Na minha opinião, as principais características para escolher o melhor bairro para se morar são segurança, acessibilidade ao transporte público, acessibilidade ao trabalho ou centro e aos serviços oferecidos dentro e em torno do bairro, como mercados, farmácias, cafeterias etc.
Até hoje não conheci nenhum bairro em Bratislava que me transmitisse a sensação de insegurança ou medo, mas já me falaram que o bairro Vrakuna não é muito recomendado. Então, risquem esse da lista de vocês, só por precaução.
Apesar da má fama que o filme Hostel trouxe para a cidade injustamente, considero Bratislava muito mais segura do que grande parte das capitais europeias. O centro velho da cidade, Staré Mesto, é supertranquilo e é uma boa opção para quem quer conhecer a cidade, mas não tem tantos dias disponíveis para ficar hospedado por aqui.
Em Staré Mesto localizam-se os melhores restaurantes e bares da cidade, além de vários pontos turísticos como museus e igrejas. O charmoso centro antigo de Bratislava oferece não só comidas típicas, mas também música e diversão para atender os gostos mais variáveis. Os bares ficam cheios de turistas nas noites de verão e não é raro encontrar festas de despedidas de solteiro (a) por essa região.
Os bairros mais cobiçados de Bratislava para moradia são o Palisady e Koliba. Estes bairros são muito bonitos, muito ricos em áreas verdes, paisagens naturais, parques e casas grandes. Por isto são considerados os mais caros da cidade. Os moradores destes bairros geralmente têm carro próprio e não precisam se preocupar com transporte público, que não é tão vasto como em outras regiões.
Vale ressaltar que o Memorial de Guerra Slavín e as principais embaixadas ficam instaladas no bairro Palisady, então vocês conseguem ter uma ideia das casas de alto padrão que foram construídas nesse bairro nada modesto.
Levando em consideração custo versus benefício, os bairros mais interessantes seriam o Staré Mesto (centro antigo), Nové Mesto (centro novo), Ruzinov e Karlova Ves. Neste último, provavelmente você encontrará aluguéis mais baratos, pois este bairro fica um pouco mais afastado do centro.
Porém, o bairro é bem servido de transporte público. E todos os bairros mencionados são abastecidos de mercados, farmácias e lojas super utéis para atender às necessidades fundamentais da nossa rotina corrida.
O bairro Ruzinov apresenta uma vantagem em relação aos demais, pois nele está instalado o aeroporto de Bratislava M.R. Stefanik. Se você é uma pessoa que vive constantemente em pontes aéreas, talvez este bairro seja o mais recomendado para você, diante da praticidade que se pode ganhar ao viver próximo a um aeroporto internacional que diariamente oferece diversas opções a destinos europeus.
Um bairro mais barato ainda e bem popular por aqui é Petrzalka. Ele tem se modernizado bastante nos últimos anos, novos empreendimentos estão sendo lançados, o que têm pressionado os preços dos aluguéis para cima. Entretanto, os típicos prédios do sistema comunista da antiga “Tchecoslováquia” ainda dominam a vista do bairro. Estes prédios apresentam todos o mesmo formato de uma caixa de sapato e a mesma paleta de cores cinza.
O bairro conta com muitas opções de mercados, escolas e serviços em geral, dos mais variáveis, desde cabeleireiros a chaveiros. Isso ajuda muito no dia a dia, já que você não precisará percorrer grandes distâncias para resolver questões rotineiras.
Vale ressaltar que no meio do arranha-céu de prédios residenciais de Petrzalka existe um lago de água cristalina chamado Vel`ky Drazdiak, que vale muito a pena conhecer. A entrada na região do lago é gratuita e os banhistas são super bem-vindos. Nos dias mais quentes os eslovacos se espalham pelas gramas e pedras ao redor do lago, à procura de um lugar ao sol para obterem aquele bronzeado.
Contudo, se você está interessado numa vida mais bucólica, sem tanta agitação e gostaria de desfrutar mais da natureza e da vida rural de Bratislava, sugiro uma visita ao Devin, bairro que foi nomeado com o mesmo nome do castelo medieval da cidade em que está situado estrategicamente, entre os rios Danúbio e Morava. Alguns moradores criam animais nas suas propriedades, e as casas geralmente são bem maiores do que as casas dos bairros mais centrais.
Passeios de barco e de bicicleta são bem comuns nessa área durante a primavera e o verão, então mesmo que você não tenha se animado em adotar um estilo de vida mais simples e natural para viver, recomendo uma visita a um dos cartões-postais da cidade, o castelo de Devin, para um piquenique ou uma caminhada durante os dias mais quentes. As ruínas de Devin têm uma história muito interessante de guerras, resistência e reconstruções que antecedem o nascimento de Cristo.
Bratislava oferece muitos estilos de vida dentro da mesma cidade, cada bairro possui suas características peculiares (que vão das mais rurais até as mais suburbanas), e o melhor deles vai depender muito das preferências particulares de cada um, do momento atual, das buscas e do esforço de cada pessoa em fazer do bairro escolhido seu verdadeiro lar.
8 Comments
Parabéns
Estou conhecendo Bratislava através do seu olhar
Que bom que gostou! 🙂
Aguardando sua visita…
Valeu Bárbara … sucinta e informativa ao mesmo tempo …. num mundo tão complexo, esta qualidade é essencial !!
Congrats !!
Fico feliz que gostou…
Thanks! Ou melhor… Dakujem! 🙂
Ola Barbara.
Caso resolva morar e trabalhar em Bratislava, na cidade existem escolas internacionais onde meus filhos pequenos possam estudar em ingles?
Estou pensando sobre uma oportunidade de emprego com um salario de 4000 Euros. Sou eu e minha esposa, com 3 filhos abaixo de 10 anos.
O que vc acha? Da pra viver bem ai com esse salario?
Obrigado!
Ola André
O custo de vida em Bratislava é super baixo em relação a outros países da Europa, porém se você pretende colocar seus 3 filhos em escolas internacionais aqui em Bratislava leve em consideração que estas escolas não são baratas, pois são voltadas as famílias estrangeiras e a mensalidade pode ultrapassar o valor de EUR 1.000,00 (por criança). Por isto recomendo que você procure mais informações sobre as escolas internacionais através do serviço consular da embaixada do Brasil na Bratislava – http://bratislava.itamaraty.gov.br/pt-br/servico_consular.xml ou através do grupo do Facebook – Brasileiros na Eslováquia.
Boa Sorte!
Oi Bárbara !
Gostei muito dos comentários. Estou com viagem marcada para o leste Europeu em março. Devo ficar em Bratislava nos dias 6 e 7 de março, tem alguma dica sobre hospedagem e restaurantes ?
Obrigado !
Oi Nelson!
Fico feliz que tenha gostado do artigo.
Os meus restaurantes prediletos por aqui são:
Restaurant Parlament (esse fica do lado do castelo e tem uma vista linda, recomendo fortemente o halusky que é a comida tradicional eslovaca, mas nesse lugar você também vai encontrar comidas internacionais tão boas quanto o halusky);
Jasmin (restaurante chinês que eu adoro, fica bem perto da ponte Most SNP);
Ristorante Italiano da Cono (neste você vai encontrar massas deliciosas por um preço super bom, mas deixe p/a comer a sobremesa na doceria que fica do lado chamada Wagner);
Basilico (melhor pizza que provei em Bratislava até o momento);
Patronsky Pivovar (nele você vai encontrar uma comida mais típica, ele fica perto da Patronka e do supermercado Kaufland);
Roxor (melhor cheeseburguer da cidade, fica no bairro Blumental).
Agora a escolha do hotel vai depender muito do seu budget. Minha família ficou no Mercure perto da estação de trem e eles gostaram bastante, já meu irmão alugou um apartamento pelo Airbnb no Panorama city no ano passado e também adorou. Tem algumas opções de hotéis que ficam bem no miolinho do centro velho (Stare Mesto), mas os preços são mais salgadinhos também. Eu recomendo que você escolha o hotel pela região porque a maior parte dos pontos turísticos de Bratislava fica em Stare Mesto, então seria bom ficar num lugar no bairro Stare Mesto ou próximo dele.
Espero ter ajudado!
Um abraço, Barbara.