BrasileirasPeloMundo.com
Cinema Pelo Mundo Curiosidades Pelo Mundo Turquia

Filmes para assistir antes de visitar Istambul – Parte 2

Bom, na primeira parte deste post (se você chegou direto na Parte 2 dessa lista, veja a Parte 1 aqui), eu falei sobre os filmes nos quais não é uma boa ideia se basear para saber sobre a Turquia, mas é boa idéia assistir. Bem, como conto na primeira parte, alguns nem tanto! Agora, na segunda, listo os mais informativos, os meus preferidos para o intuito de assistir antes de ver pessoalmente, no caso, os documentários. Eu altamente recomendo cada um deles:

  1. Kedi (2016): – Kedi é gato em turco – Ao andarmos pela gigantesca cidade de Istambul, percebemos que existem milhares de gatos perambulando por aí. Tem gatos nas calçadas, nos canteiros, nas árvores (Sério, já vi vários!), nas vitrines das lojas, nas cadeiras dos escritórios (Oi? Mas é sério, gente!), gatos de todas as cores, tamanhos e estilos. Com tantos gatos, surge a pergunta inevitável sobre o porquê e como eles foram parar lá, e também como vivem (Poderia ser assunto para um Globo Reporter, com certeza). Este documentário fala sobre tudo isso, através da vida de sete kedi. O documentário completo pode ser visto aqui, em língua turca e com legenda em português.

Tem a ver comigo porque: Confesso, eu não sou tão fã de gatos, porém esse tempo em Istambul me ajuda a me aproximar e gostar mais deles, por isso achei um tanto longo, mas vale muito a pena assistir, para ver as ruas da cidade com detalhes, no cotidiano local. E se você curte gatos, vai se encantar ainda mais. Além disso, o final é muito significativo, expressa super bem e de maneira emocionalmente linda o sentimento ao estilo tipicamente turco.

  1. Atravessando a ponte, – o som de Istambul (2005): Para quem gosta de música, cultura e instrumentos musicais, esse documentário é uma delícia. Escrito e dirigido por Fatih Akin, um turco nascido na Alemanha, o documentário mostra, de maneira riquíssima, os vários ritmos que podemos chamar de universais, como rock, hip hop, rap, mas com traços da identidade local, e também os ritmos tradicionais turcos. Enquanto mostra a cidade romanticamente, aprendemos um pouco sobre a música feita nela. Você pode assistir ao documentário completo, em turco, com legenda em inglês, aqui.

Tem a ver comigo porque: Tem minha banda turca de rock favorita neste documentário, Duman – que em turco significa fumaça.

Este programa da TV Cultura Digital, com o produtor musical João Marcelo Bôscoli comentando esse documentário, também vale a pena, e é curtinho.

  1. O mundo segundo os brasileiros – Istambul (2015): Essa versão do programa me agradou muito mais do que a primeira, já que essa segunda ficou mais próxima da minha realidade em Istambul. As informações são mais precisas e interessantes e, além disso, a Capadócia é muito bem apresentada.

Tem a ver comigo porque: Primeiro, um amigo meu, Edu e a esposa turca dele (noiva, na época da filmagem) mostram a ilha chamada Buyukada (Ilha Grande em português, é a maior das quatro ilhas de um arquipélago conhecido como Prince’s Islands ou Ilhas do Príncipe), que fica a uma hora de ferry de Istambul, e pertence à cidade mesmo. É facinho de ir e bem interessante, parece que você viaja no tempo, uma vez que não há possibilidade de transitar com carro (só charrete, cavalo ou a pé), além de toda a arquitetura. Mostram, também, um pouco do distrito onde eu moro, Kadıköy. Segundo, o time pelo qual eles torcem no final, ao assistir o jogo, é também meu time de futebol favorito na Turquia, o Beşiktaş. Bom, talvez seja por isso que eu goste mais desta segunda versão do programa, na primeira eles torcem por outro time, o Galarasaray! Terceiro, eu fiz os passeios na Capadócia mostrados no programa, de balão e de quadriciclo, e valem muito a pena! Recomendo ao máximo! Você pode assistir o programa completo, aqui.

  1. Istanbul Unveiled – Istambul desvendada – (2013): Enquanto um fala sobre os gatos, outro sobre a música, este tem foco no lado luxuoso de Istambul, mostra, com glamour, a tradicão, visita lugares caros e contra a história de maneira mais sofisticada. Tem esse nome porque o seu objetivo é, realmente, desvendar, revelar a cultura e tradição local. indo bem além do que os documentários de viagem normalmente falam, ele conta sobre a cultura e história da cidade, ao mesmo tempo que incentiva o turismo. Em forma de entrevista com especialistas de cada área, como imam (líder religioso dos muçulmanos), massagista do Hamam (Banho turco tradicional), turismólogo especialista em viagens pela Turquia, curadora do museu, leitora da borra do café turco (sim, ler o futuro na borra do café ainda é comum aqui), chefe de cozinha, chefe especialista em baklava (o doce mais famoso turco) etc.

Informação extra: No hamam, ela diz que são apenas homens que trabalham de massagista, mesmo para mulheres, porém isso não é verdade, há muito tempo, as mulheres são massagistas do hamam feminino, eu mesma só fiz com mulheres.

Informação triste: Reina, o restaurante e boate rapidamente mostrado entre os minutos 51 e 53, foi fechado em janeiro desde ano (2017), após ter sido palco de um ataque terrorista, com 39 mortos por um atirador, que fugiu pelo mar, na noite de Reveillon, e até onde eu sei, não foi mais aberto. Você pode vê-lo completo aqui, mas em inglês, sem legenda.

  1. Cities of the underworld – Episode 01 – Istanbul (2007) (Cidades do mundo subterrâneo – Episódio 01): Uma série de documentários sobre construções debaixo de cidades antigas, que, com o passar dos séculos, foram ficando escondidas. Vale a pena ver a Basilica Cistern, a maior cisterna da cidade (que aparece no filme Inferno, mas falamos sobre isso na próxima parte), o hipódromo, e outras coisas que estão embaixo do chão, além do que pode ser imaginado. Interessantíssimo! Principalmente pra quem gosta de história e/ou arquitetura. Você pode ver o episódio de Istambul aqui, mas, novamente, só em inglês.
  1. Cidades subterrâneas da Turquia – Capadócia: Tá, eu sei que o título do texto é sobre Istambul e que, até agora, falamos basicamente sobre ela, mas este documentário apareceu na lista porque vale a pena ver essa cidade cheia de história e, honestamente, o pôr do sol mais lindo que eu já vi até hoje. Você pode vê-lo completo e dublado, em português, aqui.

Depois de assistir a esses documentários, acredito que você ficará (mais) empolgado para conhecer de perto a cidade “onde o Oriente encontra o Ocidente”. E na próxima (e última) parte deste texto, continuaremos com filmes, hollywoodianos e outros, ambientados em Istambul.

Leia sobre tirar o documento de residência na Turquia!

Related posts

Curiosidades sobre a Argentina

Ina de Oliveira

A bruxa está solta na Páscoa finlandesa!

Evelyse Eerola

Quando decidimos partir

Fabi Lima

6 comentários

Ane Setembro 20, 2017 at 7:56 pm

Muito obrigada por disponibilizar, além das informações gerais, os vídeos e documentários sobre a cultura Turca. Parabéns pelo carinho que vc demonstra às leitoras do BPM. Boa sorte.

Resposta
Juliana Lima Setembro 25, 2017 at 7:55 pm

Obrigada Ane, pelo seu carinho. Boa sorte pra ti tbm.

Resposta
Ana Flávia Novembro 6, 2017 at 12:25 am

Estou apaixonada por um turco. E morria de medo . Mas você me fez ter mais calma! Claro vou estudar! Mais é muito mais! Mas logo estarei na Turquia e preciso de o maior número de informações. Obrigada Juliana.

Resposta
Juliana Lima Novembro 16, 2017 at 8:05 pm

Olá Ana Flávia, fico feliz em ter ajudado. Mas honestamente recomendo bastante cautela se você está namorando online. Se quiser manter contato, posso te falar mais detalhadamente sobre a cultura daqui.

Resposta
Roberta Novembro 29, 2018 at 6:28 pm

Olá Juliana!

Adorei essas indicações. Assistirei todos.
Vou a Istambul em março. Você tem algum livro que conte toda a história da Turquia para indicar?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 30, 2018 at 3:24 pm

Olá Roberta,
A Juliana Lima, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação