Quando planejamos uma viagem com crianças, buscamos sempre espaços e programações onde eles possam gastar energia e desfrutar ao máximo o passeio. Medellín é uma cidade que prioriza a educação e a cultura de crianças e jovens. Por entender que eles são o futuro, as atividades e políticas públicas para essa idade são características importantes para os governantes. Isso faz com que as crianças nativas se desenvolvam e também com que as crianças turistas aproveitem a estrutura que a cidade oferece.
Abaixo lhes ofereço uma lista com passeios cheios de diversão, entretenimento e aprendizado não só para crianças, mas também muito interessante aos adultos.
Para começar, próximo à zona administrativa da cidade, está o Parque de los Pies Descalzos. Um espaço público projetado para que os visitantes tirem seus sapatos e aproveitem a experiência sensorial que o espaço oferece. Com um caminho de flores, pedras, areia de praia, reservatório de água quente e fontes de água fria, os guias do lugar indicam aos visitantes a melhor maneira de aproveitar o passeio. A minha filha, no auge do seu primeiro ano de vida, adora correr pelo lugar, mexer na água e brincar com os passarinhos.
Nessa mesma região está localizado o Museo del Agua. Você pode pensar: “Mas como pode ser interessante um museu sobre a água?” Eu respondo que é um lugar surpreendente. O museu conta com nove salas temáticas onde se unem ciência, arte e tecnologia de uma forma bastante interativa. Podemos encontrar, por exemplo, explicação sobre os ecossistemas, experiências com os estados da água, explicação do princípio do universo, entre outros. As salas e atividades do museu têm a clara função de conscientização sobre a importância e o não desperdício da água.
Ainda pouco conhecida, mas com uma ótima infraestrutura, está a Biblioteca Publica Piloto de Medellín. Inaugurada há pouco tempo, a biblioteca possui um grande acervo literário, salas de leitura, auditório para eventos, livrarias e cafés. Além disso, o espaço possui uma sala especialmente para crianças com livros, professores e frequentes atividades para desenvolver o estímulo à leitura nos pequeninos.
A zona norte da cidade oferece muitos lugares para entretenimento. O primeiro deles é o Parque de los Deseos. Um espaço público, construído no ano de 2003, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma praça lúdica e de descanso, onde os visitantes possam interagir com elementos que permitem entender conceitos sobre ciência, energia e comunicações. Neste espaço acontecem aulas e apresentações de dança e música, projeção de filmes ao ar livre, feiras e exposições artísticas. O espaço também possui oito atrações lúdicas, como um observatório lunar, um relógio solar e uma zona com areia de praia.
No Parque de los Deseos está localizado o Planetário Jesus Emilio Ramirez. Um espaço moderno, construído no ano de 1984, mas reformulado em 2004 com a ideia de ser referência em estudos astronômicos na américa latina. O espaço possui um Domo digital de alta qualidade onde é possível aprender e divertir-se ao mesmo tempo. O Planetário é um importante local de pesquisa para estudantes da cidade, mas também um excelente passeio para os turistas.
Leia também : Frutas típicas e exóticas na Colômbia
Ainda na zona norte, temos o Jardín Botánico Joaquim Antonio Uribe. O complexo possui 13,2 hectares de extensão, abriga mais de mil espécies vivas, uma imensa riqueza florística e é um referente em educação ambiental e botânica. Dentro do Jardim Botânico está o Orquideorama, onde acontecem eventos, exposições, e onde podemos aprender muito sobre a natureza. É um ótimo lugar para fazer um piquenique, jogos ao ar livre e aproveitar para provar as frutas e comidas locais.
Na minha opinião, o espaço mais atrativo para crianças é o Parque Explora. Esse nome não é à toa. Um complexo interativo que promove a apropriação e divulgação da ciência e da tecnologia. O passeio pelo lugar começa pelo aquário, com 29 cenários habitados por 4.334 exemplares de espécies de água doce e salgada. O aquário é um espaço para conhecer a diversidade aquática colombiana. Os guias nos ajudam a seguir o passeio pelo parque que tem mais de 300 experiências interativas espalhadas por salas e espaços de experimentação para todos. Alguns dos cenários são: a sala de projeção 3D, a sala de física em grande formato, a sala de estimulação para crianças de 0 a 6 anos, a sala tempo onde é possível gravar o seu próprio filme, a sala mente onde experimentamos diversas noções de realidade, entre outros. Os jogos, atividades e eventos do parque nos mostram o verdadeiro significado de inovação.
Leia também: Transporte público em Medellín
Um pouco longe da cidade está um ótimo plano para o dia inteiro. O Parque Arví é uma reserva ambiental que abriga vários outros parques. Para começar o passeio, a ida até o parque é feita pelo metrocable, uma espécie de bondinho muito seguro que, conectado ao sistema do metrô, transporta os visitantes ao parque e ainda proporciona uma vista incrível da cidade. Um ótimo passeio dentro do Parque Arví é o Confama, uma reserva natural onde podemos realizar trilhas ecológicas, avistamento de pássaros e esportes como tirolesa e arvorismo.
A oferta turística de Medellín vai desde experiências tecnológicas, até passeios ambientais pelas montanhas. Crianças e adultos desfrutam de museus, praças e reservas naturais. Públicas ou privadas, a ideia é aproveitar com muita diversão.