BrasileirasPeloMundo.com
Dinamarca Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Dinamarca

O inverno está chegando ao fim, e as primeiras notas de primavera vêm se aproximando. A Páscoa tem um pouco essa função de anunciar a chegada da primavera, a renovação da vida e a esperança da volta do sol e das flores. É nesse espírito bucólico que surgem as tradições da Páscoa na Dinamarca.

A celebração da Páscoa teve origem pagã, mas hoje em dia as tradições pagãs se fundiram com as cristãs. No primeiro domingo de lua cheia após a chegada da primavera, cultuava-se a deusa Eostres, símbolo da fertilidade. A festa de celebração da volta do sol e da vida era feita em homenagem a essa deusa e no hemisfério norte, ocorre entre 22 de março e 25 de abril, que é quando o inverno se despede e a primavera tem início com o equinócio de março. O nome da deusa deu origem à palavra ‘Páscoa’ em inglês (Easter) e em alemão (Oster), e também ao hormônio feminino estrogênio. A grafia ‘páscoa’ vem do hebraico, Pessach, que significa ‘passagem, travessia’ – e é essa a simbologia da páscoa: a passagem do frio para o calor, da esterilidade para a vida.

As cores oficiais da Páscoa dinamarquesa são o verde e o amarelo – coincidentemente, as cores do Brasil! Nessa época, as famílias se planejam para passar um tempo juntas, festejando a alegria e a vida.

SAM_1120

Por aqui a Páscoa tem início no Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. Em seguida, as datas que são consideradas dias a se comemorar são a Quinta-Feira da Paixão, a Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia, Domingo de Páscoa e também a Segunda-Feira de Páscoa. Na tradição cristã protestante, a Quinta-Feira da Paixão é quando Jesus lavou os pés dos discípulos e comeu com eles a Santa Ceia, a última refeição que fizeram juntos; é também quando Jesus é traído por Judas e condenado pelos romanos. A Sexta-Feira Santa é o dia da crucificação; no sábado, é o dia do sepultamento e do suicídio de Judas, e domingo, o dia da ressurreição. A segunda-feira (que não é comemorada nos países católicos) representa o encontro de dois dos discípulos com Jesus, e a anunciação de sua ressurreição e eminente ascensão.

SAM_1124

É importante lembrar que a Dinamarca possui como religião oficial o luteranismo e a maioria dos feriados nacionais tem origem cristã, de acordo com as crenças protestantes da Igreja Luterana.

Os símbolos tradicionais pascais são pássaros, cordeiros, flores e ovos, muitos ovos. As flores ‘oficiais’ da Páscoa são o narciso amarelo (daffodil, em inglês) e a campainha de inverno (Galanthus nivalis, conhecida em inglês como snowdrop), além da tulipa roxa e crocus. Essas flores ficaram conhecidas  como flores de Páscoa porque florescem justamente no mês de abril, ou entre março e abril.

SAM_1125

É comum famílias decorarem a casa com essas flores e com passarinhos, ninhos, ovos de porcelana e ovos de galinha esvaziados e pintados com motivos e cores pascais, além dos tradicionais coelhos de Páscoa. O coelho é uma tradição alemã que foi incorporada aos costumes dinamarqueses por volta de 1900.

SAM_1126

Um costume típico e exclusivo da Dinamarca são as gækkebreve, ou cartinhas de charada. Normalmente são as crianças que enviam essas cartas. São na verdade bilhetes com um verso, escritos num papel recortado com motivos florais ou artísticos, e assinados com pontinhos. Cada ponto corresponde a uma letra do nome da pessoa, e quem recebe uma gækkebrev tem que adivinhar quem a enviou. Quem recebe tem 3 chances para tentar adivinhar mas caso não adivinhe, deve se comprometer a dar um ovo de chocolate como presente para quem enviou.

SAM_1129

A tradição no passado era de dar um presente quando não se adivinhava o nome de quem mandou a carta, e o presente podia ser um ovo de Páscoa, um beijo, ou uma festinha. As cartas são delicadas e os versos, graciosos.

Hoje em dia, com a modernidade, é possível enviar gækkebreve até mesmo por e-mail, anonimamente. Há sites especializados para isso. A cartinha se chama assim porque tem que ser entregue junto com uma flor de Páscoa, a campainha de inverno, chamada de vintergæk em dinamarquês.

SAM_1130

E o que se come na Páscoa? A comida oficial é o ovo, símbolo maior da Páscoa. Junto com ele, vem o pato, alguns cortes de porco, frango e cordeiro, também muito tradicional nessa época. Os ovos não podem faltar e são servidos geralmente cozidos. Além de ovos de galinha, o ovo de Páscoa, aquele de chocolate, também é presença obrigatória na mesa dinamarquesa.

Para ler sobre a Páscoa na Dinamarca em inglês visite o site oficial e veja um vídeo ensinando a fazer uma gækkebrev.

God Påske derude!

Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!

Related posts

ETIAS – A nova autorização para entrar na Europa

Mel Barbieri

Comidas de Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

Como abrir um negócio na Dinamarca

Cristiane Leme

6 comentários

Vânia Romão Abril 10, 2014 at 8:56 am

Estou gostando muito de ler sobre a Páscoa na Escandinávia e aprendendo as peculiaridades sobre esse cantinho chamado “nórdico”. Os ovos de chocolate na Suécia são novos por aqui e percebi que a galera ainda não pira muito neles. O que eles gostam mesmo são desses ovos de papelão recheados com as guloseimas. 🙂

Resposta
Cristiane Leme Abril 13, 2014 at 8:13 pm

Vânia, eu não sei como é por aí, mas por aqui as pessoas colocam até outros tipos de presentes no ovo de papel ou de lata. Nós, aqui em casa, por exemplo, vamos fazer um ‘ovo’ com especialidades pro Kaká, o cachorro da minha sogra, hahaha! Tem gente que em vez de chocolates ou doces coloca batom, maquiagem, cremes de cabelo e corpo, enfim, uma infinidade de presentes pequenos que a imaginação mandar. Ainda assim os ovos de chocolate são bem populares por aqui, na páscoa, junto com esses ovinhos de amêndoa ou chocolate e nougat da Anthon Berg que postei na foto. E claro, chocolate com alcaçuz, a paixão dos dinamarqueses!

Resposta
Ana Cristina Kolb Abril 13, 2014 at 3:52 pm

HUmmm adorei esta pascoa dinamarquesa! Muito bom texto querida! To amando descobrir os diferentes rituais de pascia. Feliz pascoa minha querida e aproveite muito pra celebrar com seus amados a chegada tao merecida da linda primavera! Bjus no coração! 🙂

Resposta
Cristiane Leme Abril 14, 2014 at 1:34 pm

Obrigada e feliz páscoa pra você também, linda! Beijos

Resposta
Andrea Feitosa Março 16, 2016 at 12:06 pm

Nossa prima, adorei tantas curiosidades e ideia também…Muito legal
Parabéns

Resposta
Cristiane Leme Março 16, 2016 at 10:54 pm

Obrigada por ler, comentar e compartilhar! Bjs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação