BrasileirasPeloMundo.com
EUA Los Angeles

Resoluções de final de ano, como fazer?

Resoluções de final de ano, como fazer?

Aqui nos Estados Unidos a maioria das pessoas fazem resoluções antes da virada do ano. É uma forma de se organizar para o ano que chega e também manter a motivação para continuar crescendo. Ao contrário das simpatias e superstições brasileiras (como pular sete ondinhas, comer lentilha e romãs, e usar branco na virada do ano) as resoluções são práticas e dependem apenas da nossa própria dedicação.

Basicamente, resoluções de final de ano são  uma análise do ano que passou e uma projeção do que queremos que mude no ano seguinte, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Gosto de dizer que é um tipo de contrato que assumimos com nós mesmas, um contrato que nos afeta diretamente e que não pode ser quebrado. 

O poder desse costume é o estímulo para sair da zona de conforto e transformar o sonho em realidade. Enfim, espero que ao final desse artigo você se sinta motivada a fazer sua resolução para 2020 e a sentir-se motivada a fazer dela algo concreto e que se orgulhe de ter cumprido ao final de 2020.

As resoluções mais comuns

A tendência das pessoas é escolher algo que afeta a vida delas diretamente, porém, normalmente, criam expectativas em atingi-las de uma maneira rápida e, quando não acontece, acabam desistindo em pouco tempo e se frustrando por conta disso. Adiante falaremos um pouco sobre como se dedicar às resoluções escolhidas. Veja aqui as resoluções mais comuns aqui nos Estados Unidos:

  1. Praticar exercício físico
  2. Perder peso
  3. Ser mais organizada
  4. Aprender algo novo ou ter um hobby
  5. Aproveitar mais a vida
  6. Guardar mais dinheiro ou gastar menos
  7. Parar de fumar
  8. Visitar familiares e amigos com mais frequência
  9. Viajar mais
  10. Ler mais

Pode ser que você goste de todos os exemplos da lista ou que não se identifique com nenhum. Não importa, o principal é você entender o objetivo, escolher algo que realmente deseje para 2020 e persistir. 

Como fazer sua resolução de 2020 

Já faço resoluções de final de ano há dois anos, e me surpreendi com a força que essa prática evoca. O simples fato de me comprometer a fazer exercício físico todos os dias me faz acordar mais cedo, ir na academia e, a me sentir culpada quando fato por preguiça. 

Há várias formas de fazer sua resolução, essa é uma mistura de algumas que já vi, que já fiz e que funcionou!

Antes de começar, seja criteriosa com o ambiente pois precisará de pelo menos uma hora. Sim, requer uma certa dedicação, mas acredite, valerá a pena. Portanto, encontre um lugar silencioso, confortável e imune de interrupções. É muito importante começar e terminar se conecte com a atividade. Veja isso como o primeiro passo do seu comprometimento consigo mesma.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

A fórmula é simples: a) análise do ano que está se encerrando, b) nova lista de metas e, c) definição da meta mais importante.

Aceite que você não irá realizar tudo da lista, que talvez não seja fácil, e que algumas coisas da lista sairão para dar espaço para outras. Isso é ótimo, pois demonstra que você sabe dar prioridade ao que é mais importante neste momento da sua vida. Seja objetiva e específica, as chances aumentam quando a resolução é algo atingível.

Primeiro passo: Análise do ano que está terminando

Pegue várias folhas em branco e escreva tudo o que aconteceu em 2019 sejam boas ou ruins. Em seguida, avalie o que foi bom e o que não foi bom, escrevendo na frente de cada uma delas. Depois, escreva qual foi a causa em todos os acontecimentos, e deixe claro se foram decisões suas ou exteriores.

Agora olhe as que não foram boas e deixe os sentimentos ruins ficarem em 2019, não traga a culpa e a dor para 2020. Se você precisar resolver alguma pendência desse assunto no ano seguinte mantenha ele na sua lista, mas se isso não for mudar em nada a sua vida, abandone-o. É importante deixar as energias negativas para trás. 

Na lista de coisas boas, escreva o porquê de terem sido boas, o que elas a fizeram sentir e como poderia intensificar os efeitos no ano seguinte. 

Segundo passo: Faça uma lista para 2020

Em outra folha, escreva tudo aquilo que gostaria de fazer, ou que faria se tivesse tempo. Na frente de cada um escreva quanto tempo e o que é necessário para atingi-los. Por exemplo, se seu objetivo for pagar as dívidas, você sabe que na sua lista terá que ter: gastar menos do que ganho, fazer uma planilha de gastos, economizar, comprar somente em promoção etc.

Se você chegou em uma lista com muitos desejos, reavalie e deixe apenas aqueles possíveis de serem iniciados no ano que vem. Lembre-se que deixar uma meta de molho não é o mesmo que desistir, é dar foco ao que deve acontecer antes para que os próximos também sejam possíveis.

Terceiro passo: Escolha da meta mais importante

Na lista de 2020 estão algumas resoluções que você quer muito fazer acontecer, mas sabe que não terá tempo para todas. Portante, escolha uma, isso apenas uma, a mais importante. Aquela que você sabe que se realizada te fará muito orgulhosa.

Leia também: Onde morar em Los Angeles

É fundamental ter um objetivo principal e pequenas metas ao longo do ano. Isso te dará  motivação para continuar mesmo em meio a muitos desafios. Mas você persistirá, pois sabe que é capaz de conseguir. 

Como cumprir a resolução estabelecida

A parte mais difícil não é fazer a resolução, mas sim de cumpri-la até o final do ano, pois as tarefas do dia a dia e a rotina nos impedem de prosseguir. Mas, olha só, rotina e falta de tempo são apenas convenientes desculpas, pois há sim como se organizar e encontrar tempo para se dedicar à realização de uma meta. Por exemplo, ao invés de ficar em redes sociais por horas, limite o tempo a meia hora e use o restante no cumprimento de sua resolução.

É sim muito difícil sair da zona de conforto, mas é fora dela que moram as melhores coisas da vida, tudo aquilo que mais desejamos está fora dela, por isso vale a pena se esforçar em busca daquilo que lhe fará feliz.

Uma ótima forma de se manter focada é compartilhando os resultados, então comente aqui qual será a sua resolução de 2020 e nos conte sobre os seus progressos. O fato de ter para quem contar ajuda a continuar e ir além.

Feliz Ano Novo!

Related posts

Dicas de Passeios de Barco em Boston

Mariana Carvalho

5 motivos para passar o Natal em Nova Iorque

Larissa Rinaldi

Cinco invenções criadas em Nova Iorque (e você não sabia)

Debora L. Juneck

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação