BrasileirasPeloMundo.com
Eslovênia Natal Pelo Mundo

Natal na Eslovênia

O Natal na Eslovênia

Passar o Natal na Eslovênia é entrar naqueles cenários de filme de fim de ano, que, quando crianças, adoramos assistir nesta época. Como muitos outros países europeus, aqui o Natal  é branquinho (às vezes, não), mas sempre frio, com muitas luzes e aquela tradicional feirinha de Natal.

Em Liubliana, todo ano há um dia comemorativo em que as luzes de Natal são acesas e vê-se a deslumbrante decoração que enfeitará a cidade por um tempo. O centro histórico de Liubliana, que já é belíssimo, fica ainda mais. Há muita animação na cidade e o frio nem incomoda, só serve para instigar-nos a provar as deliciosas iguarias que são oferecidas por toda parte. Nesta época do ano, ainda pode-se comer castanhas, que são torradas e vendidas em barracas espalhadas pelo centro. Vinho quente, o nosso “quentão”, aguardente com mel e muito mais.

Animação

Durante os meses de novembro e dezembro há tantas atividades pela cidade que se você não curte Natal, bem, vai mudar de ideia. Animação não falta.

No dia 25 de novembro, como falei, são acesas as luzes da cidade e a festa começa. Mais adiante, no dia 3 de dezembro, as barracas com artigos natalinos já podem ser visitadas. São belíssimas e oferecem uma variedade incrível de artigos, muitos deles artesanais. Ainda no dia 3, há uma oficina oferecida gratuitamente na chamada “Floresta Encantada”, onde será possível confeccionar lembranças e peças decorativas natalinas que sejam ecologicamente corretas ou ecoamigáveis.

O grande dia para as crianças

No dia 5 de dezembro, a festa no centro da cidade é para as crianças e toda família. É a chegada de São Nicolau em esloveno: Miklavž, que vem acompanhado de anjos e demônios, os chamados pakelj. São Nicolau desfila pelo centro de Liubliana e distribui doces, biscoitos e frutas para as crianças que se comportaram bem. A presença dos “diabinhos” é para lembrar do mau comportamento e que não vale a pena segui-lo. Neste mesmo dia há pela cidade diversas atrações para a família.

Entre os dias 13 e 20 de dezembro, as ruas da cidade são tomadas por vozes de anjos: corais de escolas primárias se apresentam em diversos pontos do centro histórico.

No dia 16, você vira personagem de filme mesmo. Vai ao centro? Não vá muito moderna, não! É que você vai voltar ao século 19 e dançar pelas ruas ao som dos realejos. Sim! Tocadores de realejo preenchem a atmosfera natalina com músicas de Verdi, Mendelsshon e outros “divos”, ou divinos. Você comeu doces, cantou, dançou, e agora lembrou que o ano está acabando e tem muitos desejos a serem realizados. Bom, então aproveite que a  Boa Fada está  por aí e  faça seu pedido. Cuidado com o que pede, ela realiza todos os seus desejos, de qualquer um: crianças ou adultos.

E assim passam-se os dias e dia 24 chega, você descansou? É que tem concerto em frente à prefeitura para o deleite musical.

A Noite de Natal

A noite do dia 24 de dezembro é o momento de celebração das famílias eslovenas. Pinheiros decorados, em sua maioria verdadeiros, e a tradicional ceia natalina. Os eslovenos preparam-se para o Natal quatro semanas antes, quando começam a montar os arranjos natalinos. Cada arranjo tem quatro velas, a serem acesas cada domingo do mês. Os arranjos são lindos, mas confesso que a parte que mais gosto é outra: os deliciosos biscoitos natalinos.

Os católicos vão à tradicional “Missa do Galo”, à meia-noite. No dia seguinte, faz-se o café da manhã natalino e os presentes, tão aguardados pelas crianças, são abertos.

Bem, depois de tanta celebração, descanse, pois amanhã, dia 26, tem mais!

A chegada do Dedek Mraz, ou “Vovô do Gelo”.

dedek-mraz
Fonte: www.ljubljana.si

Dia 26 tem mais festa com a chegada dessa figura pouco conhecida, de origem pagã, e famosa na cultura eslava. Em Liubliana ele chega em uma carruagem puxada por belíssimos cavalos bancos da raça Lipizzaner, típicos da região de Lipica, região da Eslovênia de onde origina seu nome. Junto a ele, todo vestido de branco, seguem homens da neve, duendes, fadas e figuras mágicas. Poupe energia porque às 20h o Dedek Mraz já voltou para a terra do gelo e você tem uma série de concertos por toda cidade para curtir até o Ano Novo chegar.

Ano Novo

A temperatura caiu anda mais, porém a energia dos eslovenos parece que se aquece nesta época do ano. Se você estiver por aqui, terá programação para praticamente todos os dias.

A grande festa de celebração do Ano Novo aqui em Liubliana é realizada no centro histórico, em diversas de suas praças. Numa atmosfera fria de temperatura, mas alegre, pacífica e quente de calor humano, os eslovenos abrem largos sorrisos  e abraços e a festa se estende ao próximo ano. O show pirotécnico do castelo de Liubliana, lá no alto, é visto de diversos pontos, e juro, é belíssimo.

O que mais curto, desde que vim morar aqui, é o clima familiar, amigável e seguro das comemorações. No dia 31, para criar uma celebração de Ano Novo mágico e inesquecível para as crianças, uma série de performances e atividades serão organizadas em uma das praças principais, a Kongresni Trg.

Aqui, Natal e Ano Novo não têm rabanada, mas tem “potica”, é frio de temperatura, mas quente de calor humano verdadeiro entre amigos e família.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal nas Filipinas

Tati Sato

Dia de Santa Lucia na Itália

Daphne Pierin

Natal no Japão

Alessandra Ozbir

2 comentários

Leandro Oliveira Facella Outubro 8, 2017 at 4:24 am

Marta, pesquisei demais a Eslovênia e amei este país! Estou pensando em viajar pela primeira vez com minha noiva para fora do Brasil. Teremos entre os dias 16/12 e 26/12 para viajar. Poderia nos dizer se esta época conseguiremos visitar os principais pontos turísticos da Eslovênia, como os rios, castelos, a fruta e as famosas feirinhas gastronômicas de Ljubljana? Com o excesso de neve nenhuma destas atrações fecham? Seria de extrema ajuda se pudesse nos responder… Obrigado e parabéns pelo site!

Resposta
Marta Berglez Outubro 8, 2017 at 9:39 pm

Ola Leandro,

Dezembro e bem frio aqui, mas da para visitar os principais pontos turisticos. A feira gastronomica chama-se odprta kuhna e so funciona durante o verao e parte da primavera quando ainda esta meio “quentinho”.Voce nao vera talvez tudo o que queira, mas…vera a cidade absolutamente linda para o Natal.Tem a feirinha de Natal bem no centro historico.
Escreva com detalhes para [email protected] e eu te dou mais dicas.
Venha que nao se arrependera!
Abs e obrigada por ler meus artigos.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação