Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»COVID-19»Quando a chave virou
    COVID-19

    Quando a chave virou

    Natália BaldochiBy Natália BaldochiMay 12, 20211 Comment5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Chave, Estados Unidos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quando a chave virou.

    Sabe, quando me mudei de país, eu não sabia que estava me mudando. Eu acreditava que seria uma experiência de 3 meses, que virou 6 meses, que virou oito anos. Eu nunca sonhei em morar fora do Brasil tampouco nos Estados Unidos. Simplesmente porque amo o Brasil, lá é meu lugar.

    Pode ser que o momento em que vivi no Brasil me permitiu ser essa pessoa apaixonada pelo país. Nos meus anos de faculdade, por volta de 2004, o Brasil se tornava popular ao redor do mundo. O mundo começava a nos olhar com respeito e não, apenas, como o país do futebol e do carnaval.

    Esse era o meu desejo, que os outros vissem o Brasil como eu o via: próspero!

    Quando a chave virou

    Já morando fora, eu era uma das únicas brasileiras que defendiam nossa cultura e costumes. Sabia sim dos problemas do Brasil, mas suas qualidades me chamavam mais a atenção.

    Nossa culinária, nossas soluções criativas, nosso clima, escolas e saúde pública me diziam que já tinhamos muito para seguir expandindo. 

    Foi com a pandemia que me surpreendi e me deparei com um outro Brasil. A forma como o país escolheu enfrentar a pandemia que atingiu o mundo todo, escancarou o que tantos de nós escondíamos—nós brasileiros somos egoístas. Antes de se chatear com minhas palavras olhe os números e me diga se os resultados não são reflexo de comportamentos egoístas.

    Você pode dizer, não, é culpa do governo! Pois é bem. É verdade, em partes, pois o governo federal em nada ajudou para reduzir a contaminação, e pior, agravou a confusão quanto à informação. Se as pessoas já não sabiam o que fazer o governo contribuiu em ofuscar.

    Leia também: Como lidar com o confinamento?

    O negacionismo não foi diferente aqui nos Estados Unidos. No ano passado, quando a pandemia começou, o presidente ainda era o Trump, vivemos dias desesperados, sem saber o que esperar do futuro. Vimos opiniões divididas entre acreditar na seriedade do vírus COVID-19 e negar a existência da doença que atingia tantas pessoas. 

    O mesmo cenário no Brasil, certo?

    Foi aí que minha chave começou a virar. Vi em tempo real o que faz os Estados Unidos o país que é.

    Em primeiro lugar, a maioria não seguiu o que o presidente dizia, seguiam as orientações da OMS e dos governadores (claro, com algumas exceções). Segundo, a população foi decisiva na hora de decidir seu futuro líder.

    Eles deixaram claro que não ficarão de braços cruzados vendo o país afundar. Não aceitarão presidentes negligentes e despreparados. Vi pessoas irem às urnas e depois de uma eleição apertada, um novo presidente foi eleito. Não o ideal, sem dúvida, mas aquele que se propôs a unir o país em um momento em que se buscava paz.

    O presidente eleito, Joe Biden, em poucos dias conseguiu derreter nossa tensão. Ao assumir a responsabilidade em resolver o caos pandêmico no país ele impactou nosso dia a dia, tanto que aos poucos nossa vida foi voltando ao normal. A distribuição de vacinas em massa foi prioridade e uma resposta. Sabemos que tem alguém cuidando do problema. Em breve a economia voltará a se reerguer.

    O Brasil pode seguir os mesmos passos? Com certeza. Um presidente faz a diferença? Com certeza. 

    Ainda não podemos trocar o presidente, mas nós brasileiros podemos seguir as orientações da OMS que é um órgão internacional que está à frente da pandemia no mundo, acompanhando o que funciona e o que não funciona. 

    Mais do que insistir na dicotomia saúde e economia,  precisamos impedir o alto número de contágio e vacinar em massa. Caso contrário, será muito dificil evitar que a economia afunde ainda mais. 

    Por que digo que a pandemia mudou meu jeito de pensar? Hoje eu odeio o Brasil? De forma alguma, ainda é o meu país e pra sempre será. Mas me entristece ver que estamos regredindo.

    Por isso eu disse que somos egoístas. Quando não usamos máscara, quando vamos a uma festa, quando não praticamos o distanciamento estamos colocando a vida dos outros em risco por uma vontade minha. 

    Além disso, nós terceirizamos a culpa. Tanto é verdade que o presidente do Brasil se escusa da responsabilidade o tempo todo. O que na minha opinião, é um reflexo do comportamento da população.

    Então, o Brasil está perdido?

    Não. Porém, nós brasileiros não nos permitimos ser esse país próspero, optamos por nos esconder atrás de desculpas vazias. E na crença de que somos inferiores e incapazes de construir um país melhor.

    Recentemente aprendi que precisamos tomar posse do que é nosso e nos responsabilizarmos pelas nossas escolhas. Tudo bem se elegemos um presidente ruim, aprendemos com os erros. E temos como solucionar essa situação coletivamente. Mas atenção, não espere que a iniciativa seja do outro. Dê o exemplo, dê você, o primeiro passo.

    Veja aqui tudo o que você precisa saber para morar nos EUA

    Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

    Textos relacionados

    • O meu sucesso não é o mesmo que o seu!
    • Huntington Library – Um sítio na cidade
    • Vacina: nossa responsabilidade como cidadãos
    • O que está por trás do sotaque?
    • Como a adaptação no novo país pode mais leve
    • Feminista, ser ou não ser?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    #brasil #responsabilidade #USA opinião Pandemia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Natália Baldochi
    • Website
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Natália é de uma cidadezinha chamada Batatais no interior de São Paulo. Desde pequena era apaixonada por livros e estórias. Mas, tinha que escolher uma carreira, assim formou-se em Direito, exerceu a profissão por 5 anos até que decidiu mudar-se para os Estados Unidos. Em Los Angles, onde mora com o marido desde 2013, estudou e trabalhou em Produção de Filmes e Comerciais durante 3 anos e meio. Foi então que percebeu a oportunidade de dedicar um pouco mais do seu tempo a escrever e realizar-se como escritora. Nos tempos vagos, atua em defesa dos direitos dos imigrantes.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    O medo da mudança

    October 13, 2022

    Melhores momentos em nove anos de Chile

    December 17, 2021

    1 Comment

    1. Marcos olive on February 17, 2023 9:58 pm

      Não foi bem assim, sabe se que a OMS até hoje bate cabeça e já se vê resultado hoje ,os congressistas estão apertando os gerentes de mídia como o Twitter por terem defendido vacina , o fique em casa e isso não funcionou como queriam, administradores calando médicos quanto ao tratamento, e os estados que se saíram melhor foram os Republicanos , quase tudo que vc reportou foi o que se viu na tv e isso não quer dizer que foi o correto, no Brasil toda a culpa foi atribuído a uma única pessoa e os outros todos corretos, principalmente a mídia,o fique em casa afundou o pobre pois o rico ia pra festa como agora, por que tantos da Cá se mudaram pra FL? Porque os republicanos se saíram melhor ,fato. Verás o vem por aí quando se acha que estava ruim,verás,a FL terá mais um delegado devido ao Êxodo, se estados governados por republicanos estava ruim por que saíram?

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.