BrasileirasPeloMundo.com
Turquia

Plásticas e outros procedimentos estéticos na Turquia

Plásticas e outros procedimentos estéticos na Turquia.

Para finalizar nossa série sobre turismo de saúde na Turquia vamos conhecer um pouco sobre plásticas e outros procedimentos estéticos. Ressaltando que meu intuito não é convencer ninguém a realizar ou não qualquer tipo de procedimento. Falo como uma moradora local que convive com essa realidade, acompanha pessoas que vêm para a Turquia por esse motivo, compartilho das histórias delas e passei a assistir diversos desses procedimentos, auxiliando na tradução.

Uma das primeiras coisas relacionadas a esse assunto, que percebemos nas ruas, é a quantidade de homens com curativo na cabeça (transplante capilar); e a outra é a quantidade de mulheres com curativo no nariz. Muitos me perguntam o que isso significa, visto que em outros lugares a quantidade não é comum. Isso significa que muitas pessoas vêm a Istambul para realizar uma rinoplastia (plástica de nariz), um dos procedimentos mais procurados após o transplante capilar.

Os lugares mais comuns de onde essas pessoas vêm são dos países vizinhos, como o Irã; e logo em seguida da Europa. O atrativo, mais uma vez, são os valores cobrados, somados a oportunidade de fazer turismo.

Outro procedimento que tem feito sucesso na Turquia e é um dos mais procurados pelas mulheres é o Brezilya popusu (Bumbum brasileiro). Esse procedimento acontece diariamente nas clínicas de cirurgias plásticas e é desejado por muitas mulheres. Mulheres famosas turcas ou de países vizinhos realizam essa cirurgia em clínicas na Turquia. O Bumbum brasileiro, a rinoplastia e o botox nos lábios estão entre os procedimentos mais desejados pelas mulheres.

O implante de silicone, plástica de rejuvenescimento facial e muitos outros procedimentos, inclusive os citados anteriormente, são realizados a valores que realmente compensam do ponto de vista econômico. Todos têm incluso nos valores a estadia, transporte (aeroporto x hotel x clínica x aeroporto), tradutor, retorno para controle, medicamentos, estadia de 3 a 7 noites em hotel cinco estrelas e um atendimento totalmente VIP, dependendo do lugar escolhido para realizar a cirurgia.

Alguns valores equiparam-se aos do Brasil por conta da passagem; outros chegam a custar até 50% mais barato. Mas se o intuito for o turismo e também o procedimento, os valores compensam.

Uma das coisas que me chama a atenção é o fato de haver bastante oferta e isso torna a decisão um pouco difícil para quem procura, principalmente por não viver na cidade e decidir, baseado em fotos e referências de outras pessoas.

Como comecei a escrever sobre isso, fui fazendo perguntas e pesquisando para compreender e compartilhar com vocês informações que podem fazer alguma diferença na hora da escolha. Nos textos anteriores, falei sobre a necessidade de certificar-se sobre a legalidade da clínica porque existem muitas clandestinas e isso é um perigo em qualquer lugar.

Leia também: Transplante Capilar na Turquia 

Recentemente vi o documento de uma clínica fornecido pelo Ministério da Saúde Turca, o alvará de funcionamento para atendimento de estrangeiros, uma autorização para atuar no turismo de saúde. Fui buscar mais informações sobre isso e descobri que apenas 25 hospitais, dos 30 existentes, possuem esse mesmo alvará em toda Istambul. Esse alvará permite que estrangeiros sejam atendidos e tenham seus direitos garantidos porque a instituição está legalizada para tal atendimento.

Essa é uma coisa que diferencia valores cobrados nos procedimentos, porque uma vez que você está legalizado, faz o recolhimento devido dos impostos, e isso torna a instituição diferente da ilegal. A responsabilidade sobre o paciente é realmente reconhecida e cobrada.

Esse é um ponto bem importante e relevante que deve ser analisado no momento da escolha do local onde fará qualquer procedimento cirúrgico ou estético. Peça todos os documentos que desejar – são obrigados a apresentar. Licenças, alvará, certificado médico, diplomas, enfim, tudo que sirva de auxílio no conhecimento do local e dos profissionais envolvidos.

Existem locais que atuam somente com técnicos que fizeram parte de uma equipe médica, auxiliando um médico. E por aprenderem vendo o médico fazer, acabam realizando o procedimento em clínicas sem alvará de funcionamento, onde apenas existe o diploma de um médico pendurado na parede; e que por lá aparece somente para assinar o que for necessário e dar uma olhada no que está sendo feito.

Eu conheci uma clínica assim, o médico nunca estava lá, mas todos os técnicos atuavam, cada um com um auxiliar em uma sala realizando o transplante capilar. Quem assinava o termo de garantia era o médico, que tinha o diploma pendurado na parede. É bom frisar que todos que atuam realizando transplante capilar na Turquia devem ter a formação em medicina e especialização em cirurgia plástica. O médico pode não fazer todo o procedimento sozinho, mas precisa estar presente em todas as etapas. Já na cirurgia plástica, qualquer que seja o procedimento deve ser realizado pelo médico responsável.

Procure referências, grupos que possa participar e buscar informações, fotos antes e depois, histórico do médico, do hospital ou clínica, enfim, busque tirar toda e qualquer dúvida. Se houver brasileiros que trabalhem nesses locais, fale com eles. Geralmente há, porque auxiliam nas traduções e venda do produto ou serviço.

Algumas clínicas possuem representantes nos países e podem prestar uma assistência mais próxima, havendo necessidade.

Nunca deixe de certificar-se de tudo que julgar necessário para obter sucesso no que empreitar. Eu sempre digo que a busca pelo menor preço nunca deve ser o primeiro ítem da lista, nesse caso. Os serviços devem sempre ser comparados e muito bem avaliados porque o pós fará toda a diferença.

Related posts

Golpes na internet usando empresas turcas

Cristhiane Mutlu

Poligamia na Turquia

Rubiana Ozturk

Como não passar vergonha na Turquia

Marília Budak

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação