BrasileirasPeloMundo.com
Eslováquia Melhores bairros e onde morar

Melhores bairros para morar em Bratislava

Na minha opinião, as principais características para escolher o melhor bairro para se morar são segurança, acessibilidade ao transporte público, acessibilidade ao trabalho ou centro e aos serviços oferecidos dentro e em torno do bairro, como mercados, farmácias, cafeterias etc.

Até hoje não conheci nenhum bairro em Bratislava que me transmitisse a sensação de insegurança ou medo, mas já me falaram que o bairro Vrakuna não é muito recomendado. Então, risquem esse da lista de vocês, só por precaução.

Apesar da má fama que o filme Hostel trouxe para a cidade injustamente, considero Bratislava muito mais segura do que grande parte das capitais europeias. O centro velho da cidade, Staré Mesto, é supertranquilo e é uma boa opção para quem quer conhecer a cidade, mas não tem tantos dias disponíveis para ficar hospedado por aqui.

Em Staré Mesto localizam-se os melhores restaurantes e bares da cidade, além de vários pontos turísticos como museus e igrejas. O charmoso centro antigo de Bratislava oferece não só comidas típicas, mas também música e diversão para atender os gostos mais variáveis. Os bares ficam cheios de turistas nas noites de verão e não é raro encontrar festas de despedidas de solteiro (a) por essa região.

Os bairros mais cobiçados de Bratislava para moradia são o Palisady e Koliba. Estes bairros são muito bonitos, muito ricos em áreas verdes, paisagens naturais, parques e casas grandes. Por isto são considerados os mais caros da cidade. Os moradores destes bairros geralmente têm carro próprio e não precisam se preocupar com transporte público, que não é tão vasto como em outras regiões.

Vale ressaltar que o Memorial de Guerra Slavín e as principais embaixadas ficam instaladas no bairro Palisady, então vocês conseguem ter uma ideia das casas de alto padrão que foram construídas nesse bairro nada modesto.

Levando em consideração custo versus benefício, os bairros mais interessantes seriam o Staré Mesto (centro antigo), Nové Mesto (centro novo), Ruzinov e Karlova Ves. Neste último, provavelmente você encontrará aluguéis mais baratos, pois este bairro fica um pouco mais afastado do centro.

Porém, o bairro é bem servido de transporte público. E todos os bairros mencionados são abastecidos de mercados, farmácias e lojas super utéis para atender às necessidades fundamentais da nossa rotina corrida.

O bairro Ruzinov apresenta uma vantagem em relação aos demais, pois nele está instalado o aeroporto de Bratislava M.R. Stefanik. Se você é uma pessoa que vive constantemente em pontes aéreas, talvez este bairro seja o mais recomendado para você, diante da praticidade que se pode ganhar ao viver próximo a um aeroporto internacional que diariamente oferece diversas opções a destinos europeus.

Um bairro mais barato ainda e bem popular por aqui é Petrzalka. Ele tem se modernizado bastante nos últimos anos, novos empreendimentos estão sendo lançados, o que têm pressionado os preços dos aluguéis para cima. Entretanto, os típicos prédios do sistema comunista da antiga “Tchecoslováquia” ainda dominam a vista do bairro. Estes prédios apresentam todos o mesmo formato de uma caixa de sapato e a mesma paleta de cores cinza.

O bairro conta com muitas opções de mercados, escolas e serviços em geral, dos mais variáveis, desde cabeleireiros a chaveiros. Isso ajuda muito no dia a dia, já que você não precisará percorrer grandes distâncias para resolver questões rotineiras.

Vale ressaltar que no meio do arranha-céu de prédios residenciais de Petrzalka existe um lago de água cristalina chamado Vel`ky Drazdiak, que vale muito a pena conhecer. A entrada na região do lago é gratuita e os banhistas são super bem-vindos. Nos dias mais quentes os eslovacos se espalham pelas gramas e pedras ao redor do lago, à procura de um lugar ao sol para obterem aquele bronzeado.

Contudo, se você está interessado numa vida mais bucólica, sem tanta agitação e gostaria de desfrutar mais da natureza e da vida rural de Bratislava, sugiro uma visita ao Devin, bairro que foi nomeado com o mesmo nome do castelo medieval da cidade em que está situado estrategicamente, entre os rios Danúbio e Morava. Alguns moradores criam animais nas suas propriedades, e as casas geralmente são bem maiores do que as casas dos bairros mais centrais.

Passeios de barco e de bicicleta são bem comuns nessa área durante a primavera e o verão, então mesmo que você não tenha se animado em adotar um estilo de vida mais simples e natural para viver, recomendo uma visita a um dos cartões-postais da cidade, o castelo de Devin, para um piquenique ou uma caminhada durante os dias mais quentes. As ruínas de Devin têm uma história muito interessante de guerras, resistência e reconstruções que antecedem o nascimento de Cristo.

Bratislava oferece muitos estilos de vida dentro da mesma cidade, cada bairro possui suas características peculiares (que vão das mais rurais até as mais suburbanas), e o melhor deles vai depender muito das preferências particulares de cada um, do momento atual, das buscas e do esforço de cada pessoa em fazer do bairro escolhido seu verdadeiro lar.

Related posts

Onde morar em Nova Iorque? Parte 2

Debora L. Juneck

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Eslováquia – Primeiras Impressões

Josiane Lang

4 comentários

Maria Goreti de queiros Março 4, 2019 at 10:12 am

Parabéns
Estou conhecendo Bratislava através do seu olhar

Resposta
Bárbara Coutinho Março 4, 2019 at 11:25 am

Que bom que gostou! 🙂
Aguardando sua visita…

Resposta
Augusto Dornelles Março 4, 2019 at 1:20 pm

Valeu Bárbara … sucinta e informativa ao mesmo tempo …. num mundo tão complexo, esta qualidade é essencial !!
Congrats !!

Resposta
Bárbara Coutinho Março 4, 2019 at 2:05 pm

Fico feliz que gostou…
Thanks! Ou melhor… Dakujem! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação