BrasileirasPeloMundo.com
Líbano Natal Pelo Mundo

Natal e Ano Novo no Líbano

Natal e Ano Novo no Líbano.

No Líbano, embora existam 18 seitas religiosas distintas, 35% da população são de católicos maronitas, e durante as festividades de fim de ano, o espírito natalino é compartilhado por adeptos de todas as seitas. Então como serão o  Natal e o Ano Novo no Líbano?

O Líbano é o único país do Oriente médio, que celebra o Natal como um feriado oficial, em 25 de Dezembro, como em todo o mundo. Com exceção dos libaneses armênios, que celebram o Natal no dia 6 de Janeiro, que também é outro feriado nacional no país.

Existem várias histórias, lendas, costumes e tradições em torno de como se comemora o Natal no Líbano, mas eu desconheço diversas coisas que são ditas por aí, e acredito que a maioria das coisas ditas faça parte de um passado bem distante, ou seja, apenas folclore mesmo.

Em toda casa maronita é possível ver um presépio montado aos pés da árvore de natal. E diferente da forma como conhecemos, onde o presépio é montado em um estábulo, no Líbano, ele é montado em torno de uma caverna. O presépio é decorado com sementes, como grão de bico, favas, lentilhas, aveia e trigo, e arbustos que foram cultivados em algodão úmido, 14 dias antes do Natal. Após os 14 dias, essas sementes se tornam arbustos de 6 cm de comprimento, e seu adorno em torno do presépio marca o nascimento de Jesus.

Leia também: a famosa gastronomia libanesa

Para os católicos maronitas, o presépio, visa orações para os moradores da casa, e ele tem mais importância do que a tradicional árvore de Natal. Durante este período de Natal, amêndoas e café são servidos aos visitantes que chegam. O país inteiro também é decorado com motivos natalinos, mesmo em regiões com comunidades islâmicas. Lojas, shoppings, ruas, casas, lugares públicos, jardins, tudo fica ricamente decorado para as festividades de Natal, e com musicas natalinas, personagens caracterizados, as igrejas tocam seus sinos…

E acontece inclusive, uma competição entre as cidades, para ver qual será a cidade eleita no ano, com a melhor decoração de Natal. Desde que eu estou aqui, a cidade de Biblos já venceu 2 anos consecutivos a competição, com sua decoração magnífica, por toda a cidade.

2e1ebb7a-5954-42d7-bd61-f6f00005edac
Biblos

A missa celebrada à meia noite também é uma tradição no Líbano. Na noite de Natal, as crianças se vestem com trajes natalinos, como o tradicional papai e mamãe Noel, e a assim como em vários lugares do mundo, alguém da família de veste de papai Noel, enquanto as crianças se reúnem ao lado da árvore de Natal, para a distribuição de presentes.

A mesa de Natal apresenta uma a história do Líbano e suas influências culturais, como o Kibe tradicional, servido com coalhada quente (símbolo da neve), ao lado de peru (ou frango) com especiarias, arroz de nozes, tabuleh, pratos de hommos bi tahine, salada de beterraba, cordeiro e etc. No quesito sobremesas, por influência do mandato Francês, encontra-se em todas as casas, o tradicional Buche de Noel, além de doces libaneses; como o Meghli. O Meghli é tão usado para celebrar a chegada de recém- nascidos, como também está presente no Natal, para celebrar o nascimento de Jesus.

Feliz Natal em árabe é “Eid Milad Majid”, ou seja, “Festa do Nascimento Glorioso”, mas expressões como “Kul’ sou wa enta bi-khair” (Que a cada ano eu possa encontra-lo com saúde), também é muito ouvida nessa época. Entretanto, como no Líbano, existem três idiomas oficiais, o “Merry Christmas” ou “Joyeus Noel”, entre os libaneses, também é comum.

O Ano Novo no Líbano também é diferente do que estamos acostumados. Não existe a obrigatoriedade de vestir-se de branco, ir à praia, pular ondas, oferecer flores a Iemanjá e outros… Em vários lugares ocorre a queima de fogos de artifício, mas não é uma regra, e definitivamente, esse momento não tem a mesma beleza ou duração, como os fogos no Brasil, e outros lugares do mundo.

Leia também: crenças e superstições libanesas

Ao contrário do Natal, onde reunir a família é essencial, o Ano Novo, é celebrado com os amigos também, e a passagem de ano é comemorada em restaurantes e hotéis, com programação especial de Ano Novo.

Essas festas incluem um rico e variado jantar, musica ao vivo, muita bebida e dança a noite toda, além de um kit com máscaras, chapéus, língua de sogra, confete, bombinhas, e etc., para a hora da virada.

Diz a lenda, que nesta noite, os chalés em Faraya ficam completamente lotados, os casais apaixonados adoram passar a virada do ano, em total clima de romance.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal na Tasmânia

Letícia Hughes

Natal a dois no exterior

Sara Martins

Natal na Noruega

Denise Assis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação