Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Cursos Pelo Mundo»Estudando Pelo Mundo»Escolas na Noruega: do norueguês ao ensino médio
    Estudando Pelo Mundo

    Escolas na Noruega: do norueguês ao ensino médio

    Michele SilvaBy Michele SilvaMarch 29, 2018Updated:July 13, 20183 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Foto: Pixabay.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Escolas na Noruega: do norueguês ao ensino médio.

    Sempre recebo muitas perguntas sobre como se faz para estudar aqui na Noruega. Hoje eu venho contar um pouco da minha experiência aqui na terra do gelo. Lembrando que essas foram as minhas experiências, e eu não vim do Rio para cá com visto de estudante para estudar um mestrado ou doutorado nas universidades daqui.

    Estrangeiros casados com noruegueses e imigrantes refugiados de outros países têm direito a 300 horas de curso de norueguês de graça em uma escola na sua cidade. Essa lista de escola varia muito de acordo com a região. Agora é lei para tirar a cidadania norueguesa. Não tem como correr (clique aqui e aqui para saber mais – links em norueguês).

    Temos que apresentar uma comprovação de ter cursado o norueguês na escola ou não (se você se garantir, poderá estudar em casa e fazer a prova de norueguês Norskprøve ou até mesmo Bergenstest). Além do norueguês, também é exigido que você tenha 50 horas de Samfunnsfag, que seria uma espécie de estudos sociais sobre a Noruega.

    Leia também: Como foi aprender uma língua eslava

    Você estuda em uma sala com pessoas do mundo todo: alguns recém-chegados e outros que moram aqui há anos, mas só agora estão correndo atrás de aprender o idioma.  Se você achar a classe fraca ou forte, pode pedir para subir ou descer, dependendo, claro, do seu nível de norueguês. Se não me engano, tínhamos umas provinhas a cada 3 meses. Às vezes achava as aulas até lentas e repetitivas, pois o professor só avançava o conteúdo quando todos estavam no mesmo nível.

    Sobre a Norskprøve, essa prova é dividida em três partes (escrita, compreensiva e conversação). Em uma parte da prova, você escuta um CD com muitos dialetos e responde as perguntas de acordo com o que você escutou. Eles só repetem o danado do CD 2 vezes, então, preste muita atenção. Também tinha uma parte da prova com textos e perguntas retiradas deles, e por último nessa prova escrevíamos uma redação. A do Bergenstest é mais ou menos nesse estilo, mas com muito foco em gramática. Essa prova, se não me engano, tinha uma duração de 3-4 horas, e no final do dia tínhamos o temido teste de conversação. A prova de conversação em si era com um professor do curso e com outro de fora, além de uma pessoa que poderia ou não ser da sua classe.

    Ser aprovado na prova de norueguês, não lhe dará direito de fugir das aulas de Samfunnsfag. Mesmo que você não tenha estudado a carga horária exigida pelo governo, você estará isento de ir para o curso. Parabéns você é super flink (flink = bom; noruegueses adoram elogiar os imigrantes com esse flink)!

    Estudando no ensino médio (vgs)

    Para se ter direito a estudar, vamos dizer, ”além”, você tem que ter um bom norueguês e força de vontade. O Studeokompetanse (leia também meu texto sobre ser enfermeira na Noruega para ficar por dentro dessas matérias do studeokompetanse) lhe abrirá portas para diversas faculdades. Você pode fazer as matérias do Studiekompetansen nas vgs (vindregående skole), escolas públicas de ensino médio próximas a sua casa ou em aulas particulares pelo Sonans. Para uma procura rápida, jogue no Google studeokompetanse voksenopplaring + a sua região, para ter ideias de onde estudar. Os cursos do Sonans são muito bons, mas você precisará ter dinheiro e realmente ser interessado, porque as aulas são super intensivas. Um curso de 1 ano eles terminam em 6 meses. Além do preço ser salgado, você terá provas escritas e orais no final do curso.

    Estudando acima de 15 horas semanais, você terá direito a pedir e receber o empréstimo da Lånnekasse, que é quem financia os estudantes por aqui. Se não quiser se endividar tanto, pode pedir um stipend, que seria um benéficio que os estudantes pedem e, ao passarem nas provas, uma parte do empréstimo é convertida, e você não pagará ”todo” o seu empréstimo.

    Algumas matérias como inglês, matemática, norueguês e naturfag têm uma carga horária semanal de 5 horas por semana, cada uma dessas matérias.

    Leia também: dicas para alugar imóvel na Noruega

    As provas na vg são verdadeiras roletas russas, vou explicar o porquê. Os professores fazem as provas durante todo o ano letivo e as aplicam no decorrer do ano aos alunos.

    No final do ano letivo, você corre o risco ou sorte de fazer a prova feita pelo governo (que é assustadora, mas estudando, dá tudo certo). Eu tive essa sorte, acreditem, em um sorteio de turmas que fazem as provas do governo. Entre 100 alunos de 4, eu fui sorteada para fazer uma prova oral em história. Eles me deram o tema, e eu tinha 48 horas para estudá-lo. Depois fui lá, apresentei o meu tema, que era sobre a Segunda Guerra Mundial. Meu professor e mais um outro professor, que era jurado, me fizeram umas perguntas sobre minha apresentação.

    Isso foi no meu primeiro ano. Já no segundo ano, minha turma na classe de matemática foi sorteada, e tivemos que fazer uma prova escrita de matemática do governo. Um ponto interessante a se falar dessa prova é que a de matemática tinha duração de 5 horas no total, sendo que 2 horas de prova sem direito a usar calculadoras ou qualquer auxílio, e as outras 3 horas, com direito a auxílio de calculadoras e até mesmo consultas em livros (agora bateu até uma saudade. Eu amava as aulas de matte!). Como aluno de vgs, você corre o risco de ser sorteado para uma prova oral ou escrita pelo menos em uma matéria (nunca duas, ou é prova oral ou escrita). Acredita que tem prova oral em matemática também? Você explica para o professor como se resolve tal problema, qual a técnica a ser usada.

    Como o post rendeu, falo logo sobre a faculdade. Até a próxima!

    Textos relacionados

    • Dicas para alugar imóvel na Noruega
    • O que os noruegueses fazem quando o tempo melhora
    • Separação e Divórcio na Noruega
    • Transporte público na Noruega
    • 5 motivos para não morar na Noruega
    • Como é trabalhar como enfermeira na Noruega
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    Bergenstest curso de norueguês estudar na Noruega Norskprøve norueguês Samfunnsfag vgs
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Michele Silva
    • Website

    Michele é carioca e mora na Noruega há mais de 10 anos. Adora viajar e ama de paixão o sol e a praia. Trabalha como enfermeira geriatrica em uma clínica e é māe de dois meninos gêmeos. Tem como hobby a dança, o squash e o universo nerd.

    Related Posts

    7 motivos para estudar na Rússia

    April 13, 2021

    Educação Não-Escolar em Santa Cruz – Balanço Geral

    December 7, 2019

    A hora de mudar de país está chegando

    April 3, 2019

    3 Comments

    1. William on May 30, 2019 11:27 pm

      Norueguês não é uma lingua eslava.

      Reply
    2. Simone on August 26, 2020 7:07 pm

      Michele, eu gostaria de falar com você em particular. Você pode me ajudar? Obrigada

      Reply
      • Karina Finke on November 18, 2020 8:34 am

        Olá Simone,
        A Michele não faz mais parte do nosso time de colunistas.
        Equipe BPM

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.