BrasileirasPeloMundo.com
Israel

Onde fica Israel?

Onde fica Israel?

Desde que imigrei para Israel, em 2016, já fui questionada por amigos e curiosos sobre as mais variadas particularidades do meu pequeno país. A lista é longa: “onde fica?; que língua falam?; qual é o nome da moeda?; não é perigoso?”. Enfim, muitas perguntas! Este post terá gostinho de aula de geografia da escola. Senta lá e vamos estudar!

Acredito que exista uma confusão comum sobre a localização de Israel. Não estou iniciando questões profundas, como conflitos territoriais entre Palestina e Israel, isso é na aula de geopolítica, ok? A confusão a qual me refiro é mais simplória: “onde fica Israel no mapa?”

Meu pequeno país, chamado oficialmente de Estado de Israel, fica no Oriente Médio, no continente asiático. Israel possui fronteira com quatro países árabes: Egito, Síria, Jordânia, Líbano. Além desses 4 países, Israel ainda faz fronteira com a Faixa de Gaza e com a Cisjordânia.

A convivência pacífica entre Israel e seus vizinhos é de extrema importância para o bem-estar do país, além de ser pauta em debates internacionais e discussões da ONU. Como citado anteriormente, não irei me aprofundar neste tema.

Leia também: o que é comida kasher?

Israel fica ao longo do belíssimo Mar Mediterrâneo, mas não se pode deixar de destacar o Mar Vermelho e o Mar Morto, este último é parada obrigatória para turistas estrangeiros. O Mar Morto é o ponto mais baixo da terra e possui uma concentração altíssima de sal, uma das maiores do planeta! Por esta característica, isto é, a impossibilidade de existir vida marinha em um ambiente com tanta concentração alcalina, o Mar Morto recebeu este nome tão particular. A atividade obrigatória de todo o turista é boiar no Mar Morto (facilitado pelo alto índice de sal) e comprar cosméticos feitos com minerais encontrados nele. A marca AHAVA, que significa amor em hebraico, tem destaque no país e, merchandising à parte, a marca é ótima!

As línguas oficiais em Israel são Hebraico e Árabe. Como Israel é um país composto por imigrantes, apesar de possuir duas línguas oficiais, é muito comum ouvir russo, francês e inglês pelas ruas. Até o nosso querido português está em alta, o ano de 2017 bateu recorde de imigrações oriundas do Brasil, quando comparado com anos anteriores. Israel é um país pequenino, a área total é de 20.700 km², aproximadamente o tamanho do estado de Sergipe. Apesar do tamanho reduzido, o país é cheio de contrastes e sua geografia é bem diversificada, passando por uma região desértica no Sul, o deserto de Neguev, a montanhas com neve no Norte.

Para a felicidade de muitos turistas, Israel é um país que pode ser todo visitado de carro e possibilita experimentar desde montanhas com neve até praias com água cristalina. Para os amantes do verão, Israel tem um clima perfeito: clima mediterrânico. O verão é uma estação bem longa, com dias ensolarados e pouquíssima incidência de chuva durante meses. Muito importante para o viajante: beber muita água!

Na maior parte dos textos sobre geografia e afins, a capital do país é descrita lá no início. Pois bem, este assunto ficou para o final do texto de forma proposital. A resposta seria simples, se não estivéssemos falando de Israel, mas ela muda conforme seja a sua fonte. Para o governo de Israel e para a maioria dos israelenses, a capital do país é Jerusalém, sem sombra de dúvida.

Leia também: dez curiosidades sobre Israel

Não existe um consenso internacional sobre a nossa capital, questão relacionada com os conflitos entre Palestina e Israel. Para tentar amenizar e não aumentar a tensão já existente na região, os EUA e outros países mantinham sua embaixada em Tel Aviv, mantendo assim uma estratégia de posicionamento “banho-maria”. Porém, em dezembro de 2017, o governo americano, em uma decisão aquecida, anunciou a mudança da sua embaixada para Jerusalém e o reconhecimento da cidade como capital do país. Agora é esperar para ver os próximos capítulos dessa história!

Se você é novato em Israel, imigrante ou viajante, o importante para explorar o país é ter a mente aberta, beber muitaaa água, não deixar de pechinchar e, claro, usar bastante filtro solar! Como qualquer lugar novo a se visitar, recomendo conversar com locais e, se a viagem possibilitar, experimentar um pouco da vida para além do turismo já conhecido. Israel é um país muito presente na mídia e é comum turistas chegarem aqui com muitas concepções já estabelecidas.

Para amenizar o susto inicial, já te aviso: Israel é um país caro e é importante ter isso em mente ao planejar a viagem. Entretanto, este é um investimento que traz retornos imensuráveis. Para concluir, uma ótima notícia para nós brasileiros: a partir do dia 12 de dezembro de 2018, a Latam começará a operar um voo direto de SP para Tel Aviv.

Israel oferece contrastes e história fascinantes; então, prepara o passaporte, o bolso e vem pra cá!

Related posts

Como é morar em Israel?

Priscilla Yosef

Vistos para morar em Israel

Aline Rod

Dicas para alugar apartamento em Israel

Aline Rod

4 comentários

stephani fastovsky Maio 17, 2018 at 4:51 am

Oie Marianne, sou jornalista e sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio para EUA ou Irlanda. Porém, em conversa com uns amigos judeus e por ser de família judaica, me indicaram o programa de intercambio para judeus, o Masa Israel Journey. É um programa de 5 a 10 meses e dentre as 200 opções do programa tem o intercambio para Israel em Tel aviv ou Yafo.. Você conhece alguém que tenha feito?
Para ser sincera, nunca passou pela minha cabeça fazer um intercâmbio em Israel, mas devido as imensas oportunidades de trabalhar na minha área, o que em outros países eu não poderia, passei a enxergar de outros olhos essa experiência. Além de trabalhar na minha área, aperfeiçoar o inglês – faço particular, vou poder conhecer outras culturas, aprender outros idiomas (como o hebraico) e ter uma bagagem enorme. Por um lado bate um certo medo ir par um país o qual nunca cogitei e saber se vou conseguir me virar (questão da língua), mas por outro uma empolgação imensa pois já me falaram que o país é maravilhoso e ainda estarei em contato com a cultura dos meus familiares… Como foi para você mudar para Israel? obrigada <3

Resposta
Vagner Ricardo Guilherme Barros Novembro 8, 2018 at 6:57 pm

Israel faz parte da Ásia e da Europa também.

Resposta
Márcio S Braga Fevereiro 4, 2019 at 9:18 am

Olá , chamo me Márcio Braga e vivo na Holanda , e tenho muita curiosidade em conhecer Israel , tenho visto passagem em preço bastante acessível
. Partida do Schipol Amsterdam Para Israel . Poderia me indicar me um hotel ou até mesmo um Hostel em um preço também acessível? Obrigado a vossa atenção .

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 4, 2019 at 11:45 pm

Olá Márcio,
A Marianne Swirski parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação