BrasileirasPeloMundo.com
Líbano Natal Pelo Mundo

Natal e Ano Novo no Líbano

Natal e Ano Novo no Líbano.

No Líbano, embora existam 18 seitas religiosas distintas, 35% da população são de católicos maronitas, e durante as festividades de fim de ano, o espírito natalino é compartilhado por adeptos de todas as seitas. Então como serão o  Natal e o Ano Novo no Líbano?

O Líbano é o único país do Oriente médio, que celebra o Natal como um feriado oficial, em 25 de Dezembro, como em todo o mundo. Com exceção dos libaneses armênios, que celebram o Natal no dia 6 de Janeiro, que também é outro feriado nacional no país.

Existem várias histórias, lendas, costumes e tradições em torno de como se comemora o Natal no Líbano, mas eu desconheço diversas coisas que são ditas por aí, e acredito que a maioria das coisas ditas faça parte de um passado bem distante, ou seja, apenas folclore mesmo.

Em toda casa maronita é possível ver um presépio montado aos pés da árvore de natal. E diferente da forma como conhecemos, onde o presépio é montado em um estábulo, no Líbano, ele é montado em torno de uma caverna. O presépio é decorado com sementes, como grão de bico, favas, lentilhas, aveia e trigo, e arbustos que foram cultivados em algodão úmido, 14 dias antes do Natal. Após os 14 dias, essas sementes se tornam arbustos de 6 cm de comprimento, e seu adorno em torno do presépio marca o nascimento de Jesus.

Leia também: a famosa gastronomia libanesa

Para os católicos maronitas, o presépio, visa orações para os moradores da casa, e ele tem mais importância do que a tradicional árvore de Natal. Durante este período de Natal, amêndoas e café são servidos aos visitantes que chegam. O país inteiro também é decorado com motivos natalinos, mesmo em regiões com comunidades islâmicas. Lojas, shoppings, ruas, casas, lugares públicos, jardins, tudo fica ricamente decorado para as festividades de Natal, e com musicas natalinas, personagens caracterizados, as igrejas tocam seus sinos…

E acontece inclusive, uma competição entre as cidades, para ver qual será a cidade eleita no ano, com a melhor decoração de Natal. Desde que eu estou aqui, a cidade de Biblos já venceu 2 anos consecutivos a competição, com sua decoração magnífica, por toda a cidade.

2e1ebb7a-5954-42d7-bd61-f6f00005edac
Biblos

A missa celebrada à meia noite também é uma tradição no Líbano. Na noite de Natal, as crianças se vestem com trajes natalinos, como o tradicional papai e mamãe Noel, e a assim como em vários lugares do mundo, alguém da família de veste de papai Noel, enquanto as crianças se reúnem ao lado da árvore de Natal, para a distribuição de presentes.

A mesa de Natal apresenta uma a história do Líbano e suas influências culturais, como o Kibe tradicional, servido com coalhada quente (símbolo da neve), ao lado de peru (ou frango) com especiarias, arroz de nozes, tabuleh, pratos de hommos bi tahine, salada de beterraba, cordeiro e etc. No quesito sobremesas, por influência do mandato Francês, encontra-se em todas as casas, o tradicional Buche de Noel, além de doces libaneses; como o Meghli. O Meghli é tão usado para celebrar a chegada de recém- nascidos, como também está presente no Natal, para celebrar o nascimento de Jesus.

Feliz Natal em árabe é “Eid Milad Majid”, ou seja, “Festa do Nascimento Glorioso”, mas expressões como “Kul’ sou wa enta bi-khair” (Que a cada ano eu possa encontra-lo com saúde), também é muito ouvida nessa época. Entretanto, como no Líbano, existem três idiomas oficiais, o “Merry Christmas” ou “Joyeus Noel”, entre os libaneses, também é comum.

O Ano Novo no Líbano também é diferente do que estamos acostumados. Não existe a obrigatoriedade de vestir-se de branco, ir à praia, pular ondas, oferecer flores a Iemanjá e outros… Em vários lugares ocorre a queima de fogos de artifício, mas não é uma regra, e definitivamente, esse momento não tem a mesma beleza ou duração, como os fogos no Brasil, e outros lugares do mundo.

Leia também: crenças e superstições libanesas

Ao contrário do Natal, onde reunir a família é essencial, o Ano Novo, é celebrado com os amigos também, e a passagem de ano é comemorada em restaurantes e hotéis, com programação especial de Ano Novo.

Essas festas incluem um rico e variado jantar, musica ao vivo, muita bebida e dança a noite toda, além de um kit com máscaras, chapéus, língua de sogra, confete, bombinhas, e etc., para a hora da virada.

Diz a lenda, que nesta noite, os chalés em Faraya ficam completamente lotados, os casais apaixonados adoram passar a virada do ano, em total clima de romance.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Festas religiosas cristãs na Bélgica

Tábata Senna

Comemorações do Natal na França

Ana Guida

Você sabia que o Papai Noel nasceu na Turquia?

Rubiana Ozturk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação