BrasileirasPeloMundo.com
Casamento Pelo Mundo República Tcheca

Meu casamento em Praga

Meu casamento em Praga.

Para publicar meu primeiro texto aqui no blog Brasileiras Pelo Mundo vou falar de algo que a maioria das mulheres tem curiosidade e que ao mesmo tempo faz parte do enredo da história que me trouxe para a República Tcheca: casamento! Então vamos destrinchar as curiosidades sobre como é casar com um tcheco em Praga.

Duas grandes diferenças entre casórios realizados no Brasil e em Praga: digamos que 80% das cerimônias são realizadas durante o dia, e o número de convidados se restringe a poucas dezenas, diferente das centenas comuns no Brasil; o meu teve uns 25 convidados. Também não se gasta muito; sou daquelas que tiveram festa de 15 anos e sei bem que gostamos de investir em festas, mas aqui é tudo muito discreto.

 

Apesar de Praga ter um grande número de igrejas, nem sempre elas são o local escolhido; acho que se justifica pelo fato da população em sua maioria não ser religiosa. Cerca de 40% dos tchecos são ateístas.

Meu casamento aconteceu em 2012 num dia de sol forte em Praga, em pleno verão, com seus maravilhosos 32 graus. O interessante é que a antiga prefeitura de Praga, localizada ao lado do famoso Relógio Astronômico, serve hoje em dia para realização de casamentos, e foi lá que escolhemos fazer o nosso. Apesar de minha educação e família serem católicas, não fazia questão de casar em igreja, e o local escolhido, exatamente no coração do Bairro Antigo de Praga, me deixou satisfeita.

 

O comum aqui em Praga é realizar uma cerimônia e posteriormente um encontro em um restaurante para um almoço onde se cortará o bolo etc. Entre um e outro evento, passeamos pela cidade para tirar fotos, enquanto que os convidados se dirigiam ao restaurante.

A cerimônia entre tcheco e estrangeiro deve contar com uma tradutora juramentada que fará a tradução em tempo real. Toda a documentação exigida foi devidamente traduzida, legalizada e super legalizada ainda no Brasil, nada podia faltar. O site da Embaixada Tcheca no Brasil tem todas as informações.

Mas quais são as tradições dos tchecos em um casório? Bem, depois da cerimônia de uns 30 minutos andamos de carruagem (para alguns pode parecer muito turista mas não tem como, vestida de branco com o maridão do lado, recusar um passeio pelas ruas seculares de Praga…) O fotógrafo nos acompanhou por pontos interessantes da cidade como o Jardim Real, a Ponte Carlos e o Castelo de Praga para a sessão de fotos. Imagine que Praga no verão é lotada de turistas e os noivos são alvo dos flashes deles também.

 

Ao chegar no restaurante, os convidados já estavam por lá. A cerimonialista fez um rápido discurso e quebrou um prato, jogando-o ao chão. O costume manda juntar os pedaços, e nos dão uma pazinha para isso. Os tchecos acreditam que essa é uma tradição que traz sorte e harmonia para a família, como se cada pedaço representasse uma conquista juntos.

unnamed (3)

Outra tradição é a hora da sopa. Depois da entrada, uma sopa é servida para todos, mas os noivos são especialmente envoltos com um grande “babador”; em um mesmo prato temos que tomar a sopa juntos com uma só colher! Não consegui descobrir a origem desta tradição, porém mais uma vez é ligada à união do casal, e um detalhe, a colher é furada!

 

Por aqui também não existem listinhas de casamento, nem chá de panela, nem de noiva etc. Porém como boa brasileira que sou, não faltaram bem-casados trazidos na mala da minha minha mãe que veio do Recife especialmente para o casório.

Related posts

Casamento civil em Alberta, no Canadá

Elisa Rabello

Casamento e poligamia na República do Congo

Jacira Ferreira Normand

6 lugares para passar o dia perto de Praga

Isadora Costa

16 comentários

Graca reis Fevereiro 23, 2015 at 11:05 am

Bem melhor que os casamentos eventos em moda no Brasil.

Resposta
Adelmo Pereira de Vasconcelos Fevereiro 24, 2015 at 10:55 am

A beautiful text. Beautiful photos. Beautiful country. Congratulations.

Resposta
Inaldo Moreira Fevereiro 24, 2015 at 1:29 pm

Já estive visitando esse relógio de Praga. Não imaginava nunca que teria uma colega na Rádio Universitária AM que casaria aí, pra quem, aliás eu compus uma valsa pra piano.

Resposta
roberta clarissa leite Fevereiro 25, 2015 at 7:55 pm

Inaldo!!! E o CD está aqui comigo 🙂

Resposta
Sílvia Marques Fevereiro 27, 2015 at 5:05 pm

Adorei seu post, Roberta! Vou me mudar para a Suíça, porém, me casarei com um tcheco RS Achei as simbologias utilizadas no casamento muito bonitas. A história da colher furada é demais RS Gosto muito do aspecto da simplicidade: poucos convidados , gastos moderados. Me identifico muito com isso. Quando fiz 15 anos, reuni cerca de 20 pessoas na minha casa para comer salgadinhos e bolo. RS Bem simples mesmo.

Resposta
roberta clarissa leite Março 2, 2015 at 12:04 pm

Olá, Sílvia! Que ótimo, certamente vai vivenciar algumas dessas tradições, boa sorte e parabéns!

Resposta
República Tcheca – Tcheco, aprender ou não? Maio 13, 2015 at 8:50 am

[…] após meu casamento minha sogra perguntava quando iríamos ter filhos, e eu brincava dizendo só quando dominar a […]

Resposta
Elis Maio 20, 2015 at 5:25 pm

Fiquei muito emocionada com tudo em seu site.. claro que tenho um grande motivo para isso um lindo e encatador tcheco na minha vida.
Fiquei muito emocionada com as fotos do seu casamento.. porque em breve será a nossa vez. 🙂
Amei o site! Amei seu post.
Amo esta terra!
Deus abençoe voce e sua familia!
Abraços
Elis

Resposta
Roberta Clarissa Leite Junho 4, 2015 at 8:58 am

Olá, Elis! Obrigada pelo carinho! Desculpa a demora em responder…só vi hoje seu comentário. Desejo tudo de bom para você e que dê tudo certo na sua nova etapa de vida por aqui, beijosss.

Resposta
Yara Julho 4, 2015 at 12:19 pm

Oi Roberta! Parabéns pelo site.
Sou brasileira e sonho em me casar em Praga. Vc teria um site para me indicar??? Alguém q organiza esse tipo de casamento, lugar etc.
Cerimônia simples e íntima só eu e o noivo! Rsrs
Aguardo seu retorno
Obrigada
Bjos

Resposta
Roberta Clarissa Leite Outubro 1, 2015 at 7:08 am

Oi, Yara. Desculpa só responder tanto tempo depois, só vi agora. os casamentos como são bem simples são fáceis de organizar, não utilizei nenhuma empresa especializada, claro, que buquê, bolo e vestido foram encomendados em lojas específicas. Se você for casar em Praga – neste caso com um tcheco eu acho, nos cartórios tem revistas e catálogos gratuitos com listas de endereços desses serviços ligados a casamento na cidade, são bem uteis certamente você vai receber. Bjss

Resposta
Anatércia Novembro 12, 2015 at 8:23 pm

Oi Roberta, vou me casar com Tcheco na Republica Tcheca. Gostaria de um post com informações de documentações para oficializar casamento na República Tcheca.

Resposta
Roberta Leite Novembro 18, 2015 at 10:45 am

Olá, Anatércia. Há duas situações: casamento no Brasil ou na República Tcheca, cada um com a exigência de documentos específicos. Este link aqui tem as duas opções e lista a documentação necessária: http://www.mzv.cz/brasilia/pt/vistos_e_informac_es_consulares/casamentos_entre_cidad_os_tchecos_e/index.html
Espero que ajude, abraços e boa sorte!

Resposta
Bianca Agosto 11, 2016 at 7:14 pm

oi, Roberta, boa tarde.
estava lendo seu blog aqui e me deparei com essa postagem, o que me despertou daquele sono que aparece no meio do serviço, sabe? =P
eu amo Praga, mas meu quase marido é brasileiro. o que quero saber é: há um jeito de nos casarmos em Praga, num evento simples, tipo, só nós dois, como em Vegas, por exemplo?
aguardo ansiosa pela resposta.
e desculpe pelo incômodo.
e, claro, obrigada de qualquer forma.

beijos.

Resposta
Maria Abril 9, 2017 at 10:36 pm

Bianca, também tenho a mesma vontade. Conseguiu alguma resposta da Roberta?

Resposta
Renata Junho 15, 2017 at 11:02 am

Olá Roberta. Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco nesse post!
Eu me casei com um tcheco em 2008, mas nunca vivemos na Republica Tcheca, mas agora que meu filho mais velho vai começar o primário, estamos considerando a opção de viver em Praga. Eu estou um pouco preocupada com a minha própria adaptação e integração tanto à nível cutural como climático. Conheci meu marido em 2004 nos EUA, posteriormente vivemos na Australia por 4 anos e nos últimos 5 anos vivemos em Andorra. Não sou marinheira de primeira viagem 🙂 e sei muito bem que a flexibilidade é necessária na adaptação de um novo lugar, porém, as circunstâncias agora são bem diferentes, pois tenho dois filhos e isso implica em outras questões burocráticas e culturais. Apesar de conhecer e conviver com a cultura tcheca, pois vamos todos os anos na Rep. Tcheca visitar a família do meu marido e vice-versa, e de ter conhecimento geral da cultura, eu tenho alguns receios sobre as questões culturais. Gostaria de saber se você tem filhos e como está sendo criar seus flhos aí? Você tem contato com outros brasileiros em Praga casados com Tchecos e que tenham filhos?

Vamos estar o mês de julho de 2017 na República Tcheca e se possível, gostaria de conhecer brasileiros com filhos vivendo em Praga para me dar um feedback sobre como é viver em Praga no dia a dia (escola, atividades extra-curriculares e etc). Desde já agradeço o seu feedback e/ou qualquer informação relacionada ao tema. Um abraço.
Renata

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação