BrasileirasPeloMundo.com
Noruega

O que os noruegueses fazem quando o tempo melhora

O que os noruegueses fazem quando o tempo melhora.

Mês de maio chegando, e a temperatura aumentando Noruega afora. Não que o verão daqui seja muito quente. A média de temperatura em um dia bom é de 20 a 25 graus. Os que moram mais ao sul podem se gabar de uns dias a mais de sol e calor que já começam em meados de março com a bendita neve derretendo. Os dias passam a ser cada vez mais longos e o relógio é adiantado para o horário de verão. Temos bastante luz do sol, o dia  amanhece bem cedinho, entre 4 e 5 da manhã, e para alguns pode até ficar difícil de dormir já que temos a claridade do dia até depois da meia-noite. Hoje venho contar o que os noruegueses gostam de fazer quando a temperatura aqui começa a aumentar.

Ut på tur aldri sur: A frase mantra dos noruegueses. Essa é uma das frases mais utilizadas pelos norugueses em geral. Sério, é impossível deixar passar. Essa frase em norueguês significa “Passeando por ai nunca fique azedo/bravo”, traduzida ao pé da letra. Uma das coisas que os noruegueses mais gostam de fazer são caminhadas, independente de estar frio, calor, de ter vento ou chuva. No verão é incrível como brota gente pelas trilhas. Ninguém fica dentro de casa por muito tempo. Dia de domingo é de lei, muitas famílias, independente do tempo, fazem suas caminhadas pelas montanhas e florestas. Muitos combinam suas caminhadas com churrascos ou até mesmo piqueniques. Aqui é super fácil de encontrar mini churrasqueiras que só são utilizadas uma vez (engansgrill), aí o pessoal manda ver nos churrascos de salsichas.

No geral, os noruegueses passam a ficar mais na rua do que em suas casa durante essa época do ano. Durante os meses de maio a setembro, que é quando a temperatura está mais agradável, é gente fazendo corrida, caminhada, sentada em cafés e restaurantes. Nas academias quase não tem ninguém treinando, todos preferem fazer algo ao ar livre. Os noruegueses também ficam extremamente amigáveis e todos se cumprimentam, não só fazendo trilhas pelas ruas e nos parques. Em todos os lugares as pessoas estão mais felizes e sorriem mais, você vê todo mundo mais alegre e contente. Com tantos meses de escuridão e de temperaturas super baixas não é difícil entender o motivo.

Leia também: Noruega – Vem chegando o verão

No início do mês de maio, semanas antes de se comemorar o Dia Nacional aqui na Noruega, que é no 17 de maio, muitos moradores fazem dugnad (mutirões voluntários) para limpar os restos do inverno que ficaram pelas ruas. Os próprios moradores se dividem por regiões e organizam tudo. Aquelas pedrinhas que são jogadas para deixar a neve e o gelo menos escorregadio, galhos secos e lixos em geral são removidos das ruas e calçadas. No final dos trabalhos é comum acontecer uma confraternização com um belo churrasco de salsichas, com bolos e afins. Muitos, assim como eu, devem achar super chato fazer esse serviço. Mas é incrível como todos vão, ninguém fica de fora, até as crianças ajudam.

Aproveitando o tema sobre esse aspecto de limpar as ruas, nessa época os noruegueses também começam a arrumar os seus jardins e qualquer parte externa de suas casas que necessite de um pouco mais de atenção. Das poucas lojas que você irá encontrar abertas aqui aos domingo, algumas são as grandes lojas de jardins e flores. Uma boa parte dos noruegueses adora cuidar da parte externa da casa, de plantar flores e dedicar tempo aos seus jardins.

Leia também: Turismo na Noruega

Quando o sol aparece e fica firme, os parques, lagos e praias ficam lotados e é muito comum os noruegueses se atirarem pelas gramas e ficarem jogados como lagartixas durante horas tomando um solzinho. Não existe certo nem errado por aqui, tem gente que se deita na grama apenas com roupas íntimas e ninguém está nem aí pra nada.

Mas o que fazer em Trondheim?

Como muitos sabem, eu moro na cidade de Trondheim, que tem aproximadamente 200 mil habitantes. É uma cidade bem pequena. Se estiver vindo para cá, é possível ver muitas coisas, se não tudo, em um fim de semana.

O ponto alto da minha cidade no verão é o Torget, onde temos umas feirinhas que vendem morangos e framboesas locais, que são as coisas mais docinhas do mundo, além de alguns cacarecos. Essas feiras só acontecem em alta temporada, no meses de junho a agosto, com datas específicas. Elas coincidem com alguns festivais que acontecem por aqui. Bem próximo ao Torget, a mais ou menos 300 metros de caminhada, temos a famosa Catedral Nidarosdomen que é super visitada o ano inteiro. Se você pesquisarem no Google verão como ela é linda. Atrás dessa Catedral, temos uma área de gramado enorme que tem como fundo o rio Nidelven. Esse local é o ponto de encontro de várias pessoas já que o sol bate na grama durante o dia quase todo. Também pertinho da Catedral e do rio Nidelven, temos o Lykkens portal (portal da felicidade) e uma ponte bem fofa. Diz a lenda que traz felicidade passar por ela. Entre outros locais que também valem a visita, vale citar o Solsiden que tem vários cafés e restaurantes muito aconchegantes. Eu considero o Solsiden a Ipanema de Trondheim.

Leia também: dicas para alugar imóvel na Noruega

Não vou citar as praias daqui porque elas são bem deprimentes, quase não temos areia, só um monte de pedra e umas algas na beira da água, sem contar a temperatura da água que não passa de 15 graus.

Por último, temos uma ilha bem pequena, a Munkholmen, que funcionava como antiga prisão daqui da cidade. Ela é aberta para visitantes no verão. A praia de lá tem uma pequena faixa de areia. O barco sai de 30 em 30 minutos e o esse passeio também tem saída do centro, a uns 500 metros do Torget.

Se você estiver vindo para a Noruega nos próximos meses não irá se arrepender! Temos lindas paisagens e parques maravilhosos a serem visitados.

Até a próxima!

Related posts

Choque cultural na Noruega

Larissa Costa Slottet

Como é trabalhar como enfermeira na Noruega

Michele Silva

Dez dicas para lidar com a saudade de tudo e de todos

Wendy Dantas

2 comentários

Bel Silva Junho 23, 2018 at 12:24 pm

Ola Michele!
Li seus últimos textos, adorei! Conta pra gente como é ser brasileira/estrangeira na Noruega, você se sente a vontade ou em algum momento foi discriminada e se os noruegueses são receptivos com turistas?

Beijos, sigo acompanhando! <3

Resposta
Liliane Oliveira Junho 23, 2018 at 2:10 pm

Olá Bel,
A Michele Silva parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação