Segurança no Uruguai.
Em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Montevidéu, elaborei este post para auxiliar e alertar as pessoas que estão indo ao Uruguai sobre o tema da segurança.
Muito se tem falado sobre o Uruguai. Há algum tempo as emissoras de televisão têm exibido programas sobre a qualidade de vida, destacando apenas os pontos fortes e deixando de lado alguns aspectos importantes sobre a segurança no Uruguai.
Como em todos os lugares, o Uruguai é um país que apresenta insegurança e violência. Os níveis podem ser menores quando comparados ao Brasil. Ainda assim, existem; e casos de roubos e furtos aos turistas acontecem, sim.
Quando saímos para passear durante nossas férias, costumamos ficar mais relaxados e tranquilos; e, às vezes, despreocupados. Esquecemos que devemos tomar alguns cuidados importantes. No Brasil, no Uruguai, na França ou em qualquer outro lugar do mundo é preciso tomar cuidado e prestar atenção em alguns detalhes.
Leia também: custo de vida no Uruguai
Segurança no Uruguai
Com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Montevidéu, separamos algumas dicas de segurança ao brasileiro que vai viajar ao Uruguai:
- Cuide dos seus pertences. Não ande com a máquina fotográfica pendurada no pescoço. Mantenha-a em algum lugar menos visível.
- Não ande com dinheiro à vista. Se possível, leve-o em uma dessas pochetes internas, feitas para viajantes.
- Não ande com todo o dinheiro que levou para a viagem. Guarde-o no cofre do hotel ou em algum lugar livre de perigo.
- Deixe seus documentos em lugar seguro. Não ande com os dois documentos juntos: Passaporte e RG.
- Antes de sair de casa, faça uma cópia digital de seus documentos e envie-a para o seu e-mail. Assim, você poderá acessar de um computador no Uruguai.
- Copie ou anote os números do seu cartão de crédito e telefones de contato da sua operadora do cartão no exterior.
- Anote o número do Consulado Geral do Brasil em Montevidéu e tenha-o acessível em seu e-mail também. Lembre-se: o órgão responsável por auxiliar o cidadão brasileiro no exterior é o Consulado e não a Embaixada.
- Se for alugar uma casa, certifique-se de que possui alarme ou grades em suas entradas principais. O ideal é que tenha algum cofre para poder guardar documentos e dinheiro.
- Evite andar pela “Ciudad Vieja” após as 16h.
- Ao sentar-se em algum restaurante na área externa, não deixe bolsas ou carteiras em cima da mesa ou em locais de fácil acesso.
Leia também: como abrir conta bancária no Uruguai
Os índices de violência não são alarmantes; no entanto, já vimos casos de brasileiros que foram furtados ou assaltados. Sem dinheiro nem documentos, recorrem ao consulado para auxiliá-los a voltar para casa.
Os brasileiros não imaginam que serão vítimas de algum tipo de violência no Uruguai. Com tantos programas falando bem do país e destacando seus níveis de segurança, é normal que fiquem espantados quando algo acontece.
Mas o Uruguai também tem seus problemas com a violência. Na dúvida, passeie como se estivesse em sua própria cidade.
Consulado Geral do Brasil em Montevidéu.
– Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, de 9 às 15h (exceto feriados)
– Endereço: Convención, 1343 – 6o andar – (esquina Av. 18 de Julio)
– Site: http://cgmontevideu.itamaraty.gov.br/pt-br/
– E-mail: cg.montevideu@itamaraty.gov.br
– Telefone: Fone: (598) 2901.2024
– Plantão para atendimento emergencial a brasileiros:
– ligações do Brasil: (+598) 91 300 301
– ligações do Uruguai: 091 300 301
Compartilhe essa informação com seus amigos e conhecidos que estão indo para o Uruguai. Informação nunca é demais!
2 Comments
Gostei muito das suas dicas …
nossa isso nao é nada em comparaçao aqui no Brasil, que matam por um celular. Esse tipo de coisa lembra a Europa…