Dez motivos para morar no Uruguai

6
1023
Advertisement

Dez motivos para morar no Uruguai.

Esse post faz parte do especial do Blog Brasileiras pelo Mundo, que pediu para que listássemos 10 motivos pelos quais é muito legal viver no Uruguai. Acho que existem muito mais do que 10, mas vamos tentar listar os melhores. Aí vai:

1 – Tranquilidade

Sem dúvida, esse é o melhor motivo pelo qual é bom viver no Uruguai. Montevidéu é a capital do país, com prédios altos, um grande centro comercial, baladas, restaurantes, eventos culturais, praias e tudo o que a capital de um país deve ter. Mas aqui as coisas são mais tranquilas. Imagine poder trabalhar algumas horas da manhã, ir ao centro, pagar contas no banco, resolver questões no consulado, passar no contador para uma reunião e ainda ter tempo de voltar para casa almoçar. O trânsito é leve e os caminhos são rápidos. Ninguém parece termuita pressa.

10_razoes_para_viver_no_uruguai2 – Asados Uruguaios

Para quem é fã de carne como eu, com certeza esse é um dos motivos pelos quais vale a pena viver neste país. Cortes de carne deliciosos, queijos, chorizos de diversos tipos… hummm . Na maioria dos restaurantes você vai encontrar uma bela parrilla com diversas opções para se deliciar.

10_razoes_para_viver_no_uruguai_53 – O Rio da Prata

O rio que, junto ao mar, banha a costa oeste do Uruguai é o Rio da Prata. Já ouvi dizer que a origem do seu nome se deve à quantidade de prata na água, à rota da prata do Uruguai, Argentina e Brasil e algumas histórias mais. O que eu sei é que quando cai o sol, o rio fica prateado, com um brilho incrível, digno de muitos cliques. No verão, às vezes está azulzinho. Alguns dias depois de chuvas, o rio fica com um tom de chocolate, muito lindo. Não me canso de olhar para ele.

10_razoes_para_viver_no_uruguai_24 – Punta del Este

Um bom motivo para viver aqui é sem, dúvidas, Punta del Este. Um lugar fantástico. No verão,torna-se o balneário mais glamouroso da América do Sul. Belas praias, iates, carrões, mansões, restaurantes incríveis e uma noite super agitada. Atravessando a ponte, em La Barra, prevalece o cenário mais despojado, com casinhas de madeira, lojinhas de artesanatos e antiguidades e restaurantes com mesinhas para fora.

5 – Colônia do Sacramento

O quê dizer dessa cidade que parece que parou no tempo para receber a gente? Esta cidade, patrimônio da Unesco, foi fundada por Portugueses, depois tomada pelos Espanhóis. O que se vê é a influência das duas arquiteturas nas suas ruas de pedra, casinhas, casões e grandes muralhas. O mini centro abriga os pequenos museus, os cafés e restaurantes, além das lojinhas de artesanato e do imponente farol, de onde se vê toda a costa de Colônia.

10_razoes_para_viver_no_uruguai_36 – A um pulinho de Buenos Aires

Os barcos partem de Montevidéu e de Colônia diariamente. E em 3 horas você está em Buenos Aires, a capital de Argentina, com todo seu encanto. Show de tango, milhares de restaurantes, a beleza de Puerto Madero, os teatros… E as compras, claro! Tudo lá é mais barato. Além disso, o barco que faz a travessia tem um freeshop carregadinho de coisas para você se esbaldar. Fora a vista, que é sensacional.

Leia também: como abrir conta bancária no Uruguai

7 – Tudo é lindo

As ruas são arborizadas, a rambla é impecável, as casas são lindas, tudo é um charme em Montevidéu. Em outras partes do país também você encontra essa beleza nas ruas. A belezatem o dom de mudar qualquer humor.

10_razoes_para_viver_no_uruguai_48 – O Mate

Os uruguaios se sentam de tarde para tomar mate com a família e amigos. É um ritual. Sentam-se por horas para conversar, tomar mate e comer bizcochos (espécie de croissants doces e sagados). Você pode até não gostar do mate, mas sentar no fim de tarde para bater papo tranquilamente, não tem preço. Ainda mais que eles escolhem sempre os lugares mais chatos para se reunir: na casa de amigos, na rambla de frente para o mar contemplando o pôr-do-sol, na praia…

9 – Segurança

Tá bom, o Uruguai não é lá uma Suíça. E também não é mais o mesmo de anos atrás…….Mas é mais tranquilo que o Brasil. Mil vezes. Existe crime, assalto, roubo, mas não é uma calamidade pública. Ainda se pode caminhar sozinho pelas ruas. Basta ter cuidado e evitar lugares isolados de noite. Mas a sensação de medo eminente e pânico ao parar no farol não nos assombra por aqui.

10_razoes_para_viver_no_uruguai_610 – Estar pertinho do Brasil

Para quem pensa em morar fora do país, esse é um fator a se considerar. Em duas horas de avião desde Montevidéu estamos em São Paulo. Em uma hora, em Porto Alegre. Se você vai de ônibus, pode chegar a Porto Alegre no mesmo dia. Isso faz a diferença para quem opta por morar em outro país. A possibilidade de ir mais vezes ver a família e amigos e também que eles venham te visitar é um bom motivo para escolher Montevidéu como seu novo lar.

6 Comentários

  1. Adriana, voce que conhece bem o Uruguai, cite para mim alguns lugares na capital e interior que todo turista deveria conhecer, desde já agradeço pela gentileza.
    Moro em Campo Grande MS Brasil e estou com vontade de conhecer o Uruguai em outubro/15.

  2. Olá Adriana sou Designer de mídia impressa e web trabalhei muitos anos como diretor e arte em agencias do Rio, minha esposa é fisioterapeuta dermato-funcional hoje eu e minha esposa temos um Spa de Tratamento Estético em Teresópolis, a vida é tranquila o clima é bom mais estamos decepcionados com a situação politica e econômica que o Brasil está e vai viver nos próximos anos, estamos com uma filha ainda de meses e estamos pensando em mudar de pais e pensamos no Uruguai por varias razões que vimos você mencionar no blog temos algum recurso financeiro para abertura de empresa e pra se manter por algum tempo, gostaria de uma orientação sua em relação as nossas ocupações laborais, é claro se não for incomodo, desde já, imensamente agradecido pela oportunidade e pelo tempo destinado a leitura desse post.

  3. Olá Adriana.
    Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para professores universitários? Sou professor de Quimica, Matemática e com mestrado em Educação.
    Leciono em escolas particulares, públicas e em faculdades.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.