BrasileirasPeloMundo.com
Coreia do Sul Natal Pelo Mundo

Natal na Coreia do Sul

Como é o Natal na Coreia do Sul?

A Coreia do Sul não é o único país do Leste Asiático a celebrar o Natal, mas definitivamente é o país onde as celebrações são mais perceptíveis. Se comparada ao Japão ou até mesmo à China, a Coreia possui uma grande proporção de cidadãos cristãos: cerca de 30% da população é cristã, embora a Coreia ainda seja um país fundamentalmente confucionista/budista. Além disso, a Coreia do Sul é o único país a reconhecer o Natal como um feriado nacional. Isto significa que estudantes, trabalhadores e funcionários públicos têm o dia de folga.

É bastante claro que a religião desempenha um grande papel no Natal em geral entre as famílias e as crianças, mas também tem todo um outro significado para os não cristãos, e isso faz com que este momento na Coreia seja incomparável a outros países ao redor do globo. Abaixo você vai conhecer alguns dos costumes dos coreanos nesta época do ano.

O Natal pode ser um dia muito feliz para alguns, mas também triste para outros que eventualmente não estejam apaixonados neste momento. Se você já conhece um pouco da Coreia, deve saber que lá há várias datas comemorativas e alguns feriados que são relacionadas a romance, tais como o Dia dos Namorados, o Dia do Branco e o Dia do Preto. Em um país de cultura muito pop, onde o romance e o amor são fortemente enfatizados, não faria sentido se o Natal também não fosse “romantizado” para as pessoas que não celebram o verdadeiro significado do Natal cristão. As luzes bonitas, a distribuição de presentes, e o tempo frio fazem o cenário perfeito para se aconchegar a alguém.

Embora seja visto como um feriado para casais, na opinião de alguns, se você for alguém que sabe se divertir sozinho, gostará muito das decorações de Natal e do burburinho nas ruas destes dias. Mas, se você não quiser se sentir solitário, pode ser uma boa oportunidade para encontrar sua cara metade, pois muita gente também estará procurando alguém para passar o Natal acompanhado! Há ainda pessoas que se juntam aos amigos para que todos possam ter a chance de dar e receber um pouco de amor e felicidade neste dia muito especial. Os estrangeiros residentes na Coreia também costumam se juntar para celebrar o Natal, às vezes, de forma bastante ecumênica. Enfim, no geral, é sempre muito bom para todos.

E tem bastante coisa para se fazer! Sempre há eventos e promoções nas lojas de departamento. As lojas de cosméticos costumam oferecer brindes e, em algumas, os clientes também são automaticamente inscritos em sorteios para diversos prêmios. A maioria das lojas de departamento exibe uma decoração impecável, comparáveis às vitrines de Nova Iorque. Tem também excelentes ofertas em sites de compras: caso você esteja interessado em produtos coreanos, o momento de comprar é agora. O Gmarket, por exemplo, é uma boa pedida e é todo em inglês.

No mundo ocidental não existe Natal sem música. O mesmo vale para a Coreia do Sul, mas há uma pequena diferença. As músicas não se encaixam perfeitamente no mesmo gênero. Apesar de existirem canções de Natal muito tradicionais que são cantadas nas ruas, como “Jingle Bells” e “Noite Feliz”, essas canções, normalmente, não são tocadas nas rádios. Será mais provável que você ouça “All I Want for Christmas is You” da Mariah Carey, uma vez que, lembrem-se, é um feriado romântico! Além disso, as versões das canções de K-pop para as músicas de Natal, provavelmente também falarão de amor. Alguns grupos que certamente irão tocar nas rádios esta semana, são MBLAQ, Boyfriend, Girl’s Generation, ZE:A, Miss A, etc. Estes são apenas alguns exemplos dos ídolos K-pop que tem canções com basicamente a mesma mensagem – “é Natal, eu sinto falta de você, você sente falta de mim?”, “Eu quero estar com você, está nevando”, e por aí vai, sem mencionar a oportunidade de ver os ídolos vestidos em adoráveis roupinhas de Natal – você verá muita gente na rua fazendo o mesmo.

As igrejas geralmente são decoradas com luzes de neon chamativas e muitas têm uma cruz vermelha brilhante no topo. Mesmo entre os não cristãos pode-se observar uma grande quantidade de pessoas indo à igreja apenas por ir, afinal, é Natal!

O presente mais popular é dinheiro. É sério! Na Coreia do Sul, o presente favorito para se ganhar é o dinheiro; embora a razão seja desconhecida, é meio que uma tradição.

Também tem Papai Noel na Coreia, mas ele estará vestindo azul! E o nome dele é Haraboji, ou 산타 할아버지 (Vovô Noel).

Embora o Natal nos países ocidentais seja muito diferente da Coreia em termos de como eles celebram, os sentimentos das pessoas é basicamente o mesmo – distribuir o amor e cuidar dos outros, sejam familiares ou amigos. Basicamente, a Coreia tem muito do espírito tradicional do Natal, onde os membros da família e os amigos são o destaque.

Feliz Natal para todos!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal na Alemanha

Allane Milliane

Natal na Tasmânia

Letícia Hughes

Você sabia que o Papai Noel nasceu na Turquia?

Rubiana Ozturk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação