BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Noruega

Natal na Noruega

Quando comecei a escrever esse artigo, perguntei à um norueguês qual é a primeira palavra que vem à cabeça quando o assunto é Natal na Noruega a resposta foi: Pinnekjøtt! Esse prato típico do Natal norueguês nada mais é do que a carne das costelas do carneiro. A carne é preparada de uma maneira especial, colocada no forno em cima de pedaços de Bjørk-tre (uma árvores especial) e água, de modo que a carne é cozida no vapor. Por isso o nome pinnekjøtt: “carne na madeira”.

A primeira vez que comi esse prato imediatamente me lembrei da carne-seca que temos no Brasil, já que a pinnekjøtt é bem salgada. Embora muito forte na cultura norueguesa, nem todas as famílias comem o mesmo no Natal. Aqueles que não comem carne de carneiro, costumam comer “ribbe” que são as costelas do porco preparadas de uma maneira especial, e aqueles que moram no norte da Noruega comem “lutefisk” (pode ser bacalhau ou outro tipo de peixe preparado com uma mistura química ligeiramente parecida com a soda cáustica). Ainda não tive coragem de experimentar o lutefisk, mas não conheço muitas pessoas que gostem desse prato.

E não é só a ceia que difere o Natal norueguês dos outros. Aqui na Noruega o Papai Noel se chama Julenissen, esse é como o que nós temos no Brasil, de barba branca, barriga generosa e renas. Mas a cultura norueguesa é muito rica e também tem os “fjøsnissen”. Eles são como gnomos que vivem na floresta e pregam peças nas pessoas caso não sejam alimentados. Por isso, no dia vinte e três de Dezembro (lille juleaften) os pais ajudam as crianças a prepararem um prato chamado grøtt, o nosso arroz doce, e deixam um pouco na varanda para que os fjøsnissen possam comer e não fiquem irritados.

Por tudo isso o Natal norueguês é mágico. Apesar da saudade que eu sinto da minha família, sempre penso em viajar depois do Natal, porque amo passar essa época com a minha família norueguesa. Para mim, que vim do Rio onde em Dezembro a temperatura está sempre entre os 25 graus, é delicioso passar o Natal vendo as ruas, árvores e casas cobertas de neve e as luzes deixando tudo mais bonito do que já é. Foi depois que passei meu primeiro Natal aqui que eu entendi porque as pessoas gostam tanto dessa época do ano.

Espero que todas os leitores e leitoras do Brasileiras pelo mundo tenham um ótimo Natal e um próspero Ano Novo! Ou como dizemos aqui: En riktig god jul og godt nyttår!

 

Related posts

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Gabrielle Figueiredo

Natal em Bangkok

Bárbara Santos

Natal na Irlanda

Luciana Damasceno

5 comentários

Ana Cristina Kolb Dezembro 16, 2013 at 10:04 pm

Muito bom mesmo Denise esta época no ano na Escandinavia, ao mesmo tempo que do lado de fora tudo é branquinha, a vida dentro das casas são muito aconchegantes! Feliz natal e quanto a prato de natal acho que o carneiro seria o meu predileto!!!!!
En riktig god jul og godt nyttår!

Resposta
Cristiane Leme Høg Dezembro 16, 2013 at 10:14 pm

Que legal saber sobre o Natal na Noruega. Tem bastante coisa parecida com o Natal daqui, principalmente a presença dos ‘nisser’ que estão por toda parte e são peça fundamental na decoração. Aqui em casa contamos e temos 521 ‘nisser’, haja grøtt pra esse povo todo, hahaha! Beijos, og god Jul til jer!

Resposta
Denise Dezembro 22, 2013 at 8:19 am

Obrigada Ana Cristina! É verdade, embora esse ano a previsão seja de um natal sem neve! Nevou umas semans atrás, mas a temperatura aumentou e a neve se foi! Feliz natal pra você! Beijooos

Resposta
Denise Dezembro 22, 2013 at 8:20 am

Christiane, 521 nisser é muito! hahaha moramos num apartamento, então sem ‘nisser’ esse ano, mas na minha sogra tem alguns que são até meio assustadores hahaha Beijoos god jul!

Resposta
Noruega – Crime de Páscoa – ”Påskekrim” Junho 8, 2014 at 11:40 pm

[…] noruegueses tem seu próprio estilo de celebrar os feriados. Eu já mencionei que no Natal, além do famoso Papai Noel os noruegueses têm também os pequenos ”duendes” que estão sempre […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação