BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Transporte de animais pelo mundo

Passo-a-passo para levar o seu pet para o Canadá

Passo-a-passo para levar o seu pet para o Canadá.

Quando se vai mudar de país, muitas são as preocupações e as novidades envolvidas no processo, e uma das coisas que mais me chamou atenção quando cheguei aqui em Toronto foi o amor que eles sentem pelos Pets.

Os canadenses são alucinados pelos animais em geral, e os defendem com unhas e dentes, e isso atrai muitos imigrantes que estão escolhendo um novo país para chamar de “seu” e que querem trazer na bagagem seus bichinhos. E este é um fator tão marcante em Toronto, que já foi considerada até uma das 10 cidades mais “pet-friendly” do mundo. Aqui eles levam a sério esses cuidados e mimos, e desenvolveram até eventos pros nossos amigos de patas (Woofstock – Festival de Cachorros de Toronto, é o maior deles e acontece desde 2003).

Mas aqui não é só festa, não, existem regras e orientações que devem ser seguidos por todos. Por exemplo, o TTC (transporte público de Toronto), permite que os cães com coleiras ou em bolsas de transporte andem nos veículos (ônibus, metrô, bonde) fora dos horários de pico, que é antes das 6:30 da manhã, entre 10:00 e 15:30 e após as 19:00. Isso pra evitar o horário de maior movimentação, já que aqui como em qualquer grande centro sofre superlotação em horários específicos. Claro que está regra não se aplica aos cães que estão em serviços, como é o caso dos cães guias.

Considerando toda a receptividade e as coisas boas que falei anteriormente, ainda tem a vantagem de não se exigir a quarentena do seu animal como em outros países, aumentando ainda mais os casos em que o fator pet é decisivo na escolha do Canadá como destino futuro. Então, decidi compartilhar com vocês um passo-a-passo para trazer o seu pet para o Canadá, seja cão ou gato, e para outros tipos, répteis, aves, peixes, etc., vou deixar o link do site oficial do Canadá com todas as informações necessárias sobre o assunto.

Vamos lá:

O primeiro passo acontece antes mesmo da compra das passagens aéreas, onde é necessário verificar com a companhia aérea a respeito da reserva do transporte do animal, já que são restritos o número de animais por voos, e é interessante analisar também a forma de transporte dos mesmos. Geralmente, animais de pequeno e médio porte, com até 10 quilos, considerando o animal e a bolsa em que o mesmo vai ser transportado, podem ir com você no assento, e entre 11 e 32 quilos, que é o peso máximo, o animal é transportado num compartimento climatizado, reservado para este fim, porém o animal é despachado junto com as malas. Então, verificar isso com a companhia é fator primordial para segurança e comodidade do seu bichinho. A Air Canada, principal companhia aérea que realiza esse trecho Brasil/Canadá, cobra uma taxa de $100 (americanos) para transporte de animais de pequeno e médio porte e esse valor deve ser pago no check-in.

O segundo passo é relacionado às vacinas, claro, os animais devem estar com todas as vacinas em dia, especialmente a antirrábica, já que o Brasil não é considerado livre da doença. Portanto, todo um cuidado com a antirrábica que é a principal exigida pelo governo canadense, e é interessante lembrar que eles não aceitam vacinas recentes, então é legal realizar a vacinação do seu animal com pelo menos 2 meses de antecedência da viagem. E também o certificado da vacina deve ser o mais descritivo possível, logo, você deve pedir para o seu médico veterinário ser bem cuidadoso com isso, para colocar todas as descrições do animal e da vacina, como por exemplo data da vacinação, número de série da vacina, período de imunização, enfim, quanto mais detalhes melhor.

Leia também: dicas para conseguir o Canadá Express Entry

O terceiro passo é o atestado de saúde do animal, que deve ser feito em português e inglês, e deve ter o máximo de informações sobre toda a vida do seu animal. O seu médico veterinário deve ser bem descritivo e cuidadoso com isso, pois com esse documento vocês irão retirar o CZI, que é o quarto passo e eu já vou explicar pra vocês.

O CZI é o Certificado Zoossanitário Internacional, que é o principal documento exigido para trazer o seu animal pro Canadá. Ele é retirado num dos postos do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, tem postos em portos, aeroportos, áreas de fronteiras, e você precisa agendar horário para a retirada deste documento. Então, no dia agendado vocês levam todos os documentos referentes ao seu animal e retiram o CZI. Ele tem validade de apenas 10 dias, por isso tem que ser bem organizado para sua viagem, já que o seu prazo é bem pequenininho. E com este documento vocês estão preparados para embarcar.

Chegamos ao quinto e último passo (se Deus quiser), que é a inspeção do animal aqui no Canadá. Quando vocês chegarem aqui no aeroporto internacional, seu animal é inspecionado em uma área específica, você paga uma taxinha de CA$30 mais os impostos, os documentos do seu animal são vistoriados, ele é analisado para ver se tem algum sinal visual de doença e, se tudo estiver certo, BEM-VINDOS ao Canadá!

Related posts

Novos desafios profissionais no Canadá: o que aprendi!

Priscila Carda

7 motivos para você visitar a ilha de Vancouver

Priscila Carda

Como levar seu pet para a Escócia

Débora Farias

3 comentários

Amanda Junho 21, 2018 at 9:15 am

Oi Vanessa! Por favor, o cartão de vacinação (segundo passo) que ser em inglês? E o que é o certificado de vacinação? Obrigada!

Resposta
Rosangela vianna Novembro 21, 2018 at 8:35 pm

Oi Vanessa gostaria de saber se existe alguma empresa específica ( que saibam as medidas corretas ) para comprar um Kennel/ gaiola para transportar meu dog na cabine, pois estou muito preocupada com as medidas, o meu é um lhasa e quero muito que ele vá na cabine, ele tem apenas 8 Kg e vai dar uma emagrecida ainda. Vc sabe de alguma , onde vc comprou ??? Muito obrigada.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 22, 2018 at 3:55 pm

Olá Rosangela,
A Vanessa Murcilio, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação