BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Curiosidades Pelo Mundo Finlândia

O Valentine’s Day finlandês é o dia oficial da amizade

O dia oficial da amizade

Voltemos ao dia 14 de fevereiro de 1997. Faz tempo, não é mesmo? Eu sei…

Sentada com meu primo à espera das outras primas para nosso tradicional café da tarde, para mim aquele era apenas mais um dia comum. Sim, eu sabia que era o “Valentine´s Day” (dia dos namorados comemorado em 14/2 em diversos países mundo afora), mas como não comemoramos esta data no Brasil, e como tampouco eu tinha um namorado, não dei a menor importância.

De repente, elas chegaram: super empolgadas, com cartões e flores nas mãos. Eu e meu primo recebemos os cartões e as flores e pensei comigo mesma: “Será que elas estão achando que estou triste por não ter um namorado e estão tentando me agradar?”

“Hyvää Ystävänpäivää!” – elas disseram com abraços e sorrisos fofos.

Eu não falava finlandês bem ainda nesta época, mas percebi que havia algo além de um dia dos namorados alí. Perguntei se a data tinha uma conotação diferente da americana e sim! Na Finlândia, o Valentine´s Day chama-se “Ystävänpäivä”, que significa, literalmente, “dia do amigo”.

A origem do Valentine´s Day no mundo

A data remete a São Valentim, um bispo romano que desobedeceu às ordens de seu imperador, na idade média.

O imperador Cláudio II proibiu a celebração de casamentos durante períodos de guerra, pois tinha por si que homens solteiros eram melhores guerreiros do que homens casados.

Valentim, por discordar desta ideia, continuou a celebrar casamentos e, logicamente, as coisas não acabaram bem para ele, que foi condenado à morte por desobediência.

Muito querido pelos jovens de sua cidade, enquanto estava preso, recebia flores e bilhetes de fiéis que diziam ainda acreditar no amor. Reza a lenda que, na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha de um carceireiro e, antes de morrer, deixou para a moça uma carta de despedida onde assinava como “seu Valentim”.

A princípio, o Dia de São Valentim era um dia de jejum e luto por sua morte, porém, ao final da Idade Média, passou-se a celebrar o amor.

A história possui mais conteúdo e outras versões. Leia mais sobre o assunto aqui.

Uma tradição que começou nos anos 80 na Finlândia

Apesar de o Valentine´s Day existir desde a idade média em alguns países, na Finlândia ele “surgiu” como um dia para celebrar a amizade somente nos anos 80. No entanto, a ideia popularizou-se de tal forma, que em 1996 passou a fazer parte dos calendários finlandeses como uma data comemorativa.

Trata-se de uma ocasião tão popular, que segundo dados dos correios locais, é a segunda época em que mais cartões são enviados, depois do Natal. Na época do Natal e do Ystävänpäivä é comum, inclusive, que os correios contratem trabalhadores extras, temporariamente, para dar conta da demanda (leia mais aqui).

Ninguém precisa ficar triste

Eu nunca fui muito fã de datas excludentes. No Brasil, me lembro de como algumas pessoas do meu círculo de amizades sentiam-se deprimidas nesta época. Poucas vezes não precisei consolar alguma amiga neste dia, que chorava por lembrar de algum “ex” ou, simplesmente, por sentir que havia algo errado em estar “só”.

Nunca me senti afetada por esse tipo de coisa, pois jamais considerei ter um relacionamento uma prioridade de vida. Para mim isto sempre foi uma consequência ocasional. Acho que sempre fui muito mais finlandesa do que brasileira nesse ponto, risos.

O fato é que a amizade é uma das coisas mais importantes da vida! Muito mais importante do que relacionamentos, afinal, quando estes acabam, com quem contamos para chorar nossas mágoas? Acho realmente fantástico que na Finlândia a amizade esteja no foco, pois casais em um relacionamento devem ser amigos também, não devem?

Leia também: Visto de residência por matrimônio na Finlândia

Mas não existe romantismo?

Claro que existe! A data não exclui a celebração do amor entre casais. É um dia especial para se celebrar toda forma de amor. Flores e cartões são praticamente mandatórios neste dia entre os “pombinhos”.

Presente

Deve haver casais que tenham o hábito de presentearem-se com algo material mais caro ou significativo, no entanto, o comum são as flores e os cartões mesmo. Programas como ir ao cinema e sair para jantar neste dia também são bem comuns. Aliás, caso você esteja na Finlândia e pense em fazer isso, sugiro que faça a reserva no restaurante e que compre os tickets para o filme com antecedência, pois há chances de lotar.

Como os amigos comemoram?

Foto: “Café com pulla”

No trabalho é comum que se tome o café da tarde com os colegas. Acompanhando à bebida come-se bolo, bicoitinhos e pulla (uma espécie de pão doce tradicional finlandês).

Amigos mais próximos podem combinar de sairem para jantar ou irem a algum “happy hour” depois do trabalho, quando a data cai durante a semana. Aliás, já saí no Ystävänpäivä e, realmente, os pubs, barzinhos e restaurantes tendem a lotar!

Normalmente há eventos, shows, promoções especiais para jantares, descontos no preço das bebidas em bares por todas as cidades.

Celebrar a amizade nunca é demais. Eu adoro!

Até o mês que vem!

Related posts

Como alugar um imóvel na Finlândia

O festival das pipas na Índia

Bárbara Oliari

Rotas do Vinho na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação