BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Playlist para o inverno

Minhas colegas de blog que no momento estão vivenciando o inverno aqui mais para o norte do globo vão concordar: sobreviver aos primeiros invernos é uma tarefa um tanto quanto exaustiva. Nessa época, todo mundo fica “deprê” e pensa duas vezes antes de sair para enfrentar os ventos gelados, o ar úmido e a escuridão logo no início da tarde.

Eu decidi que seria uma boa idéia aquecer o coração de algumas expatriadas de um jeito diferente – com uma playlist! Cada um tem um jeito para lembrar o calor quase insuportável do nosso país tropical e o meu é através das músicas. Não sei se todos vocês concordam, mas eu notei que ouço mais músicas brasileiras – estilos que eu nem tinha interesse- pelo simples sentimento de um coração mais aquecido.

Para essa playlist também te aquecer, você precisa preparar o ambiente: se está escuro, ascenda velas pela casa, se jogue de baixo das cobertas e se for possível fazer um brigadeiro, eu indico! Mas se “o sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê que o caminho é um só”; abrir as cortinas – afinal, claridade por essas bandas está valendo mais que barras de ouro.

Tem gente que procura por imagens de praia, verão e afins. Eu até ia ilustrar essa playlist assim, mas sinceramente… É muito masoquismo! A intenção é aquecer o coração e não viver de ilusão.

Se você é um sortudo/a de ter um cobertor de orelha nessas horas, aproveite que agora é a hora de apontar o dedo para ele/a e cantar “quero que você me aqueça nesse inverno e que tudo mais vá para o inferno”. Quem está triste por não ter um cobertor de orelha com certeza vai cantar essa bem alto: “preciso urgentemente encontrar um amigo” e é “pra lutar comigo” contra o frio!

Mas “Alegria, Alegria”! Porque solteiros e acompanhados, todos nós estamos nesse barco “caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento, no sol de quase dezembro”

Eu sei, nessas horas não dá para conter “saudades da minha terra”. Mas “deixa desaguar a tempestade, inundar a cidade, porque arde um sol dentro nós”.

Pode ser que você passe pelo mesmo problema que o meu – paredes finas de um prédio antigo. Aí o vizinho reclama do som alto e Chico nessas horas nos defende. “Deixe a morena contente, deixe a menina sambar em paz”.

Porque é só “uma brasileira, uuu”; “uma brasa incendeia, uuu”. Afinal, “tô fazendo minha parte!”, “tô saindo pra batalha, pelo pão de cada dia, a fé que trago no peito é a minha garantia. Deus me livre das maldades e me guarde onde quer que eu vá”. Principalmente se não existe aquecedor nesse lugar!

Eu espero que nesse meio tempo, você aí do outro lado tenha conseguido se aquecer porque, me bateu uma saudade e, “da manga rosa quero o gosto e o sumo. Melão maduro, sapoti, juá”. Mas eu sei que tudo isso no inverno vai ser difícil de encontrar…

Related posts

Mercados medievais alemães

Karina Finke

Coisas que alemães acham curioso no Brasil

Nathalia Vitola

A caça aos animais é legal na Alemanha

Karina Finke

15 comentários

Camila Luik Novembro 22, 2013 at 1:29 pm

Bem importante esse post, to começando a ver lados positivos nessa fase pelo fato de todas as pessoas, mulheres principalmente que passaram por essa fase de 1° inverno me disseram as mesmas coisas sobre essa fase, isso acaba me confortando por saber que é “normal” sentir isso as primeiras vezes e que não sou eu o real problema. Em breve vou também compartilhar minhas experiencias vivendo aqui na Estônia que é bem diferente de todos os países mais visitados por brasileiros! Obrigada por compartilhar, bom final de semana a todos!
Camila Luik

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 22, 2013 at 1:50 pm

Estônia Camila? Ai meu Deus, fiquei curiosa agora hihi

E não se sinta o problema, quem é o problema é esse frio todo rs. Mas não esqueça de se lembrar das coisas boas q vem com ele tbm. A neve, as comidinhas deliciosas dessa época, etc.

Força no seu primeiro inverno e obrigada pelo comentário 😉

Bjs

Bah

Resposta
Christine Marote Novembro 22, 2013 at 1:30 pm

Bah, por isso que sou sua fã!!! hehehehe Perfeito.
E só quem vive com o sol nascendo as 7 da manhã e a noite aparecendo as 4 da tarde é que entende essa necessidade louca de um ‘aquecimento’…rs
Por outro lado, sou uma pessoa do frio. Nasci no inverno (tudo bem que em Santos-SP, 18° em agosto…hoje considero isso quase verão…) e amo a moda, as comidas e os encontros dessa estação. Mas as vezes é duro… muitos dias de pijamão, casacos forrados de pele ou coisa que o valha.
Mas, como vc citou, o que temos que aquecer é nosso coração, e não lamentar a vida que não nos pertence nesse momento.
Então, vamos à boa musica, uma excelente taça de vinho e uma lareira (ou aquecedor) para dar o clima!
E para ‘apimentar’ sua lista, agora me lembrei de um amor de verão (http://www.youtube.com/watch?v=ekzdWOu6Pj8) tem um sol particular… então vamos usar esse em casa, né?
Beijo,! =]

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 22, 2013 at 1:55 pm

hahahaha que bom que gostou Chris 😀

Aliás, estou dançando horrores aqui com o seu bônus na playlist! 😀

E por favor né, 18 graus é um calor danado rs.
É… Aquecer o corpo eu deixo para os cobertores de orelha por aí, mas aquecer o coração é o mais importante.
E que venham MUITAS taças de vinho (risos), bandejas de queijo, fondue, chocolate e tudo que engorda pq, no inverno a gente disfarça embaixo do casaco!

Bjobjo e um inverno cheio de trilhas sonoras para todos nós!

Resposta
Juliana Novembro 22, 2013 at 2:09 pm

Perfeito! Gostei da parte do brigadeiro!! E olha que aqui em Madri o inverno é tranquilo (para os padrões europeus, lógico). Pra mim que sou friorenta, a pior parte é vestir sempre os mesmo casacos. Mas cantarolando um sambinha até que dé pra aguentar. Sensacional a playlist!BJ

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 26, 2013 at 8:56 am

Oi Juliana,

fico feliz q te coloquei para requebrar um pouco hahaha

Obrigada pela visita e o comentário!

Abçs

Resposta
Cristiane Leme Novembro 22, 2013 at 8:43 pm

Adorei a playlist! O que eu detesto no frio daqui é o vento, que carrega a sensação térmica para vários (de)graus abaixo de zero, e a mania que o povo tem de se trancar em casa no frio, com o aquecedor a 24°C e todo mundo de blusa! Eu passo muito mal com calor, até no carro quando tá 21°C eu já tou arrancando a roupa, hahaha! Mas o melhor jeito de encarar o frio é esse, mesmo: boa música pra espantar a preguiça! E tomar um ventinho faz bem – eu garanto!

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 26, 2013 at 9:01 am

hahaha ai Cristiane, estou precisando aprender com vc!
Eu me tranco várias vezes em casa rs… Eu só passo mal no carro com essa historia de ar quente blah!
Mas em casa, em baixo das minhas cobertas, oooo delicia! Mas diferente da maioria das casas eu tbm não ligo o aquecedor super forte, o ar fica seco, a gente sua mais que no verão e não consegue dormir direito! Aqui em casa o aquecedor fica ligado em nível que ainda conseguimos usar moletom, meias e calças de flanela hehehe
Tô precisando tomar mais desse ventinho (na verdade é ventãoooooo!).

Abçs e uma ótima semana

Resposta
Máhrcia Raymond Novembro 22, 2013 at 11:22 pm

Adorei todas essas sugestões fantásticas para driblarmos o frio em terras estrangeiras. Música, música,música, ôoooo forma maravilhosa de preencher as nossas lacunas. Vivo numa parte gelada do Estados Unidos e tb enfrentei meus primeiros invernos gélidos e cheios de tristeza e vontade de chutar o páu da barraca e voltar ao nosso ensolarado Brasil, mas os invernos tem os seus encantos depois que nos adaptamos a ele e o sol passa ter um significado absurdo em nossas vidas, tanto quanto a claridade que as vezes numa nesguinha entra pelas nossas janelas e nos faz sentir de novo a vida. Mas tudo é relativo na vida e com um bom jogo de cintura incorporamos um bom sambinha no meio do dia frio e a vida reacende a nossa alegria de continuarmos vivendo onde fomos destinados a viver!

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 26, 2013 at 9:03 am

É verdade Máhrcia! O inverno tem mtos e mtos encantos tbm! O importante é dar aquela força para a mente e enfrentar o inverno de um jeito positivo. Com música, tudo na vida é mais fácil e colorido 😉

Obrigada pelo comentário!

Abçs,

Resposta
Vânia Romão Novembro 24, 2013 at 5:31 pm

Bárbara, fantástico esse post. Primeira vez que vejo uma playlist tão cheia de conteúdo rs.
Só para quem mora desse lado do planeta sabe exatamente o real significado do inverno. Mas agora com essa playlist, acho que as coisas irão melhorar, ainda mais se estiver acompanhada de um bom vinho! 🙂
Bom inverno!

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 26, 2013 at 9:05 am

Oi Vânia!
hahahah vc viu que eu tentei agradar a todos os gostos né? É q sou mto eclética, confesso rs
Somos duas então, ouviremos a playlist com um vinho e pés descontrolados hahaha

Um ótimo inverno para você também! Que ele ao menos seja branco pra criar toda a magia dessa época 😉

Abçs

Resposta
Tati Sato Novembro 25, 2013 at 11:19 am

Bah, vou usar seu repertório para manter a memória aquecida! Hehe! Acho você o máximo!!! Beijos!

Resposta
Barbara Poplade Schmalz Novembro 26, 2013 at 9:06 am

Tatiiii! Olha o confeteeeee! hahahaha
Somos um máximo Tati! As deusas de Marte auahuahauhauhau

Valeu pelo comentário e use e abuse da playlist 😉

Bjo outro tchau

Resposta
Especial Natal – Alemanha Dezembro 11, 2013 at 10:30 am

[…] Leia mais sobre a Alemanha! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação