BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Espanha

Pratos típicos espanhóis

Minhas colegas da Austrália e da Itália abriram o apetite dos leitores comentando a respeito dos melhores pratos para se degustar nesses países. Ora, vou fazer o mesmo com a Espanha, falar sobre os pratos típicos espanhóis! Aliás, sempre que me perguntam o que mais gosto nessas terras, respondo sem pestanejar: a comida!

Cada região tem sua especialidade, mas é unânime que em todas se come muito bem. Sempre que digo aos meus alunos que vou viajar para determinada cidade, lá vem um conselho do que comer ali. Acho que cada cidade tem seu prato típico tamanha diversidade culinária.Igualmente, são respeitadas as estações do ano: no inverno, pratos pesados, “de colher” que envolvem grãos como feijões brancos ou grão de bico; no verão, sopas geladas e arroz. Abaixo apresentou alguns exemplos – muita coisa ficou de fora por causa do espaço – da culinária espanhola.

Café da manhã – como não amar um país que até o café da manhã tem sua especialidade regional ? Aqui em Madri se come churros com chocolate que também pode ser servido no lanchinho de tarde. No sul da Espanha, a grande estrela é o pão com tomate e azeite, sempre acompanhado do onipresente café com leite. Concordo que é um pouco indigesto no começo, mas vicia.

DSC01351

Gazpacho – sopa gelada de tomate, ideal para o calor de matar que faz por aqui no verão. Tomate triturado com azeite e depois servido com pedacinhos de cebola, pimentão, tomate e pepino. Não há calor que resista!

Feijão branco com carne porco – este se inclui dentro dos pratos “de colher”. Alubias (feijão branco) cozidas com chouriço, linguiça, cenoura e batata. Este prato pode ser feito com grãos de bico também. Acompanhado de um bom vinho garanto que seu domingo de inverno terá outro sabor.

DSC06883

Tortilla de batatas– costumo brincar que para tirar a nacionalidade espanhola é preciso saber fazer tortilla que são batatas com ovos, uma omelete mesmo. O prato é servido como aperitivo nos bares acompanhado de pão e à receita original foi acrescida cebola, presunto e verduras. A foto que abre este post é uma  tortilla com espinafre.

Migaso típico prato de gente do campo que acabou conquistando os paladares de todos. Sabe aquele tempo que não se jogava fora o pão velho? Pois basta cortá-lo em pedacinhos, fritá-lo com morcilha, ovos, pimentão, azeitona e linguiça e você terá um prato para aguentar a jornada do campo. Infelizmente, meu estômago não concorda com meu cérebro e tenho problemas com este manjar.

 

DSC06596
Migas

Arroz: paella e arroz negro – ao contrário do Brasil, o arroz aqui não serve de acompanahamento e sim é o prato principal. Quem faz o papel do “só acompanha” são as batatas e os ovos. Há restaurantes especializados em servir pratos baseados em arroz, as arrocerias. Sim, também fiquei pasma quando vi. Destaco apenas 2 dentre os milhares modos de prepará-lo:

Paella – ao contrário do que muita gente pensa, a paella não é um prato nacional. Orginário da região de Valência, ele se popularizou pelo país e o turismo em massa fez o resto. A receita original leva, principalmente, arroz especial, coelho, frango e açafrão. Mas surgiram variações como a paella de frutos do mar, a mista e a vegetariana. Uma curiosidade: o nome paella vem do valenciano e denomina o tipo de frigideira onde deve ser cozinhado este prato.

Arroz negro – uma gostosura que também vem de Valência. Trata-se de arroz cozido com cebola, alho, sépia, camarões e lulas e por causa da tinta que estas desprendem o arroz fica pretinho. Delícia total!

Quem  conhece um pouco da culinária espanhola vai perceber que deixei de falar de vários pratos. É que me deu uma fome e vou ali fazer uma comidinha…

 

Related posts

Entendendo Barcelona

Gleice Garcia Santiago

Verão na Espanha

Tati Sato

Primeira Comunhão na Espanha

Melissa Dobrezanski

11 comentários

» Pratos típicos | Rumo a Madrid Janeiro 15, 2015 at 11:02 am

[…] Querem conhecer alguns pratos típicos da Espanha ? É só ler o meu último post escrito para o Brasileiras pelo Mundo. […]

Resposta
Carla - Sonhos na Itália Janeiro 15, 2015 at 12:36 pm

Mammamia!! sou boa de garfo e minhas viagens são muitas vezes gastronômicas. Sou louca pra conhecer a Espanha e deste ano prometi pra mim mesma que não passa! rs. Curioso o feijão com carne de porco, muito parecido com um prato romano. É uma delícia! Adorei conhecer os outros pratos que, com certeza experimentarei! baci

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 15, 2015 at 12:51 pm

Pois venha que estamos te esperando. Afinal, Madri estará no seu roteiro, né? BEijos !

Resposta
Joy Matta Janeiro 15, 2015 at 1:01 pm

Eu falo que engordo cada vez que leio esses posts de comida aqui no Blog…. mas adoroooooo!!! Delícia de texto 😀

Resposta
Tati Sato Janeiro 16, 2015 at 3:21 am

Apaixonadíssima pela culinária espanhola, como deixar de comentar? Gata, eu como o pão com tomate em qualquer café da manhã! Incrível como ele substituiu a manteiga, para mim!
Trouxemos para a ilha de Lost duas latas enormes de favada e algumas de lentejas porque quem não tem cão, caça com Gaio mesmo!
Ju, e os embutidos? E os queijos??? E os pintxos bascos? O pulpo a la gallega? As tostás madrileñas? Gente, salivei! Haha!
Adorei o esclarecimento sobre a paella porque sempre que eu vou a Espanha (e, considerando que hoje conheço melhor a cultura), me perguntam sobre ela…
Beijos

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 29, 2015 at 2:17 pm

Eu também achava que fosse prato nacional, só que não! BJ

Resposta
Luciana Damasceno Janeiro 18, 2015 at 12:15 pm

Engordei alguns quilos nas duas vezes que fui à Espanha kkk Tudo muito barato (em relação à Dublin) e muito gostoso. Muita paella com sangria, e sem falar das carnes! E as frutas? Suco de laranja fresquinho e doce sem precisar de açúcar…hmmm… Sorte sua, Juliana!

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 20, 2015 at 6:48 pm

Obrigada, Luciana! Não se preocupe que aproveito tudo isso que você falou!

Resposta
Galina Abril 8, 2015 at 2:22 pm

Mas Juliana, não falaste do cordeiro ainda que já o preparas em tua casa como se fosses espanhola!!

Resposta
Juliana Bezerra Abril 23, 2015 at 1:41 pm

Verdade, Galina !! Esqueci completamente. Vou me redimir publicando a receita que VOCÊ me ensinou. 😉

Resposta
aaaaaaaaaaaa Novembro 2, 2017 at 7:39 pm

obrigado

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação