Nacionalidade francesa.
Antes de entrarmos no próprio tema, é importante entender o conceito de nacionalidade e de naturalização.
- Nacionalidade é o vínculo político entre Estado soberano e o indivíduo, que faz deste um membro da comunidade constitutiva da dimensão pessoal do Estado.
- Naturalização é o ato pelo qual o cidadão estrangeiro renuncia à sua condição de cidadão de seu país e adota a nacionalidade de outro país. É um ato gracioso pelo qual o governo de um Estado concede ao estrangeiro nele domiciliado, que o requer, satisfazendo os requisitos legais e renunciando à nacionalidade de origem, os mesmos direitos e prerrogativas de que gozam os seus nacionais.
Lembrando que o cidadão não perde sua nacionalidade originária, caso a dupla nacionalidade for admitida pela legislação do seu país de origem.
Como é adquirida a nacionalidade
A nacionalidade pode ser adquirida por diferentes formas e se classifica em duas categorias: nacionalidade originária e nacionalidade adquirida.
Para a atribuição da nacionalidade originária, aquela que se alcança pelo nascimento, pode-se apontar três sistemas legislativos: o do jus sanguinis (direito pelo sangue) segundo o qual a nacionalidade decorre do nascimento, o do jus soli (direito pelo solo) que fixa a nacionalidade no lugar de nascimento, e o misto, que combina a filiação com o lugar de nascimento.
Variam as condições de atribuição da nacionalidade originária de acordo com a legislação vigente nos diferentes países.
A nacionalidade francesa originária decorre do sistema jus sanguinis (direito pelo sangue) e do jus soli (direito pelo solo).
Na França existem duas formas de aquisição de nacionalidade:
a) pelo local de nascimento e filiação – nacionalidade originária;
b) de pleno direito, por declaração e por decreto – nacionalidade adquirida.
Nacionalidade francesa originária:
A nacionalidade originária depende da vontade do Estado, e não da pessoa, determinada de acordo com a legislação francesa.
Franceses natos são:
a) todos os indivíduos nascidos no território francês, onde um dos pais seja nacional francês;
b) filhos de francês ou francesa, nascidos no exterior;
c) todos os indivíduos nascidos no território francês, de pais desconhecidos ou apátridos (sem nacionalidade), ou ainda de pais estrangeiros que não possam transmitir a nacionalidade aos filhos por jus sanguinis.
Leia também: tipos de visto e residência na França
Nacionalidade francesa adquirida:
A nacionalidade adquirida é comumente chamada de naturalização. Sua concessão, em regra, é feita discricionariamente pelo Estado, segundo suas conveniências. Desse modo, ainda que preenchidos determinados requisitos, por não haver, em princípio, direito público subjetivo à naturalização, pode ao estrangeiro ser negada a aquisição da nacionalidade francesa. Na França, a concessão da naturalização é de competência do Ministro responsável pela naturalização, na esfera administrativa.
A naturalização francesa adquirida é classificada em:
– pleno direito;
– declaração;
– por decreto.
1. Pleno direito:
Pessoas nascidas e residentes na França filhas de pais estrangeiros, podem adquirir a naturalização francesa após a sua maioridade, se continuarem residindo na França e comprovarem que residiram no território francês de forma ininterrupta por 5 anos depois de terem completado a idade de 11 anos.
Essa naturalização ainda pode ser adquirida antecipadamente por declaração, à partir dos 13 anos completos da criança, se esta preencher todas as condições requeridas pelo Estado.
2. Por declaração:
Casamento com francês
Para requerer a nacionalidade pelo casamento, primeiro é necessário preencher todas as condições de recevabilidade, que são:
- o casamento deve ainda estar válido;
- a certidão de casamento que foi emitida no exterior, deve estar obrigatoriamente transcrita no registro do estado civil francês;
- o requerente deve ser estrangeiro no momento da celebração do casamento;
- o cônjuge do requerente deve ser francês no momento da celebração do casamento;
- o pedido da naturalização só pode ser feito após 4 anos de casados se residentes na França ou após 5 anos se o requerente não residiu na França por um período continuo durante 3 anos à partir da data do casamento;
- o requerente deve justificar que possui um bom conhecimento do idioma francês, nível B1;
- o requerente deve comprovar que possui conhecimentos da historia, cultura e da sociedade francesa na modalidade fixada pelo decreto do Conselho do Estado, como também seus direitos e deveres conferidos pela naturalização francesa, conforme a legislação n° 2011-672 do 16 de junho de 2011;
- Em fim, o requerente deve justificar a sua integração na sociedade francesa aos princípios e aos valores da Républica.
Leia também: custo de vida na França
Pela adoção simples
O menor que foi adotado por um francês através de uma adoção simples pode requerer a naturalização francesa depois da sua maioridade, com a condição de residir na França no momento do pedido.
3. Por decreto
As pessoas que residem legalmente na França por 5 anos ininterruptos podem requerer a naturalização francesa por decreto. Mas atenção a pessoa não pode ser naturalizada, se não tiver sua residência na França no momento da assinatura do decreto de naturalização.
A definição de residência é o local em que a pessoa se estabelece permanentemente, lugar onde a pessoa natural se estabelece habitualmente.
Os requisitos para requerer a naturalização francesa são os mesmos que a naturalização por declaração no caso de casamento com francês, ou seja:
- Na naturalização por decreto também deve se apresentar a prova de conhecimento do idioma francês;
- O requerente deve comprovar que possui um conhecimento da historia, cultura e da sociedade francesa na modalidade fixada pelo decreto do Conselho do Estado, como também seus direitos e deveres conferidos pela nacionalidade francesa, conforme a legislação n° 2011-672 do 16 de junho de 2011;
- Em fim, o requerente deve justificar a sua integração na sociedade francesa aos princípios e aos valores da República;
- Comprovar residência ininterrupta na França por no mínimo 5 anos.
É importante lembrar que a aquisição da nacionalidade francesa é regida pelo texto de lei que estará em vigor no momento do pedido.
244 Comments
Ótimo artigo! Sra. Rafaela é uma profissional competente, humana e uma pessoa muito querida! Contamos com seus serviços quando estivemos na França. Obrigada!
Obrigada Jacqueline
Olá Rafaela Prado.
Gostaria de saber ..
Estou grávida e vou ganhar meu filho na França.Sozinha.
O pai é Francês mais não quer assumir o filho e tenho medo de entrar na justiça é eles me tomar o bebê.
Vou ter ele sozinha.
Gostaria de saber o bebê nasçendo não França ganha o passaporte depois de 5 anos morando no país.
Mais durante esse 5 anos, vou ter o direito de ir e vim ao Brasil sem aquele tempo de espera de 6 meses? Que é o tempo que eles pedem a estrangeiros.
Confirmando que decidi morar na França, então como não viajo após 7 meses de gestação que é considerado risco ficaremos aqui.
Mais meu visto de estrangeira vence 3 meses antes do bebê nasçer.
Como fica isso?
Agradeçida
Você teria mais informações sobre a dupla cidadania francesa? Como tirar, quais requisitos e critérios? Grato.
Ola Rafael,
A cidadania Francesa precisa ser comprovada na menoridade, então se o seu pai ou mãe são franceses
Quero ter a dopla cidadania mais não sou francês
Olá Gilmar,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Oi, vc pode ajudar no lugar dela?
Olá Mariely,
Infelizmente, não consigo te ajudar porque não moro na França.
Sugiro que mande uma mensagem para outras colunistas que moram no país, talvez elas possam te ajudar de alguma maneira.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Meu bisa vó era Francês, consigo fazer passaporte ter cidadania?
Olá Micheli,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
To gravida de 7 meses e o pai do bebe ja fez reconhecimento paternal do bebe.. so que eu vim para o brasil ter meu filho aqui…com medo dele tomar meu filho de mim…esse documento de reconhecimento paternal do bebe é valido aqui no brasil?…desde ja agradeço?
Me naturalizando por decreto, morando 5 anos na frança, me torno um cidadao frances como qualquer outro? Inclusive com direito a passaporte europeu? Como se eu tivesse cidadania francesa?
Obrigado desde ja
Sim, tera todos os direitos como um cidadão francês.
Olá me chamo Ângela Bourdot , eu tenho 21 anos atualmente e queria pegar cidadania franvesa.Meu bisavô nasceu na França em Paris ele foi engenheiro naval só que veio ao Brasil numa forma de escapar da 2 guerra mundial.
Eu poderia conseguir a cidadania assim?
Olá, tenho uma dúvida quanto a aquisição da nacionalidade francesa por casamento.
Sou casada com um francês, e moramos no Brasil.
Eu gostaria de saber se caso eu resolva pedir a nacionalidade francesa eu perco a nacionalidade brasileira. O mesmo serve para ele? Se ele pedir a brasileira ele perde a francesa? Desde já, muito obrigada.
muito obrigado
bem colocado todos os assuntos sobre a nacionalidade francesa
espero logo contar com seus serviços para legalização minha e de minha familia
Obrigada.
A disposição quando precisar, so entrar em contato.
Dra. Rafaela, meu pai é filho de Francesa que veio para p Brasil, ele tem 64 anos e eu gostaria de tirar a cidadania, seria possível com essa nova lei que foi sancionada agora em julho de 2016?
Obrigada.
Você podera tirar a dele e apos fazer a sua.
E quando o laço sanguíneo é mais distante, por exemplo uma tataravó ?
Olá, você pode me ajudar ? Eu nasci em Cayenne e morei lá até meus 7 anos, tenho certidão de nascimento de lá, o histórico escolas e até um passaporte que já saiu da validade. Hoje estou com 20 e pretendo voltar. Eu consigo de alguma forma pegar minha cidadania? Queria entrar no exército.
Olá Djonathan,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Olá Liliane Oliveira! Como faço para entrar em contato com uma advogada de imigração? Você poderia me indicar alguma?
Olá Cristiano,
Infelizmente, não temos contato de advogados, mas talvez você pudesse entrar em grupos de brasileiros na França do Facebook, por exemplo e pedir alguma indicação.
Boa sorte!
Edição BPM
ola rafaela eu moro no sl da franca e pretendo cotratar seus servicos por favor envie me seu email para detalhar minha situacao ou me envie um email com seu numero de whatsApp se possivel …. desde ja obrigado
Ola meu e-mail é rpachecocintradoprado@gmail.com
Bon dia sou ancien légionnaire j’a estou na frança a 9 anos gostaria de saber os documentos necessario pra naturalizaçao
Boa tarde Fabio,
No seu caso a lei é especifica para legionarios e reservista. Seria no caso outro processo para naturalização.
Olá tenho uma pergunta queria saber se uma pessoa vive em France e tem carteira de sejour de dez anos ela tem nome que que os seus pais ble registaram e não gosta pode ela mudar e fazer outro registro de nascimento e mudar tudo espero a sua resposta muito obrigada pela confiança depositada em mim
Olá Soraya,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Bom dia !
Sou casada com um brasileiro naturalizado francês e moramos no Brasil . Terei como um dia tirar meu passaporte francês ou nossa filha terá esse direito ?
Obrigada
Sim, você podera pedir a sua naturalização por casamento apos 4 anos de casada, porém o casamento deve estar registrado na França.
E se sua filha for menor de idade, ela ja podera pedir, mas o seu casamento deve estar registrado na França.
Entre em contato comigo pelo meu e-mail e conversamos melhor: rpachecocintradoprado@gmail.com
Assunto em relacao ao sobrinho que nasceu em frança
Sim, qual seria sua questão. Se ele é filho de brasileiros, o seu sobrinho so sera francês na maioridade e se continuar residindo na França no momento do pedido.
Agora se ele for filho de francês ele é francês nato.
Sou trineta.Tenho direito?
Boa tarde Carol,
Infelizmente não, o direito seria por filiação na sua menoridade.
Olá boa tarde sou susi, Sou bisneta de francês eu tenho direito? 95 99167 9229 Meu what
Olá Susy,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Bom dia Rafaela,
Meu pai é frances, sabe como faço para dar entrada em meu processo ?
Sim, se quiser podemos conversar melhor sobre o processo.
Primeiramente sera necessario pedir a certidão de nascimendo do seu pai de inteiro teor na França. E caso se o seu pai é casado com sua mãe ou foi, é necessario verificar se o casamento foi registrado no registro francês.
Fico a disposção segue meu e-mail: rpachecocintradoprado@gmail.com
bom dia, gostei muito do seu artigo, meu filho nasceu na Guiana Francesa, mas eu sou brasileiro e minha esposa também, mas estavamos na casa de um familiar, mas estavamos em São Jorge Guiana Francesa, ele nasceu aqui, então ele e brasileiro nato, ou frances pelo Jus soli (direito pelo solo)?
Boa Tarde, o seu filho é brasileiro nato, ele so podera requerer a nacionalidade francesa apos a maioridade dele ( 18 anos) e se continuar morando no territorio francês.
Boa tarde,tenho uma dúvida quanto a aquisição da nacionalidade francesa por casamento.
Sou casada com um francês há 18 anos e moramos no Brasil. Temos dois filhos menores de idade com dupla nacionalidade
Eu gostaria de saber se caso eu resolva pedir a nacionalidade francesa eu perco a nacionalidade brasileira.
Desejo uma resposta, pois gostaria de ser reconhecida na França tampouco somente pelo casamento com um francês de 66 anos. muito obrigada.
Boa tarde Ana, não você não perdera sua nacionalidade brasileira, o Brasil como a França são paises que aceitam a dupla nacionalidade.
Oii, tudo bem?
Os meus antepassados são da França, eu tenho direto da cidadania pelo meu bisavô ??
Infelizmente não, você tem direito a cidadania francesa por residência se morar na França no minimo 5 anos, ou por filiação de um cidadão francês e que a filiação foi comprovada na sua menoridade.
Rafaela, boa tarde. Amei seu blog.
Bom, tenho nacionalidade brasileira e naturalidade francesa, isso porque nasci na frança em 1991 e meus pais (brasileiro) estavam residindo lá ha 2 anos e eu só residi com eles por 6 meses em território francês (diga-se de passagem, em Lyon!!).
Sempre tive curiosidade de saber se existiria uma forma para que eu obtivesse dupla nacionalidade…Saberia me responder ou ajudar?
Deu bastante trabalho para meus pais obterem toda minha documentação no Brasil, inclusive minha certidão é do ano de 1996 com efeito retroativo, claro.
Obirgada desde já!!
ATT, Marina
Obrigada Marina.
Sim teria jeito de pedir a sua naturalização, mas preciso conhecer melhor sua situação hoje.
Me escreva no meu e-mail: rpachecocintradoprado@gmail.com
Boa Tarde, Rafaela!
Minha mãe brasileira tem o passaporte francês, casada com francês e reside na França, tenho 31 anos ha possibilidade de eu conseguir a nacionalidade francesa?
Boa tarde Rogério, a nacionalidade pela sua méae vc néao tem direito, pois ja é maior de idade.
Mas caso, venha morar na Franca e residir no minimo 5 anos consecutivamente, vc podera pedir sua nacionalidde por residência.
Olá, ótimo post,
Se eu residir na guiana francesa por um período de 5 anos ininterruptamente, posso fazer o pedido pela cidadania francesa?
Sim se você preencher os outros requisitos tbm, pois não basta somente residir. A residência é um dos criterios a serem preenchidos.
Uma menina nascida solo brasileiro (5 anos), filha de pai francês e mãe brasileira, poderia solicitar nacionalidade francesa? Caso afirmativo, vc saberia me informar quais os documentos e local de apresentação dos mesmos na França ou no Brasil?!??
Sim, ela tem o direito da nacionalidade francesa. Para fazer o pedido depende do pais de residência dela hoje.
Bom dia, Rafaela!
Sou nascido no Brasil, filho de pai francês e mãe brasileira. Todo o processo de reconhecimento de paternidade foi feito quando eu já tinha 26 anos. Pelo que entendi lendo os comentários anteriores, eu perdi o prazo para requerer a nacionalidade. É isso mesmo?
Obrigado!
Sim, infelizmente sim.
Olá Rafaela!
Poderia me esclarecer uma dúvida?
Sou brasileira, filha de brasileiros, mas nasci em Lyon no ano de 88.
Não residi na França por mais de 5 anos (nem quando pequena e nem após a maioridade).
Considerando que já sou casada com um brasileiro, a minha única forma de adquirir um passaporte francês seria regressando à França e residindo por 5 anos, correto?
Sim, o unico jeito para vc conseguir seria pela naturalização por decreto, por tempo de residência.
Olá,
Sou nascido na França no ano de 1984, morei lá até o ano de 1987. Meus pais são brasileiros. Meu pai foi fazer doutorado na França, por isso que eu nasci lá. Gostaria de saber se eu teria direito à cidadania francesa.
Obrigado!
No caso você so teria direito, se vc morasse na França até a sua maioridade.
Meu bisavo era fraces casou com minha vó brasileira aqui no Brasil e morreu aqui existe documentos dele eu consigo cidadania dupla sendo bisnetobfe fraces
Ola Fermino,
Infelizmente não você não teria direito a nacionalidade francesa. A nacionalidade francesa é passada na menoridade e somente na primeira geração.
ola muito boa a informação, eu gostaria por gentileza que me explicasse o seguinte
tenho 21 anos e não tenho descendência francesa, quais são os procedimentos para que eu possa ir morar na França legal ? meu email yce_gazaroty@hotmail.com. Desde já obrigada !
Ola Gabrielle,
Voce pode pedir o visto de estudante para curso de francês ou qualquer outro curso, o qual podera trabalhar 20 horas por semana.
Ou ainda, o visto de jeune aupair, o qual voce podera estudar e trabalhar como baba numa casa de familia.
Se tiver mais alguma duvida pode me escrever no meu e-mail: rpachecocintradoprado@gmail.com
Olá! Sou filha de francês e sou registrada no consulado da França em Recife e moro no Brasil
Pretendo viajar o ano que vem para conhecer minha família que não conheço. Qual seria o procedimento?
Tenho direito a cidadania Francesa? Quais os benefícios que tenho por ser registrada em dupla nacionalidade? Agradeço
Bom dia Jenny,
Sim, voce tem o direito de nacionalidade, na realidade vc ja é francesa, pelo fato de ser filha de francês.
Neste caso, se voce ja esta registrada no consulado francês, voce devera pedir sua certidéao de nascimento francesa e pedir no consulado sua carteira de identidade e o passaporte francês. Claro que tera que pagar os emolumentos do consulado.
Qualquer duvida pode entrar em contato direto comigo.
Bom dia me chamo louan…… gostaria de saber como eu faco para naturalisar. minha filha!!?? Eu sou frances tenho meu documento france e eu tenho uma filha q nasceu no brasil e eu gostaria de saber quais sao os procedimentos q eu tenho q tomar????
Bom dia Louan,
Para melhor te aconselhar é melhor entrar em contato direto comigo, pois preciso de mais elementos para poder te informar.
Se sua filha ainda é menor de idade e se mora na Franca ou no Brasil?
Atenciosamente
Olá! Excelente sua publicação. Tenho 3 consultas:
1) sou brasileira, casada com um francês (em território francês) e residindo na França. Gostaria de saber se tempos de férias fora do país são computados na espera dos 4 anos para entrar com o pedido de nacionalidade (exemplo: se nesses 4 anos passei em total 4 meses fora, devo esperar 4 anos e 4 meses após o casamento para fazer o pedido?)
2) após a entrada no pedido, qual o tempo médio em que o governo te dá uma resposta?
3) é verdade que ao ter um filho nascido aqui facilita o processo de nacionalidade para a mãe?
Muito obrigada. Adoraria contar com seus serviços para o meu processo.
Ola Camila que bom que gostou da publicação.
Na realidade para pedir a nacionalidade pelo casamento, precisa ter 4 anos de casadas. O tempo passara a ser 5 anos, caso voce não consiga comprovar que voce reside na Franca de uma maneira intneterrupta de pelo menos 3 anos depois do casamento e outros requisitos.
Quanto a prazo é complicado dizer, pois cada caso é um caso.
Mas pode me contactar pelo meu e-mail direto e conversamos mais sobre o processo. meu e-mail: rpachecocintradoprado@gmail.com
Olha, se eu mantiver união estável com uns francesa, por mais de 5 anos, residindo no Brasil, posso requerer cidadania francesa?
Infelizmente não, para poder pedir a cidadania francesa, ou pelo casamento ou por decreto por residir à mais de 5 anos na Franca.
Boa tarde, Rafaela.
Moro com uma francesa há 23 no Brasil. Temos 02 filhos com dupla cidadania. Pretendo tirar a nacionalidade francesa pois intencionamos viver na França daqui há uns 10 anos.. Como fazer para iniciar a papelada, após o casamento? Outra curiosidade : para morar na França devo ter tal cidadania ou existe algum tipo de visto com prazo mais longo, que posso renovar de tempos em tempos? Pretendemos casar somente na França e acredito que este unico documento basta para dar entrada no processo
Obrigado
Bom dia Eden,
Para morar na Franca, voce néao precisa ter a sua cidadania, so o fato de ter filhos se forem menores e ser casado com uma francesa, voce pode pedir o visto de conjuge ou de pai de uma criança francesa.
Mas para melhor te aconselhar com o procedimento de nacionalidade, precisaria ter mais elementos. Neste caso voce pode entrar em contato comigo direto pelo meu e-mail: rpachecocintradoprado@gmail.com
boa noite! minha avó é francesa pelo fato de morar mas de 30 anos na França e ja possui documentação, gostaria de saber se ela pode me passar a nacionalidade francesa.
obrigado!
Infelizmente não, a nacionalidade é passada por filiação. Mas caso você for residir na França por mais de 5 anos podera pedir a sua nacionalidade por residência.
Olá Rafaela! Tenho uma dúvida.
Minha mãe casou-se com um Francês e já reside na França a 2,5 anos. minha irmã q é menor de idade tbm foi.
Gostaria de saber se eu tbm consigo esse direito como a minha irmã, de residir la. Ou,se apenas, com vistos de estudante.
Ela estando la facilita p mim?
Sim, dependendo da sua idade sua mãe poderia pedir o seu regrupamento familiar.
Olá boa noite, meu filho é casado com uma francesa, residem em Paris, gostaria de saber se tenho direito de ter o visto para trabalho e estudo? Caso sim, como devo fazer…..
Boa Tarde,
Na realidade você tem o direito de pedir o séjour, o visto, como estudante ou como visitante. Se pedir como estudante tera o direito de trabalhar 20h por semana.
Bonjour,
je suis né en France ,mon acte de naissance a un prénom et un nom différente mon vrai nom de naissance, mon père me a enregistrer au consulat Portugais ou ils mon changer mon nom de naissance sa veut dire au Portugal j’ai un nom ici j’ ai un autre, je veut savoir si j’ai la double nationalité les papier que j’ai au Portugal cet avec mon nom Portugais et la je suis en France et toutes les papier que j’ai ici cet avec mon vrai nom français.
Merci de vos réponses
Oi Rafaela, obrigada pelo artigo, muito esclarecedor. Eu tenho dupla nacionalidade brasileira e francesa, adquirida pela minha avó e meu pai. Vou me casar com um Brasileiro. Independente de casarmos no Brasil ou na França, ele teria que fazer a prova de francês e conhecimentos, entre outras documentações, para adquirir também a dupla nacionalidade, confere? E se casarmos no Brasil, teríamos que esperar os 4 ou 5 anos para ele adquirir a nacionalidade francesa?
Bom dia,
sou casada com cidadão francês desde 2009. HOje ele vive na França e eu no Brasil mas temos dois filhos que estão sob minha responsabilidade aqui no Brasil.
Sou integrada à comunidade francesa, domino o idioma e inclusive trabalho ligada à comunidade aqui no Brasil.
Tenho direito à pedir a cidadania?
Obrigada
Se realmente vc for casada, sim é possivel adquirir a cidadania francesa pelo casamento.
Rafaela, boa tarde!
Uma dúvida: O pai do meu filho é brasileiro e pretende se casar com uma brasileira que vai pedir a naturalização francesa por parte da avó. Quando ele se casar com a brasileira naturalizada francesa, segundo ele, ele vai requerer a naturalização e tornar-se-á francês. Então, o meu filho, menor de idade, por conseguinte, segundo ele, também poderá será francês.
Isso procede?
sim se ele tiver a naturalização francesa enquanto o seu filho for menor.
Boa tarde Rafaela. Obrigado pelos teus esclarecimentos muito pertinentes. Sou Brasileiro e resido na França hà seis anos. Tenho a carte de séjour onde tenho o statut de residente. Estou pensando de pedir a nacionalidade francesa (dupla cidadania). Tenho jà 78 anos. Um amigo meu me disse que devido à minha idade estou dispensado de fazer o teste de conhecimentos gerais. Eh verdade? No meu caso, como faria para dar entrada nos papéis? Resido em Pontoise (95). Obrigado e parabéns pelo teu belo trabalho. José Maria Pinheiro
Boa José Maria, para poder te informar melhor, prefiro que entra em contato comigo direto.
Boa tarde Doutora, tenho 49 anos, meu pai é filho de francês mas já é falecido, como posso proceder para adquirir dupla cidadania?
Primeiro passo, é nécessario saber se seu pais foi registrado no serviços de registro civil na França.
Boa tarde Rafaela!
Sou nascido em Paris, em 1982, na época meu pai estava a serviço do Brasil (ele é militar), e minha mãe me teve lá, assim como minha irmã em 1983, moramos em Paris de 1982 a 1984. Na época diziam que tanto eu quanto minha irmã não poderíamos requerer a nacionalidade (ou cidadania) francesa. Alguns poucos anos atrás, minha mãe foi prestar ajuda a uma francesa na rodoviária do Rio de Janeiro, e no meio dá conversa, a francesa disse a minha mãe que uma lei havia mudado na França e que justamente nascidos a partir de 1982 poderiam requerer (agora não lembro se nacionalidade ou cidadania, até hoje eu confundo a diferença entre os dois termos) a cidadania/nacionalidade.
Poderia me dar uma luz quanto a questão?
Desde já muito obrigado!
Eduardo
Oi Rafaela. Sou trinta de franceses. Eles nasceram em Lyon, tenho muita vontade de morar e estudar na França. Sou casada e tenho quatro filhos. Gostaria de saber se consigo a cidadania. ABS.
trineta de franceses
Infelizmente a cidadania francesa não é transmitida por varias gerações como a italiana.
Morei na frança por 5 anos, fui casado com uma francesa, tenho um filho de 11 anos que é francês, hoje moro no Brasil e meu filho mora na frança com a mãe, tenho um francês fluente, queria saber se tenho direito a nacionalidade?
grato pelo apoio!!!
Boa tarde,
No seu caso, você so tera direito a naturalização por decreto por tempo de residência. Você néao tem o direito a nacionalidade pelo simples fato que seu filho é francês.
Oi eu queria saber como faco p conseguir a nacionalidade francesa, ja moro na franca ja a 2 meses, n tenho visto de permanência, queria saber se por aqui consigo isso, moro em Toulouse
Kamila, a nacionalidade neste caso é por residência, então apos no minimo 5 anos morando ininterruptamente na França.
Olá, Rafaela. Gostaria de saber, com cinco anos residindo na França a pessoa ganha o direito de naturalização, correto? Nesse caso, para residir por cinco anos no país é preciso correr atrás de um visto de estudos ou de trabalho, ou existe algum outro meio legal de permanecer no país por todo esse período?
Ola Lucas, sim neste caso de estudos ou de trabalho.
Ola srt, Rafaela, eu gostaria de saber se, e como permanecer na frança sem motivos profionais ou estudo, eu queria ir a Domrémy la pucelle mas tenho medo de algo dar errado, voce poderia me explicar oque fazer antes de ir?
De ja a agradeço!!!
Você necessita ter um visto neste caso, devera ter renda para se manter e pedir o visto de visitante
ola rafaela tenho um filho que nasceu em solo frances.como faço para regularizar a documentaçao dele
Ola Joelma,
O que vc quer dizer com regularizar a documentação?
Boa Tarde Rafaela!
Sou filha de francês, e fui registrada no livret de famille no consulado quando nasci. Gostaria hoje de pegar a nacionalidade, identidade e passaporte como faço? Não consigo encontrar nenhuma informação sobre o passo a passo a seguir.
Pode me ajudar?
meu e-mail é
Louise_canavarro@hotmail.com
Obrigada
Sim posso te ajudar, na realidade teria que pedir a sua certidão de inteiro teor na França para depois pedir com formulario preenchido ao consulado no Brasil o seu passaporte e a sua identidade.
Olá Rafaela minha esposa é filha de uma Brasileira e um Francês, ele não casou com a mãe dela, e sustentou ela ” minha esposa ” até os cinco anos de idade, depois voltou pra França e nunca mais ninguém soube notícias dele.
E o único documento que ela tem dele é a certidão de nascimento dela de inteiro teor, onde diz o nome dele completo, sua nacionalidade e o nome dos país dele que também são francês.
Você poderia comentar como ela poderia proceder ??
Primeiro momento é necessario saber se ela foi registrada nos registros francês. Senão, devera pedir alguns documentos para registrar ela no registro francês para apos pedir a nacionalidade francesa pela filiação.
Se tiver interesse podemos marcar um horario para conversarmos.
Boa tarde .
Dra . Rafaela Prado gostaria muito de falar com a senhora, lhe enviei um email , ontem a noite .
Atenciosamente .
Lucilene Barros
Ola Lucilene, acredito que ja devo ter te respondido por e-mail.
Bom dia!
Dra. Rafaela, tenho 65 anos de idade e meu pai nasceu na frança e mudou para o Brasil com 6 anos de idade. Eu consigo a dupla cidadania francesa?
Obrigado!
Seu pai é francês pois os pais deles eram francês? Pois o simples fato de ter nascido em territorio francês não da o direito a pessoa ter a nacionalidade francesa, ah não ser que residiu até os seus 18 anos na França. Mas pelo que vc informa seu pai voltou ao Brasil com 6 anos de idade. Neste caso vc não tem direito a nacionalidade.
Boa tarde Rafael! Gostei do seu artigo.
Te encaminhei uma dúvida por email agora a tarde! Obrigado pela atenção .. aguardo retorno
Estarei te respondendo.
Rafaela**
Olá meu avô falecido é francês
Tenho o sobrenome dele adquirido através do meu pai.
Estou indo para Portugal em alguns meses e provavelmente para a França.
Gostaria de saber se pelo nome é por eu ser neta eu conseguiria o passaporte francês.
So teria direito, se seu pais tiver a nacionalidade por ser filho de francês.
Tenho pai francês, e avós paternos franceses também.
O que necessito para obter minha nacionalidade francesa?
Primeiramente, é necessario registrar a certidéao de nascimento na França.
Boa tarde, Rafaela! Temos uma dúvida, meu genro nasceu na França e morou lá com os pais portugueses por naturalidade, por 7 anos e voltaram para Portugal. Hoje ele com 38 anos e documentos portugueses, ele pode pedir um passaporte Frances?
Obrigada pela ajuda de qualquer modo.
Cynthia
Não, pois não continuo residindo na França, Neste caso ele poder pedir a naturalização por decreto, se ele retornar a residir na França no minimo 5 anos e preencher outros requisitos para o pedido da naturalização.
Bom dia,
Minha trisavó era francesa. Gostaria de saber se poderia pegar dupla nacionalidade por sangue?!
Obrigado
Infelizmente não, a nacionalidade passa somente primeira geração.
Meu pai é. Cidadao frances e gostaria.de saber quanto tempo mais ou menos demora pra eu tirar meu passaporte frances
Precisa saber primeiro, se o seu registro de nascimento foi registrado na França.
Nao. Fui registrado no brasil porem tenho a nacionalidade francesa
Lembro que a muitos anos atras tnha ate documento de ibdebtificaçao porem ele se perdeu
bom dia.
morrei com uma brasileira filha de frances, e ela e francesa tbm, tivemos uma filha, q tem nacionalidade francesa ,, posso pedir nacionalidade tbm
Vc fala de pedir a nacionalidade por conta da sua filha? Se for isso,não vc não tem o direito.
a constituição da Guyanna francesa é a mesma da frança ?
Sim, pois a Guiana faz parte da França.
Dr Rafaela preciso fazer uma consulta com voce me passa por favor seu telefone fixo..
oi Rafaela, nasci em Cayenne e tenho a naturalização de lá, queria voltar a estudar lá mais não sei se posso,pois já possuo 18 anos.
posso dar entrada na minha id ?
Se vc tem a naturalização, sim vc pode tirar sua identidade e o passaporte francês. Neste caso vc é cidadão francês.
Boa tarde Rafaela.
Sou neta de franceses. Meu pai irá requerer primeiro a cidadania francesa, após farei o mesmo. Você sabe quais os documentos necessários, se precisa de tradutor juramentado ? obrigada
não, não precisa de tradutor jurmantado.
Uma pessoa maior de idade e com avo’ francesa pode conseguir a nacionalidade??? (tanto a avo’ quanto os pais estao vivos)
Neste caso, precisa primeiramente que os pais tirem a nacionalidade e depois a pessoa.
Rafaela Prado, Boa noite!
Eu sou bisneto de franceses tenho 29 anos, eu teria direito a dupla nacionalidade?
Bom dia! Minha mãe é brasileira, ela foi na França e engravidou de um frances. Depois ele me registrou, mas tenho minha certidão apenas do Brasil. Tenho 17 anos, será que posso tirar minha nacionalidade francesa?
Ola Rafaela,
Sou brasileira, formada em Biomedicina no Brasil, tenho um namorado na Franca, e estou estudando frances para ir para Franca no ano que vem fazer uma especializacao atraves do campus france e assim que terminar essa especializacao estamos pensamos em nos casar. Gostaria de esclarecer algumas coisas, se por alguma razao eu nao consiga ir atraves do campus france iniciar minha especializacao em setembro do ano que vem (levando em conta que para estudar em uma universidade preciso no minimo do nivel B2), se nos casamos no inicio do ano, eu teria possibilidades de entrar na faculdade? De conseguir algum visto para estar na franca?
Boa Noite Dra Rafaela tenho 50 anos e meu avô paterno Nasceu em Oran Guiana Francesa, gostaria de saber se tenho direito a solicitar cidadania.Meu pai não solicitou cidadania e já é falecido. Sou de São Paulo.
boa noite, meu avô é francês, o meu bisavô foi consul do paraguay.
minha mãe nunca teve interesse, sobre o assunto. (ela faleceu ha 4 anos, ela não se naturalizou francesa), estou 45 anos, tenho direito de pedir a dupla nacionalidade??
obrigado.
Boa noite, Dra. Rafaela, o neto (menor de 18 anos) tem direito à nacionalidade francesa, se os pais não a adquiriram? Obrigada.
Para melhor te aconselhar preciso ter maie elementos. Eles residem na França, o neto é nascido na França???
boa noite rafaela gostaria de saber uma questão adiquirie minha naturalidade française por solo ja a 35 anos moro ainda na france ,gostaria de saber para mim poder asiquirir ou ser só française o qui devo fazer?
como faço só para guardar a naturalidade française? pois nao conto morar mais no meu país onde nasci qui e o brasil.??!!! qual seria as providências qui teria qui tomar? si precisaria de adivogado?
Neste caso você néao precisa fazer nada.
Boa noite Rafaela Prado!!!
Gostaria de saber . Como neto de francês eu tenho o direito .. de adquirir a atribuição francesa sendo que meu avô e meu pai estão mortos
…. detalhe sou neto direto do francês
Para melhor informa-lo é melhor marcamos uma consulta, onde poderei verificar seus documentos.
ola…meu nome e marliene …meu marido nasceu no brasil ele e filho de mae brasileira e pai frances ..ele foi pra franca quando tinha seis messes assim ele morou la por 31 anos e veio morar com migo no brasil e ja esta com dois anos ..a um ano e sets messes que estamos casados e temos um filho de um ano so que agora estamos nos organizando pra irmos embora pra franca mais estou com algumas duvidas..1 quando meu marido veio morar no brasil ele tirou os documentos que nao tinha como brasileiro que era carteira de identidade,cpf,titulo de eleitor,carteira de trabalho e rezevista ..quando nois cazamos ele aprezentou os documentos brasileiros e nao os franceses isso pode inpedir de eu viajar e residir na franca …2 o nosso filho tambem foi registrado com os papeis brasileiro do pai..3 o avo frances do meu marido que era viuvo casou pela segunda veis e a esposa dele deu o sobre-nome o dela para o meu marido entao ele nos documentos franceses ele tem os dois sobre-nomes de familia que e didier lacour e nos documentos brasileiros ele so tem o didier isso pode dar algum problema na hora de ele viajar devolta pra franca?pois eles esta ja aqui a dois anos…oque devemos fazer si estiver alguma coisa errada?!
Para melhor informa-la precisaria estar analisando os documetos. Neste caso lhe propomo a entrar em contato pra marcar uma consulta.
Olá, Rafaela!
Estou há 2 meses na França como turista, porém quero continuar e validar meu diploma de arquiteto e exercer a função aqui, tenho 25 anos. Minha mãe é casada com europeu há um ano, pretendo morar com ela e não tenho interesse em ajuda do governo. É possível eu consiguir carta sejour nessa situação?
Neste caso é necessario retornar ao Brasil para pedir o visto.
Rafaela, parabéns por tudo que esta fazendo.
Rafaela, existe alguma possibilidade para mim ou de meus filhos de uma dupla nacionalidade Francesa, ou algo parecido, na situação a seguir?
Meu pai era Marroquino Francês (judeu), veio para o brasil em aproximadamente 1910, faleceu em 1994. tenho o passaporte dele, a carteira de naturalização brasileira dele. Ele morreu no Brasil. Eu Nasci aqui, temos parentes em Marselha na França. Ele nasceu em Salé Marrocos (Colônia Francesa) em 1898. Em seu passaporte, a nacionalidade dele está como Francesa. É Possível?
Boa tarde,
Na realidade é necessario verificar quando ele pediu a naturalização brasileira, pra verificar se ele néao renunciou a francesa.
Te proponho de marcar uma consulta comigo.
Olá Dra. Rafaela,
Minha avó era francesa, tenho direito d dupla cidadania?
Boa tarde Marcelo, seus pais possuim a nacionalidade francesa?
Boa noite.
Uma dúvida, sou bisneto de Espanhola e Francês, a minha pergunta é, se minha mãe tirar a cidadania (neto de ambos) eu posso requerer da minha mae tal cidadania???
Pois não quero mudar para Europa para ficar ilegalmente.
Tem alguma outra opção para entrar e ficar legalizado durante os 5 anos?
Com esses atentados estão dificultando a liberação de vistos??
Boa tarde Urbano,
Na realidade por ser bisneto vc não tem direito nem pela nacionalidade espanhola e nem francesa. No caso sua mãe podera ter por ser neta de espanhois, caso residir legalmente na Espanha. E Francesa, precisa verificar se os pais dela estéao registrados nos cartorios franceses.
Entrar legalmente na França somente com o visto mesmo.
Se tiver alguma duvida, te proponho de marcar uma consulta comigo.
Entendi, para tirar visto para França está muito difícil? Para morar e trabalhar.
Como estão sendo feito e quais as porcentagens do visto sair.
Obrigado pelo retorno.
Boa tarde Urbano,
Todos os vistos passam por um procedimento que não é facil é bem burocratico. Então não tem como dizer que pra França esta bem dificil.
Qualquer visto é possivel, porém tem que ter um dossier completo e solido, com todas as justificativas possiveis para explicar o porque o visto e claro saber qual tipo de visto melhor te enquadraria.
Visto de trabalho, vc ja tem que ter o trabalho arrumado, pois o processo começa pela empresa na França para poder te contratar, para apos ela te enviar a autorização de trabalho para poder tirar o visto, ou seja, um visto que não é muito facil conseguir.
Ola meu tataravo é frances tenho direito ou somente meus pais tem direito da cidadania, gostaria de ajuda com este caso
muito obrigado
Eduardo Fernandes
A nacionalidade francesa por filiação so tem direito na primeira geração. Então no seu caso e nem do seus pais, vcs teriam direito.
Bom dia, sou brasileira, casada com um francês, e estamos no processo de fazer a cidadania do nosso filho de 3 meses. Moramos no Brasil e casamos aqui. Nos pediram para antes de tudo fazer o livro de família, apresentando todos os documentos dos pais e da criança. Certidões de nascimento, cartão de cidadão francês do meu marido, agora a dúvida é se nossa certidadao de casamento precisa ser transcrita para o francês? Aguardo! Obrigada.
Néao não precisa ser traduzida para o francês, mas vc precisa da certidão de inteiro teor de nascimento do francês.
Olá boa noite Rafaela
Eu e meu esposo estamos na França a um ano e pouco. Gostaria de saber como funciona o procedimento de regularização, quais as hipóteses de regularização e o que devemos fazer.
E tenho uma prima mora comigo, ela está grávida. Ela quer saber se o filho dela será francês e dara direito a ela a legalização aqui..
Muito obrigada!
Boa tarde Priscila,
Bom, para regularização na França precisa estar trabalhando com CDI e apos residir no minimo 3 anos, o que quer dizer estar trabalhando esses 3 anos. Senão so retornando ao Brasil para tirar o visto.
Falando da sua prima, se o filho dela é de um francês e o pai registrou como filho, a criança sera francesa e neste caso ela tem a regularização por ser mãe de uma criança francesa.
Bom dia doutora Rafaela !
gostaria muito da sua ajuda posso escrever lhes sobre meu caso,
Obrigada ,
Valeria santana
Claro Valeria, pode me enviar e-mail: lavieenfrancefr@gmail.com
Bom dia Rafaela,
Sou Brasileiro, e minha mãe era francesa, eu tenho a dupla cidadania, gostaria de saber, como procedo para também obter esta cidadania aos meus 3 filhos que já são maiores de idade e moram também no Brasil.
Agradeço de antemão por sua análise
Jean Pierre
bom dia doutora rafaela,
eu sou brasileira,entrei na franca apenas com o carimbo no passaporte.
depois de tres meses fiquei ilegal,e conheci um frances que hoje e meu marido,
nos casamos dia 4 de junho 2016,ainda nao tirei minha carta de sejour,porque a mulher falou que eu tinha que voltar para o brasil para tirar o visto…nao voltei pq nos descobrimos com ajuda de uma mulher que nao era preciso eu voltar,pq tem uma lei que permite que eu fique aqui para fazer os papeis,comprovando o tempo que eu estava aqui e o tempo que eu e meu marido estava juntos.
e fizemos alguns papeis que essa mulher pediu,para enviar para prefeitura…e tambem meu marido pediu ajuda do deputado que ele conhece,para intermediar por nos..os papeis foram enviados em fevereiro 2017.mas meu marido falou que so famos para prefeitura em novembro,..nao consigo entender porque tamta demora…
entao eu lher pergunto doutora rafaela, no meu caso que casei ilegal sem ter visto,casada com frances,…esperar mais de um ano pra dar entrada no visto serjour,…isso e normal.porfavor me ajude nessa duvida
Ola Rafaela, morei quase 10 anos na França. Tenho um filho franco-brasileiro de 17 anos.
Ano que vem ele voltara para França para terminar seus estudos. Eu pretendo ir com ele,gostaria de saber se posso pedir a nascionalidade francesa.
eu me divorciei de um français.
Obrigada.
Rafaela não sou fluente em francês mas valor escrevo fluentemente inglês e espanhol,pois sou tradutora.Meu bisavô era francês época da 2 guerra fugiu da França pois era judeu.Na época era médico formado na Sorbonne.Posso adquirir cidadania francesa?
Boa tarde. O avô da minha mãe era francês. Ela ou eu podemos solicitar cidadania francesa? Como proceder?
No aguardo. Grato pela ajuda. Fique com DEUS
Rafaela como a pessoa vai morar 5 anos legalmente na frança?
Olá Boa noite ! Rafaela eu vivi com um francês aqui no Brasil mais não era casada ele registrou meu filho quando criança e agora meu filho cresceu e quer se naturalizar francês ele pode ? Lembrando que o francês faleceu!
Boa noite, meu filho foi morar na França há exatos 4 anos e meio, na época ele tinha 12 anos e meio, hj está com 16 e possui visto de estudante, o pai está devidamente legalizado na França pois mora há muitos anos lá, meu filho já tem direito a cidadania por decreto certo? O fato do pai biológico já ser legalizado ajuda? Qnt tempo levaria o processo?
Olá Rafaela. Pode tirar uma duvida rápida minha ? Pra pedir naturalização por filiação, existe limite de idade pro filho ? Se o filho tiver, por exemplo, 30 anos, ele tem direito de se naturalizar por filiação?
Boa tarde, meu avô é filho de portugueses, mas tiveram ele na frança, veio para o brasil aos 13 anos eu como neto tenho direito de me nacionalidade francesa?
Bom dia.
Os avos da minha mãe, no caso meus tataravós, vieram para o Brasil por causa da guerra, gostaria de saber se é possível adquirir a cidadania para minha mãe e posteriormente para mim.
Desde já obrigado pela a ajuda.
Bom dia, senhora Rafaela. Meu avô era francês e veio para o Brasil com 23 anos de idade. Ele já é falecido. Consegui a certidão de nascimento dele em Douai, e tenho também a certidão de casamento com minha avó. Seria possível abrir processo para adquirir segunda cidadania para minha mãe e posteriormente para mim ? Enviei um e-mail esta manhã.
BONSOIR!….. SENHORA RAFAELA, EU ME CHAMO RICARDO FERREIRA, VENHO LHE PEDIR UMA EXPLICAÇÃO E AO MESMO TEMPO UMA ORIENTAÇÃO POR GENTILEZA, SOU BRASILEIRO E PRETENDO ME RETIRAR DE VEZ DESSE PAÍS. VENHO ESTUDANDO O IDIOMA FRANCÊS JÁ A MAIS DE UM ANO,E DESEJO IR MORAR DE VEZ NA FRANÇA, OQUE DEVO FAZER E COMO PROCEDER, PARA PODER CONSEGUIR A NATURALIZAÇÃO E NACIONALIDADE FRANCESA, RENUNCIANDO A MINHA NACIONALIDADE BRASILEIRA E ASSIM PODER ME TORNAR E SER RECONHECIDO UM CIDADÃO FRANCES. DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS. MERCI BEAUCOUP MADAME!…
Olá Rafaela, tudo bem?
Gostaria de saber como faço para migrar legalmente para a França! Estive em Paris em 2016 e venho alimentando esse desejo há um tempo. Como eu devo proceder para realizar esse sonho? Por favor, me ajude nesse questão!!!
Cesar
Boa tarde Rafaela, gostaria de tirar uma dúvida, por gentileza. Minha mãe e brasileira, tem carte de sejour de 10 anos, dois filhos Franceses e mora com Francês (não casada) ela está preparando dosier pra se naturalizar, após ela se naturalizar eu vou ter direito? Já tenho 21 anos e sempre morei no Brasil.
Oi, meu noivo tem cidadania francesa, estamos querendo morar em Portugal, se nos casarmos posso viver la e trabalhar legalmente? eu ganho a cidadania também ou só apos 4 anos?
Oi Rafaela eu gostaria de saber a onde posso conseguir os artigos sobre essa nacionalidade francesa? e como se existe exceções ou peculiaridade sobre a nacionalidade francesa?
Olá Karolaine,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Boa tarde Dra. meu filho nasceu no território francês em 2010, voltamos para o Brasil quando ele ainda tinha 6 meses, eu e meu esposo somos brasileiros!
Qual o quadro que ele se encaixa para a documentação?!
Minha mãe é casada com francês e já tem o titre de sêjour!
Olá Andra,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá, gostaria de pedir uma informação urgente se possível, meu pai e francês e minha mãe brasileira, eu gostaria de ficar um tempo com minha avó aqui na França enquanto meus pais voltam para o Brasil, 1 ano pelo menos, para estudar aqui, porém soube que a lei não permite que eu fique com minha vó se tenho pais, será que tem outra maneira de eu ficar aqui?obs: sou menor de idade(13 anos)
Olá Patrícia,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Boa noite pessoal tenho dupla nacionalidade conheci um brasileiro e nos casamos na enbaixada brasileira os dois brasileiros muita burocracia e preconceito da mairie . o casamento ja foi transcrito no brasil . E agora como eu faço pra consseguir pelo menos um titre de séjour pra ele. alguem nos ajude
Olá Cleonice,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
POR FAVOR LEIA COM CARINHO E ATENÇÃO.
Olá Rafaela, PRECISO MUITO DA SUA AJUDA. Vou explicar minha situação e vê se tem como você me ajudar.
Meu avô era Francês (faleceu em 2005) e ele nasceu em Lyon, sabendo disso queria tentar conseguir a dupla nacionalidade (no caso brasileiro/francês). Fui até o Consulado Francês do Rio De Janeiro (onde eu moro hoje), mas não fui muito bem tratado e mal consegui informação de como dar entrada nisso, a ÚNICA coisa quej consegui saber foi que eu precisava da certidão de nascimento do meu avô, porém não tenho esse documento, hoje eu tenho alguns documentos dele comigo, mas não sei nem por onde começar.
Bem, mas vou parar de enrolar rsrsrs, queria saber se sendo neto de francês eu posso conseguir dupla nacionalidade e se realmente preciso da certidão de nascimento dele. Caso a resposta seja sim, queria saber como faço para conseguir a certidão de nascimento do meu avô e se você poderia me ajudar porque estou perdido com pouquíssimas informações.
Fico Grato desde já, atenciosamente
Kevin
Olá Kevin,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá! Descobri que a ascendência de meu avô paterno começou em uma cidade do Ceará por um Francês. Isso a umas 4 gerações passadas. Posso requerer cidadania francesa?
Olá Marco,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá boa noite tenho um filho que veio morar comigo na França ele já foi naturalizado francês ele estudou na França .mas resolveu ir embora para o brasil.e agora começou a estudar direito ele tá com 22anos é o primeiro ano dele em direito .quero sabe se ele sendo francês mas estudando no Brasil ele pode vim terminar o estudo dele na França.
Olá Dalva,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Obrigada pela gentileza liliane Oliveira
Ola Rafaela, parabéns pelo blog.
Estou com uma duvida, meus filhos tem pair Frances, eles tem 21 e 23 anos,enviei os documentos para Franca para o pedido da nacionalidade deles,porem a minha filha ja gostaria de morar na França, e o pedido nao sabemos quando sai, se ela for morar na França e apresentar toda a documentação necessária na prefeitura ela consigo uma autorização para permanecer no pais ate que saia os papeis?
Agradeco imensamente sua atençao
Rose
Olá Roselaine,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Bom dia,
Já dei entrada no pedido para adquirir a nacionalidade francesa, caso eu consiga a nacionalidade francesa e perca a nacionalidade brasileira, pois não me enquadro nestes dois casos que vi no site do consulado do Brasil em Paris:
A Constituição Federal prevê a possibilidade de o brasileiro ter dupla ou múltiplas nacionalidades/cidadanias em duas hipóteses:
quando há o reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira. Neste caso, a nacionalidade decorre da lei estrangeira, que reconhece como nacionais os nascidos em seu território ou filhos/descendentes de seus nacionais; e
quando há imposição de nacionalidade pela norma estrangeira, por meio de processo de naturalização, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civi.
Minha questão: Sendo somente francês, deixo de herdar a herança do meus pais?
Muito obrigado pela atenção!!!!
Olá Roni,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá!! Gostaria muito que me ajudassem por favor. Sou casada com um Francês a 01 ano no civil e moro no Brasil com ele.
Eu preciso comunicar a embaixada desse casamento ou só esperar mais 4 anos e pedir a nacionalidade? Quais são os trâmites?
Olá Ana Lima,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Boa tarde,, eu sou brasileiro mas tenho cidadania francesa tenho indentidade passaporte tudo certo meu pai e frances., já fiz a do meu filho também ., sou casado a mais de 5 anos no civil a minha esposa tem direito também a ter um passaporte francês também ? Precisa ela falar fluente ? Ou meio que só o básico para entender algumas perguntas do cônsul mesmo ?
Olá Ricardo,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá, boa tarde sou brasileiro, e aposentado. Existe algum visto para eu poder morar na França e posteriormente pedir a naturalidade francesa.
Obrigado
Olá Regis,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Ola me chamo Adriano Perriollat e minha tataravó veio da França. Eu nunca estive lã mais gostaria de saber se consigo tirar uma dupla cidadania antes de ir? Ou pelo parentesco distante eu não tenho direito?
Olá Adriano,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Tenho nacionalidade Francesa por parte da minha avò. Sou casada com um brasileiro e vivemos no Brasil.Nosso casamento já esta registrado no consulado. Se eu engravidar, meu filho tem direito à cidadania francesa ou ele precisa nascer lá?
Obrigada
Olá Natalie,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá. É um excelente artigo. Mas gostaria de lhe fazer uma pergunta.
Eu nasci no brasil mas moro desde os meus 1 ano de vida até meus 25 anos na guiana francesa, estudei aqui até o 2° ano do lycee depois fui trabalhar. Mas nunca tive a nacionalidade francesa. Sei que tenho o direito mas queria saber como eu posso pedir em qual orgão devo ir e como é feito o pedido
Olá Eryana,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Bom Dia Rafael
A minha esposa obteve cidadania luxemburguesa por descendência e vamos morar em Luxemburgo
Se eu viver na frança por 5 ou mais anos e trabalhar em Luxemburgo, caso eu peça a cidadania francesa, eu corro risco de perder a brasileira?
Abraços
Olá Célio,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
O avô do meu esposo era francês, falecido e residente no Brasil. A mãe (70 anos) do meu esposo não tem mais direito de pedir a cidadania francesa? Nem o filho (46anos)?
Se puder fazer a gentileza de responder…
Desde já agradeço a atenção,
Sandra
O avô do meu esposo era francês, falecido e residente no Brasil. A mãe (70 anos) do meu esposo não tem mais direito de pedir a cidadania francesa? Nem o filho (46anos), ou seja, meu marido?
Se puder fazer a gentileza de responder…
Desde já agradeço a atenção,
Sandra
Olá Sandra,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Boa noite Rafaela !! tudo bem ? não sei se você se lembra de mim , nos conhecemos no aeroporto em Paris em 2009, eu estava voltando para o Japão e perdi a conexão , em fim , sou neto de franceses, meu avô Jean bonifê auta veio para o Brasil e veio a falecer, mas meu pai ainda está vivo, o que eu preciso fazer para solicitar minha cidadania francesa ? obrigado
Olá Alessandro,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Sou brasileira e tenho uma avó casada com um francês há mais de 25anos, tenho direito a nacionalidade francesa?
Obrigada
Olá Gabriela,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Boa tarde,Dra me chamo Vitoria tenho 42 anos,morei em.saint tropez 11 anos e 2 anos em Monaco,convive 13 anos com uma família Tropeziane e um Sr.amigo gostaria de me adorar,meu pae é falecido,eu conssigo fazer adoção ou se necessário posso retirar o nome de meu pae da certidão e colocar a dele?pq eu tbem n convive c meu pae biologico,criei um vinculo afetivo c este que desejo a adaoção
Olá Railda,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Bom dia , sou casada com um frances e renovei meu titre de sejour por 2anos. Quanto tempo de casamento e de renovacao do titre de sejour eu nao o perco ,caso eu me divorcie ? Obrigada
Olá Deise,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Algumas das colunistas residente na França poderia me tirar algumas duvidas sobre o assunto em questão por favor???
Olá Daniela,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho! Gostaria de tirar uma dúvida e quem sabe a sua assessoria para me orientar. Minha mãe é bisneta de um francês já falecido. Ela tem direito à cidadania francesa?
Olá Mirella,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Olá tudo bem,
Se a minha esposa estiver na França de forma ilegal e dar a luz neste mesmo país. Chega a ganhar nacionalidade?
Pode mandar a resposta no meu email tiagoelviano@Gmail. Com
Olá Tiago,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
boa tarde Rafaela! sou neta de frances meu sobre nome é Lasnon, meu avô faleceu quando minha mãe era pequena, fiz algumas pesquisas e vi que existe poucas pessoas com esse sobrenome, como posso esta tirando minha cidadania?? qual o valor????
Olá Ana,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Boa tarde Rafaela eu sou Brasileiro e meu bisavô era Frances, gostaria de saber se eu posso dar entrada na minha cidadania francesa.
Olá Bruno,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Também existe o modo mais dificel, e muito procurado pelos homens:
Servir na legião estrangeira por cinco anos dá direito a requerer a cidadania francesa. e se for ferido em serviço (“dar o sangue pela pátria”) a nacionalidade é dada automaticamente.
Como encontrar meus parentes na Europa minha familia de sobrenome Rosenberg.
Olá Paulo,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
A França não expulsa nenhuma criança por hipótese alguma. E por conseguinte, a criança tem o direito de ser acompanhada pelos pais, podendo inclusive trabalhar para sustentá-la. Agora deixar a França claro que vai perder todo esse direito! Após 5 anos de estudo na França a criança tem direito a nacionalidade, assim como um adulto que viva legalmente pelo mesmo período e no momento da solicitação esteja trabalhando. É importante juntar toda documentação que prove isso, compras em lojas, supermercados, aluguel, luz, gás, telefone, colégio tudo. tudo. Tem que trabalhar. O estado francês não gosta de imigrante que viva a reboque do governo!