Piódão: um passeio encantador no inverno português.
O inverno em Portugal tem muito vento e chuva, o que deixa a maioria das brasileiras sem coragem para sair de casa e passear. No entanto, também há uma beleza diferenciada nesta época do ano que, com muitos casacos, pode ser explorada.
Por isso, compartilho com vocês a minha experiência em Piódão, uma aldeia histórica cheia de graça, autenticamente portuguesa.
Uma observação importante: aqui em Portugal, aldeia não tem haver com os índios. É apenas um sinônimo de povoado.
Há muitos séculos a aldeia foi formada por pastores que criavam seus animais nas serras em volta. Eles se adaptaram ao modo de sobreviver neste local afastado, cultivando a agricultura local e aproveitando o rio à volta da melhor maneira possível.
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal
O charme…
Como tudo em Portugal, a aldeia de Piódão também é cheia de charme para dar e vender. As habitações são construídas com xisto e possuem as janelas e portas azuis tradicionalmente. Além disso, a natureza no entorno é um grande atrativo para os olhos.
Como chegar?
Partimos do Porto, sem muita pressa para chegar. Aproveitamos a paisagem e tiramos fotografias dos lugares que achamos mais interessantes. Entretanto, a estrada tem muitas curvas. É preciso ter atenção a enjoos e ao mal-estar. Mas a paisagem é linda demais e vale a pena ir com calma e cautela.
Entramos na A1 e saímos em direção a Coimbra Norte para depois seguir pelo IP3 rumo a Viseu. No IP3, deve-se sair para o IC6 em direção a Arganil/Covilhã/Oliveira do Hospital e, depois, seguir pela N17. Aqui, você pode optar por uma das seguintes alternativas: ir até Arganil, ou até Coja para depois seguir para Piódão. A viagem demora cerca de duas horas e meia. Anote as coordenadas no GPS: 40.2295652, -7.8273785 para chegar lá tranquilamente. O acesso é bem sinalizado, o que facilita ainda mais a viagem.
Onde dormir?
Nós não dormimos por lá, mas sei que há muitos alojamentos locais à disposição. No próprio site da Aldeia, é possível ter acesso à lista de locais para pernoitar. O preço pode variar um pouco, mas para um casal fica entre 40 a 90 euros. Tudo depende, é claro, do hotel em si e daquilo que você procura de acordo com a sua preferência.
O que comer?
A região oferece especiarias magnificas, principalmente, queijos e presuntos! Então, se você é fã de queijo, prepare-se para vibrar com essa experiência. Eu também adoro e, por isso, esqueci de tirar fotos dessa parte na empolgação!
A aldeia conta com alguns restaurantes que servem outras comidas típicas. Não tive a oportunidade de experimentá-las, no entanto, pareciam muito boas pelo cheiro que senti!
Leia também: 10 Características que adoro em Portugal
Ah, o frio…
Uma das fontes interessantes para consultar a meteorologia é o IPMA. É realmente importante verificar a previsão do tempo antes de ir para Piodão, tanto para dirigir com segurança, quanto para separar as roupas para levar. Até porque a região é mesmo muito fria e a temperatura média no inverno fica entre 6 a 12 graus centígrados, o que para nós é um absurdo!
Vale a pena investir numa blusa térmica, botas e num ótimo casaco para aquecer o corpo enquanto você passeia pelas ruas históricas de Piodão.
Sugestão de Roteiro
Há outras aldeias vizinhas que são uma graça e valem a pena conhecer: Foz D’Égua, Cabeça, Loriga, Seia e Linhares da Beira. Sugiro também um fim de semana para traçar essa rota.
Todas elas são LINDAS, encantadoras e trazem uma grande elegância ao inverno.
Aconselho fortemente a visita a Piodão, pela graça, história e energia do lugar. Pode ser uma oportunidade para se fazer turismo barato se você quiser passear apenas com uma mochila, alguns lanches, bebidas, e aproveitar o local.
Sei que o inverno nos deixa com aquela preguiça de sair de casa, mas a beleza de Piodão faz valer a pena esse esforço. Com alguns casacos a mais, cachecóis, luvas e toucas você consegue aproveitar cada momento nesse lugar mágico.