BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo México

Mexicali – A cidade que capturou o Sol

foto de arquivo pessoal

Mexicali é a capital do Estado da Baixa Califórnia, no México. Está localizada no norte do Estado, junto à fronteira com os Estados Unidos. Segundo o site Wikipedia tem cerca de 860 mil habitantes e é chamada “a cidade que capturou o sol” devido às altas temperaturas que, todos os anos alcançam os 50°C ou mais, durante o verão (entre junho e agosto), por isso é a cidade (acima de 500 mil habitantes) mais seca do México e apresenta em seu território um clima desértico. Foi fundada em 1903, pelos colonos de ambos os lados da fronteira, sendo o seu nome uma combinação das palavras México e Califórnia.

Os mexicalenses são super acolhedores e amigáveis e se autodenominam “Cachanillas” que é o nome de uma planta que nasce no deserto de Mexicali.

Economia

Os produtos agrícolas são a base e, até hoje, representam o maior setor da economia de Mexicali que, no entanto, tem gradualmente caminhado em direção ao setor industrial.

Se você procurar no Wikipedia por exemplo, vai descobrir que um grande parque industrial de alta tecnologia foi construído aqui e empresas como a Mitsubishi, Honeywell, Nestlé e Coca-Cola construíram fábricas na cidade e em sua área metropolitana.

Norte Americanos do Arizona, Califórnia e Nevada, costumam ter a Baixa Califórnia como um popular destino turístico devido à proximidade, trazendo também recursos para o Estado.

Leia também: Custo de vida no México comparado ao Brasil

Esportes

A cidade é um conhecido centro esportivo, com vários esportes populares na região. Basquete, futebol americano e baseball (que até tem um time muito conhecido, chamado Soles de Mexicali) são muito famosos aqui, provavelmente pela proximidade com os vizinhos estadunidenses. Muitas faculdades oferecem bolsas de estudo dependendo das qualificações esportivas dos alunos. Outros esportes muito famosos aqui são as lutas, como tae-kwon-do e boxe, e as ginásticas rítmica e olímpica.

Arte e Turismo

Mexicali também conta com museus e galerias de arte. O Museu Universitário UABC assim como a casa de Cultura CEART abrigam exposições temporárias e permanentes. Além de oferecerem cursos com preços acessíveis relacionados à arte, como fotografia, pintura e música.

O Bosque y Zoológico da Cidade é um lugar muito bonito para se conhecer com crianças e família, onde encontram-se lagos, árvores, e muitos animais. É um lugar ideal para fazer picnic.

No “Museo Sol del Niño” há um espaço interativo para crianças e adultos muito interessante.

O Cañón de Guadalupe está a duas horas de distância da cidade. Só se chega com uma 4×4, que você pode alugar ou pagar guias para te levar. Vale a pena cada esforço para conhecer este lugar e mergulhar em seu remanso de águas verde-esmeralda.

As Dunas de los Algodones, que ficam a uma hora da cidade, é um lugar perfeito para conhecer de Buggy ou quadriciclo e também para praticar Sandboard, sempre indico ir com um guia local.

A Laguna Salada, já foi um lago alimentado pelo Rio Colorado e as marés altas do Mar de Cortês, mas, hoje em dia é uma depressão arenosa e a região mais baixa de todo o país, estando 5 metros abaixo do nível do mar. Tem sido estrela de vários filmes de Hollywood, foi palco do concerto do tenor Luciano Pavarotti em comemoração ao Centenário de Mexicali e teve seu próprio episódio em Discovery Channel.

Um conselho para ir à Laguna Salada é ter um carro em ótimas condições, não se afastar muito e, de preferência ir com alguém que conheça o lugar.

Sem dúvida é um lugar maravilhoso para admirar o deserto em seu total esplendor e tirar fotos espetaculares mas, deve-se ir bem preparado e em nenhum momento aventurar-se em áreas mais distantes nos dias de verão.

Comida Típica

A gastronomia de Mexicali tem seu encanto especial, com tradicionais pratos da cozinha regional que se combinam com as delicias orientais, entre outras comidas internacionais que podem ser parte do menu.

As receitas tradicionais oferecem variedade de alternativas para que você desfrute de suas delicias, como os tacos de carne assada, os chiles recheados de mariscos ou peixe (chiles rellenos de mariscos o pescado), os camarões recheados de queijo e os camarões al aguachile que seriam camarões e mariscos em um caldo frio bem apimentado, uma delícia. As Tostadas com Ceviche também são um prato muito servido. Não faltam cevicherias nesta cidade além de, claro, os pratos tradicionais de todo México como os Chilaquiles e os Tamales.

Somado a tudo isso, ainda temos as cervejarias artesanais, as margaritas e a famosa chabela que é a cerveja com clamato (um suco de tomate concentrado). E a região de Valle de Guadalupe (falarei sobre esse lugar turístico em outro texto) tem suas fascinantes e bonitas adegas de vinho.

Uma fruta não muito famosa no Brasil, que aqui tem aos montes é o Dátil, ou as tâmaras, devido ao clima e a quantidade de palmeiras.

Leia Também: Como é viver na fronteira do México com os Estados Unidos

A comida americana também está muito presente em Mexicali, pela proximidade com os EUA, em várias redes de hambúrgueres, além de casas de pancakes, waffles e cafés americanos com omeletes. Em cada esquina ou Plaza por aqui tem uma cafeteria que mistura em sua culinária típicos pratos mexicanos e americanos e sempre estão super cheias.

A comida chinesa e a quantidade de restaurantes chineses em Mexicali é absurda, dizem que existem, em média, 650 restaurantes chineses só aqui na cidade

Sobre a comunidade chinesa em Mexicali, e sua história de chegada aqui, falarei um pouco mais num próximo post, além de detalhar mais sobre alguns pontos turísticos e cidades próximas para se conhecer.

Se você tem alguma dúvida sobre Mexicali e quer conhecer um pouco mais, deixe seu comentário aqui que terei muito prazer em te apresentar.

Related posts

Dicas para estudar no México

Carolina Giudice

Quando decidimos partir

Fabi Lima

Curiosidades sobre os indianos

Joice Santos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação