Existe Natal em Hong Kong?
Uma das minhas maiores curiosidades ao mudar-me para a Ásia era saber como seria celebrado o Natal ( o maior feriado cristão) em um país cuja maioria das pessoas não é cristã.
Em Hong Kong, mais de 82% da população segue as chamadas religiões tradicionais chinesas (uma mistura de confucionismo, taoísmo e budismo). Os cristãos são menos de 12% (protestantes – 6,5% e católicos- 5,1%). Há ainda uma pequena parcela de islâmicos, hinduístas e outros. A liberdade religiosa é um direito respeitado pelo governo.
Ok, mas como acontece o Natal então? As ruas ficam iluminadas? Há o espírito natalino? As pessoas desejam Feliz Natal a estranhos? Vamos lá:
Feriado?
Pela forte presença de estrangeiros, sim, comemora-se o Natal. É até feriado na teoria, mas na prática quase todo comércio e instituições privadas abrem. Tudo abre normalmente até tarde no dia 24 e no dia 25, abrem até às 18hs, ou seja, apenas fecham mais cedo (geralmente o comércio é até 22hs). Alguns estabelecimentos nem mudam os horários. As escolas têm recesso de 3 semanas, entre o Natal e a primeira semana de janeiro. Como no hemisfério norte o ano escolar vai de agosto a junho, este é o recesso do meio do ano, assim como no Brasil temos recesso em julho.
Aliás, o pessoal de Hong Kong adora um feriado. É o lugar do mundo com o maior número de feriados. Sim, tem mais feriados até que o Brasil! Em 2017 foram 19 no total. Isso porque juntaram-se os feriados de duas religiões (cristã e budista), de duas culturas (o ano novo chinês e o ocidental), além dos cívicos e os relacionados a momentos do ano como o meio do outono, equinócios e solstícios. O feriado mais importante, cheio de rituais, é o ano novo chinês, celebrado em janeiro ou fevereiro.
Seguindo a tradição do Reino Unido, que governou Hong Kong por 150 anos, comemora-se o Natal no dia 25. No dia 24 não há nada. Além disso, como no Reino Unido, o dia 26 também é feriado. Lá o feriado é chamado de Boxing Day, porque tradicionalmente os ricos davam uma caixa (box em inglês) com presentes para seus empregados. Uma das teorias é que os empregados trabalhavam no dia 25 e no dia seguinte podiam comemorar o Natal com a própria família. Atualmente esse dia é conhecido por abrigar promoções pós-natalinas e muita gente faz um tour de lojas. No entanto em Hong Kong, o feriado não é conhecido como Boxing Day, só como “o dia após o Natal” e não há promoções.
Celebrações
Em dezembro Hong Kong é enfeitada com luzes de todas as cores, um pouco diferente do Brasil, que concentra a decoração em algumas cores como vermelho, verde e branco. Os neons azuis, roxos ou com cores bem chamativas são mais ao gosto dos chineses. Os shoppings possuem árvore de Natal e Papai Noel para tirar foto. No entanto não percebi um movimento maior de compras, corridas desesperadas aos shoppings, nem povo brigando pelos últimos produtos. Na verdade o centro de Hong Kong em qualquer dia, parece véspera de Natal: muita gente junta e embolada! Além disso, desde o início de dezembro as lojas ficam em liquidação, o que é um indício de que não é uma época forte de vendas…
Para vários chineses, o mais importante é o dia do solstício de inverno, que ocorre entre os dias 21 ou 22 de dezembro. Apesar de não ser feriado oficial, os estabelecimentos fecham mais cedo. É tradicional fazer um jantar com a família em que servem um prato chamado tangyuan. Os chineses fazem mais questão de estar com a família no solstício do que no Natal.
Portanto são mais os estrangeiros que celebram essa data. No geral, as tradições e comidas seguem as britânicas: peru, couve-de-bruxelas, batata e um molho de caldo de carne (gravy). No entanto, como Hong Kong possui uma mistura de nacionalidades, é seguro dizer que cada família comemora do seu jeito, de acordo com suas origens e tradições. Meu primeiro Natal foi comemorado com a família do amigo do meu esposo, que coincidentemente mora aqui. Ele também é inglês e casado com uma peruana. Somos todos vegetarianos ou veganos e a ceia foi uma mistura de culturas britânicas e peruanas com direito a brigadeiro de sobremesa.
Em geral posso dizer que não sinto muito o clima natalino, que é meu feriado favorito. No meu primeiro ano aqui fiquei até nostálgica, não gostei e achei tudo sem graça. Eu quis sumir para qualquer outra parte e prometi a mim mesma que no ano seguinte não passaria Natal aqui. Só que como o recesso é curto, não vale a pena viajar para o outro lado do mundo e em alta temporada, tudo fica mais caro. Acabei pagando a língua e fiquei… Mas a gente se acostuma com tudo na vida. O mais importante é buscar aquilo que a gente lê nas mensagens sentimentais dessa época do ano: fazer com que dentro de mim o espírito de Natal renasça hoje e sempre…
Enfim, espero que tenham um Feliz Natal!
Leia mais sobre Natal Pelo Mundo
2 Comments
Olá preciso fazer um trabalho sobre Hong Kong e tem um tópico que é sobre as comemorações populares de lá e acontece que eu não encontrei nenhuma … você poderia me ajudar ?
Olá Nathália. Eu ainda farei posts sobre isso no meu blog, mas por enquanto eu te indico algumas comemoracoes e você pode procurar. Se você lê ingles, aqui vao 2 paginas bem completas: http://www.discoverhongkong.com/eng/see-do/events-festivals/chinese-festivals/index.jsp?page=2 e http://www.hong-kong-traveller.com/hong-kong-festivals-and-events.html
De qualquer maneira, sem duvida, a maior celebracao é o ano novo chinês. Veja aqui: https://brasileiraspelomundo.com/china-ano-novo-chines-esse-e-o-que-vale-por-aqui-39123504
Alem disso, eu destaco: Dragon Boat Festival, Mid-Autumn Festival, Winter Solstice Festival e o Cheung Chau Bun Festival. Esse utlimo coincide com o Aniversario do Buddha, em maio e a ilha toda fica vegetariana.
Espero que ajude e boa sorte!