi

2 comentários

Patrícia Julho 5, 2018 at 5:23 pm

Boa tarde que legal essa entrevista obrigada Melissa e Edilene e parabéns para as duas. Melissa moro em Curitiba amo o clima e a mescla de capital cima cara De interior. Vc saberia me dizer que Cidade na Espanha apresentaria essas características?

Resposta
Melissa Dobrezanski Julho 13, 2018 at 6:11 pm

Olá Patricia, acho que mais parecido com Curitiba sería algumas cidades na Comunidade de Galicia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação