BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Feriados na Holanda

Uma das coisas que a gente se acostuma quando mora no Brasil é ter feriados espalhados praticamente pelo ano todo. Se a gente olhar só pros feriados nacionais, num ano normal contamos com um calendário cheio de pequenas “folgas” em que a gente aproveita pra viajar, visitar a família ou só descansar mesmo.

Mas nem todos os países são “generosos” assim e aqui na Holanda você acaba por passar meses sem lembrar que feriados existem.

Isso porque por aqui o ano está cheio de feriados no primeiro semestre do ano e aí, depois de maio, a próxima folga vai ser no Natal. Isso mesmo, 6 longos mesmo sem um feriadinho pra gente fingir que vai arrumar o armário, mas na verdade passar o dia no Netflix.

E os feriados também diferem bastante dos que temos no Brasil, vamos dar uma olhada neles?

ANO NOVO (01/01)

Como em praticamente o mundo todo, o dia oficial da ressaca é feriado, pra você começar o ano de folga.

CARNAVAL (fevereiro ou março)

Esse tópico é só pra lembrar que não existe Carnanal na Holanda. Pelo menos não do jeito que estamos acostumados no Brasil.

Em algumas regiões, como o sul to país, comemoram o Carnaval de certa forma, mas na região de Amsterdã você não vê uma mísera serpentina pra te lembrar que a galera no Brasil está curtindo uma festa boa.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

PÁSCOA (março ou abril)

A Páscoa aqui também é comemorada de um jeito meio diferente. Além do dia de Páscoa em si, que continua sendo no domingo, em vez do feriado complementar ser na sexta-feira (a famosa sexta-feira santa), ele acontece na segunda-feira seguinte, batizado criativamente de “segunda-feira de Páscoa”.

DIA DO REI (27/04)

Nesse dia os holandeses esquecem que são mais comportados, deixam a dignidade em casa e vão pra rua celebrar o aniversário do rei Willem Alexander. A festa é baseada em usar roupas e/ou adereços com a cor laranja e em consumir quantidades abusivas de álcool.

Como é a celebração do aniversário do rei (ou rainha) atual, essa data pode mudar dependendo do monarca em questão. E é por isso que muitas pessoas ainda se confundem e aparecem pra festa com alguns dias de atraso, dia 30 de abril, que até 2013 era a data da comemoração.

Uma curiosidade: A antiga rainha, Beatrix, apesar de fazer aniversário em janeiro, manteve a celebração em abril (mês do aniversário da sua mãe, a rainha Juliana) porque o clima na Holanda em janeiro não é dos mais amigáveis pra uma festa ao ar livre. Quando ela abdicou em favor do filho, a data se manteve em abril, mas passou do dia 30 para o dia 27, aniversário do atual rei.

O laranja aqui ficou por conta das flores, do batom e do cachecol

DIA DA LIBERTAÇÃO (05/05)

Apesar de acontecerem várias festas nessa data, o 05 de maio só é feriado de 5 em 5 anos, com o próximo acontecendo em 2020.

Ele marca a celebração do final da ocupação nazista na Holanda na Segunda Guerra Mundial.

DIA DA ASCENSÃO (abril ou maio)

Apesar de ser um país onde a religião está em segundo ou terceiro plano na maior parte das regiões, vários dos feriados na Holanda ainda tem cunho cristão.

O Dia da Ascensão, que não é feriado no Brasil, comemora a ascensão de Jesus Cristo ao céu e é comemorado sempre numa quinta-feira.

PENTECOSTES (maio ou junho)

E na sequência contamos com mais um feriado religioso por aqui, comemorando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Como é relacionado com a Páscoa, ele sempre cai num dia específico da semana, a segunda-feira.

SINTERKLAAS (05/12)

Esse dia não é feriado, mas achei bacana destacar porque é uma data bem importante por aqui: é o dia em que é comemorado o Sinterklaas (que não tem nada a ver com o Papai Noel, apesar da roupa vermelha, da barba branca e da distribuição de presentes).

Muitas famílias trocam presente nesse dia, como no nosso dia de Natal, então pode ser que a sua empresa decida encerrar o final do expediente uma ou duas horinhas mais cedo pra todo mundo ir pra casa se preparar.

Leia também: Natal e o Sinterklaas na Holanda

NATAL (25/12 e 26/12)

Diferente do Brasil, dia 24 de dezembro é dia útil normal, não tem essa de trabalhar só meio período, que é tão comum em tantas empresas. O seu chefe pode ser bacana e encerrar o dia um pouco mais cedo, lá pelas 16h, mas não é o usual.

Por outro lado, temos dois dias inteiros de Natal. Sim, dia 26 de dezembro (conhecido como “segundo dia de Natal”) é feriado oficial pra você poder se recuperar da comilança do dia anterior.

Ou seja, se tivermos sorte e todos os feriados caírem em dias de semana, podemos contar com uns 7 dias reais de folga. A vantagem? Na Holanda os dias de férias são dados em dias úteis, não corridos, com o mínimo sendo de 22, mas muitas empresas dando 25 dias úteis (o que dá 5 semanas, mais do que temos no Brasil).

Related posts

Minha opinião sobre os holandeses

Roberta Mellis

Roupas para o inverno europeu

Fernanda Campestrini

Diferenças entre as cidades grandes e interior na Holanda

Camila Jaworowicz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação