BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Portugal

Natal em Portugal

Natal em Portugal.

Portugal é um estado laico mas um país tradicionalmente muito católico. Como o Natal é uma festa cristã, por aqui as tradições natalinas fazem parte da vida da maioria dos portugueses. Geralmente as pessoas que vivem em Lisboa e não são daqui, nesta época viajam para as suas terras para comemorar junto com suas famílias.

Bacalhau com todos

O Natal em Portugal até nem é muito diferente do natal brasileiro da minha infância mas ainda assim existem algumas diferenças. Eu também comia leitoa e peru assado na casa das minhas avós.

Para começar, sinto que as tradições cristãs do Natal ainda parecem mais fortes por aqui do que o apelo consumista de Papai Noel que por aqui se chama “Pai Natal”.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Couve portuguesa

Os portugueses costumam chamar de consoada a festa/jantar que acontece na noite do dia 24 de dezembro. O jantar é servido antes da meia-noite para que as pessoas possam ir à missa do galo. Uma das tradições desta época é montar o presépio. Existem por aqui umas figuras pequenas de gesso, pintadas, representando Jesus, Maria, José e as outras figuras do presépio. É normal (embora pouco comum nas regiões urbanas) vermos algumas pessoas pelos campos a procura de musgo que vai servir de “tapete” para as figuras do presépio.

No último sábado quando fui à feira lá estavam os escoteiros vendendo musgo para aqueles que não andam pelos campos a procura dele. Também era possível comprar as figuras para montar o presépio. As pessoas normalmente também montam árvores de Natal onde colocam os presentes.

Agora vou falar do que eu acho “o melhor da festa”: as comidas. No jantar de Natal normalmente come-se bacalhau!  Sim, “Bacalhau com Todos”. O bacalhau é o prato principal na maioria das regiões de Portugal. No norte do país também se come polvo que pode ser empanado e frito ou assado no forno.

Figuras presépio 1

O “Bacalhau com Todos” é um prato típico português. Para quem não sabe, é o bacalhau cozido acompanhado de grão-de-bico, batatas, cenouras, ovo e couve. Por cima coloca-se cebola e salsa picadinha. Fora da época natalina normalmente fazemos o bacalhau com couve lombarda (uma espécie de repolho) mas, no Natal, o bacalhau é acompanhado de batatas, ovos e couve portuguesa.  Para o almoço do dia 25, em algumas regiões, há o peru recheado e assado.

Antigamente, ainda nos anos 1950, havia uns vendedores de peru que saiam com as aves vivas pelas ruas nessa época do ano. Essa imagem está representada num dos muitos painéis de azulejos que existem no mercado municipal de Cascais.

Na região centro do país come-se cabrito assado com batatas, que é muuuito bom! Já na região do Alentejo come-se peru assado e também carne de porco, normalmente assada. Como em Lisboa vivem famílias de todos os cantos do país, é normal haver bacalhau mas também o que as pessoas trazem de suas tradições familiares.

Figuras presépio 2

Uma outra comida para o almoço do dia 25 é a “roupa velha” que é um prato feito com o que sobrou do bacalhau da noite anterior. Para fazer a “roupa velha” faz-se lascas com o bacalhau, corta as batatas, as couves e os ovos em pedaços pequenos. Mistura todos os ingredientes. Leve ao fogo um pouco de azeite e dentes de alho picadinhos. Depois coloca o azeite com o alho sobre os ingredientes e mistura tudo.

Os frutos secos também fazem parte das tradições: amêndoas, nozes, avelãs, figos secos e passas. Também as sobremesas são muito importantes, entre elas: rabanadas (também chamadas de fatias douradas), aletria, azevias de grão-de-bico ou batata-doce, filhoses, leite-creme, formigos, arroz-doce, lampreia, etc. Outro dia, em outro post, eu falo sobre a doçaria tradicional portuguesa, está prometido!

Mas uma tradição que não pode mesmo faltar é o bolo principal: o Bolo-Rei! Pois é, por aqui o panetone é raro (afinal, panetone é italiano). O bolo-rei é um bolo redondo com um buraco no meio com passas, frutos secos e frutas cristalizadas. Havia também uma tradição associada ao bolo-rei. Dentro do bolo, na massa, havia dois “presentinhos”. Um era um brinde que dava sorte a quem o encontrasse e o outro era uma fava. Quem encontrasse a fava no seu pedaço de bolo tinha a obrigação de pagar o próximo bolo-rei. Já não há presentinhos no bolo… foi proibido… disseram que as crianças podiam se engasgar…

Vendedor de perus

Outra tradição de Natal em Portugal é o circo. É isso mesmo: CIRCO! Nessa época existem vários circos pelas cidades e algumas empresas costumam dar bilhetes para seus funcionários irem com suas famílias ver o circo. Eu não vou ao circo e penso que muita gente também não vai porque, das pessoas que conheço, nenhuma vai. Mas para quem gosta, também passam o circo da família real de Mônaco na programação de Natal na televisão.

Bom gente, depois de contar um pouquinho como é o Natal por aqui, desejo a todos um Natal muito feliz, em qualquer lugar que estejam, no Brasil e pelo mundo!

FELIZ NATAL!!!

Related posts

10 rituais natalinos da Áustria

Ana Dietmüller

Mudei de país. E agora, quem sou eu?

Ana Tavela

Cinco curiosidades sobre o Natal na França

Ana Lozon

4 comentários

Tati Sato Dezembro 16, 2013 at 11:01 am

Oi Lyria!

Desde que fui para a Europa, fico impressionada como nossas tradições não são puramente nossas, mas heranças culturais de nossos antepassados! Acho incrível como tudo, de alguma forma, se conecta!

O que fiquei bastante surpresa (embora não devesse) é como se assemelha ao Natal espanhol o Natal português. Muitas tradições são as mesmas, como o Bolo-Rei (na Espanha, o Bolo dos Reis). Embora seja comido no dia de Reis na Espanha, ele também contém os dois “brinquedinhos”, o rei e a fava!

Bom, é isso! Feliz Natal!!!

Resposta
Lyria Dezembro 17, 2013 at 3:41 pm

Pois é Tati, estamos todos ligados, aprendemos uns com os outros. 🙂 Nós somos construídos e construímos a nossa cultura diariamente.
Feliz Natal pra vc também! 🙂

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 16, 2013 at 10:19 pm

Adorei as comidas que são também umas das minhas partes prediletas do Natal Lyria! Feliz Natal pra voce também e um ótimo ano novo!!! Cheio de sucesso em todas as areas de sua vida! Namasté

Resposta
Lyria Dezembro 17, 2013 at 3:43 pm

Oi Ana Cristina!
Que bom que gosta das comidas. 🙂 Um Natal muito feliz pra vc também e pra todos os seus! Abraço e bjim!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação