BrasileirasPeloMundo.com
EUA

O quê e onde comer em Washington DC

Onde comer em Washington DC.

A primavera chegou. Com ela, a cidade não fica apenas mais florida e mais animada, mas também acontecem inúmeros festivais de gastronomia. Muita gente acha que os EUA não possuem uma identidade própria quando o assunto é culinária. De fato, os EUA não possuem uma característica tão forte quando o assunto é comida, se comparado a países como Japão, China, Espanha, Itália ou o Brasil. Mas apesar da falta de características mais marcantes, isso não quer dizer que aqui só se come hambúrguer e batata frita, como já relatou minha colega de blog neste texto aqui. O grande número de imigrantes que aqui se estabeleceram, fez com que a culinária norte-americana pegasse emprestado um pouquinho de tudo e de todos, e assim surgiu o Jambalaya, Camarão Ettouffee, Clam Chowder, Raviolis Fritos, o famoso BBQ americano, dentre muitos outros pratos. Mas se você achar que isso não é o suficiente, existem milhares de opções gastronômicas de outros países aqui.

Washington DC é um caldeirão de cultura e diversidade. Aqui, em uma pequena caminhada ao redor dos bairros de Dupont Circle ou Adams Morgan pode-se escutar as mais diversas línguas. E com a comida não seria diferente. Existe uma infinidade de restaurantes que servem os mais variados tipos de comida e pra quem tem vontade de embarcar em uma volta ao mundo gastronômica sem ter que se deslocar muito, DC é o lugar perfeito para isso.

Vamos a alguns exemplos:

Comida sérvia, croata, montenegrina ou eslovena: Quer provar a comida da região dos Bálcãs? Vá ao restaurante Ambar. O lugar segue o estilo tapas. Pode-se pagar por pessoa e provar de tudo no cardápio ou fazer suas escolher à la carte. O restaurante fica no bairro descolado de Capitol Hill, mas se você morar na Virgínia, pode ir ao Ambar no bairro de Claredon.

Leia também: Como é comer fora no Uruguai

Comida etíope: Localizado em Adams Morgan, o restaurante Zenebech Injera está entre um dos melhores etíopes do Distrito! Mas lembre-se, aqui o costume é comer com as mãos, sem talheres! Pra quem acha isso estranho, existe a opção de pedir um garfinho.

Comida afegã: No bairro de Palisades fica o Aracosia Bistrô. Ele é um restaurante afegão autêntico, de uma família que migrou para os EUA há alguns anos. Palisades é considerada uma área mais high-end em DC, mas se você estiver com a grana mais apertada não precisa deixar de provar a comida afegã. Vá ao Lapis Bistrô em Adams Morgan. O guisado de vitela, chamado de Veal Lawaan é espetacular!

Comida vietnamita: Apesar de não estar geograficamente em DC, mas sim em Falls Church, Virgínia, o Eden Center, fica coladinho ao Distrito de Columbia e podemos dizer que é praticamente parte dele. Se você quer provar a comida vietnamita mais autêntica de Washington, vale a visita a qualquer um dos restaurantes no local. Meu favorito é o Huong Viet. Chegue cedo e leve dinheiro em espécie, pois eles não aceitam cartão.

Comida lao: sim! Existe! Temos também. Vá ao bairro de Columbia Heights e experiente a comida do restaurante Thip Khao, mas tome cuidado com a pimenta, que é forte!

Comida Creole: Devido a grande proximidade do litoral (40 minutos de distância), a comida creole é bastante comum por aqui. O que não faltam são ostras, camarões, lagostas, lagostins, etc. Se quiser provar a comida típica sulista americana vá ao Po Boy Jim ou ao Acadiana. Este segundo, apesar de ter um preço um pouco mais salgado, serve um brunch delicioso aos domingos e oferece apresentações do bom e velho Jazz norte-americano.
Mas se você achou essas sugestões gastronômicas acima muito fora da sua zona de conforto e prefere algo um pouco menos, digamos, exótico, não tem problema. Seguem dicas abaixo:

Comida argentina: Vá ao Malbec. Fica em Dupont Circle e a Parrillada é maravilhosa. A carta de vinhos é excelente, possuindo não apenas vinhos argentinos, mas diversas outras opções.

Leia também: vistos para morar nos EUA

Comida mexicana: Por onde começar? A comida mexicana é tão popular e difundida nos EUA, que as vezes a gente até esquece que é mexicana e começa a achar que ela virou americana. As opções não faltam e são para todos os bolsos. Todos mesmo. Um dos restaurantes mexicanos mais queridinhos em Washington, DC é o Oyamel. A comida realmente é muito gostosa, mas faça reserva. Ele fica em Downtown, não muito longe da Casa Branca, e a fila de espera é longa.

Comida japonesa: Não faltam opções também. Quase tão difundida quanto a mexicana, a comida japonesa é encontra de todas as formas que se pode imaginar por aqui. Se você quiser um Sushi Bar com um preço (um pouco) mais razoável sem perder a qualidade vá ao Izakaya Seki na U street. No bairro de Palisades você pode comer um dos melhores e mais autênticos sushis de Washington, DC, indo ao Sakedokoro Makoto, mas prepare o bolso! Caso você queira um Ramen, meu favorito é o Batam King. Ele fica em Chinatown, bem pertinho da Capital Arena, perfeito para aquelas noites em que você vai ao estádio ver uma partida de hóckey da NHL.

Comida brasileira: Sentiu saudades de casa? Tudo bem. Vá ao Grill of Ipanema e prove a moqueca do Espírito Santo ou apenas a nossa amada Feijoada de todo o sábado mesmo. Se quiser churrasco tem o Texas de Brazil ou a Fogo de Chão.

Comida italiana: A comida italiana aqui é como a mexicana. Tão popular que a gente nem lembra mais que não é proveniente dos EUA. Um dos meus favoritos é o Filomena Ristorante. Ele fica encravado no histórico bairro de Georgetown. Uma graça e a comida é fantástica!

Bairro de Georgetown – Crédito: Pixabay.com

Mas se você ainda não curtiu essas opções, e quer saber quais são os lugares mais típicos de Washington DC pra comer tudo bem. O Brasileiras Pelo Mundo também te dá essas dicas.

Ben’ Chilli Bowl: Um dos restaurantes tradicionais de Washington. Na verdade não é bem um restaurante, é uma lanchonete melhorada, chamada por aqui de Diner. É histórica, fica na U Street, região afro-americana de DC, recentemente revitalizada. O Presidente Obama adorava um tigela de Chilli do Ben’s. Mas se você não curti o Chilli, pode pedir um cachorro-quente, batata frita ou hambúrguer. Aqui tem caloria é o que não falta!

Union Market: Localizado no bairro revitalizado de NoMA, o Union Market é ponto certo pra quem quer ver arte, comer algo diferente e ainda comprar umas especiarias pra levar pra casa. Com grande concentração de atrações orgânicas e produtos locais, aqui você encontra de comida norueguesa a comida coreana. Literalmente.

Wharf DC: Se quiser frutos do mar fresquinhos sem ir até o litoral da Virgínia ou Maryland vá a região do Wharf em DC. Ela foi fundada antes de 1900 e aqui você encontra todo o tipo de frutos do mar do meio-Atlântico. É um delícia. Experimente comprar aqui e fazer um típico clam bake americano com os amigos no quintal de casa, afinal de contas o verão já vem chegando e a gente tem que aproveitar!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Brasileiras Pelo Mundo.

Related posts

Dicas para imigrar para os Estados Unidos

Renata Salas Collazo

5 coisas que muita gente pensa quando moramos fora

Liliane Oliveira

EUA – Gorjetas

Cleo Vassiliou

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação