BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

Passeios para aproveitar o verão no Porto

Passeios para aproveitar o verão no Porto.

O verão é a minha estação favorita. É muito bom passear e aproveitar o solzinho que fica conosco até aproximadamente às 21h30 (isso mesmo que você leu). Além disso, a temperatura é muito agradável e nos dá ainda mais ânimo para passear (não esquecendo da água e do protetor solar!). Então, selecionei alguns passeios para você aproveitar o verão no Porto durante esse período maravilhoso.

Passeio das 7 pontes

No verão do ano passado, eu me aventurei num passeio bem engraçado pelo Rio Douro. No Porto, existe um lugar bem famoso chamado Ribeira que fica no coração do Porto mesmo, próximo à ponte Dom Luís – a famosa ponte do Porto. Lá há várias empresas de barcos que oferecem esse passeio e você pode escolher uma delas ver os horários que os barcos sairão e então, você conhece as 7 pontes do Porto que estão no Rio Douro. O passeio custa, em média, 15 euros por pessoa. Se o dia estiver lindo, a paisagem será inesquecível!

Separei uma foto do passeio que fizemos e mostra o barco no rio Douro já perto de duas pontes. A ponte de ferro é a mais conhecida: Ponte Dom Luís e a outra ponte de concreto pintada de branco, é a que passa a linha de trem (ou comboio como dizem por aqui) é a Ponte D. Maria Pia.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Imagem de Arquivo Pessoal

Jardim do Morro

Um dos meus lugares preferidos no Porto para se fazer um piquenique e estar bem à vontade deitada na grama vendo uma paisagem incrível: o Douro e a cidade do Porto!

Imagem de Arquivo Pessoal

As fotografias tiradas nesse lugar são sempre incríveis. A foto acima foi tirada em uma tarde que estive lá no Jardim do Morro assistindo ao pôr do sol.

Para chegar lá, você deve atravessar a ponte Dom Luís indo para o sentido de Gaia (uma caminhada de 2 minutos), ou então, se for de metrô, procure pela estação Jardim do Morro que sai em frente ao jardim.

De lá, é possível pegar um teleférico que te leva à zona do Cais de Gaia (lugar onde terá muitos restaurantes e acesso aos estabelecimentos específicos que vendem vinho do Porto). O ingresso custa 6 euros para adultos e 3 euros para crianças. É possível comprar os ingressos na hora e normalmente não há filas. Durante o horário de verão, entre 26/04 e 24/09 o horário de funcionamento é das 10h às 20h.

Uma outra opção é descer do Jardim do Morro até o Cais de Gaia de escada mesmo, pois é de fácil acesso e demorará por volta de 15 minutos.

Dica: Se gostar, leve um vinho do Porto para aproveitar a paisagem. 

Leia também: Sete curiosidade portuguesas que você provavelmente desconhece

Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é a torre mais alta de Portugal, tem 76 metros de altura e para chegar até o topo, é preciso encarar mais de 200 degraus numa escada bem estreita. Mas, fique tranquila que seu esforço será recompensado com uma vista espetacular da cidade do Porto.

Imagem de Arquivo Pessoal

No verão eles contam com um horário bem alternativo para visitações, onde é possível ver o pôr do sol à noite. No horário no verão que vai de 15 de junho até 30 de setembro, funciona das 09h até às 23h e o bilhete custa 5 euros. Dá pra comprar os bilhetes online: Clique aqui para ter acesso à bilheteria online.

Dica: O pôr do sol lá é espetacular!

Palácio de Cristal

Posso dizer que também é um dos meus lugares preferidos? Todos os anos há festivais de jazz, de cerveja, dentre outros. É um lugar muito bom para ter um momento calmo, para namorar, relaxar e aproveitar o calor do verão.

Imagem de Arquivo Pessoal

Há alguns jardins que você pode se sentar, respirar além de mesas para piqueniques e lazer e as crianças poderão brincar num playground bem grande! 

Do Palácio de Cristal dá para ver o Rio Douro e a cidade do Porto de um jeitinho bem tranquilo. É outro lugar magnífico para quem gosta de fotografar e criar boas memórias.

Além disso, tem alguns pavões soltos que andam felizes e contentes mostrando sua beleza para o mundo. Pode dedicar uma tarde para esse lugar que será muito bem aproveitada com tanta riqueza de detalhes que se tem para ver.

Leia também: 5 dicas para viajar para Portugal

Foz

Que tal um passeio na praia para aproveitar o sol? Dá para aproveitar um dia de sol delicioso na praia, com mar (um pouco frio, às vezes) e areia. Por ser na beira da praia, também há muitos restaurantes de frutos do mar onde se pode experimentar um pouco mais da comida típica portuguesa. O almoço fica, em média, 20 euros por pessoa.

Caves

As caves são a cereja do bolo aqui no Porto! São os lugares onde você pode conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação do vinho, aprender sobre a fermentação de cada tipo de uva e também sobre os tipos de pratos que combinam com os vinhos. Eles mostram todo o passo a passo do método artesanal que existe até hoje.

Também dá para aproveitar e degustar o que tiver vontade! Há muitas caves no Porto e a que visitei, foi a Real Companhia da Velha que é a mais antiga de Portugal. Neste link da Secretaria de Turismo do Porto tem o nome de todas elas para você escolher e ter mais informações sobre horários e preços das visitas a cada uma das diferentes caves.

O Porto em si é mágico e em cada rua é possível se apaixonar ainda mais pela arquitetura, charme e a música que se escuta andando pela cidade. Com certeza é um lugar para aproveitar cada passeio com os olhos cheios de emoção!

Related posts

Turismo em Aarhus

Laila Hansen

Violência doméstica em Portugal

Edijane Costa

Wrocław à primeira vista

Danielle Smagasz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação