BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Primeira Comunhão na Espanha

Se você está morando na Espanha, é católico e tem filhos entre 8 a 10 anos, pode começar a guardar dinheiro. Para as crianças e suas famílias – assim como para a igreja – a Primeira Comunhão na Espanha é um motivo de festa para comemorar com toda a família e amigos. Mas não vale qualquer festa, a primeira comunhão aqui é quase uma festa de casamento. É muito parecida com as festas das adolescentes de 15 anos no Brasil. Quanto mais luxo nos detalhes, melhor!

O mês de maio na Espanha é o mês escolhido para festejar este grande acontecimento. Muitos decidem participar e não são tão católicos, muitos nunca pisaram dentro de uma Igreja nos domingos, seus pais também não são religiosos, mas para não ficarem de fora deste grande evento, acabam matriculando as crianças na catequese. As roupas, os preparativos para a festa, a recepção, as lembrancinhas, os presente e todos os demais detalhes para que a festa do seu filho seja a melhor, pode custar em média entre 2 a 3 mil euros, o que pode ser praticamente o salário de um mês da família.

Para receber a primeira comunhão é necessário que a criança seja batizada e participe do curso de catequese oferecido pelas igrejas dos municípios onde a criança mora. O curso tem a duração de um ou dois anos (depende da igreja). Durante estes anos, as crianças vão aprender sobre os valores e as normas da igreja, conhecer as orações mais importantes como Pai Nosso, Ave Maria, Credo e Glória ao Pai. Quando acabam o curso, os alunos recebem o sacramento da primeira confissão, e assim, já estarão preparados para a Eucaristia, para comungar na missa.

A roupa da Primeira comunhão para meninas e meninos 

A igreja pede simplicidade e moderação na cerimônia de Primeira Comunhão. Sobretudo que as roupas sejam mais no estilo tradicional. As meninas, muitas vezes, usam vestido branco e os meninos, são vestidos em traje formal, de marinheiro, almirante ou tradicional.

São poucas as igrejas que pedem roupa estilo de freira para as meninas. Um vestido simples pode ir de 100 a 300 euros, dependendo do tecido, do modelo ou das decorações que você vai querer. Entre o vestido ou terno, sapatos, cabelo e outros acessórios, vestir um menino ou uma menina pode custar de 150 a 500 euros, ou mais, dependendo das possibilidades e da demanda das famílias. Em qualquer caso, elegância e simplicidade é a tônica do guarda-roupa das crianças.

A Festa da Primeira Comunhão das crianças 

O mais caro na comemoração da primeira comunhão é a festa e a comida oferecida aos convidados. Ao contrário da celebração do batizado, que ainda mantém o seu caráter íntimo, a Primeira Comunhão tornou-se um ato social. Após a cerimônia na igreja, geralmente a família oferece um pequeno lanche ou uma boa refeição aos convidados em uma grande festa. Algumas famílias têm o privilégio e a alternativa de fazê-lo em casa ou em um local para celebração. No entanto, as famílias que não têm escolha têm que fazer em um restaurante pagando de 30 a 60 euros por pessoa. Os restaurantes mais procurados são os que têm um jardim ou uma área de lazer para os convidados. Muitos alugam cama elásticas e castelos infláveis, também contratam monitores para que ajudem na diversão da garotada.

Presentes, lembranças e reportagem fotográfica da Primeira Comunhão

É muito comum nas celebrações, a distribuição de cartões de lembrança e/ou quaisquer outros detalhes para os convidados, que indicam o nome do menino ou menina comungante, data e local da celebração. Eles também costumam oferecer presentes às crianças. Presentes como um relógio, um rosário, uma Bíblia, um álbum de fotos, uma corrente de ouro, um crucifixo, câmeras, um diário, são os mais populares. E não podemos esquecer a reportagem fotográfica. Fotos e vídeo da celebração são boas memórias deste dia importante para as crianças.

Também é bem comum fazer antes um book da criança já com a roupa que vai utilizar neste dia tão importante. As fotos vão servir para a decoração do lugar, para as lembrancinhas ou enfeites de mesa.

Embora em alguns casos a celebração da Primeira Comunhão seja luxuosa, o que não se pode esquecer que a ideia é que a criança desfrute da sua fiel união com Cristo. A primeira Comunhão é uma relação de amizade pessoal entre a criança e Jesus. Como a igreja prega, primeira comunhão é comungar e compartilhar atitudes de Jesus.

Para ter uma ideia das despesas que terão de enfrentar para a celebração da Primeira Comunhão do seu filho, nós preparamos alguns custos:

Quanto custa a Primeira Comunhão das crianças (em euros)

Meninas (Vestido): De 100 a 350
Meninos (Traje): De 80 a 250
Sapatos: De 25 a 60
Complementos/Meninas: De 40 a 100
Complementos/Meninos: De 20 a 60
Salão de Beleza: De 15 a 40
Restaurante (20 pessoas): De 500 a 1200
Animação (2 horas): De 150 a 450
Fotos/ Video: De 200 a 400
Lembrancinhas (25): De 50 a 150

Total da cerimônia:
Para meninas: De 1.000 a 2.740 euros
Para meninos: De 1.000 a 2.540 euros

Abaixo podem acessar alguns sites com ideias para roupa, festa e sessão de fotografias:  

Alanstudio

Corte Inglés

Decoração

Lembranças

Mais ideias

 

Related posts

Custo de vida em Madri

Denise Neves

As pequenas cidades ao redor de Valência

Marcela Bueno

Região de Andaluzia

Thais Maciel Gomes

4 comentários

Lery Dezembro 14, 2017 at 1:22 pm

Também é bem comum fazer antes um book da criança já com a roupa que vai utilizar neste dia tão importante. As fotos vão servir para a decoração do lugar, para as lembrancinhas ou enfeites de mesa.

Resposta
Nury Fevereiro 6, 2018 at 6:47 pm

Em Espanha, a primeira comunhão de crianças é uma celebração religiosa cristã muito importante, tanto para pais quanto para crianças, bem-vindo com entusiasmo, desejo e fervorosa devoção ao Senhor, obrigado pelo post, muito interessante

Resposta
Vera von Sperling Março 22, 2018 at 6:17 pm

Olá! Acabeid e me mudar pra Espanha e realmente este ëvento”me pegou de surpresa. Minha filha fará agora em maio, e nao tinha ideia de como funciona aqui… Comecei a correr atras de informaçoes agora! Gostaria de saber se tenho que convidar os familiares das amiguinhas que ela escolheu, e se ela pode convidar só as mais proximas, ou se tem que fazer a social.
Obrigada pelas informaçoes!

Resposta
Melissa Dobrezanski Março 23, 2018 at 7:01 pm

Oi Vera, depende. Tem gente que convida poucos amigos com seus familiares e outras que preferem convidar só os amiguinhos. Todo depende das condições financeiras e também do lugar que vai ser comemorada a festa. Vai conversando com as maes das amiguinhas da tua filha para ver como elas fazem no lugar que vc mora.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação