BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia Turismo com crianças

Passeios com crianças em Medellín

Quando planejamos uma viagem com crianças, buscamos sempre espaços e programações onde eles possam gastar energia e desfrutar ao máximo o passeio. Medellín é uma cidade que prioriza a educação e a cultura de crianças e jovens. Por entender que eles são o futuro, as atividades e políticas públicas para essa idade são características importantes para os governantes. Isso faz com que as crianças nativas se desenvolvam e também com que as crianças turistas aproveitem a estrutura que a cidade oferece.

Abaixo lhes ofereço uma lista com passeios cheios de diversão, entretenimento e aprendizado não só para crianças, mas também muito interessante aos adultos.

Para começar, próximo à zona administrativa da cidade, está o Parque de los Pies Descalzos. Um espaço público projetado para que os visitantes tirem seus sapatos e aproveitem a experiência sensorial que o espaço oferece. Com um caminho de flores, pedras, areia de praia, reservatório de água quente e fontes de água fria, os guias do lugar indicam aos visitantes a melhor maneira de aproveitar o passeio. A minha filha, no auge do seu primeiro ano de vida, adora correr pelo lugar, mexer na água e brincar com os passarinhos.

Nessa mesma região está localizado o Museo del Agua. Você pode pensar: “Mas como pode ser interessante um museu sobre a água?” Eu respondo que é um lugar surpreendente. O museu conta com nove salas temáticas onde se unem ciência, arte e tecnologia de uma forma bastante interativa. Podemos encontrar, por exemplo, explicação sobre os ecossistemas, experiências com os estados da água, explicação do princípio do universo, entre outros. As salas e atividades do museu têm a clara função de conscientização sobre a importância e o não desperdício da água.

Parque Arví. Detalhe do metrocable ao fundo. Foto: arquivo pessoal.

Ainda pouco conhecida, mas com uma ótima infraestrutura, está a Biblioteca Publica Piloto de Medellín. Inaugurada há pouco tempo, a biblioteca possui um grande acervo literário, salas de leitura, auditório para eventos, livrarias e cafés. Além disso, o espaço possui uma sala especialmente para crianças com livros, professores e frequentes atividades para desenvolver o estímulo à leitura nos pequeninos.

A zona norte da cidade oferece muitos lugares para entretenimento. O primeiro deles é o Parque de los Deseos. Um espaço público, construído no ano de 2003, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma praça lúdica e de descanso, onde os visitantes possam interagir com elementos que permitem entender conceitos sobre ciência, energia e comunicações. Neste espaço acontecem aulas e apresentações de dança e música, projeção de filmes ao ar livre, feiras e exposições artísticas. O espaço também possui oito atrações lúdicas, como um observatório lunar, um relógio solar e uma zona com areia de praia.

No Parque de los Deseos está localizado o Planetário Jesus Emilio Ramirez. Um espaço moderno, construído no ano de 1984, mas reformulado em 2004 com a ideia de ser referência em estudos astronômicos na américa latina. O espaço possui um Domo digital de alta qualidade onde é possível aprender e divertir-se ao mesmo tempo. O Planetário é um importante local de pesquisa para estudantes da cidade, mas também um excelente passeio para os turistas.

Leia também : Frutas típicas e exóticas na Colômbia

Ainda na zona norte, temos o Jardín Botánico Joaquim Antonio Uribe. O complexo possui 13,2 hectares de extensão, abriga mais de mil espécies vivas, uma imensa riqueza florística e é um referente em educação ambiental e botânica. Dentro do Jardim Botânico está o Orquideorama, onde acontecem eventos, exposições, e onde podemos aprender muito sobre a natureza. É um ótimo lugar para fazer um piquenique, jogos ao ar livre e aproveitar para provar as frutas e comidas locais.

Na minha opinião, o espaço mais atrativo para crianças é o Parque Explora. Esse nome não é à toa. Um complexo interativo que promove a apropriação e divulgação da ciência e da tecnologia. O passeio pelo lugar começa pelo aquário, com 29 cenários habitados por 4.334 exemplares de espécies de água doce e salgada. O aquário é um espaço para conhecer a diversidade aquática colombiana. Os guias nos ajudam a seguir o passeio pelo parque que tem mais de 300 experiências interativas espalhadas por salas e espaços de experimentação para todos. Alguns dos cenários são: a sala de projeção 3D, a sala de física em grande formato, a sala de estimulação para crianças de 0 a 6 anos, a sala tempo onde é possível gravar o seu próprio filme, a sala mente onde experimentamos diversas noções de realidade, entre outros. Os jogos, atividades e eventos do parque nos mostram o verdadeiro significado de inovação.

Leia também: Transporte público em Medellín

Um pouco longe da cidade está um ótimo plano para o dia inteiro. O Parque Arví é uma reserva ambiental que abriga vários outros parques. Para começar o passeio, a ida até o parque é feita pelo metrocable, uma espécie de bondinho muito seguro que, conectado ao sistema do metrô, transporta os visitantes ao parque e ainda  proporciona uma vista incrível da cidade. Um ótimo passeio dentro do Parque Arví é o Confama, uma reserva natural onde podemos realizar trilhas ecológicas, avistamento de pássaros e esportes como tirolesa e arvorismo.

A oferta turística de Medellín vai desde experiências tecnológicas, até passeios ambientais pelas montanhas. Crianças e adultos desfrutam de museus, praças e reservas naturais. Públicas ou privadas, a ideia é aproveitar com muita diversão.

Related posts

Barcelona com crianças

Juliana Azevedo Gomes

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Inverno com crianças em Londres

Natália Rodrigues

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação