Curiosidades dos casamentos na Polônia

0
1190
Advertisement

Curiosidades dos casamentos na Polônia

Se por algum acaso, você for convidada para um casamento polonês, não hesite em aceitar. Com certeza será uma das melhores festas da sua vida.
Como não podia ser diferente, o casamento polonês também é cercado por vários tipos de tradições, mas nem todos são iguais e nem todos carregam tantas tradições, depende muito do que os noivos desejam, da família em si, da região da Polônia, entre outras coisas. Alguns casais mesclam a tradição com o moderno, outros escolhem ter um casamento mais parecido com os dos filmes americanos, e há ainda alguns que optam pelo casamento totalmente tradicional, que para mim são os melhores.

Vou listar algumas curiosidades para vocês:

– O noivo antes da cerimônia vai até a casa da noiva e o casal pede a benção para seus pais e de lá, junto com a família mais próxima seguem para o local do casamento, que geralmente é uma igreja, mas também pode ser um cartório.

– Assim que a cerimônia termina  os noivos saem da igreja/cartório e os convidados jogam moedas para simbolizar prosperidade na nova vida e os noivos se abaixam para recolher todas as moedas.  De acordo com a tradição, quem recolher mais moedas é quem vai gerenciar as finanças da casa.

– Os convidados formam uma grande fila para cumprimentarem os noivos. Com os votos de felicidades o casal ganha flores e um envelope com uma quantia em dinheiro, que é o presente de casamento. Hoje em dia, muitos recém-casados escolhem alguma instituição para ajudar com o valor arrecadado.

– A Brama Weselna (portão de casamento) é um costume que vem sumindo com o tempo, e cada vez  fica mais difícil de se encontrar, principalmente nas grandes cidades. A brincadeira geralmente é organizada por vizinhos e amigos e consiste em barrar a passagem dos noivos. Um, ou vários obstáculos,  são colocados e em algumas vezes cenas são apresentadas e brindes para os noivos são feitos. Para abrir o bloqueio, os noivos precisam entregar garrafas de vodca e doces para as crianças. Existem produções bastante elaboradas feitas por amigos, mas muitas vezes desconhecidos fazem um cordão bloqueando a passagem, para ganhar doses ou garrafa de vodca. O novo casal deve estar preparado, pois esses bloqueios podem surgir muitas vezes pelo caminho.

Leia também: dez curiosidades sobre a Polônia

– Em algumas regiões, na entrada do salão de festas, os noivos são recepcionados pelos seus pais com pão, sal  e vodca. Os noivos pegam um pedaço de pão, colocam uma pitada de sal e comem. O próximo passo é beber a vodca e jogar pra trás os copos. Se o copo quebrar, a família terá sorte, se não quebrar o padrinho tem o dever de ir lá e quebrar o copo, para que a família tenha sorte. Depois o noivo carrega a noiva para dentro do salão.

Pão e sal. Fonte: Pixabay.

– Hoje muitos casais optam por distribuir os convidados em mesinhas redondas, mas casamentos menores ou mais tradicionais, terão uma imensa mesa para todos sentarem juntos e ficarem mais próximos dos recém-casados.

– Um casamento polonês é regado por muita comida e bebida, a quantidade é impressionante. O almoço ou jantar é composto por vários pratos: entrada, sopa, mais de um tipo de prato principal, sobremesa e quando você pensa que acabou, outros pratos começam a chegar. Além dos pratos servidos nas mesas, ainda tem as mesas espalhadas pelo salão, pode ser mesa de carnes e embutidos, mesa de doces, mesas de sopas, etc. Essas mesas ficam até o final da festa. Quem pensa que um casamento polonês só tem vodca, está muito enganado. A vodca é o carro chefe e qualquer coisa é motivo para brindar e tomar um “shot”, mas cerveja, vinho e whisky também estão presentes. É muito comum ter bares com barmans preparando todo o tipo de drinques.

– No casamento polonês não pode faltar a hora em que os recém casados agradecem seus pais por todo cuidado, amor e ajuda. Os noivos levam seus pais até o meio do salão, uma música especial começa a tocar, os agradecimentos são feitos e algum presente é entregue para os pais. Geralmente é um momento de bastante comoção.

– “Oczepiny” é um antigo costume eslavo, que simboliza a passagem da noiva de solteira para casada. Na cabeça da noiva era colocado um chapéu (czepiec) que só as casadas usavam. Hoje em dia são as brincadeiras do casamento. Quase sempre começa um pouquinho depois da meia-noite com a noiva jogando para as convidadas solteiras o seu véu ou buquê e logo em seguida com o noivo jogando sua gravata borboleta para os solteiros. Em seguida o casal recém formado dançará no meio do salão. Depois disso, as brincadeiras mais loucas podem acontecer e você terá que decidir se fica ou corre, a decisão é sua!

Leia também: dez motivos para morar em Varsóvia

– Poprawiny é um antigo costume polonês que é a continuação da recepção do casamento no dia seguinte, remete aos velhos tempos onde a comemoração durava vários dias. Hoje em dia isso geralmente acontece quando o casamento ocorre em cidades do interior, onde os convidados precisam viajar para a cerimônia. Na maioria das vezes a festa acontece em algum salão de hotel, onde os recém-casados e a maioria dos convidados ficam hospedados.  A festa recomeça já no café da manhã, que nunca é muito cedo, pois geralmente a festa do dia anterior acabou no amanhecer.

Estas são só algumas curiosidades e tradições de um casamento aqui na Polônia, mas cada casamento é único, e tem aquilo que os noivos escolheram e gostam, mas uma coisa é certa: você não vai se arrepender de ter ido.

Se você for casar com um polonês e ainda tem dúvidas sobre a burocracia e o que você deve fazer, a Vivian escreveu sobre isso aqui.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.